• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Chapada dos Guimarães (35 Fotos)

Lens

De boa na lagoa..

Hoje saí pra fotografar algumas partes da estrada que vai de Cuiabá à Chapada dos Guimarães - MT
Quero críticas heim..

*

1/35 "Portão do Inferno"
Tempo de Exposição: 1/1000 segundos
Abertura do Diafragma: F5,6
Distância Focal: 5,6 mm
Uso do Flash: Sim
Medição de Luz: Multi-Segmento
Fonte de Luz: Desconhecida
232275196_9434f81201.jpg

*

2/35 Estrada
Tempo de Exposição: 1/500 segundos
232275199_04a2f28880.jpg

*

3/35 "Portão do Inferno"
Tempo de Exposição: 1/350 segundos
Abertura do Diafragma: F6,7
Distância Focal: 8,6 mm
Uso do Flash: Modo Automático (não disparado)
232275200_752d872bd4.jpg

*

4/35 "Portão do Inferno"
Tempo de Exposição: 1/250 segundos
Abertura do Diafragma: F4,0
Distância Focal: 10,8 mm
232275201_e1c3c984ab.jpg

*

5/35 "Portão do Inferno"
Tempo de Exposição: 1/180 segundos
232275203_84927f586d.jpg

Lens

De boa na lagoa..
6/35 "Salgadeira" (ela não tá sem cabeça.. é curvada pra trás mesmo..)
Uso do Flash: Não
232275204_2fc2f10f68.jpg

*

7/35 "Salgadeira"
Tempo de Exposição: 1/30 segundos
Abertura do Diafragma: F2,8
232279198_2341cff8d6.jpg

*

8/35 Cachoeira Véu de Noiva (descida principal)
Tempo de Exposição: 1/500 segundos
232279200_443a0374ac.jpg

*

9/35 Cachoeira (essa todo mundo deve tá de saco cheio) :p
232279201_a2aec8cd04.jpg

*

10/35 Idem a anterior (rio da cachoeira)
Tempo de Exposição: 1/90 segundos
232279207_65b150310b.jpg

Vou colocar de 10 em 10..
Pode ser?

LeandroR

...
Bom, gostei delas...vou comentar o que me chamou atenção:
Em primeiro lugar, já vou dizer que não gostei da assinatura...chama muita atenção;
A primeira foto tá legal....quem sabe eu tentaria tirar o sol dali do canto e pegar de um ângulo mais aberto...mas isso são só idéias, até pq não sei como é o lugar da foto...mas tá bonita;
A segunda eu achei a melhor das cinco; céu ficou bem exposto, bem como o resto da cena...fiquei pensando o que tem depois desta curva, então acho que ela passou a mensagem a que se propunha;
A terceira gostei muito não, achei que ficaria melhor de um ângulo mais aberto e inserindo um primeiro plano na foto.
A quarta tá bonita, porém, carece de saturação e um pouco de nitidez.
A quinta tá uma foto normal, eu diria um registro. Detalhe para o céu que estourou, mas creio que não havia muito a fazer quanto a isso.

Obs: vejo que gosta muito de fotos de natureza e talz...recomendo a você que compre um filtro polarizador, dá um efeito bem bacana nesse tipo de foto.

Smile=P

<- Te amo Pamela ->
numa digital compacta ou super zoom o polarizador só serve para tirar o reflexo, o resto das funções voce consegue aumentando o contraste. Leandro, nem sempre o enquadramento deve ser analisado, faz parte da fotografia o processo de autoria. voce inventa sua foto, traz gravado na imagem o sentimento do momento da captura. Itens constantes ou não na foto as vezes são menos importantes que a foto em si. Concordo sobre a assinatura, quem sabe tornando ela mais transparente ela alcance o objetivo de identificar o artista sem desfigurar a obra. Acho que antes de comentar sobre a composição seria interessante sempre analisar o autor, ver se aquilo não é o que ele quer.

Gostei muito, mas muito mesmo das fotos 4 e 8 (seria legal voce numerar as fotos para facilitar os comentarios).

Lens

De boa na lagoa..

Pois é..
Mancada minha essa assinatura.. arrependi.. =/

A primeira foto é o oposto da segunda.. eu queria deixa o monte todo escuro, tentei outros ângulos, mas essa é a que ficou melhor (a meu ver..)
Também gostei da segunda..:p
Terceira: vixi.. sem condições.. ali é o limite mesmo.. não dá pra nem pra afastar (grade), nem pra aproximar (sem zoom claro), tem um despenhadeiro de uns 40 metros.. (tem foto também..)
Quarta: o sol não ajudou..:rolleyes: tava contra, em outras oportunidades ficaria melhor.. (foi só uma tentativa)
Quinta: lado oposto da terceira.. eu tava ali naquela cerquinha escura (a um dedo da árvore)

Valeu pelas dicas!

*

Smile=P:

Valeu mesmo..
O ruim é que eu já upei todas elas..:slap:
Se não, editaria..
Mas dá próxima eu acerto..:yes:

Então.. esqueci de falar a câmera: Kodak CX7330 3.1mp

Bom..
Vou colocar todas então..

Lens

De boa na lagoa..
Tempo de Exposição: 1/125 segundos
232279208_402c069ff1.jpg

*
13 - Outra
232281745_1221d84f11.jpg

*

14 - Mais uma (sufoco pra tirar essa foto)
232281747_2b345e7e66.jpg

*

15 - A mesma
232281749_599663f4c6.jpg

*

16 - Não consegui enquadrar toda..
232281752_22d72bf0e0.jpg

Lens

De boa na lagoa..
Abertura do Diafragma: F4,0
Distância Focal: 10,8 mm
232281753_3ea29ead26.jpg

*

18
232281756_04f5de3c42.jpg

*

19 - Idem à 10ª (gostei dessa, pois refletiu bem o céu/sol, ficando bem "confusa")
Tempo de Exposição: 1/60 segundos
232284630_6fbe4e6555.jpg

*

20 - A ponde que eu estava
232284631_9f8c602498.jpg

*

21 - Idem acima
232284632_f7e3f62f70.jpg

Lens

De boa na lagoa..
22 - Só pra confirmar o trajeto de descida..
"Trilha Véu de Noiva
Percurso leve - 360m.
Acesso - Mirante Véu de Noiva".

232284634_a56a2e8091.jpg

*

23 - Céu muito, muito ruim..
232284636_148f8785f5.jpg

*

24
232284637_aa9660dcd7.jpg

*

27
Abertura do Diafragma: F4,1
Distância Focal: 13,5 mm
232289134_235bc24932.jpg

*

28 - Paredão de rochas na descida
232289135_ff409c8683.jpg

Surfer

New Member
Bom saber que existe mais gente aqui de cba no forum.
Lens se puder me indicar um lugar bom pra comprar camera digital agradeço
t+

Lens

De boa na lagoa..
29 - Finalmente a cachoeira vista de baixo
Tempo de Exposição: 1/125 segundos
232289136_398182174b.jpg

*
30
Tempo de Exposição: 1/90 segundos
232289137_11813e603e.jpg

*

33
Tempo de Exposição: 1/45 segundos
232292108_db0c977094.jpg

*
34 - Sol estragou..
232292109_227ba80f80.jpg

*

35
232292110_ab930ea2b5.jpg

*

Omiti algumas, pois eram diferentes apenas na rotação..
Saldo: 85 fotos + 3 vídeos.

Já agradeço a atenção!

LeandroR

...
numa digital compacta ou super zoom o polarizador só serve para tirar o reflexo, o resto das funções voce consegue aumentando o contraste. Leandro, nem sempre o enquadramento deve ser analisado, faz parte da fotografia o processo de autoria. voce inventa sua foto, traz gravado na imagem o sentimento do momento da captura. Itens constantes ou não na foto as vezes são menos importantes que a foto em si. Concordo sobre a assinatura, quem sabe tornando ela mais transparente ela alcance o objetivo de identificar o artista sem desfigurar a obra. Acho que antes de comentar sobre a composição seria interessante sempre analisar o autor, ver se aquilo não é o que ele quer.

Gostei muito, mas muito mesmo das fotos 4 e 8 (seria legal voce numerar as fotos para facilitar os comentarios).

Entendo sua colocação eduardo...e concordo contigo em quase tudo.
Quanto ao sentimento do momento da captura sei como é, eu mesmo tenho fotos que gosto muito, não pq são propriamente bonitas, mas por causa deste sentimento em relação ao momento de captura dela, de como foi tirada e talz; só que a partir do momento que se posta a foto em um fórum ou flickr, o que seja, as pessoas que vão olhar a foto e não vão ter esse sentimento, e talvéz não acharão a foto tão bela, e o fotógrafo tem que entender isso.
Eu coloquei a minha opinião sobre as fotos (muito bonitas por sinal), quanto a composição; eu sei que é subjetivo, cada um vê a cena diferente, mas isto não quer dizer que não possa ser feito um comentário sobre ela.
Quanto ao pl, acho que nas compactas ele também ajuda em fotos de natureza, saturando o verde e dando um azul mais bonito no céu; ´pode se conseguir sim este efeito pelo ps, mas igual a se estar usando um pl eu acho que não fica.

Abraços

Smile=P

<- Te amo Pamela ->
PHotoshop nem precisa, consegues aumentando o warm e o contraste no menu da camera, eu fiz uns testes um dia desses e realmente o efeito é identico em relação ao contraste e tons azuis, verdes não teste. Vou ver como fica.

LeandroR

...
Como são muitas, vou comentar as que me chamaram a atenção.
Começando, a 8; belíssima, bem exposta...o trilho parece que convida a conhecer toda a beleza do lugar.
A 9, mostra toda a beleza desta queda d'água.
A 16, mesmo não tendo conseguido enquadrá-la toda, ficou muito bonita.
A 29 ficou legal, bom ângulo e tudo.

No mais, excelentes fotos, gostei mesmo. ;)

Obs: com todas essas cachoeiras, esqueceste (ou não postou) de tirar uma foto com baixo tempo de exposição, pra dar o efeito véu de noiva (acho q é esse o nome) na água. :D

bmartins

New Member

O Smile, a partir do momento que o sujeito expõe as suas fotos para comentários, o que ele gostaria de ouvir são "comentários" e não apenas bons elogios, tais como:
-Que linda foto...
-Boa foto...
A atitude do LeandroR, está corretissíma. E a crítica que ele expressou é pessoal... Cabe ao autor das fotos, no caso o Lens, achar a crítica válida ou não.

PS.: Comentário: série de notas explicativas de qualquer obra literária ou científica;
crítica;
explicação;
esclarecimento;
análise.

[]'s

Smile=P

<- Te amo Pamela ->
O Smile, a partir do momento que o sujeito expõe as suas fotos para comentários, o que ele gostaria de ouvir são "comentários" e não apenas bons elogios, tais como:
-Que linda foto...
-Boa foto...
A atitude do LeandroR, está corretissíma. E a crítica que ele expressou é pessoal... Cabe ao autor das fotos, no caso o Lens, achar a crítica válida ou não.

PS.: Comentário: série de notas explicativas de qualquer obra literária ou científica;
crítica;
explicação;
esclarecimento;
análise.

[]'s

Concordo, mas acredito que as vezes o simples apoio dá um impulso a mais, leva a pessoa a se dedicar, quando voce analiza a foto de um grande fotógrafo é uma coisa, quando você analisa a foto de um amador, que tira foto com sua compacta e gosta tanto do resultado que resolve compartilhar, deve-se usar o bom senso e as vezes simplesmente absorver a imagem, pensar se não era exatamente aquilo que a pessoa queria capturar. Quando o assunto se relaciona a técnica eu concordo plenamente que as fotos devem ser realmente analizadas de cima a baixo para saber se a técnica foi bem utilizada, mas quando são fotos casuais, sem pretensão, vale o esforço de se conter e evitar a analise técnica. Mas é claro que opiniões são pessoais, e cada um interpreta da forma que achar melhor. De Forma alguma quis repreender o leandro, apenas tentei dizer que as vezes as pessoas não querem que se analise as fotos, e sim querem mostrar a imagem, o assunto, não a linguagem.

LeandroR

...
Concordo, mas acredito que as vezes o simples apoio dá um impulso a mais, leva a pessoa a se dedicar, quando voce analiza a foto de um grande fotógrafo é uma coisa, quando você analisa a foto de um amador, que tira foto com sua compacta e gosta tanto do resultado que resolve compartilhar, deve-se usar o bom senso e as vezes simplesmente absorver a imagem, pensar se não era exatamente aquilo que a pessoa queria capturar. Quando o assunto se relaciona a técnica eu concordo plenamente que as fotos devem ser realmente analizadas de cima a baixo para saber se a técnica foi bem utilizada, mas quando são fotos casuais, sem pretensão, vale o esforço de se conter e evitar a analise técnica. Mas é claro que opiniões são pessoais, e cada um interpreta da forma que achar melhor. De Forma alguma quis repreender o leandro, apenas tentei dizer que as vezes as pessoas não querem que se analise as fotos, e sim querem mostrar a imagem, o assunto, não a linguagem.

Novamente lhe entendo eduardo, mas o Lens deixou bem claro no ínicio do tópico: "Quero críticas..."
E também colocou: "estreiando a sugestão do rohr...". Eu entendi que a sugestão do Tiago era de criarmos estes tópicos, colocando mais fotos de uma vez, e fazendo críticas construtivas delas;
Quanto ao comentário simples dar um impulso maior e levar a pessoa a se dedicar, acredito ser o inverso; ao receber uma crítica de alguma foto minha, eu me motivo e fotografo mais ainda, procurando não cometer os mesmo erros, tentando melhorar sempre.

bmartins

New Member

Hoje saí pra fotografar algumas partes da estrada que vai de Cuiabá à Chapada dos Guimarães - MT
Quero críticas heim..

O Smile, acho que você foi infeliz nessa... =)

PS.: Crítica: arte de julgar o mérito das obras literárias, artísticas ou científicas;
exame, apreciação que se faz de uma obra;
discussão de factos históricos;
estudo ou análise, investigação;
critério;
maledicência;
apreciação desfavorável;
censura;
conjunto dos críticos.

PS2.: O LeandroR, postou 10s, antes de mim.
[]'s

Smile=P

<- Te amo Pamela ->
Novamente lhe entendo eduardo, mas o Lens deixou bem claro no ínicio do tópico: "Quero críticas..."
E também colocou: "estreiando a sugestão do rohr...". Eu entendi que a sugestão do Tiago era de criarmos estes tópicos, colocando mais fotos de uma vez, e fazendo críticas construtivas delas;

Concordo com você, errei, não li o que o lens escreveu, mas continuo achando que algumas criticas poderiam ser simplesmente guardadas para si, nem toda critica é construtiva. Tudo falta de interpretação da minha parte. Peço desculpas.

bmartins

New Member
Concordo com você, errei, não li o que o lens escreveu, mas continuo achando que algumas criticas poderiam ser simplesmente guardadas para si, nem toda critica é construtiva. Tudo falta de interpretação da minha parte. Peço desculpas.

Relaxa, cara. Fica tranquilo, o pessoal aqui te ama...

Lens, boas fotos...

Só para não perder a graça...

[]'s

LeandroR

...

Tranqüilo eduardo:D...tb acho q algumas criticas devem ser guardadas para si, mas isso quando se percebe que o autor apenas postou a foto para compartilhar um momento, ou mostrar algo que ele presenciou.
Conversando a gente se entende...:yes:

Abraço

Lens

De boa na lagoa..
Obs: com todas essas cachoeiras, esqueceste (ou não postou) de tirar uma foto com baixo tempo de exposição, pra dar o efeito véu de noiva (acho q é esse o nome) na água. :D

Já tirei umas assim.. (em ocasiões passadas) mas eu não queria ficar muito tempo lá embaixo por dois motivos: tinha muito spray (água no ar) e minha memória tava no final..

Ah.. sim.. é veu de noiva mesmo..

Cabe ao autor das fotos, no caso o Lens, achar a crítica válida ou não.

Válidas sim!:yes:

Valeu aí todo mundo que deu opinou-criticou-sugestionou-elogiou-e outros "ous" mais..
:yes:

Usuários que está vendo este tópico