[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Tópico errado
 
Última edição:
Ele roda o tempo todo em 4,6GHz mesmo no desktop sem fazer nada? Se sim tem algo de errado, provavelmente você não ativou as funções na BIOS pra diminuir o clock quando o CPU estiver em idle e só aumentar quando for utilizado.

Se deixar ele o tempo todo em 4,6GHz vai consumir mais energia sem necessidade.
Beleza mano, obrigado pela dica.

vou dar uma olhada, tem alguma ideia de como ativar isso na z490 tuf da asus?
 
Beleza mano, obrigado pela dica.

vou dar uma olhada, tem alguma ideia de como ativar isso na z490 tuf da asus?
Primeiro de tudo verifica no perfil de energia do Windows se está setado pro modo balanceado ao invés de alto desempenho pois no último o CPU vai sempre rodar na frequência máxima. Depois vai na BIOS e procurar pelas opções C-State e C1E e ative-as e depois verifique no Windows se a frequência da CPU diminui(o padrão é 800MHz em idle).
 
Primeiro de tudo verifica no perfil de energia do Windows se está setado pro modo balanceado ao invés de alto desempenho pois no último o CPU vai sempre rodar na frequência máxima. Depois vai na BIOS e procurar pelas opções C-State e C1E e ative-as e depois verifique no Windows se a frequência da CPU diminui(o padrão é 800MHz em idle).
Beleza, vou olhar lá, obrigado!
 
Rapazeada, a frequencia do processador deveria funcionar assim em idle? Tem algo errado com essa oscilação? É um I7 10700K

 

Alder Lake é a corda bamba da Intel​





Uma postagem no fórum de tecnologia da Coréia do Sul afirma que os processadores Alder Lake de 12ª geração da Intel são 40% mais lentos do que o inicialmente previsto. Ele também diz que as placas de vídeo Xe DG2 HPG da Intel virão com pelo menos 6 GB de VRAM e custarão menos do que as alternativas Nvidia e AMD.

As informações sobre a próxima linha de processadores Alder Lake da Intel ainda são relativamente escassas. Vazamentos sugerem que poderíamos ver um aumento de 20% no IPC em cargas de trabalho de thread único e o dobro do desempenho de vários threads em algumas cargas de trabalho. No entanto, essas informações foram obtidas de um suposto material de marketing da Intel, portanto, é melhor tratá-las com ceticismo. Uma nova postagem dos fóruns de tecnologia sul-coreanos Clien sugere que os processadores Alder Lake podem ser 40% mais lentos do que o previsto anteriormente.

No entanto, a postagem é desprovida de especificações, como o modelo do processador e o hardware com o qual está sendo comparado. Além disso, alguns benchmarks têm problemas para reconhecer corretamente a configuração de núcleo híbrido de Alder Lake. Mesmo com desempenho 40% reduzido, ainda estamos buscando ganhos de IPC de dois dígitos em toda a linha.

A postagem também fala sobre a linha de placas de vídeo Xe DG2 HPG da Intel. Isso nos diz que o modelo básico virá com pelo menos 6 GB de VRAM GDDR6. Isso contradiz um vazamento anterior , que afirmava que pelo menos três SKUs seriam enviados com VRAM de 4 GB. Espera-se que o SKU básico seja significativamente mais barato do que os modelos AMD e Nvidia com especificações semelhantes. Seu desempenho de mineração também é péssimo.

Embora o Clien tenha sido razoavelmente preciso com alguns de seus vazamentos anteriores, os fóruns também têm um histórico de estarem errados. Portanto, devemos tratar essas informações com uma dose saudável de ceticismo. Alder Lake marca o início de uma arquitetura de CPU inteiramente nova, e não podemos esperar que isso aconteça sem um ou dois soluços.


É de Taiwan.

Parte da CPU

A próxima melhoria de desempenho da arquitetura é muito menor do que a estimativa inicial da Intel, portanto, em certas circunstâncias, é cerca de 40% menor do que o valor previsto.

No entanto, é dito que a versão atual não pode ser adiada mais, então é provável que seja adiada.

Parte GPU

A situação em que a GPU externa para desktops do consumidor foi concluída. Saiu inesperadamente, e dizem que a relação de desempenho não é ruim o suficiente para a Intel desempenhar o papel de uma virada de jogo.

Em particular, diz-se que o preço será muito mais barato do que NVIDIA ou AMD. Diz-se que começa com o GDDR6 de 6 GB padrão.

Diz-se que o desempenho do GPGPU é ruim para jogos, então não é adequado para mineração, e um modelo com alto desempenho do GPGPU será lançado separadamente.

Intel pretende construir fábrica avançada de 7 nm na Europa com US $ 9,7 bilhões em subsídios







Sapphire Rapids da Intel pode ter 72-80 núcleos, de acordo com novos Die Shots


Intel vai investir US $ 3,5 bilhões na atualização da Fab do Novo México​



Intel investirá US $ 600 milhões para expandir chip, Mobileye R&D em Israel

 
Olha só um comparativo de valores, sendo os menores encontrados no mercado hoje:

item​
valor​
10400F+B460​
1544.32​
10400+B460​
1700.31​
10400F+B560​
2029.4​
11400F+B560​
2118.9​
10400+B560​
2185.4​
10700F+B460
2403.91
11400+B560
2417.36
10700+B460​
2573.91​
10700F+B560​
2888.99​
10700+B560​
3058.99​

Você iria prefirir 10700F+B460 ou 11400+B560 ?? Ou qual sua opção se for outra ?

As placas-mãe são as mais simples da Asus (EX-B460M-V5 e EX-B560M-V5), Lan Realtek 1Gb, Audio ALC887, 2x DIMM.

Sendo que a B460 tem 1x M.2 e a B560 tem 2x M.2 PCI 4 e HDMI 2.0.
 
Última edição:
Olha o B.O. : decidi ir de 11400F até as DDR5 chegarem e amadurecerem, mas não achei nenhuma placa nativamente compatível (só as Z590 que obviamente não pagaria para um processador de entrada como esse). Conclusão, vi que as Z490 suportam mediante atualização de BIOS, contando com isso, pedi à loja para atualizar (TUF Z490 na terabyte), e já com o pagamento confirmado, eles disseram que não atualizam.

Mandei cancelarem imediatamente o pedido, mas com certeza vou levar um chá de cadeira, provavelmente vão despachar, vai chegar aqui, vou ter que mandar de volta para só então ser reembolsado... coloca ai 3 meses nessa brincadeira. Que raiva!

obs.: no fim de mundo onde moro, não vou achar um processador de 10 geração pra atualizar essa p***.
 
Olha o B.O. : decidi ir de 11400F até as DDR5 chegarem e amadurecerem, mas não achei nenhuma placa nativamente compatível (só as Z590 que obviamente não pagaria para um processador de entrada como esse). Conclusão, vi que as Z490 suportam mediante atualização de BIOS, contando com isso, pedi à loja para atualizar (TUF Z490 na terabyte), e já com o pagamento confirmado, eles disseram que não atualizam.

Mandei cancelarem imediatamente o pedido, mas com certeza vou levar um chá de cadeira, provavelmente vão despachar, vai chegar aqui, vou ter que mandar de volta para só então ser reembolsado... coloca ai 3 meses nessa brincadeira. Que raiva!

obs.: no fim de mundo onde moro, não vou achar um processador de 10 geração pra atualizar essa p***.
Porquê não comprou as B560 ou H570 na Pichau ?
 
Ignorância minha ahaha!
A tera acabou de responder meu chamado dizendo que vão reembolsar em até 5 dias, vamos ver!
Se eu não perder a vontade, vejo essa opção da pichau. Valeu pela dica!

Espero que resolva logo.
E eles que me venderam um 11400 usado !! :mad:
Caixa aberta e marcas de uso no cooler. PQP!!
Estou na maior novela desde 16/04 para me reembolsarem.
Nunca mais compro lá.
 


W3Kc8B5.png


524lxRL.jpg


tzaORwW.jpg


XkFOT58.jpeg
 
Espero que resolva logo.
E eles que me venderam um 11400 usado !! :mad:
Caixa aberta e marcas de uso no cooler. PQP!!
Estou na maior novela desde 16/04 para me reembolsarem.
Nunca mais compro lá.

Nossa, que bola fora deles. Recomprei o kit na pichau com a B560 :isso:

Dava pra eu ter levado um kit ryzen 5600X pela pouca diferença de preço que ficou no final já que inclui um cooler na compra (cooler box da intel é vergonhoso), mas... sei lá, deu vontade de ir de Intel dessa vez. kkkk. Que me sirva bem até pelo menos 2025.

O que motivou tu escolher essa plataforma em vez da amd?
 
Nossa, que bola fora deles. Recomprei o kit na pichau com a B560 :isso:

Dava pra eu ter levado um kit ryzen 5600X pela pouca diferença de preço que ficou no final já que inclui um cooler na compra (cooler box da intel é vergonhoso), mas... sei lá, deu vontade de ir de Intel dessa vez. kkkk. Que me sirva bem até pelo menos 2025.

O que motivou tu escolher essa plataforma em vez da amd?

Apesar de já ter tido AMD, eu prefiro Intel por performance que me atende com estabilidade e menos dor de cabeça.

Qual B560 pegou ?

Se colocar no papel em termos de preço, 11400 + B560 = 10700F + B460. (+- R$ 2400)
Agora fiquei em dúvida no que faço, to esperando a Tera devolver a grana e preciso escolher emtre as 2 opções, se pego mais perforamce/cores, mas sem poder avançar para 11gen pela mobo, ou pegar o 11400 com possibilidade de por um processador melhor mais para frente.

Outra opção é gastar o mínimo e economizar R$ 1000,00 agora com 10400F + B460 (R$ 1500) e montar uma máquina secundária de backup e esperar 12gen.
 
Apesar de já ter tido AMD, eu prefiro Intel por performance que me atende com estabilidade e menos dor de cabeça.

Qual B560 pegou ?

Se colocar no papel em termos de preço, 11400 + B560 = 10700F + B460. (+- R$ 2400)
Agora fiquei em dúvida no que faço, to esperando a Tera devolver a grana e preciso escolher emtre as 2 opções, se pego mais perforamce/cores, mas sem poder avançar para 11gen pela mobo, ou pegar o 11400 com possibilidade de por um processador melhor mais para frente.

Outra opção é gastar o mínimo e economizar R$ 1000,00 agora com 10400F + B460 (R$ 1500) e montar uma máquina secundária de backup e esperar 12gen.

Foi uma Asus PRIME B560-PLUS. Também penso em fazer um UP de CPU via aliexpress depois... um core i9, tava 2K esses dias.
Mas eu tou focando em economia de energia também já que tenho minerado.
 


2cbgSyB.png


4g7yez2.png
 
Boa tarde, estou pensando em comprar um kit com 11400F + 16GB DDR4 3200.........Podem me recomendar um boa placa mãe ATX? Não pretendo fazer overclock.....

E outra, o Cooler box desse proc é bom ou devo investir num melhor?
 
Pessoal, tô desistindo de pegar o Core i5-11400f com Placa Mãe Z490. Muita burocracia... as placas mãe pra Geração 11 estão muito caras, e quando vc pergunta pra loja se vem com BIOS atualizada, a resposta é que eles não mexem na BIOS. Ou seja, se pegar a Placa Mãe e o Processador, não consegue iniciar pra atualizar a BIOS. A performance do i5-11400f e do i5-10400f é muito semelhante, principalmente em jogos. Minha única dúvida ficou em relação a velocidade máxima da memória, que na geração 11 é 3200 e na geração 10 é 2666. Isso faz muita diferença na prática, principalmente em jogos?
 
Boa tarde, estou pensando em comprar um kit com 11400F + 16GB DDR4 3200.........Podem me recomendar um boa placa mãe ATX? Não pretendo fazer overclock.....

E outra, o Cooler box desse proc é bom ou devo investir num melhor?
Asus TUF H570-PRO, encontra na Pichau.
O cooler é suficiente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, tô desistindo de pegar o Core i5-11400f com Placa Mãe Z490. Muita burocracia... as placas mãe pra Geração 11 estão muito caras, e quando vc pergunta pra loja se vem com BIOS atualizada, a resposta é que eles não mexem na BIOS. Ou seja, se pegar a Placa Mãe e o Processador, não consegue iniciar pra atualizar a BIOS. A performance do i5-11400f e do i5-10400f é muito semelhante, principalmente em jogos. Minha única dúvida ficou em relação a velocidade máxima da memória, que na geração 11 é 3200 e na geração 10 é 2666. Isso faz muita diferença na prática, principalmente em jogos?
Se você pegar mobo Z490 com USB BIOS flashback, poderá atualizar a mobo sem inserir o processador.
A A ROG STRIX Z490-H GAMING, por exemplo possui isso.
Se fosse você pegaria uma mobo B560 ou H570 que já é propria para 11gen.

Sim, o aumento do clock das memórias para 3200MHZ tem impacto direto nos jogos em termos de ganhos de fps.
 
Última edição:
Asus TUF H570-PRO, encontra na Pichau.
O cooler é suficiente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se você pegar mobo Z490 com USB BIOS flashback, poderá atualizar a mobo sem inserir o processador.
A A ROG STRIX Z490-H GAMING, por exemplo possui isso.
Se fosse você pegaria uma mobo B560 ou H570 que já é propria para 11gen.

Sim, o aumento do clock das memórias para 3200MHZ tem impacto direto nos jogos em termos de ganhos de fps.
Não teria algo mais barato? Já que não penso em overclock, ou você acha que as mais baratas são muito ruins?
 
Não teria algo mais barato? Já que não penso em overclock, ou você acha que as mais baratas são muito ruins?
A que te passei é uma das mais baratas ATX.

Tinha uma B560 MAtx de 960,00 mas acabou estoque.

As B560 e H570 são as mais baratas, depois somente tem as Z590 que estão por 2300, 3100, 3700 e acima.

Na média não vai encontrar por menos de 1300,00.
 
A que te passei é uma das mais baratas ATX.

Tinha uma B560 MAtx de 960,00 mas acabou estoque.

As B560 e H570 são as mais baratas, depois somente tem as Z590 que estão por 2300, 3100, 3700 e acima.

Na média não vai encontrar por menos de 1300,00.
Tu acha que uma mATX ficaria de boa com uma 3070?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo