Ciência da Computação x Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Keyderim

Hungry Member
Registrado
Alguém pode me dizer a diferença entre os dois cursos? Pretendo iniciar um deles no começo de 2021, meu objetivo é focar apenas em programação no futuro, eu tenho preferencia no ADS por ser apenas 2.5 anos comparado aos 4 anos da CdC, mas tem algo la que vai valer a pena esses 1.5 anos a mais?
 
Alguém pode me dizer a diferença entre os dois cursos? Pretendo iniciar um deles no começo de 2021, meu objetivo é focar apenas em programação no futuro, eu tenho preferencia no ADS por ser apenas 2.5 anos comparado aos 4 anos da CdC, mas tem algo la que vai valer a pena esses 1.5 anos a mais?
Depende, o que significa focar apenas em programação? Que tipo de programas você se refere?
Essa distinção é muito importante, pois dependendo do que tem em mente, CC é o curso mais completo que vai te preparar melhor. (Mas isso também depende, pois tudo que se vê num curso superior é possível aprender sozinho... 🤷🏻‍♀️)
Pra ser desenvolvedor, eu considero essenciais os seguintes tópicos:
- Álgebra linear e geometria analítica
- Lógica
- Teoria sobre linguagens de programação
- Programação orientada a objetos
- Estruturas de dados
- Algoritmos
- Engenharia de software
- Sistemas operacionais

Dependendo da área, podem ser importantes:
- Teoria dos grafos
- Compiladores
- Circuitos
- Redes
- Cálculo
- Computação gráfica

Não são importantes:
- Plataformas
- Frameworks
- Linguagens de programação específicas

Num curso de CC você vai ver tudo, e portanto, vai ter uma porta de entrada em cada tópico. Dessa forma você fica mais preparado pra se aprofundar nesses tópicos no futuro (quando, e se, precisar).
Já em ADS geralmente se vê somente o essencial pra ter uma vida profissional. Uma grande vantagem de um curso menor é ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho (grande plus na minha opinião). Enquanto que CC vai te preparar melhor pra tudo.

Fiz CC e não me arrependo nem um pouco, mas eu sempre gostei da área e queria aprender tudo. Não sou o tipo de pessoa que acha que algumas aulas são inúteis. Se você acha isso, talvez seja melhor fazer ADS e terminar logo.

Espero ter ajudado...
 
Última edição:
Só acho que CC te ensina muita teoria e tudo muito por baixo, no final da faculdade tens que fazer um monte de curso extra pra poder entrar no mercado de trabalho, ou então encontrar uma empresa que de treinamento.
ADS foca no mercado de trabalho, tu vai aprender o que as empresas usam e vai sair de lá pronto pra trabalhar.

No futuro se tu quiser se especializar, basta fazer um curso especifico.

Falo por experiência, pelo menos aqui na UFSC o pessoal da Tecnologia passa muito tempo aprendendo um pouco de tudo e sai sem ser bom em nada.

Gosto muito de estudar e já fiz vários cursos só pra aprender algo novo, e um bom curso te ensina muito melhor que os velhos das faculdades, que nunca desenvolveram algo de verdade e só sabem teoria.
 
Bom dia Amigo,
Não sei qual região mora ... eu sou de SP e fiz FATEC, ADS.
Na minha opinião e experiência que tive, um curso de ADS já é mais que suficiente para se ter no currículo para quem pretende entrar no mercado de programação.
Com 1 ano e meio de curso quase todos os meus colegas já estavam empregados e a grande maioria em empresas de desenvolvimento... porém um ponto que tenho que ressaltar, independente do curso que ingressar tenha em mente que você não vai sair de lá um programador, sairá como um estagiário. Então o dinheiro(se optar por uma facu paga) e tempo que economizar faça cursos de desenvolvimento, os online me ajudaram bastante. E tenha foco na hora que estudar uma linguagem ... não tente apreender tudo que tem no mercado.
 
Alguém pode me dizer a diferença entre os dois cursos? Pretendo iniciar um deles no começo de 2021, meu objetivo é focar apenas em programação no futuro, eu tenho preferencia no ADS por ser apenas 2.5 anos comparado aos 4 anos da CdC, mas tem algo la que vai valer a pena esses 1.5 anos a mais?
Depende de qual a sua prioridade.

Como dito pelos colegas acima, CC é muito mais teórico e lhe dá uma ótima base sobre todos os aspectos da computação (assumindo que a grade e aulas da faculdade sejam boas), e é perfeito se você curtir aprender por aprender, e quiser explorar o lado acadêmico das coisas. Eu pessoalmente gosto bastante de estudar e entender como as coisas funcionam a fundo, por isso optei por fazer engenharia da computação (já que entra mais a fundo nos aspectos de eletrônica e vê quase tudo de CC).

Caso seu objetivo seja só entrar no mercado de trabalho, o ideal seria ADS, tanto por ser mais "técnico" e não "enrolar" com toda a teoria que você dificilmente usará no dia a dia, quanto pelo tempo mais curto até ter o canudo.
 
fiz CC na federal. é um curso mais voltado pra quem pretende seguir na área de pesquisa. meu foco era mercado de trabalho. escolhi "mal" por falta de orientação antes de fazer o vestibular, mas não me arrependo, pois tive uma base científica muito mais forte q a galera de SI.
se o seu alvo é mercado de trabalho, Sistemas de Informação ou ADS cairia melhor. se bem q nem sei mais se ainda existe ADS em algum lugar.
 
ADS e depois foca nas certificações certas.

Empregador tá cagando se vc é engenheiro ou cientista, no fim ele quer saber se vc tem o conhecimento e sabe fazer o que ele quer.

Eu sou graduado em ADS, várias certificações em segurança da informação e privacidade de dados. NINGUEM tá nem ai pra faculdade que eu fiz. Basta ter o diploma.
 
ADS e depois foca nas certificações certas.

Empregador tá cagando se vc é engenheiro ou cientista, no fim ele quer saber se vc tem o conhecimento e sabe fazer o que ele quer.

Eu sou graduado em ADS, várias certificações em segurança da informação e privacidade de dados. NINGUEM tá nem ai pra faculdade que eu fiz. Basta ter o diploma.

Isso é verdade, onde trabalho, antes de terminar a faculdade eu já tinha tirado alguns certificados, como LPI, ITIL e Microsoft, e peguei projetos na frente de pessoas até com pós-graduações, mas para trabalhar no projeto e não gerenciar é claro.
 
Não sei, não fiz CC.

O que eu pensaria, idade, se fosse novo faria CC, porque foda-se o tempo a mais, o bom de ser jovem é perder tempo com "inutilidades", se fosse jovem adulto 24+ ads.
 
Não sei, não fiz CC.

O que eu pensaria, idade, se fosse novo faria CC, porque foda-se o tempo a mais, o bom de ser jovem é perder tempo com "inutilidades", se fosse jovem adulto 24+ ads.

Isso é verdade, na minha época eu fiz de análise para ter tempo para certificações que n época era necessário, terminei em 2002 e já estava trabalhando mais pela certificação do que pela graduação, apenas ajudou para gerenciar
 
Olá Bom dia! Alguém pode me dizer como eu posso fazer essa atividade? Estou cursando Análise e desenvolvimento de sistemas, mas ainda estou com dificuldades :(

Uma empresa de médio porte, que tem seu escritório em São Paulo pretende realizar o projeto de reestruturação da sua rede de computadores, separando os setores em redes diferentes, sendo uma rede para o setor de contabilidade, financeiro, departamento pessoal, compras, comercial, produção, faturamento, diretoria.
Suponhamos que em cada um dos setores possuem em média 12 equipamentos. O endereço da rede classe C é 229.45.32.0 com máscara 255.255.255.0.
Baseado na necessidade da empresa mencionada, realize os cálculos necessários para responder as questões abaixo:
  1. Quantos bits serão necessários para fazer a divisão e obter pelo menos 8 sub-redes?
  1. Quantos números IP estarão disponíveis em cada sub-rede?
  1. Qual a nova máscara de sub-rede?
  1. Apresentar a lista com a faixa de endereços de cada sub-rede.

 
Olá Bom dia! Alguém pode me dizer como eu posso fazer essa atividade? Estou cursando Análise e desenvolvimento de sistemas, mas ainda estou com dificuldades :(

Uma empresa de médio porte, que tem seu escritório em São Paulo pretende realizar o projeto de reestruturação da sua rede de computadores, separando os setores em redes diferentes, sendo uma rede para o setor de contabilidade, financeiro, departamento pessoal, compras, comercial, produção, faturamento, diretoria.​

Suponhamos que em cada um dos setores possuem em média 12 equipamentos. O endereço da rede classe C é 229.45.32.0 com máscara 255.255.255.0.​

Baseado na necessidade da empresa mencionada, realize os cálculos necessários para responder as questões abaixo:​

  1. Quantos bits serão necessários para fazer a divisão e obter pelo menos 8 sub-redes?

  1. Quantos números IP estarão disponíveis em cada sub-rede?

  1. Qual a nova máscara de sub-rede?

  1. Apresentar a lista com a faixa de endereços de cada sub-rede.


Não quero ser chato, mas isso é o básico de qualquer curso de redes. É bom dar uma relembrada e tentar resolver pois isso não exige nenhum esforço fora do normal.

Mas se quiser ajuda explica ai qual é a dificuldade que tas tendo?
 
Não quero ser chato, mas isso é o básico de qualquer curso de redes. É bom dar uma relembrada e tentar resolver pois isso não exige nenhum esforço fora do normal.

Mas se quiser ajuda explica ai qual é a dificuldade que tas tendo?
Sim, sei que isso é só o básico kkk mas como eu entrei agora no mundo da TI, ainda não sei como realizar esse tipo de cálculo
 
Olá Bom dia! Alguém pode me dizer como eu posso fazer essa atividade? Estou cursando Análise e desenvolvimento de sistemas, mas ainda estou com dificuldades :(

Uma empresa de médio porte, que tem seu escritório em São Paulo pretende realizar o projeto de reestruturação da sua rede de computadores, separando os setores em redes diferentes, sendo uma rede para o setor de contabilidade, financeiro, departamento pessoal, compras, comercial, produção, faturamento, diretoria.​

Suponhamos que em cada um dos setores possuem em média 12 equipamentos. O endereço da rede classe C é 229.45.32.0 com máscara 255.255.255.0.​

Baseado na necessidade da empresa mencionada, realize os cálculos necessários para responder as questões abaixo:​

  1. Quantos bits serão necessários para fazer a divisão e obter pelo menos 8 sub-redes?

  1. Quantos números IP estarão disponíveis em cada sub-rede?

  1. Qual a nova máscara de sub-rede?

  1. Apresentar a lista com a faixa de endereços de cada sub-rede.

Lembre-se que um endereço IP são um "grupo" de 4 números binários, cada um com 8 bits.
Essa questão de máscara diz qual a parte "fixa" do número, e qual a parte "solta" que vc pode usar pra alocar endereços, no caso de uma máscara 255.255.255.0, os 3 primeiros grupos estão fixos, e somente os do final estão soltos para vc alocar (já que, em binário, a máscara seria 1111111.1111111.1111111.0000000).

Espero que a partir disso dê pra te ajudar a fazer o resto das contas.
 
Lembre-se que um endereço IP são um "grupo" de 4 números binários, cada um com 8 bits.
Essa questão de máscara diz qual a parte "fixa" do número, e qual a parte "solta" que vc pode usar pra alocar endereços, no caso de uma máscara 255.255.255.0, os 3 primeiros grupos estão fixos, e somente os do final estão soltos para vc alocar (já que, em binário, a máscara seria 1111111.1111111.1111111.0000000).

Espero que a partir disso dê pra te ajudar a fazer o resto das contas.
Valeuuuu, agora sim deu pra entender :) muito obrigado!!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo