• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Nossa senhora quanto choro. Pessoal precisa sair do PC um pouco e ir tomar uma vitamina D. Sempre essa necessidade de medir a benga virtual...deve ser ausência de convivência social ou sei lá o que mais, mas é bizarro. Eu prefiro ver comparativos com os produtos em stock, mesma memória, mesmo cooler, etc, puramente por uma questão técnica, mas na prática a gente sabe que Intel ainda tem vantagem na questão do OC, clocks, um ecossistema mais simples, então é só uma questão de gastar com o que a pessoa pensa que vai ficar mais satisfeita, o resto é pura necessidade de defender preferências.
 
Última edição:
pode entrar la e criticar, só ver os posts da epoca dos zen1,zen+ onde ainda tinha maior numero de erros e defeitos; e ficava atras da intel. Ainda tinha gente criticando e mostrando argumentos do porque, agora se faz aqui galera já começa a levantar bandeira de perseguição
Vieram aqui na época dos Ryzen 3000 que ainda perdiam em tudo pra Intel (inclusive meu 8700k de 2017 dava pau em vários 3000) criticar e tivemos que provar que estavam errados, só era bom no custo benefício e isso só na época que encareceu Intel por escassez na produção, pq lembro bem que paguei 1500 no 8700k.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se isso não for um exemplo de ser fanboy, nada mais faz sentido. Porque sempre vai ter algum cenário especifico, independente de uso, que alguma ou outra vai ser melhor. E vai chegar um instante(se ja nao chegou) onde vai ter gente procurando motivo pra n sair de uma marca e ir pra outra pq não quer assumir preferencias pessoais de marcas.
Fanboy por escolher o que eu acho melhor pra mim? Os jogos que me importo mais e a facilidade e praticidade do plug and play do Intel? Facilidade do OC e etc? Pq isso é ser fanboy?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou jogar senhores, depois leio as msgs
 
Sim, mas as complicações que ainda existem com AMD em relação a BIOS, mobos e CPU msm
0 problemas com isso, é plug and play como qualquer sistema, já se passou a época das dores de cabeça com zen/zen+.
Se vc quiser resumir todos os problemas a isso, aí pode até ser. Porém OC é algo muito nicho, e até a própria Intel tentava atrapalhar a vida dos usuários quanto a isso até umas 2 gerações atrás (onde viram que esse era um dos poucos pontos forte deles ante produtos atuais da AMD).
Não dá pra medir um produto por seu potencial de OC, pq depende muito da sorte, e até tem uns doidos que preferem que seja mais difícil e tenha mais setinhas pra tunar (hobby é hobby e a gente respeita).
 
Tenho plena certeza que se eu entrasse no tópico dos Ryzen falando que Intel é bom em tais jogos rapidamente eu seria banido de lá, mas aqui a festa rola solta...

Quando eu comentei lá era pra ajudar pessoal com OC de RAM e fazer comparativos com meu setup, que inclusive não perdi.

Não querendo farpar, entendo seus pontos e tudo mais. Mas pelo POUCO que eu vi, e bem decepcionado, não tem como o 11900k ganhar em NADA dos Ryzen 5000 e eu explico meu ponto. Não, eu não sou fanboy, alias eu sou sim, sou fanboy de tecnologia e viciado em toda essa parada de hardware etc, então estou sempre torcendo pro melhor, até pros consoles de nova gen virem matando pau, não tenho frescura. Mas cara, 11900K com um WC de 360mm, com teste em BANCADA, com uma placa mãe carissima, uma fonte absurda, tava batendo mais de 80 graus no teste do adrena (IN GAME, isso que eles dizem que pro boost novo deles funcionar legal, o processador precisa se manter em 70 graus), isso é totalmente decepcionante. Na AMD, você pode ter um processador top com uma placa mãe intermediaria de entrada e com uma fonte MUITO menos potente. Eu por exemplo, tenho um 5800x, usando PBO + CO, batendo 5.0ghz em todos os núcleos, com uma placa mãe de 500/600 reais, onde em teste máximo de stress o VRM dela fica de boassa e o processador chega numa máxima de 82 graus, e isso dentro de um gabinete com um air flow beeem marromenos e com um WC de 120ML. E tudo isso numa fonte de 550w! Fora minha memória, que numa plaquinha simples, eu consigo subir de 3000 para 4000mhz. Todo esse cenário seria IMPOSSÍVEL com a Intel, só se eu tivesse uma placa mãe carissima, uma fonte MUITO mais potente, fora que eu ia ter que comprar um WC de 360mm pro processador ficar mais quente do que fica o meu com um de 120 dentro do gabinete.

Sempre que recomendei PC para amigos meus (tenho alguns amigos que competem profissionalmente, contrato e tudo mais), SEMPRE recomendei Intel, pois a maioria deles, usam monitor 240hz e etc e a Intel era imbatível nisso, mas agora não da mais, não tem como recomendar. Os Ryzen 5000 já fazem isso MUITO bem, gastando MUITO menos energia, precisando gastar MUITO menos grana (placa mãe, etc...). Fora que se alguém quiser um computador mais em conta, eu prefiro recomendar um R5 3600 com uma B450 que futuramente ele pode dar um UP pra um 5600x, 5800x e até 5900x (sim vi muitos foruns gringos e videos da galera usando o 5900x em placas B450 com dissipadores um pouco mais "parrudos" no vrm, rodando tranquilamente), sem trocar absolutamente nada, no máximo um cooler mais parrudo.

O que me "anima" um pouco em tudo isso, é que apesar do momento que vivemos, logo sera lançada plataformas com tecnologia DDR5, e sabendo do potencial da Intel, o jogo pode virar e ai torço para AMD continuar acompanhando, pois quem ganha com isso somos nós (apesar de que nessa pandemia, com falta de chips, ninguém ta ganhando é nada rsrs..)
 
Não querendo farpar, entendo seus pontos e tudo mais. Mas pelo POUCO que eu vi, e bem decepcionado, não tem como o 11900k ganhar em NADA dos Ryzen 5000 e eu explico meu ponto. Não, eu não sou fanboy, alias eu sou sim, sou fanboy de tecnologia e viciado em toda essa parada de hardware etc, então estou sempre torcendo pro melhor, até pros consoles de nova gen virem matando pau, não tenho frescura. Mas cara, 11900K com um WC de 360mm, com teste em BANCADA, com uma placa mãe carissima, uma fonte absurda, tava batendo mais de 80 graus no teste do adrena (IN GAME, isso que eles dizem que pro boost novo deles funcionar legal, o processador precisa se manter em 70 graus), isso é totalmente decepcionante. Na AMD, você pode ter um processador top com uma placa mãe intermediaria de entrada e com uma fonte MUITO menos potente. Eu por exemplo, tenho um 5800x, usando PBO + CO, batendo 5.0ghz em todos os núcleos, com uma placa mãe de 500/600 reais, onde em teste máximo de stress o VRM dela fica de boassa e o processador chega numa máxima de 82 graus, e isso dentro de um gabinete com um air flow beeem marromenos e com um WC de 120ML. E tudo isso numa fonte de 550w! Fora minha memória, que numa plaquinha simples, eu consigo subir de 3000 para 4000mhz. Todo esse cenário seria IMPOSSÍVEL com a Intel, só se eu tivesse uma placa mãe carissima, uma fonte MUITO mais potente, fora que eu ia ter que comprar um WC de 360mm pro processador ficar mais quente do que fica o meu com um de 120 dentro do gabinete.

Sempre que recomendei PC para amigos meus (tenho alguns amigos que competem profissionalmente, contrato e tudo mais), SEMPRE recomendei Intel, pois a maioria deles, usam monitor 240hz e etc e a Intel era imbatível nisso, mas agora não da mais, não tem como recomendar. Os Ryzen 5000 já fazem isso MUITO bem, gastando MUITO menos energia, precisando gastar MUITO menos grana (placa mãe, etc...). Fora que se alguém quiser um computador mais em conta, eu prefiro recomendar um R5 3600 com uma B450 que futuramente ele pode dar um UP pra um 5600x, 5800x e até 5900x (sim vi muitos foruns gringos e videos da galera usando o 5900x em placas B450 com dissipadores um pouco mais "parrudos" no vrm, rodando tranquilamente), sem trocar absolutamente nada, no máximo um cooler mais parrudo.

O que me "anima" um pouco em tudo isso, é que apesar do momento que vivemos, logo sera lançada plataformas com tecnologia DDR5, e sabendo do potencial da Intel, o jogo pode virar e ai torço para AMD continuar acompanhando, pois quem ganha com isso somos nós (apesar de que nessa pandemia, com falta de chips, ninguém ta ganhando é nada rsrs..)
Primeiro, não considero temperatura usando voltagem automática em placa-mãe, isso é mais do que sabido e básico que deixar a placa-mãe lidar automaticamente com a voltagem é sempre em excesso e esquenta mto, vc msm fez undervolt no seu 5800x provavelmente e compara ele com o 11900k com tudo no auto, então já errou aí. Segundo, vou repetir várias vezes, Intel ainda ganha em alguns jogos de peso, pode falar o que for mas isso é um fato.
 
Primeiro, não considero temperatura usando voltagem automática em placa-mãe, isso é mais do que sabido e básico que deixar a placa-mãe lidar automaticamente com a voltagem é sempre em excesso e esquenta mto, vc msm fez undervolt no seu 5800x provavelmente e compara ele com o 11900k com tudo no auto, então já errou aí. Segundo, vou repetir várias vezes, Intel ainda ganha em alguns jogos de peso, pode falar o que for mas isso é um fato.
Ganha,em sua maior parte,em jogos velhos bugados(gtaV tá aí mostrando que precisaram pagar pra um modder corrigir o jogo 6 anos depois do lançamento) ou jogos novos também conhecidos por não serem bem feitos.Mas ficar sabendo que ele vai ganhar precisando de muito mais esforço e gasto, já é um indicativo de ser um produto inferior a concorrência. E se a própria desenvolvedora/fabricante do produto não sabe/consegue estabilizar o próprio em cpu em stock com condições normais que atendem aos usuário,já mostra como é mal feito(Se fosse amd ou outra empresa que precisasse de ajuste,duvido muito que você iria defender ela da mesma "paixão" que está com Intel)
 
Última edição:
E se a própria desenvolvedora/fabricante do produto não sabe/consegue estabilizar o próprio em cpu em stock com condições normais que atendem aos usuário,já mostra como é mal feito
Não entendi, explica melhor o lance de estabilizar a cpu em stock.
 
Não entendi, explica melhor o lance de estabilizar a cpu em stock.
Mantendo a voltagem original alta e consumo alto igual acontece com os Intel dependendo da placa mãe.
 
Primeiro, não considero temperatura usando voltagem automática em placa-mãe, isso é mais do que sabido e básico que deixar a placa-mãe lidar automaticamente com a voltagem é sempre em excesso e esquenta mto, vc msm fez undervolt no seu 5800x provavelmente e compara ele com o 11900k com tudo no auto, então já errou aí. Segundo, vou repetir várias vezes, Intel ainda ganha em alguns jogos de peso, pode falar o que for mas isso é um fato.

Errado, não fiz undervolt. O metodo que uso PBO + CO é justamente para entregar MAIS com a MESMA voltagem stock da placa mãe, simples. Ou seja, tenho 5.0ghz em todos os núcleos jogando, com uma temperatura média de 60/63 graus com um WC de 120ML num gabinete bem fraco de airflow, mesmas temperaturas que eu tinha em stock, mas antes batia 4.85ghz. Segundo, um user comum (99% das pessoas) ter que estudar para usar um processador é fogo, você defender isso só mostra o quão fanboy você é com a Intel. Eu tive que fazer um undervolt violento no 9900ks de um amigo meu que tava batendo 100 graus em stock, ele estava pensando em mandar o processador dele pro RMA, porque afinal ele faz parte dos 99% de usuários comuns que só querem plugar e usar. Outra coisa, você mesmo em cima mencionou que Intel é "plug and play", e se tem uma coisa que a Intel NÃO é, é isso... Você mesmo nessa mensagem se contradiz completamente. Enfim, cada um sabe o que faz com o seu dinheiro.
 
Mantendo a voltagem original alta e consumo alto igual acontece com os Intel dependendo da placa mãe.

Que eu saiba, algumas marcas de placa-mãe, estão propositadamente aumentando o vcore quando deixado em auto em stock sem OC. Querem ter vantagem nos resultados usando de artifícios, é um jogo sujo para dizer que é melhor que a concorrência.

Lembro que a nVidia para o 3DMark, pelo driver, diminuia a qualidade do AA durante o benchmark, para ter uma pontuação maior, era a gambia mutrequeira de mundinho que vivemos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tive que fazer um undervolt violento no 9900ks de um amigo meu que tava batendo 100 graus em stock,
Eu ja realizei muitos testes exaustivos e chatos:

- mesmo processador em várias placas-mãe de mesmo modelo;
- mesmo processador em várias placas-mãe de marcas diferentes (mantendo mesmo chipset);
- vários processadores de mesma SKU em várias placas-mãe de mesmo modelo;
- vários processadores de mesma SKU em várias placas-mãe de marcas diferentes (mantendo mesmo chipset).

A temperatura por diversas vezes é lida de maneira errada, problema no sensor interno da CPU ou no sensor da placa-mãe.
Ocorrem problemas de leitura no mesmo modelo da placa-mãe, usando o mesmo processador com várias mobos idênticas.
Ocorrem pequenas váriações em marcas diferentes de placa-mãe, usando o mesmo processador. Processador OK.
Ocorrem grandes variações de temperatura se usado o mesmo modelo de processador (várias SKUs) em mesmas placas-mãe. Problema no processador.
 
Última edição:
Que eu saiba, algumas marcas de placa-mãe, estão propositadamente aumentando o vcore quando deixado em auto em stock sem OC. Querem ter vantagem nos resultados usando de artifícios, é um jogo sujo para dizer que é melhor que a concorrência.

Lembro que a nVidia para o 3DMark, pelo driver, diminuia a qualidade do AA durante o benchmark, para ter uma pontuação maior, era a gambia mutrequeira de mundinho que vivemos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu ja realizei muitos testes exaustivos e chatos:

- mesmo processador em várias placas-mãe de mesmo modelo;
- mesmo processador em várias placas-mãe de marcas diferentes (mantendo mesmo chipset);
- vários processadores de mesma SKU em várias placas-mãe de mesmo modelo;
- vários processadores de mesma SKU em várias placas-mãe de marcas diferentes (mantendo mesmo chipset).

A temperatura por diversas vezes é lida de maneira errada, problema no sensor interno da CPU ou no sensor da placa-mãe.
Ocorrem problemas de leitura no mesmo modelo da placa-mãe, usando o mesmo processador com várias mobos idênticas.
Ocorrem pequenas váriações em marcas diferentes de placa-mãe, usando o mesmo processador. Processador OK.
Ocorrem grandes variações de temperatura se usado o mesmo modelo de processador (várias SKUs) em mesmas placas-mãe. Problema no processador.

No caso dele, ele mora em outro estado e não sabe nem trocar uma memória ram rsrs, então aconselhei que procurasse uma loja bacana, especializada para dar uma manutenção geral e trocar o gabinete dele que era uma estufa. Ele trocou gabinete por um com frontal mesh, trocou um air cooler que tinha por um WC de 240mm e instalou fans pelo gabinete. A temperatura se manteve, jogando batia os 100 graus e acusava de thermal throttling em todos os núcleos. Cheguei a entrar em contato com os caras da loja, e eles me disseram que até em volta da placa mãe (do soquete) estava tudo meio amarelado já, de tão quente que aquilo estava ficando. Quando ele veio e conversou comigo, dizendo sobre RMA e tudo mais, que eu resolvi tentar fazer um undervolt + clock fixo, conseguindo algo como 1.28v e 5.0ghz em todos os núcleos (acho que foi isso, não to lembrado agora). E ai sim, temps dele jogando não passam de 70 graus (ficava numa média de 60 e tantos) e a performance nos jogos melhorou absurdamente, porque realmente tava rolando thermal throttling e o FPS dele tava toda hora indo pra casa do chapéu. Sorte a dele que, usando por tanto tempo no forno que tava, aparentemente não danificou nada, está utilizado por meses já assim e tudo OK, mas a placa mãe dele recebeu uns "roxos" ali onde havia o calor da CPU kkkkk...
 
No caso dele, ele mora em outro estado e não sabe nem trocar uma memória ram rsrs, então aconselhei que procurasse uma loja bacana, especializada para dar uma manutenção geral e trocar o gabinete dele que era uma estufa. Ele trocou gabinete por um com frontal mesh, trocou um air cooler que tinha por um WC de 240mm e instalou fans pelo gabinete. A temperatura se manteve, jogando batia os 100 graus e acusava de thermal throttling em todos os núcleos. Cheguei a entrar em contato com os caras da loja, e eles me disseram que até em volta da placa mãe (do soquete) estava tudo meio amarelado já, de tão quente que aquilo estava ficando. Quando ele veio e conversou comigo, dizendo sobre RMA e tudo mais, que eu resolvi tentar fazer um undervolt + clock fixo, conseguindo algo como 1.28v e 5.0ghz em todos os núcleos (acho que foi isso, não to lembrado agora). E ai sim, temps dele jogando não passam de 70 graus (ficava numa média de 60 e tantos) e a performance nos jogos melhorou absurdamente, porque realmente tava rolando thermal throttling e o FPS dele tava toda hora indo pra casa do chapéu. Sorte a dele que, usando por tanto tempo no forno que tava, aparentemente não danificou nada, está utilizado por meses já assim e tudo OK, mas a placa mãe dele recebeu uns "roxos" ali onde havia o calor da CPU kkkkk...

Como alguns dizem, é ter sorte no silício.
Algumas CPUs fazem melhores OC que outras.
Algumas CPUs tem melhor controle térmico ou certos cores reagem melhor quando aumenta o clock.
No fim é meio que loteria mesmo.

A CPU do seu amigo não é de um bom batch.

Há muito tempo atrás, quando fazia OC por diversão e não se tinha as ferramentas de hoje e nem recursos avançados nas Bios, eu pesquisava compra de CPU olhando onde tinha sido fabricado e o número de série, andava pela Sta. Efigênica em SP olhando CPU na mão um a um, buscava aqueles modelos que os profissionais mundiais de OC publicavam.
Se conseguia fazer uma estatística de probabilidade de qual CPU tinha mais chance de ir mais longe.
 
Intel 7 nm possível para meados / mid de 2023.

5 nm está apenas no planejamento inicial.

GAA, uma vantagem da Intel? Possível vantagem de meio nó.

TSMC está dois nós à frente, então o GAA talvez o torne apenas 1,5 nós

Intel 7 nm é equivalente a TSMC 5 nm. 7 nm é dois anos antes. TSMC 5 nm já está aqui.

Interposers passivos funcionam bem, mas requerem um grande pedaço de silício. O EMIB usa pequenas fatias intermediárias, menos silício, mas mais de um ou dois enfrentam desafios de alinhamento.

O EMIB é melhor do que o substrato orgânico AMD com chiplets e SERDES.

Tiles são como chiplets 2.0
Todos precisarão seguir esse caminho. Futuro da indústria.

Chocado se quem deu luz verde ao Rocket Lake ainda está empregado.

Fundição Intel - subida íngreme para ser viável. Nas últimas vezes, ele pegou fogo horrivelmente. A parte da LG teve rendimento literalmente zero. Afundou a divisão de chips da LG. Está uma bagunça.


Lado do cliente: a AMD não tem nada com que se preocupar até que o Intel 7 nm seja lançado; então talvez um pouco.

Charlie não está muito impressionado com o desempenho ou ganhos de potência do Apple M1.

Ice Lake: fecha um pouco a lacuna, mas eles não podem fazer muitos. É um cachorro, consome mais força, perde para a AMD em mais de 50%. Plataforma de seis meses, se quisermos acreditar no roteiro da Intel. Quase nenhuma vantagem; deveria ter sido puxado. O tempo de fabricação de 10 nm é de cinco meses. A Dell começará a obter silício em maio.

A Intel dominou a arte da ferida autoinfligida.

Sapphire Rapids - bagunça quente com bugigangas. Emerald Rapids é o bug corrigido do Sapphire, antes do Granite Rapids. Bom, mas contra 5 nm de Gênova.

A Intel não compra ferramentas. Se eles acreditassem em seu roteiro, estariam comprando ferramentas.

Milan é uma melhoria incremental (20%) em relação a Roma. Poder maior do que ele esperava. Rendimentos de TSMC realmente bons e incrivelmente altos. É tudo o que Ice Lake não é.

5nm Genoa será um grande avanço.

A Intel precisa começar de novo. Granite Rapids ainda tem uma mão amarrada nas costas (conexões com projetos anteriores). Diamond Rapids, daqui a quatro anos, é o primeiro caso em que o roadmap poderia ser redefinido e a Intel potencialmente sairia por cima em servidores. Mas apenas potencialmente.


A participação da AMD é 100% ditada pelo fornecimento. Isso está melhorando e rastreará o compartilhamento 1: 1. Execução livre até meados de 2023. Sapphire não pode competir. A AMD venderá o máximo possível.

A Intel apresentou seu CapEx, mas não é para 10 nm. 7nm parece bom, Charlie viu dados. Pat fará a diferença. Realmente muito inteligente. Mas quanto tempo vai demorar e como será a Intel até lá.

Charlie não está mais preocupado com a existência da Intel.




Eu estava olhando para o capex da Intel. O investimento de US $ 20 bilhões em novas fábricas está distribuído em 4 anos.

Este ano (2021), eles estão aumentando seu capex de ~ 14B para 20B (+ 6B). Enquanto a TSMC aumentou seu capex de 17B para 28B (+ 11B). A TSMC hoje também falou sobre 100 bilhões de investimentos nos próximos 3 anos (média de aproximadamente 33 bilhões por ano). Mesmo a poderosa Intel não tem esse tipo de dinheiro.

A Intel está perdendo rapidamente na corrida capex. E acho difícil acreditar que trabalho / terra / ecossistema nos EUA / Europa seja mais barato do que em Taiwan. A eficiência de capital é rei na corrida das fábricas e a Intel perderá a longo prazo, a menos que seja generosamente apoiada pelos governos dos EUA / UE. Mesmo assim, em última análise, será uma causa morta tê-los operando nos EUA / UE.

Quanto mais penso nisso, mais IDM2.0 parece uma estratégia falhada. A Intel deveria ter encerrado seu contrato de fornecimento de fabs + wafer para produtos de 14/10 nm. Em seguida, gire com força para fabless. Isso teria causado uma cratera em seu estoque, mas ainda lhes daria uma chance de lutar a longo prazo.

IDM2.0 é mais uma captura de dinheiro de curto prazo dos governos dos EUA / UE. Ela tem uma chance mínima de sucesso em uma indústria de fabricação hiper competitiva. O inchaço + geografia / política da Intel tornará difícil competir com um TSMC enxuto e mediano.

 
Última edição:
Ganha,em sua maior parte,em jogos velhos bugados(gtaV tá aí mostrando que precisaram pagar pra um modder corrigir o jogo 6 anos depois do lançamento) ou jogos novos também conhecidos por não serem bem feitos.Mas ficar sabendo que ele vai ganhar precisando de muito mais esforço e gasto, já é um indicativo de ser um produto inferior a concorrência. E se a própria desenvolvedora/fabricante do produto não sabe/consegue estabilizar o próprio em cpu em stock com condições normais que atendem aos usuário,já mostra como é mal feito(Se fosse amd ou outra empresa que precisasse de ajuste,duvido muito que você iria defender ela da mesma "paixão" que está com Intel)
Cara que leiguisse, ignorando totalmente o fato dos jogos sensíveis a latência de RAM, pra vc tudo se resume a ''jogo bugado'', se ele perde tem uma explicação e eu já dei ela várias vezes, já repeti as mesmas coisas aqui diversas vezes mas parece que tô falando com uma porta, deixa quieto brother um abraço :joia:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Errado, não fiz undervolt. O metodo que uso PBO + CO é justamente para entregar MAIS com a MESMA voltagem stock da placa mãe, simples. Ou seja, tenho 5.0ghz em todos os núcleos jogando, com uma temperatura média de 60/63 graus com um WC de 120ML num gabinete bem fraco de airflow, mesmas temperaturas que eu tinha em stock, mas antes batia 4.85ghz. Segundo, um user comum (99% das pessoas) ter que estudar para usar um processador é fogo, você defender isso só mostra o quão fanboy você é com a Intel. Eu tive que fazer um undervolt violento no 9900ks de um amigo meu que tava batendo 100 graus em stock, ele estava pensando em mandar o processador dele pro RMA, porque afinal ele faz parte dos 99% de usuários comuns que só querem plugar e usar. Outra coisa, você mesmo em cima mencionou que Intel é "plug and play", e se tem uma coisa que a Intel NÃO é, é isso... Você mesmo nessa mensagem se contradiz completamente. Enfim, cada um sabe o que faz com o seu dinheiro.
Amigo entenda uma coisa, eu defendo Intel pela performance, eu não ligo pelo calor e pelo consumo, eu gasto pra refrigerar e se precisar faço delid. Realmente Intel não é plug and play, AMD que é, isso até me lembra um relato do Marcus PC Facts sobre um problema colossal que passou com AMD Ryzen, mas é tudo perfeito, não tem BIOS bugada, não tem nada, é tudo liso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Engraçado que eu lembro de ver review de temperatura (não consumo) de Ryzen 5600x, 5800x, 5900x e 5950x e não lembro de serem nada frios em relação os 9th e 10th, mas enfim, todos meus pontos a favor da Intel já foram expostos, não tem pq perpetuar essa discussão, eu sou fanboy Intel pra vcs e vcs são fanboy AMD pra mim e vai ficar nisso infinitamente, prefiro Intel por diversos motivos citados e só trocarei quando AMD ganhar em tudo, seja em stock ou em OC.
 
Última edição:
Cara que leiguisse, ignorando totalmente o fato dos jogos sensíveis a latência de RAM, pra vc tudo se resume a ''jogo bugado'', se ele perde tem uma explicação e eu já dei ela várias vezes, já repeti as mesmas coisas aqui diversas vezes mas parece que tô falando com uma porta, deixa quieto brother um abraço :joia:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Amigo entenda uma coisa, eu defendo Intel pela performance, eu não ligo pelo calor e pelo consumo, eu gasto pra refrigerar e se precisar faço delid. Realmente Intel não é plug and play, AMD que é, isso até me lembra um relato do Marcus PC Facts sobre um problema colossal que passou com AMD Ryzen, mas é tudo perfeito, não tem BIOS bugada, não tem nada, é tudo liso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Engraçado que eu lembro de ver review de temperatura (não consumo) de Ryzen 5600x, 5800x, 5900x e 5950x e não lembro de serem nada frios em relação os 9th e 10th, mas enfim, todos meus pontos a favor da Intel já foram expostos, não tem pq perpetuar essa discussão, eu sou fanboy Intel pra vcs e vcs são fanboy AMD pra mim e vai ficar nisso infinitamente, prefiro Intel por diversos motivos citados e só trocarei quando AMD ganhar em tudo, seja em stock ou em OC.

Mas uma hora você diz que é plug and play e outra hora que não é. Se fosse por performance você não iria em Intel. Eu não acredito em qualquer video, mas nos que vi comparando com o 11900K no youtube, a Intel perdeu em todos ou 99% deles, e com aquelas temperaturas lá, placa mãe de milhões, fonte da ITAIPU e por ai vai... Eu pelo menos desde que peguei AMD 3700x e agora 5800x foi tudo plug and play, só mexo porque entendo o básico e quero tirar o máximo que consigo. E eu pelo menos, como disse, uso 5800x com WC simples de 120mm da Cooler Master, pegando 82 graus em teste extremo do Aida64, 72 graus no Cinebench R23 e média de 60 jogando, isso pra mim é incrivel para um WC de 120mm e um processador desse porte.
 
Mas uma hora você diz que é plug and play e outra hora que não é. Se fosse por performance você não iria em Intel. Eu não acredito em qualquer video, mas nos que vi comparando com o 11900K no youtube, a Intel perdeu em todos ou 99% deles, e com aquelas temperaturas lá, placa mãe de milhões, fonte da ITAIPU e por ai vai... Eu pelo menos desde que peguei AMD 3700x e agora 5800x foi tudo plug and play, só mexo porque entendo o básico e quero tirar o máximo que consigo. E eu pelo menos, como disse, uso 5800x com WC simples de 120mm da Cooler Master, pegando 82 graus em teste extremo do Aida64, 72 graus no Cinebench R23 e média de 60 jogando, isso pra mim é incrivel para um WC de 120mm e um processador desse porte.
Mas é plug and play no sentido de tudo funcionar ali prático e rápido, digo em relação a BIOS e compatibilidades, facilidades, etc, veja o relato do Marcus do PC Facts a respeito da experiência que ele teve com Ryzen, esses dias mesmo pessoal lá do Ryzen 5000 aguardando BIOS pra resolver bug de USB plugando e desplugando e bandwidth de read ou write se não me engano baixa tbm e várias outras coisas. Vou falar novamente pelo milésima vez: INTEL AINDA GANHA EM ALGUNS JOGOS IMPORTANTES SEJA EM STOCK OU SEJA EM OC e isso pra mim basta. Vc diz que não acredita em qualquer vídeo e eu tbm, pois meu amigo de 5800x e 3080 com RAM relativamente afinada perde pra mim no Warzone (vários no OCnet tbm relataram isso), perde em jogos como RDR2 e outros que já cansei de citar.
 
Mas é plug and play no sentido de tudo funcionar ali prático e rápido, digo em relação a BIOS e compatibilidades, facilidades, etc, veja o relato do Marcus do PC Facts a respeito da experiência que ele teve com Ryzen, esses dias mesmo pessoal lá do Ryzen 5000 aguardando BIOS pra resolver bug de USB plugando e desplugando e bandwidth de read ou write se não me engano baixa tbm e várias outras coisas. Vou falar novamente pelo milésima vez: INTEL AINDA GANHA EM ALGUNS JOGOS IMPORTANTES SEJA EM STOCK OU SEJA EM OC e isso pra mim basta. Vc diz que não acredita em qualquer vídeo e eu tbm, pois meu amigo de 5800x e 3080 com RAM relativamente afinada perde pra mim no Warzone (vários no OCnet tbm relataram isso), perde em jogos como RDR2 e outros que já cansei de citar.

Sim já conversei contigo isso, a respeito do Warzone, jogo mais bugado e mal otimizado da atualidade. Eu com meu 5800x e mesma placa de video que meu amigo com 9900ks a 5.0ghz ganho no Warzone e no Coldwar, por pouco... No CS, Fortnite, Pubg, R6 e Valorant eu dou uma surra. Ele com um WC de 240mm tendo as mesmas temps que eu com um de 120mm, isso que eu foco. E das pessoas que conheço, amigos e converso no forum, não vi ninguém ter esse tipo de problema, com bugs, e se for, acredito que por estar em alguma bios beta... Enfim, eu não defendo AMD e nem Intel, mas a Intel ta me lembrando a AMD na época dos FX só que com um bom desempenho, mas muito atrás no resto para o concorrente.
 
Sim já conversei contigo isso, a respeito do Warzone, jogo mais bugado e mal otimizado da atualidade. Eu com meu 5800x e mesma placa de video que meu amigo com 9900ks a 5.0ghz ganho no Warzone e no Coldwar, por pouco... No CS, Fortnite, Pubg, R6 e Valorant eu dou uma surra. Ele com um WC de 240mm tendo as mesmas temps que eu com um de 120mm, isso que eu foco. E das pessoas que conheço, amigos e converso no forum, não vi ninguém ter esse tipo de problema, com bugs, e se for, acredito que por estar em alguma bios beta... Enfim, eu não defendo AMD e nem Intel, mas a Intel ta me lembrando a AMD na época dos FX só que com um bom desempenho, mas muito atrás no resto para o concorrente.
Pois é se frequentasse o fórum OCnet lá tem uma galera que manja mto por sinal e relata experiências saindo de 10900k e 5900x e direto rola competição de benchmark tbm entre Intel e AMD, ambos tunados no OC em conjunto com a RAM, não discordo que esses jogos que vc citou o Ryzen ganha com folga, mas vários outros ele não ganha, e só pra deixar claro minha opinião a respeito do Rocketlake: é a mesma da maioria, não deveria ter existido e consegue ser pior que o 10900k em alguns jogos, mas tbm não é essa merda toda que pintam, pois no tópico lá tem uns 5 já com o 11900k e rodando tunado tem ganhado até de Ryzen 5000 em alguns jogos, mas esses o 10900k já ganhava tbm.
 
0 problemas com isso, é plug and play como qualquer sistema, já se passou a época das dores de cabeça com zen/zen+.

Se vc quiser resumir todos os problemas a isso, aí pode até ser. Porém OC é algo muito nicho, e até a própria Intel tentava atrapalhar a vida dos usuários quanto a isso até umas 2 gerações atrás (onde viram que esse era um dos poucos pontos forte deles ante produtos atuais da AMD).
Não dá pra medir um produto por seu potencial de OC, pq depende muito da sorte, e até tem uns doidos que preferem que seja mais difícil e tenha mais setinhas pra tunar (hobby é hobby e a gente respeita).
Pensei em trocar meu processador e pegar um ryzen pela primeira vez, mas toda vez que vou no tópico da amd é só reclamação e erros.
Volto depois de 2 meses e continua a mesma coisa, pessoal reclamando de incompatibilidade.
Como Intel lançou um processador bem ruim, vou ficar com meu processador e esperar os novos processadores da Intel e amd.
 


Unico cpu decente lançado pela Intel esse ano,pelo visto. Pena que no Brasil ele esta overpriced(até o 3600 está mais barato em média)
 
Realmente, esta geração foi surpreendente, muitos cpus competitivos ainda estando em 14nm. O 11400F sem concorrente e 11600KF com desempenho equivalente e menor preço.

11700K com poucos ajustes alcança o nível do 11900K, desempenho equivalente em apps de produção ao 5800X e melhor em jogos.

11900K, melhor 8-core e líder em jogos, apesar de não valer a pena.

14nm, backport e ainda atinge mais clocks e IPC muito próximo de Zen3. Realmente lastimável, imagina se fosse TGL-S.

1eMI6Yd.jpeg


Mas o melhor ponto de Rocket Lake é apenas um: ESTABILIDADE.

Não tem USB bugada, BSOD, WHEA error, não precisa ficar atualizando AGESA a cada 5 minutos. É claro, tem pessoas que não tem problemas com Ryzen 5000, muito bom, mas outros...

Imagina se você é um usuário comum e não sabe atualizar AGESA, fica com USB bugada até o fim da sua vida. Que papelão da AMD, até hoje não sabe lançar um produto que funciona direito.

E que venha Alder Lake, big.Little, mais IPC, DDR5, PCIe 5.0, CXL, dobro de performance MT por watt.
 


Unico cpu decente lançado pela Intel esse ano,pelo visto. Pena que no Brasil ele esta overpriced(até o 3600 está mais barato em média)


Vi vários benchmarks do 11400, ele é cerca de 5 a 10% inferior ao 5600X.

Já caiu um pouco o preço para 1600,00...houve quem conseguiu comprar por 1400,00 na Tera, acho difícil voltar nesse preço pois estava por 1700,00 inicialmente.

Por 1500 o 11400F, vejo que será uma boa opção, o problema é a placa-mãe, Z590 começa com 2200,00 e a mobo compatível com menor preço H470, está 1200,00.
 
Vi vários benchmarks do 11400, ele é cerca de 5 a 10% inferior ao 5600X.

Já caiu um pouco o preço para 1600,00...houve quem conseguiu comprar por 1400,00 na Tera, acho difícil voltar nesse preço pois estava por 1700,00 inicialmente.

Por 1500 o 11400F, vejo que será uma boa opção, o problema é a placa-mãe, Z590 começa com 2200,00 e a mobo compatível com menor preço H470, está 1200,00.

Enfim um produto para forçar a AMD lançar um 5600 não X ou até um 5500X made in china only.
 
Deve vir o 5600G e 5300G, como apontam os leaks, mas não me interessam os AMD no momento, quero um 11400 abaixo dos 1500,00.

APU nunca vai ser igual um CPU qdo se fala em AMD, cache é cortado o que cai muito a performance.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo