• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Começando a estudar tarde

Ranathum

Member
Banido
Pessoal, tenho 35 anos e penso não ser tarde em começar uma carreira de programador. Tenho algumas dúvidas, fazer uma faculdade de sistemas de informação é necessário? Quais linguagens são mais indicadas pra quem está começando tarde na área? Tinha pensado em ser desenvolvedor web, o que acham?

Valeu.
 
Pessoal, tenho 35 anos e penso não ser tarde em começar uma carreira de programador.
Não é tarde.
Tenho algumas dúvidas, fazer uma faculdade de sistemas de informação é necessário?
Sim e não depende do seu objetivo profissional.
Que só programar? Não precisa de facul.
Quer ir alem de só programar? Faça a facul.
Quais linguagens são mais indicadas pra quem está começando tarde na área?
Javascript, Phyton, C#.
EU prefiro javascript.
Tinha pensado em ser desenvolvedor web, o que acham?
Muito bom, grana boa se estudar bem.
Recomendo React, Angular ou Vue.

Não te erro, nunca é tarde para nada. Principalmente em programação onde a maioria não tem a minima ideia do que está fazendo, só copia e colo código do stack overflow.
Se tu souber um pouquinho mais, já está quase no topo do cadeia.
Logico, tem os ninja, mais eles são exceção da regra.
 
Logico, tem os ninja, mais eles são exceção da regra.

Aqui na faculdade, geralmente numa turma de 40-50 alunos tem sempre de 1-2 ninjas, o resto está dentro da média em aprendizado e conhecimento.

Pessoal, tenho 35 anos e penso não ser tarde em começar uma carreira de programador. Tenho algumas dúvidas, fazer uma faculdade de sistemas de informação é necessário? Quais linguagens são mais indicadas pra quem está começando tarde na área? Tinha pensado em ser desenvolvedor web, o que acham?

Valeu.

O user -Kbça- já deu excelentes dicas, o que eu posso falar é que nunca é tarde, desde que tenha força de vontade e dedicação. Só tenho um pequeno relato de um ex-colega meu:

Ele era um aluno mediano em algumas disciplinas e péssimo em outras, porém estudou por conta React, e outras coisas, fazendo "freelas" na internet durante 2 anos (comprou e fez cursos com certificados também). Ele trancou a faculdade esse ano, recebeu até oferta de emprego de R$ 4000 para trabalhar em Porto Alegre (sem faculdade concluída).

Fora isso se você não tem Inglês decente, é bom começar a estudar Inglês também. Pelo menos para leitura e conversação. Dá pra começar usando o app Duolingo, tem canais no Youtube como:
 
Não é tarde.

Sim e não depende do seu objetivo profissional.
Que só programar? Não precisa de facul.
Quer ir alem de só programar? Faça a facul.

Javascript, Phyton, C#.
EU prefiro javascript.

Muito bom, grana boa se estudar bem.
Recomendo React, Angular ou Vue.

Não te erro, nunca é tarde para nada. Principalmente em programação onde a maioria não tem a minima ideia do que está fazendo, só copia e colo código do stack overflow.
Se tu souber um pouquinho mais, já está quase no topo do cadeia.
Logico, tem os ninja, mais eles são exceção da regra.

Tenho um amigo de 32 não conseguia sair da area de suporte, pediu demissão, passou um ano estudando e vai começar na próxima segunda como dev android.
Não faça faculdade, estude logica, uma linguagem muito pedida no mercado e saiba se virar num banco de dados. Em um ano estudando você consegue trabalho. Não perca tempo fazendo faculdade, acredite não vale a pena no Brasil. Não sei como é seu inglês, mas o dinheiro que gastaria numa faculdade pague inglês. Se você conseguir ler em inglês pra estudar nessa linguá, assim como assistir e entender treinamentos o céu é o limite.

Eu estava numa area administrativa dentro de TI, quando sai fiquei perdido. Mas estou estudando redes a fundo conteúdo ccna, tenho 37. E sinceramente, invista sim em conhecimento técnico, porque a gente que já tem uma certa idade não pode ficar batendo cabeça.

Se você gosta disso invista, cargo tecnico é a maneira mais garantida de conseguir "estabilidade" no trabalho, não porque voce não vai ser demitido. Mas é porque quando acontecer, você vai na empresa da frente, deixa seu cv e esta empregado novamente com o salario similar.

Trabalhei numa multinacional até 2017, era contrado como TI, mas fazia o trabalho de um analista finaneiro, dia todo no excel. Ganhava bem, sim ganhava, mas ganhava pelo meu cargo e não pela minha profissão.
Quando tomei um BAN em dezembro de 2017 perdi o chão, fiquei so 20 dias desempregado, mas arrumei um emprego horrivel e voltei a estudar (redes, linux e win server). Em 9 meses passei em 3 processos seletivos e arrumei esse outro emprego que estou agora, ainda não ganho o que ganhava em 2017, mas agora ganho de acordo com o meu conhecimento. Estou me especializando no que realmente gosto dentro das tecnolias que trabalho, porque nunca mais na minha vida quero depender de cargo.

Resumindo tudo que escrevi, não é tarde. Pode ser se você ficar deixando pra depois. Pra TI o que mais tem é grupo de estudo, forum, telegram e material barato na Udemy e até de graça no yt.
Alem disso, nossa geração não vai se aposentar, isso é um fato então precisamos achar algo que possamos fazer, mesmo depois dos 70 anos de idade. Eu estou me preparando pra até os 45 anos trabalhar ao menos 80% do tempo em home office.
 
sinceramente eu não teria nem sequer estudado, foi a maior perda de tempo na minha vida. Diploma pra 95% das pessoas não servem pra PORRA NENHUMA.

Todas as pessoas que estão no emprego QUE EU QUERIA ESTAR não fizeram graduação na area em que estão trabalhando, simplesmente cairam de paraquedas lá e fizeram sucesso por la.
 
Tenho um amigo de 32 não conseguia sair da area de suporte, pediu demissão, passou um ano estudando e vai começar na próxima segunda como dev android.
Não faça faculdade, estude logica, uma linguagem muito pedida no mercado e saiba se virar num banco de dados. Em um ano estudando você consegue trabalho. Não perca tempo fazendo faculdade, acredite não vale a pena no Brasil. Não sei como é seu inglês, mas o dinheiro que gastaria numa faculdade pague inglês. Se você conseguir ler em inglês pra estudar nessa linguá, assim como assistir e entender treinamentos o céu é o limite.

Eu estava numa area administrativa dentro de TI, quando sai fiquei perdido. Mas estou estudando redes a fundo conteúdo ccna, tenho 37. E sinceramente, invista sim em conhecimento técnico, porque a gente que já tem uma certa idade não pode ficar batendo cabeça.

Se você gosta disso invista, cargo tecnico é a maneira mais garantida de conseguir "estabilidade" no trabalho, não porque voce não vai ser demitido. Mas é porque quando acontecer, você vai na empresa da frente, deixa seu cv e esta empregado novamente com o salario similar.

Trabalhei numa multinacional até 2017, era contrado como TI, mas fazia o trabalho de um analista finaneiro, dia todo no excel. Ganhava bem, sim ganhava, mas ganhava pelo meu cargo e não pela minha profissão.
Quando tomei um BAN em dezembro de 2017 perdi o chão, fiquei so 20 dias desempregado, mas arrumei um emprego horrivel e voltei a estudar (redes, linux e win server). Em 9 meses passei em 3 processos seletivos e arrumei esse outro emprego que estou agora, ainda não ganho o que ganhava em 2017, mas agora ganho de acordo com o meu conhecimento. Estou me especializando no que realmente gosto dentro das tecnolias que trabalho, porque nunca mais na minha vida quero depender de cargo.

Resumindo tudo que escrevi, não é tarde. Pode ser se você ficar deixando pra depois. Pra TI o que mais tem é grupo de estudo, forum, telegram e material barato na Udemy e até de graça no yt.
Alem disso, nossa geração não vai se aposentar, isso é um fato então precisamos achar algo que possamos fazer, mesmo depois dos 70 anos de idade. Eu estou me preparando pra até os 45 anos trabalhar ao menos 80% do tempo em home office.
Nem todo mundo que ser só programador...
Cargos gerenciais normalmente pedem graduação.
Empresas do exterior pedem graduação como segurança do seu conhecimento, assim como o visto de trabalho normalmente é feito para mão de obra "qualificada", tem aquelas putarias do visto.
Na empresa mesmo que eu trabalho, teve um cara que morava em portugal e voltou para o brasil para fazer a facul, lá é caro, é para fazer a facul precisava de um apoio, voltou para cá e mora com a mãe, quando terminar vai voltar para portugal.
Só dar uma olhada no stack overflow jobs.

O mundo não se resume a ser o "pedreiro" do código...

Como disse, graduação depende muito do objetivo profissional do caboclo.
 
Nem todo mundo que ser só programador...
Cargos gerenciais normalmente pedem graduação.
Empresas do exterior pedem graduação como segurança do seu conhecimento, assim como o visto de trabalho normalmente é feito para mão de obra "qualificada", tem aquelas putarias do visto.
Na empresa mesmo que eu trabalho, teve um cara que morava em portugal e voltou para o brasil para fazer a facul, lá é caro, é para fazer a facul precisava de um apoio, voltou para cá e mora com a mãe, quando terminar vai voltar para portugal.
Só dar uma olhada no stack overflow jobs.

O mundo não se resume a ser o "pedreiro" do código...

Como disse, graduação depende muito do objetivo profissional do caboclo.

Não tenho ideia como é o mercado fora do Brasil, estou falando do que vejo aqui.
Eu trabalho numa empresa parceira da AWS, como citei já trabalhei em empresas multinacionais, empresas nacionais também grandes, com milhares de funcionários.
Onde eu trabalho hoje, 80% dos funcionários não tem graduação, mas são os melhores técnicos que eu já tive a oportunidade de trabalhar, mesmo comparando com alguns americanos e indianos que conheci. São pessoas que se focam em tecnologia de ponta, de tal forma que nenhuma faculdade vai suprir, porque não existe isso em grade curricular de nenhuma faculdade.

Mas sim, se a pessoa almeja cargo de gestão, uma faculdade pode ajudar, mas aqui no Brasil boa parte das pessoas que estão em cargos assim, caíram de paraquedas e estavam na hora certa no local certo.
Aqui, eu não acho valido investir tempo visando isso, até porque você pode chegar lá, mas pode ser demitido e não conseguir recolocação igual, porque cargo não é profissão.
 
Vou deixar a faculdade pra quando já estiver trabalhando na área e tiver um conhecimento legal nas linguagens que escolhi. Até lá verei a real necessidade de ter uma diploma em TI. Vou fazer cursos na web por enquanto e estudar por livros também.
Como pensei em ser desenvolvedor web eu pensei em estudar lógica de programação, inglês, html, css, javascript e mais pra frente react. Vou seguir esse caminho e me dedicar nos estudos.
Valeu pessoal!
 
Eu faço uma uniesquina EAD em ADS, é bem leve, se é só pra ter um diploma eu não perderia tempo como esse tipo de possibilidade hoje em dia.

E TI não é só programação e banco de dados, existem materias de gerência como o colega salientou, ferramentas CASE e etc.
 
Sobre a graduação, não subestimaria, boa parte das empresas pedem no minimo que você esteja cursando algo.
 
Com o passar do tempo eu tenho visto que muitas empresas estão colocando a graduação de lado.

Tenho um conhecido que terminou a faculdade estadual ano passado e não consegue emprego nenhum de dev, teve que pegar um job de suporte a noite para começar e ter alguma XP.

Estude e se torne bom naquilo que deseja, compensa muito mais do que um canudo.
 
sinceramente eu não teria nem sequer estudado, foi a maior perda de tempo na minha vida. Diploma pra 95% das pessoas não servem pra PORRA NENHUMA.

Todas as pessoas que estão no emprego QUE EU QUERIA ESTAR não fizeram graduação na area em que estão trabalhando, simplesmente cairam de paraquedas lá e fizeram sucesso por la.
Faculdade é só pra mostrar para as empresas que vc está qualificado para ser estagiário, mas não necessariamente mostra o quão habilidoso ou bom vc é.

Antes de estudar programação precisa ver em o que vc irá aplicá-la. É só por programar? Estude na internet. É para robótica ou automação? Faça um curso técnico. Banco de dados? Mesma coisa. Programação é um leque tão grande que não tem como vc seguir em uma coisa e achar que vai conseguir trabalhar em tudo. Eu por exemplo comprei um livro de C/C++ do Deitel, Redes de Computadores do Gabriel Torres e na facul estou aprendendo Ladder que é linguagem de programação pra eletrônica, pois sinto que minha vocação é programação para automação, robótica e redes de chão de fábrica. Então estou correndo atrás disso. Tente primeiro saber que aptidão em programação vc é pra dps focar em cima dela. Uma recomendação na cega seria vc aprender C como base, pois a maioria das linguagens derivam da C, se vc souber o conceito já e GG.
 
Não é tarde para começar!

Acredito que a mais "fácil" para arrumar um emprego seja Javascript, vale a pena pegar firme nesse linguagem
 
linguagem de programação pra eletrônica, pois sinto que minha vocação é programação para automação, robótica e redes de chão de fábrica

Qual curso vc está fazendo ? obrigado.
 
Poxa, achei super inspirador este tópico. Tenho quase 31 anos, e quando havia terminado o ensino médio, tinha a impressão (jovem...) que para ser trabalhar com programação, teria que fazer uma faculdade... e por aqui as opções de unis públicas exigem que sejas bom com matemática, física e química, justo meus pontos fracos, hehe.

Resultado que enveredei pela carreira de biólogo (sempre gostei muito dos animaizinhos)... hoje em dia terminei um doutorado no México, e vou relativamente bem nessa área.... mas vez que outra minhas vontades de trabalhar com programação voltam a dar aquela coçadinha. Lendo os comentários de todos, uma coisa que me chamou muito a atenção foi sobre a ampla gama de carreiras que um programador pode seguir.... vocês teriam alguns livros que apresentassem as bases destas ´especializações´ que pode seguir um aspirante a programador?

Também, seguindo o conselho de alguns, consegui uns livros básicos sobre Java. Vou começar a ler para ver o que aprendo, hehe.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo