Chiado na caixa de som ao mexer no volume

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos lukkctta
  • Data de Início Data de Início

lukkctta

Hungry Member

Há alguns anos atrás, eu tinha um kit de som para PC da creative modelo T3100 29 rms, e reparei que depois de alguns anos de de uso, ao mexer no dimmer de volume, as caixas emitiam um chiado.. O chiado só ocorria enquanto acontecia a mudança de volume, cessando assim que eu parasse de girar o dimmer.. Não liguei muito, pois a caixa já tinha muito tempo de uso, e pensei que poderia ser "cansaço" da velha de guerra...

Há dois anos atrás, eu troquei o então kit da creative, por um novo kit da logitech modelo z623 200 rms, e depois de menos tempo que a creative, ela começou a apresentar este mesmo quadro de ruído ao mexer no volume, da mesma forma com que ocorria no conjunto da creative.
Foi ai que comecei a pensar que este chiado é algo "normal" devido a recorrência com kits de diferentes marcas, mas não estou certo disso.. Pesquisei na internet, e não encontrei nada especifico...

Alguém sabe me dizer o que são esses chiados e porque eles ocorrem? É normal? A garantia do meu kit termina mês que vêm.. Seria o caso de acionar a garantia?

Vale ressaltar que, nestes períodos citados acima, eu já tive diversos setups diferentes, ou seja, diversas placas mãe com diversos chips de áudio diferentes, inclusive placa de som offboard..

Obrigado!

problema no potenciômetro, acione a garantia

Isso é sujeira "poeira" no contado do potenciômetro.

Quando você gira ele, ele faz o atrito com a poeira que está entre os contatos do potenciômetro.

Para reduzir esse chiado, pressione o botão para dentro, e gire varias vezes do zero ao máximo rapidamente, depois fique puxando para fora e continue girando várias vezes, dai verá que esse chiado já começa a diminui ou até mesmo parar.

Para resolver isso, só trocando o potenciômetro ou desmontando ele para uma limpeza interna, e depois colocando no lugar.

Mas isso de ter chiado no potenciômetro é comum, pois ocorre em sistema de som, amplificadores, e tudo ue use essa peça.

Possa ser que exista algum potenciômetro com uma montagem que evite isso, mas é muito difícil encontrar tal equipamentos que o use, talvez os receive top mega profissional utilize deles.

Isso é sujeira "poeira" no contado do potenciômetro.

Quando você gira ele, ele faz o atrito com a poeira que está entre os contatos do potenciômetro.

Para reduzir esse chiado, pressione o botão para dentro, e gire varias vezes do zero ao máximo rapidamente, depois fique puxando para fora e continue girando várias vezes, dai verá que esse chiado já começa a diminui ou até mesmo parar.

Para resolver isso, só trocando o potenciômetro ou desmontando ele para uma limpeza interna, e depois colocando no lugar.

Mas isso de ter chiado no potenciômetro é comum, pois ocorre em sistema de som, amplificadores, e tudo ue use essa peça.

Possa ser que exista algum potenciômetro com uma montagem que evite isso, mas é muito difícil encontrar tal equipamentos que o use, talvez os receive top mega profissional utilize deles.

Acredito que usando álcool isopropilico numa seringa, injetando dentro do potenciometro deva resolver o problema. Tinha um amplificador que dava este problema de vez em quando, usando uma seringa injetando álcool isopropilico que não deixa resíduos, e girando o botão de volume eu eliminava o chiado, é poeira mesmo que entra dentro do potenciometro.

Users who are viewing this thread

Voltar