• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

COLUNISTAS: Memórias: De 2 a 20GB

Redação Adrenaline

Redação Adrenaline
Uma grande dúvida na cabeça de muitos entusiastas de PC é se vale a pena investir em memórias, se 4GB é o ideal ou se 8GB, 12GB, 16GB ou até mesmo 20GB fará alguma diferença. Para tirar essa dúvida, vamos comparar algumas situações com seis opções de quantidade de memória diferentes: 2GB, 4GB, 8GB, 12GB, 16GB e 20GB.

Para o artigo, utilizamos dois kits da série Vengeance da Corsair, ambos idênticos, mas um de 8GB e outro de 12GB. A diferença entre eles é que um vem com dois pentes de 4GB e outro com 3 de 4GB, mas ambos utilizam os mesmos modelos de memórias do tipo DDR3. Dessa forma, podemos fazer cinco combinações, sempre somando 4GB até chegar aos 20GB. Para a configuração em 2GB, utilizamos um pente de 2GB DDR3 da G.Skill com mesmo clock dos modelos da Corsair.


Corsair Vengeance
Utilizamos os kits da série Vengeance da Corsair, linha de alto desempenho com dissipadores, indicadas a usuários que procuram tirar um pouco mais dos clocks padrões através de overclock (que não é o foco desse artigo, e sim o fator quantidade de memória do sistema).


Abaixo temos algumas das principais características dos kits utilizados:


  • Clock de 1600MHz
  • Latência em 9-9-9-24
  • Voltagem de 1.5V
  • Desenvolvidas para overclockers
  • Dissipadores personalizados
  • Inclui perfil XMP
  • Preço bastante competitivo
corsair_vengeance_aberta.jpg




Vale ressaltar que alguns sistemas possuem bom ganho quando overclockamos as memórias. Já em outros, a diferença é praticamente nula. Como exemplo de um sistema com bom ganho, podemos citar a recém-lançada linha de APUs Fusion da AMD - conforme pode ser comprovado nos testes que fizemos com o Vision A8-3850.

[ Ver texto completo ]
 
Achei um pouco estranho alguns resultados mais o teste foi bom.
 
Belo artigo Diola. Isso aí vai ajudar muita gente que ainda associa quantidade de memória a velocidade da maquina.
 
Com certeza, acho que todo mundo deveria ler esse artigo e parar de achar que quantidade significa velocidade!! Odeio quando falam comigo e me perguntam quanto tenho de RAM e não qual a velocidade da minha memória!!!

valew
 
Bom artigo!
Há pouco mais de um ano montei um Phenom II, e optei por colocar apenas 4gb (2x2Gb) pra comprar memória melhor, XMS e com o preço da memória atualmente lá embaixo andei me perguntando esses dias se comprava mais, mas pelo jeito não compensa. Com os Bulldozer por ai, essas 1600Mhz vão ficar pra trás rápido.

Tenho no PC um sistema RAID0 com 4HDs de 500gb, e isso sim senti diferença pra abrir arquivos, codificar áudio, vídeo, e loading de jogos.
O custo benefício é bem melhor que SSD. 2TB com mais de 400mb/s de por menos de R$400 heheheh. Acho que não da pra comprar um SSD de 120gb :p
 
Otima materia
Eu tinha 4g de memoria mais senti que qestava pouco poque quando eu ia jogar crysis 2 em DX11 1920x1080
o pc usava me dia de 3.4g de memoria eu acabei comprando mais um pente de 2g pra ficar com 6g
o desenpenho foi totalmente diferente o game nao dava aquelas amarradas e quando eu estava jogando ele usava media de 4.5 gb dememoria
 
Bom artigo!
Há pouco mais de um ano montei um Phenom II, e optei por colocar apenas 4gb (2x2Gb) pra comprar memória melhor, XMS e com o preço da memória atualmente lá embaixo andei me perguntando esses dias se comprava mais, mas pelo jeito não compensa. Com os Bulldozer por ai, essas 1600Mhz vão ficar pra trás rápido.

Tenho no PC um sistema RAID0 com 4HDs de 500gb, e isso sim senti diferença pra abrir arquivos, codificar áudio, vídeo, e loading de jogos.
O custo benefício é bem melhor que SSD. 2TB com mais de 400mb/s de por menos de R$400 heheheh. Acho que não da pra comprar um SSD de 120gb :p

O custo beneficio só é bom se vc for comparar com o tamanho de storage que vc tem agora.

Porque na velocidade um SSD ainda faz seu raid (e o meu com 6X500gb) comer poeira.... isso pq a latencia de resposta é muito baixa kra.

[]s
 
mais um teste provando que 4GB são mais do que suficientes pra maioria dos usuarios, sem contar que maiores frequencias também não mudam muita coisa no geral, salvo em casos como o A8 3850, mas mesmo assim, acho muito mais valido investir num SSD mediano de 60GB do que comprar memorias caras

as minhas custaram 25,00 cada, são duas, total de 50,00 por um par de memorias 1600Mhz com 9-9-9-24-1T com 1,5V quer melhor CxB que esse?

antes que alguem venha falar alguma coisa, mudar de DDR3 1333 pra DDR3 1866 ou mais não traz nem um quarto do ganho sentido no sistema em comparação a um SSD barato com o kingston de 64GB
 
Última edição:
Poderiam ter feitos testes com compilação de códigos (como por exemplo compilando um kernel linux). :)

mais um teste provando que 4GB são mais do que suficientes pra maioria dos usuarios, sem contar que maiores frequencias também não mudam muita coisa no geral, salvo em casos como o A8 3850, mas mesmo assim, acho muito mais valido investir num SSD mediano de 60GB do que comprar memorias caras

as minhas custaram 25,00 cada, são duas, total de 50,00 por um par de memorias 1600Mhz com 9-9-9-24-1T com 1,5V quer melhor CxB que esse?

antes que alguem venha falar alguma coisa, mudar de DDR3 1333 pra DDR3 1866 ou mais não traz nem um quarto do ganho sentido no sistema em comparação a um SSD barato com o kingston de 64GB
Pagasse quanto nesse SSD? Onde?
 
Esse artigo me fez lembrar da frase: "640k ought to be enough for anybody".
 
na loja onde comprei minhas memorias, tinha como opção tambem 2x4GB kingston 1333mhz Value ,ainda pintou uma duvida : corsair dominator 2x2GB ou Kingston 2x4gb ... acabei optando pelas dominator mesmo ... e não sinto falta de nem de um 1mb de Ram a mais .... muito bom artigo, parabéns mesmo
 
tem porem desse teste tambem win7 inicia ja comendo uns 900 mb de ram se fizer mesmos testes no xp x64 ja ia mudar pq iniciaria comendo uns 300 mb apenas entao com 2 gb sistema renderia muityooooooo mais q 7
 
Poderiam ter feitos testes com compilação de códigos (como por exemplo compilando um kernel linux). :)


Pagasse quanto nesse SSD? Onde?

não uso um SSD barato como o kingston que citei, uso um ocz vertex 2, o kingston de 64GB pode ser comprado por menos de 300,00 no mercado livre, da uma pesquisada lá que vc acha

tem porem desse teste tambem win7 inicia ja comendo uns 900 mb de ram se fizer mesmos testes no xp x64 ja ia mudar pq iniciaria comendo uns 300 mb apenas entao com 2 gb sistema renderia muityooooooo mais q 7

discordo, hj em dia quase ninguem usa XP64, então acredito que foi muito mais inteligente fazer o teste no 7x64
 
Teste muito bom só uma correção na página do Photoshop (pg. 05), em 'Arquivo de 4GB', em que fala que o sistema de 8GB foi melhor do que o de 16GB, na verdade pela imagem, o sistema de 8GB foi melhor que o de 12GB e não o de 16GB.
Abraços.
 
Ótimo artigo, o ideal para games hoje é ter 4GB mesmo.
 
Otimo teste, Realmente o ideal sem exagero pra jogos/OS parece que é os 4GB mesmo, Então vale pra Dual 2x2 ou Triple 3x2. Acima disso pelo visto é so exagero mesmo,,
 
Gostei tb, so corrigi ali no gráfico do aida64, latência quanto menor melhor e não como está escrito: "quanto maior melhor".
 
Não seria 24GB ao invés de 20?
 
Resumindo, acima de 4GB só para pessoas que realmente necessitam de tanta memória. Renderizar vídeos, por exemplo. ;)

Aliás, belo texto!
 
Gostei muito do artigo. Teve o pequeno detalhe dos conjuntos de 2 e 4GB estarem em single channel, o que pode ter alterado o teste e introduzido uma margem de erro nos resultados, mas fora isso foi muito bom.

Estou satisfeito com meus 4GB, mas definitivamente vou mudar para 8GB quando e finalmente atualizar meu PC.
 
Mas pera ai !

Não vi no texto sobre o desligamento da memoria virtual, que é recomendado, pendendo do uso da ram, a partir de 2gb no windows.

Com o desligamento da memoria virtual, ai o ganho é muito bom sim, pois não utiliza a "memória" do HD que é muito mais devagar que uma Ram, claro.

Tenho 4 gb aqui e quero colocar 8 gb, pois sei que configurando direito a bios e o windows, a diferença de velocidade de carregamento e de um modo geral na maquina é bem interessante sim.

Valeu ae pelos teste pessoal do Adrenaline ! E me corrijam se eu estiver errado heim !

Até mais !
 
Última edição:
ótimo artigo, pra quem acha que precisa ter 256gb de memória pro pc ser bom ;)
eu conheço bastante gente assim lol
 
Duh, memoria ram, serve primariamente para fazer cache de lixo que caso contrário teria de ser acessado direto do HD.

Você percebe que ta faltando memoria no seu PC hora que vc ve a porcaria do ledzinho do HD acesso o tempo todo e os programas demoram pra abrir.

Eu to com 4 gb tem uns 3 anos já, não preciso de mais.. Tudo abre rapido, jogos carregam rapido e fecham rapido... Ta tudo em ordem.

Essa conversa de RAM de trocentos mhz e overclock em ram só serve pra quem precisa subir FSB e não tem divisor suficiente na Mobo pra manter o clock dentro de padrões normais.. Foi-se a epoca que a velocidade da RAM tinha qualquer influencia significativa na performance do PC. Antigamente, mudar de 133 mhz pra 166 era absurda a diferença, mas hj de 800 mhz pra 1600 vc quase nao nota diferença...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo