com XMP não dá boot, mas o memtest não mostra erro

mirajane de juliet

fairy demon
Registrado
Salve! Bem, a dúvida é exatamente o título do post.
Tenho um kit 2x8 3600mhz da Asgard que não funciona com o XMP em dual channel (ligando 1 de cada vez funciona), mas rodei um memtest86 nas duas, separadas, e não apontou erro.

Os kits foram testados em 2 computadors diferentes, e nenhum dos dois passou do boot em 3600mhz, mas consegui com 3200, mantendo os timings de 3600.
10700k+Z490-G Rog Strix (bios 2301)
5600+B550M Aorus Elite (bios FB)

Que raios isso pode ser? Não sei nem o que falar pra abrir disputa.

PUEgSj7.png
 
Última edição:
Salve! Bem, a dúvida é exatamente o título do post.
Tenho um kit 2x8 3600mhz da Asgard que não funciona com o XMP em dual channel (ligando 1 de cada vez funciona), mas rodei um memtest86 nas duas, separadas, e não apontou erro.

Os kits foram testados em 2 computadors diferentes, e nenhum dos dois passou do boot em 3600mhz, mas consegui com 3200, mantendo os timings de 3600.
10700k+Z490-G Rog Strix (bios 2301)
5600+B550M Aorus Elite (bios FB)

Que raios isso pode ser? Não sei nem o que falar pra abrir disputa.
Tá usando qual voltagem? Tentou subir um pouco a tensão?
 
Tá usando qual voltagem? Tentou subir um pouco a tensão?
Não tentei, pq não sei mexer com isso. O padrão dessa memória é CL18-22-22-42 1.35V
 
Ative o XMP na bios, bata uma foto das voltagens das memorias la e manda aqui. Ja tentou atualizar a bios ? Salvo engano ja esta na versão FC, pois atualizei a bios de um amigo meu esses dias
 
Ative o XMP na bios, bata uma foto das voltagens das memorias la e manda aqui. Ja tentou atualizar a bios ? Salvo engano ja esta na versão FC, pois atualizei a bios de um amigo meu esses dias
tem bios nova sim, mas ainda não atualizei. como o resto aparentava estar normal, nem quis mexer pra não dar BO. meu nobreak tá meio bixado kkkk

o pc nem entra na BIOS quando eu ligo o XMP, o pc fica naquele processo de ficar ligando e desligando e dps entra em 2400mhz. Mas como eu comentei acima, ela é CL18-22-22-42 1.35V
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@neo666 @TESOURO-BR
Após fazer essa modificação, o windows subiu com o XMP. Ainda tenho que testar a estabilidade. Fiz certo ou tenho que mexer mais?

Além disso, pq aparece 1.374v ali no canto direito se a configuração estava em 1.35v? Pelo pouco que mexi, parece que a bios sempre sobe a tensão um pouco mais, independente do limite que eu coloque... é normal?

xvB20JO.jpg
 
Última edição:
Ajustando manual sem ativar xmp chega nos 3600?
 
Ajustando manual sem ativar xmp chega nos 3600?
não sei o que alterar manualmente, eu só queria que funcionasse. imagino que a modificação acima não seja prejudicial... se funcionar, vou deixar assim e dps fazer um teste de memória mais prolongado.
 
imagino que a modificação acima não seja prejudicial... se funcionar, vou deixar assim e dps fazer um teste de memória mais prolongado.
Efetivamente funcionou com esses 1.374v ali da foto então? Abaixo de 1.4v creio que esteja tranquilo e é comum as placas mãe mandarem um pouco mais do que está configurado.

Monitore a estabilidade por uns dias pra ver como fica.
 
não sei o que alterar manualmente, eu só queria que funcionasse. imagino que a modificação acima não seja prejudicial... se funcionar, vou deixar assim e dps fazer um teste de memória mais prolongado.
Não é questão da memória estar com problemas não, é compatibilidade. Procura na documentação da sua mobo, vai ter uma lista de memórias que o fabricante já testou na plataforma. As chinesas geralmente não entram nesta lista. Eu mesmo estou com um kit 2x16 GB Juhor 3600 que não consta na lista da minha mobo. Mas ela funciona com o xmp normal, e manualmente ainda consigo diminuir os timings e subir um pouco o clock. Tenho outro kit da Geil 2x8GB 3200 mais antigo que não ativa o xmp nem com reza na minha z690. Tenho outro kit da Fury 2400 que roda em 3200 normal.
Manualmente voce vai apenas digitar nos campos as latencias primarias uma a uma, no seu caso 18-22-22-42, 3600mhz, no campo de clock e 1.35v no campo de voltagem. Qual a voltagem que está marcando no VCCSA e VCCIO? Experimente travar 1.15v no campo VCCSA e 1.20v no campo VCCIO.
 
Manualmente voce vai apenas digitar nos campos as latencias primarias uma a uma, no seu caso 18-22-22-42, 3600mhz, no campo de clock e 1.35v no campo de voltagem. Qual a voltagem que está marcando no VCCSA e VCCIO? Experimente travar 1.15v no campo VCCSA e 1.20v no campo VCCIO.

Não consegui achar esses termos que você falou, seria algo dessa lista?
3yd8npC.jpg

Dps que eu consegui fazer esse kit funcionar aumentando um pouco a tensão, resolvi fazer o teste com os outros 4 pentes em simultâneo. O windows subia, mas não passava nos testes do prime95, daí eu abaixei a frequência pra 3533 (ou algo assim), sem mexer na tensão. Tbm tentei abaixar o clock primário pra 16 e deu tela azul. Tentei 17 e o windows simplesmente mudava sozinho pra 18 :haa:, daí eu deixei em 18-20-20-40 mesmo. Não mexi nos outros por falta de conhecimento e preguiça. O teste tá rodando há umas 6 horas sem erros.

Amanhã vou deixar no Memtest86. Alguma outra sugestão pra testar estabilidade? Meu principal objetivo era descobrir se as memórias estavam com problema pra pedir o reembolso, se for problema de compatibilidade mesmo, então eu posso gastar mais um tempo testando.

Se der tudo certo com esses, no fds eu volto o kit problemático pra testá-lo no setup com 4 pentes tbm (se ainda não ficou claro, eu comprei 3 kits de 2x8 :fire:)
 
Última edição:
Tristeza

XBST8vI.png
 
resolvi fazer o teste com os outros 4 pentes em simultâneo
no fds eu volto o kit problemático pra testá-lo no setup com 4 pentes tbm (se ainda não ficou claro, eu comprei 3 kits de 2x8 :fire:)
Só agora vi essa informação e sem dúvida é a receita de sucesso para dor de cabeça com fine tuning, especialmente em clocks mais altos e/ou latências mais baixas.

Com apenas 2 pentes vc conseguiu encontrar a estabilidade em ambas as plataformas? Certamente seria melhor ter optado por kits com pentes de 16GB.
 
Só agora vi essa informação e sem dúvida é a receita de sucesso para dor de cabeça com fine tuning, especialmente em clocks mais altos e/ou latências mais baixas.

Com apenas 2 pentes vc conseguiu encontrar a estabilidade em ambas as plataformas?
eu não fiz nenhum teste demorado com 2 pentes. o primeiro memtest86 que rodei foi com 4 pentes (os estáveis) e apontou 21 erros no total, dps eu só rodei o memteset um a um.

quanto a esse kit que não estava nem dando boot, deixei por cerca de 1h min no prime95, alterando a tensão pra 1.36v, dps já parti pros testes com 4 pentes.

(4 pentes) no começo, o prime95 apontava erro nos primeiros 2~5 minutos. tentei alterar a tensão até 1.39v, não adiantou.

(4 pentes) tirei o kit instável e adicionei outro. os erros continuaram. abaixei o clock pra 3533mhz, voltei a tensão pro padrão, e fui testando alterar a latência. o resultado é o print acima.

nem era o propósito fazer ajuste fino, só achei que valia o teste diminuir um pouco a latência, já que diminuí o clock tbm. se funcionar já tá bão.

Certamente seria melhor ter optado por kits com pentes de 16GB.
Eu sei, peguei pelo preço mesmo kkkkk Já tinha até comprado um kit 2x8 no BR. dps que vi essa promo no aliexpress, devolvi.
 
Qual a ordem que vc tá colocando os pentes nos slots? Já tentou mudar essa ordem de outros jeitos? As vezes os pentes de um mesmo kit gostam de ficar em um mesmo canal (se não me engano, os timings são por canal).
 
Qual a ordem que vc tá colocando os pentes nos slots? Já tentou mudar essa ordem de outros jeitos? As vezes os pentes de um mesmo kit gostam de ficar em um mesmo canal (se não me engano, os timings são por canal).
não reparei nisso da primeira vez, pq foi meu irmão que montou. mas nesse último teste foi intercalado, um kit no 2/4, outro no 1/3. Devo mudar?
 
não reparei nisso da primeira vez, pq foi meu irmão que montou. mas nesse último teste foi intercalado, um kit no 2/4, outro no 1/3. Devo mudar?
Sim, coloca um kit no 1/2 e outro no 3/4, desse jeito cada kit fica no mesmo canal.

Se isso não funcionar, tenta mudar a ordem aleatoriamente, precisei fazer essa dança das cadeiras com meu kit aqui em 2 mobos e eventualmente funcionou kkkk
 
eu não fiz nenhum teste demorado com 2 pentes
First things first, acho que vc deveria testar e 'certificar' cada um dos pares sozinhos e dentro da especificação de fábrica deles antes de seguir adiante e popular os demais slots.

no fds eu volto o kit problemático
rodei foi com 4 pentes (os estáveis)
tirei o kit instável e adicionei outro
Idem acima, citei esses trechos pois acabei me perdendo nos parâmetros que vc está usando para diferenciar um kit "estável" de um "problemático/instável".

Não menos importante, não sei ao certo qual plataforma você está usando nos testes, lá em cima foi mencionado atualização de Bios e um dos benefícios é relacionado, exemplo:

1690557855658.png
 
First things first, acho que vc deveria testar e 'certificar' cada um dos pares sozinhos e dentro da especificação de fábrica deles antes de seguir adiante e popular os demais slots.
certo, farei isso. vc acha que rodar o teste padrão do memtest86 em cada kit é o suficiente pra dizer que estão estáveis? um deles claramente não funciona na certificação, já que sequer deu boot, mas por julgarem ser incompatibilidade com meu setup, acreditei que testar um a um era o mais coerente.

acabei me perdendo nos parâmetros que vc está usando para diferenciar um kit "estável" de um "problemático/instável".
quanto ao pente instável, me referi àquele que precisei alterar a tensão para fazer o boot.

Não menos importante, não sei ao certo qual plataforma você está usando nos testes, lá em cima foi mencionado atualização de Bios e um dos benefícios é relacionado, exemplo:
perdão por não mencionar, só utilizei a plataforma intel uma vez, antes de fazer esse post. todos os outros testes foram feitos na plataforma AMD. eu queria evitar atualizar a bios pq meu nobreak tá meio estranho, e essas memórias sequer estão na lista de certificadas. mas se você acha que pode ajudar, farei a atualização também.

trabalheira por conta dessas asgard viu :fire:
 
Última edição:
4 pentes nunca e molezinha
tira o xmp e inicia em 2200mhz 1.35V e vai subindo de 200 em 200 ate parar de dar boot
depois no máximo 1.45V
esquece xmp para 4 pentes
 
3ZsxjQ8.jpg

bios atualizadinha, e de cara o pc não deu boot. até hoje, att bios é a parte que mais me asssusta.
estranho, pq na bios anterior o pc bootava normalmente com esses 4 pentes em XMP, dessa vez ele deu uma bugada e reduziu a frequência pra 2400.

4 pentes nunca e molezinha
tira o xmp e inicia em 2200mhz 1.35V e vai subindo de 200 em 200 ate parar de dar boot
depois no máximo 1.45V
esquece xmp para 4 pentes
com 3533 já consegui fazer boot! parece estável, os joguinhos estão rodando normalmente. quando for dormir, deixarei rodando mais um teste com os timings padrões de 18-22-22-42.
quanto à tensão, não tem perigo passar de 1.40v? pergunto pq essas memórias são meio duvidosas, fora a bios q aumenta uns 0.02v além do definido.
 
3ZsxjQ8.jpg

bios atualizadinha, e de cara o pc não deu boot. até hoje, att bios é a parte que mais me asssusta.
estranho, pq na bios anterior o pc bootava normalmente com esses 4 pentes em XMP, dessa vez ele deu uma bugada e reduziu a frequência pra 2400.


com 3533 já consegui fazer boot! parece estável, os joguinhos estão rodando normalmente. quando for dormir, deixarei rodando mais um teste com os timings padrões de 18-22-22-42.
quanto à tensão, não tem perigo passar de 1.40v? pergunto pq essas memórias são meio duvidosas, fora a bios q aumenta uns 0.02v além do definido.
olha o perfil do xmp pra ver qual ele seta e vc pode ir ate esse valor pra quer ficar fazendo testes travamento e muito improvável sem xmp
sempre use a ultima bios disponível aqui no passado com a b350 so passou a subir apenas com bios mais novas
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo