[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Asus TUF H570-PRO, encontra na Pichau.
O cooler é suficiente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se você pegar mobo Z490 com USB BIOS flashback, poderá atualizar a mobo sem inserir o processador.
A A ROG STRIX Z490-H GAMING, por exemplo possui isso.
Se fosse você pegaria uma mobo B560 ou H570 que já é propria para 11gen.

Sim, o aumento do clock das memórias para 3200MHZ tem impacto direto nos jogos em termos de ganhos de fps.

Então, a questão é que essa ROG STRIX custa na faixa de 1700,00, muita coisa pra uma placa mãe, ainda mais pra um processador intermediário... já as B560 que tem num preço "aceitável", são extremamente simples, geralmente nem espaço pra 4 memórias tem. No combo que estou pensando pro 10400f, a placa mãe é até boa, bastante recursos, na faixa de 780,00 (Asus TUF Gaming B460M-Plus). Um kit 10400f+Placa Mãe+16GB DDR4 3000 sairia por 2530,00. Um kit 11400f+Placa mãe ROG STRIX+16GB DDR4 3000 sairia por 3430,00. Acho que 900,00 de diferença é muita coisa pra compensar o ganho que vi até agora da velocidade da memória, cerca de 5 FPS em jogos... Me corrija se eu estiver errado.
 
Mas olha essa comparação enganosa também, o cara usou uma 1650 super lixosa. Se tivesse usado uma 3070 pra cima o gargalo seria monstro.

Mas a proposta do XEON é justamente usar uma placa de vídeo fraca
 
Mas olha essa comparação enganosa também, o cara usou uma 1650 super lixosa. Se tivesse usado uma 3070 pra cima o gargalo seria monstro.
Quem em sã consciência vai montar um Xeon de 200 reais com uma VGA de + de 10K?

Ele fez o teste do mundo real.
 
Última edição:
Então, a questão é que essa ROG STRIX custa na faixa de 1700,00, muita coisa pra uma placa mãe, ainda mais pra um processador intermediário... já as B560 que tem num preço "aceitável", são extremamente simples, geralmente nem espaço pra 4 memórias tem. No combo que estou pensando pro 10400f, a placa mãe é até boa, bastante recursos, na faixa de 780,00 (Asus TUF Gaming B460M-Plus). Um kit 10400f+Placa Mãe+16GB DDR4 3000 sairia por 2530,00. Um kit 11400f+Placa mãe ROG STRIX+16GB DDR4 3000 sairia por 3430,00. Acho que 900,00 de diferença é muita coisa pra compensar o ganho que vi até agora da velocidade da memória, cerca de 5 FPS em jogos... Me corrija se eu estiver errado.
A TUF B560M-PLUS por 1300,00 acho bem razoável.

Ainda mais sendo 4x DIMM, 2x M.2, HDMI 2.0, PCI4, LAN 2.5G Intel. 👍
 
A TUF B560M-PLUS por 1300,00 acho bem razoável.

Ainda mais sendo 4x DIMM, 2x M.2, HDMI 2.0, PCI4, LAN 2.5G Intel. 👍

Sim, tive essa recomendação em outro tópico, e essa sim achei bem interessante. Acho que vou fechar no 11400f com essa TUF ✌️
 
11400F em promo por 1099,97 na Pichau.
11700 por 2375,00 (c/ cupom 5%) na Kabum.
 
Última edição:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mH45cYtv_o.png
 
Última edição:
Mas a proposta do XEON é justamente usar uma placa de vídeo fraca
Quem em sã consciência vai montar um Xeon de 200 reais com uma VGA de + de 10K?

Ele fez o teste do mundo real.

Não é essa a questão. O problema é que ele comparou com CPUs muito mais novas fazendo com que os mais novos pareçam nivelado no mesmo nível desse Xeon tranqueira devido a GPU fraca. Se fosse assim que só usasse CPU velha e metesse logo um FX 8350 no meio também pois pra quem é leigo e ver essa comparação vai achar que esse Xeon é tão bom quanto um i5 10400 por exemplo
 
Última edição:
Não é essa a questão. O problema é que ele comparou com CPUs muito mais novas fazendo com que os mais novos pareçam nivelado no mesmo nível desse Xeon tranqueira devido a GPU fraca. Se fosse assim que só usasse CPU velha e metesse logo um FX 8350 no meio também pois pra quem é leio e ver essa comparação vai achar que esse Xeon é tão bom quanto um i5 10400 por exemplo
Assiste o vídeo completo, vc vai entender o que ele fez, ele fala muitas vezes.

Xeon não é tranqueira e pra VGAs de entrada ele se sai tão bem qto CPUs novos mesmo.

Se quiser altas taxas de quadros, uma VGA mais forte, ai os CPUs atuais espancam ele, o Peperaio deixa isso bem claro no vídeo e disse que irá fazer mais testes.
 
Última edição:
Vi em alguns foruns gringos que pra chegar em 3200Mhz com o 11400 só com placa mãe Z, é real isso?
 
Praticamente todos os modelos de mobo pra 11th que chegaram na pichau ja esgotaram. Acho que só tem uma TUF por R$1500. Espero que esse mês chegue mais modelos e em mais lojas e dê uma reduzida nos preços.
 
Praticamente todos os modelos de mobo pra 11th que chegaram na pichau ja esgotaram. Acho que só tem uma TUF por R$1500. Espero que esse mês chegue mais modelos e em mais lojas e dê uma reduzida nos preços.

Acho que está acabando rápido pela promo do 11400F.

O que acho estranho é as "low end" H510, B560 e H570 somente terem aparecido na Pichau. Asus Z590 somente na Pichau e Tera, Gigabyte Z590 somente na Kabum.

Esse comportamento das lojas para linha 11Gen é bizarro. Espero que os estoques sejam repostos com mais opções e marcas, mas não sei não.
 
Acho que está acabando rápido pela promo do 11400F.

O que acho estranho é as "low end" H510, B560 e H570 somente terem aparecido na Pichau. Asus Z590 somente na Pichau e Tera, Gigabyte Z590 somente na Kabum.

Esse comportamento das lojas para linha 11Gen é bizarro. Espero que os estoques sejam repostos com mais opções e marcas, mas não sei não.
Acho que vai continuar assim por um bom tempo, ainda mais com 11400f vindo barato e vendendo bem, vão meter a mão e aproveitar o preço das placas mães

pq todos sabem que glr que ta comprando essas mobos eh so pro 11400 e como não tem quase nenhuma retro compatibilidade com as mobos anteriores(intel sendo intel), podem pedir o preço que quiserem nas mobos.
Todo mundo sabe aqui que tirando o 11400f, qualquer outro cpu dessa linha está caro ou perde em desempenho pra concorrência, então n me é estranho ver que boa parte das z490/z590 vendidas são pra quem comprou um 11400f/11400.

Só olhar que agora os preços de mobos amd de entrada/intermediaria deram uma abaixada pq os cpus abaixo do 5800x estão com péssimo CxB.
 
Todo mundo sabe aqui que tirando o 11400f, qualquer outro cpu dessa linha está caro ou perde em desempenho pra concorrência, então n me é estranho ver que boa parte das z490/z590 vendidas são pra quem comprou um 11400f/11400.
Acho cagada quem tá comprando Z490 para 11400F/11400, mais jogo pegar a B560 de 1300,00 que dá suporte a PCI4 e memória 3200.

O 11700 por 2375,00 na promo vigente é uma boa opção, melhor que o 5600X e dependendo também sai melhor que o 5800X em alguns jogos, porém em relação ao 10700F, tem jogo como Gears 5 e Assassin Valhalla se sai pior, depende da otimização, mas no geral o 11700 nesse preço é de se pensar sendo 8/16.

 

Intel Core-1800 é a amostra de engenharia 16C / 24T “Alder Lake-S” com aumento de até 4,6 GHz​

Surgiram especificações da CPU Intel Alder Lake​

Igor Wallossek publicou uma folha de dados (da HWiNFO) para o próximo processador Intel Core da 12ª Geração.

Matéria completa no link:


Intel Alder Lake

A próxima série 12ª Geração Core será uma grande mudança na arquitetura Intel para desktops e processadores móveis. A série apresentará uma nova versão da arquitetura Intel Hybrid, que estreou em uma série de CPUs de baixo consumo chamada Lakefield. Alder Lake leva as coisas a um novo nível ao introduzir CPUs de até 16 núcleos, que contará com núcleos de computação de alta eficiência (Atom) e de alto desempenho (Core) em um único pacote. Intel Alder Lake-S é fabricado em arquitetura SuperFin de 10nm, que é uma grande mudança em relação à tecnologia de processo de 14nm agora desatualizada, ainda usada pela Intel em sua série 11ª Geração Core.

As principais mudanças também estão chegando às placas-mãe. A série suportará memória DDR5-4800, bem como interface PCIe Gen5. Uma mudança para interfaces de I/O modernas e um Socket V (LGA1700) maior exigirá novas placas-mãe, tornando todas as placas-mãe Z590 topo de linha existentes impróprias para qualquer nova CPU moderna, uma vez que Alder Lake sair.

Intel Alder Lake-S será lançado este ano, o que a Intel confirmou várias vezes. A empresa ainda não deu uma possível data de anúncio, mas segundo rumores, pode acontecer até o final do terceiro trimestre.


Detalhes de Intel Alder Lake, fonte: VideoCardz

As especificações da série de notebooks Intel 11th Gen Core (Tiger Lake-H) vazaram​

Especificações completas do Intel Tiger Lake-H vazaram​

HD-Tecnologia compartilhou uma apresentação de lançamento para a próxima série 11º Gen Core H.


Chega de segredos, as especificações completas da série Tiger Lake-H foram reveladas. Embora a Intel já tenha lançado suas CPUs Tiger Lake há meses, elas ainda eram limitadas a 35 watts e quatro núcleos. Na CES 2021, quando a Intel apresentou sua série Tiger Lake-H35, o fabricante não estava totalmente pronto para falar sobre sua série de jogos topo de linha com 8 núcleos.

A boa notícia é que a espera acabou e em 11 de maio a Intel lançará oficialmente o resto de sua série 11ª Geração Core. Os slides que vazaram confirmam a data exata do embargo, que será suspensa em 11 de maio de 2021 às 4 da manhã, horário do Pacífico. Naquela época, os fabricantes de notebooks receberão luz verde para apresentar seus novos designs com CPUs Tiger Lake de 8 núcleos.


Detalhes do Intel 11th Gen Core (Tiger Lake-H), Fonte: Intel via HD Tecnologia

Tiger Lake-H: até 8 núcleos / 16 threads, DDR4-3200, 20 pistas PCI Gen4​


Intel Tiger Lake-H contará com arquitetura SuperFIn de 10 nm e núcleos de computação Willow Cove. Essas atualizações básicas não são as únicas mudanças importantes que ocorrerão nos laptops da próxima geração da Intel. A Intel também suportará PCI Express Gen4, um recurso que nem mesmo o AMD Cezanne-H tem. Com até 20 PCIe Gen4 e até 44 pistas de plataforma PCIe, esses laptops terão bastante capacidade de E / S para GPUs discretas de ponta e armazenamento rápido de NVMe. Intel Tiger Lake-H será emparelhado com opções de GPU de 'terceiros' que não têm nome. Esses poderiam ser GeForce RTX 30 series ou AMD Radeon RX 6000M, o último sendo uma surpresa.
No entanto, não há nada nos slides que confirme o suporte da GPU AMD. O que também vale a pena notar é que também não há confirmação sobre o suporte da série de GPU móvel Intel Xe-HPG, o que é lamentável.

A Intel está lançando seu novo SKU carro-chefe chamado Core i9-11980HK , que é um processador desbloqueado para designs ultra-premium. Este SKU aumentará com dois núcleos de até 5,0 GHz, que é o único SKU na nova linha a ser capaz de fazer isso. Laptops com a série HK desbloqueada nunca são baratos e provavelmente não estarão disponíveis em um formato fino. Oficialmente, há três peças de 8 núcleos e 16 threads chegando ( i9-11980HK, i9-11900H, i7-11800H ), no entanto, essa provavelmente não é a lista completa, pois já ouvimos sobre o Core i9-11950H.


Especificações do Intel 11th Gen Core (Tiger Lake-H), Fonte: Intel via HD Tecnologia

A lista também apresenta duas peças de 6 núcleos e 12 threads ( i5-11400H e i5-11260H ) com relógios de reforço de até 4,5 GHz. Não há Core i5-11600H na lista, apesar de aparecer nos vazamentos. Essa parte pode ser adiada até novo aviso.
JRi5zn1.png


A Intel está comparando seu i5-11400H de 6 núcleos com o AMD Ryzen 9 5900HS em jogos. O fabricante está usando seu sistema de amostra equipado com GPU RTX 3060 Max-Q (65W) versus ASUS ROG Zephyrus G14 que embala RTX 3060 Max-Q com TDP de 80W. Apesar da diferença de 15W na potência da GPU, o Intel Tiger Lake-H de 6 núcleos parece ser mais rápido em 4 de 7 jogos.


Intel Core i5-11400H vs AMD Ryzen 9 5900HS, Fonte: Intel via HD Tecnologia
Intel Tiger Lake-H ocupará três novos segmentos de notebook: essencial, entusiasta magro e entusiasta de halo. Os sistemas equipados com Tiger Lake-H devem suportar até configurações altas / máximas com painéis 1080p 240Hz ou 4K a 120 Hz. O slide não menciona os visores 2K, o que é uma pena, considerando que agora há novos designs confirmados com esses visores, como o ROG Zephyrus M16.


Segmentos de laptops Intel Tiger Lake, Fonte: Intel via HD Tecnologia
 
Não é essa a questão. O problema é que ele comparou com CPUs muito mais novas fazendo com que os mais novos pareçam nivelado no mesmo nível desse Xeon tranqueira devido a GPU fraca. Se fosse assim que só usasse CPU velha e metesse logo um FX 8350 no meio também pois pra quem é leigo e ver essa comparação vai achar que esse Xeon é tão bom quanto um i5 10400 por exemplo

Ele fez a comparação realista primeiro, já que a CPU custa 200 reais e compete pau a pau com as novas, quando usado com uma placa mediana.

Porém, ele mesmo falou que vai fazer outro vídeo com a 3080, para ver se ela aguenta. Provavelmente ele quer mostrar para quem a CPU é indicada.
 
As Z490 já vem com atualização da bios?
Então, isso que estava vendo agora, ia editar meu post sobre terá que atualizar a BIOS para usar 11gen e essa placa não tem update por pendrive sem CPU instalada, irá precisar de um processador de 10gen para atualizar. As Z490 não vem com BIOS atualizadas e nem todas são compatíveis com 11gen, precisa checar o modelo com o fabricante antes de comprar. No caso essa MSI é compatível com 11Gen pelo que verifiquei.

Eu particularmente já prefiro a ASUS TUF B560M-PRO por R$ 1300,00 na Pichau, já é própria para 11gen de fábrica e pelo chipset da linha 500.

Se você for usar com 11400F ou 11400 não irá overclockar, então não precisa de uma placa com chipset Z.
 
Então, isso que estava vendo agora, ia editar meu post sobre terá que atualizar a BIOS para usar 11gen e essa placa não tem update por pendrive sem CPU instalada, irá precisar de um processador de 10gen para atualizar. As Z490 não vem com BIOS atualizadas e nem todas são compatíveis com 11gen, precisa checar o modelo com o fabricante antes de comprar. No caso essa MSI é compatível com 11Gen pelo que verifiquei.

Eu particularmente já prefiro a ASUS TUF B560M-PRO por R$ 1300,00 na Pichau, já é própria para 11gen de fábrica e pelo chipset da linha 500.

Se você for usar com 11400F ou 11400 não irá overclockar, então não precisa de uma placa com chipset Z.
Eu pretendo fazer o esquema de liberar o power limit que é capado, essa b560 é de boas pra isso?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo