Como limitar a banda pelo modem ST510 V6 ?

fred1959

Well-Known Member
Registrado
Como limitar a banda pelo QoS modem ST510 V6 ?

Alguem ai sabe se tem como limitar a banda pelo modem ST510 v6 ? tava pesquisando no google vi um kra falando q tem firmware do 510 q tem QoS embutido... alguem sabe algo ? se é possivel, se tem algum firmware q ja tenha limite de banda ?
 
to pesquisando aki no google... achei uma pagina em ingles http://forums.whirlpool.net.au/forum-replies-archive.cfm/432129.html e a tradução do google http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://forums.whirlpool.net.au/forum-replies-archive.cfm/432129.html&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dst510%2Bipqos.ini%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26sa%3DG ...
mesmo assim não sei se eles tão falando realmente de limite de banda ou outra coisa... mas se for envolve edição do arquivo user.ini (backup) e umas alterações que não tá claro nem fudendo...
 
Alguem ai sabe se tem como limitar a banda pelo modem ST510 v6 ? tava pesquisando no google vi um kra falando q tem firmware do 510 q tem QoS embutido... alguem sabe algo ? se é possivel, se tem algum firmware q ja tenha limite de banda ?


olha até onde eu sei não tem firmware alternativo pra ele não..... e pelo original não tem como...
 
o que eles tão fazendo nesse link que tu colocou é dar prioridade de banda para um computador da rede
 
Ainda pesquisando no google deparei com pessoas com a mesma duvida q eu, querendo fazer "controle de banda" atraves do recurso QoS embutido no ST510, diante disso to juntando aki todo conteudo q conseguir sobre isso.(afinal vai ter um usuario como eu, com esta duvida e vai parar aki... )

Hj liguei pra Thomson e perguntei o suporte o seguinte:

eu:Aki, tenho um st510v6 queria saber se tem jeito de fazer "controle de banda" atraves do recurso QoS do modem ?
suporte: tem sim, envia um email pro nosso suporte com as informações e o modelo do modem...

email:


-----Mensagem Original-----

Tenho um Speedtouch 510 V6 versão 5.4.0.14 , gostaria de saber a
configuração do QOS para ter um controle de banda entre 2 pcs. 50% a 50% ...
e gostaria de saber se quando um PC não esta utilizando sua banda o outro PC
pode utilizar a banda ociosa ?

---------------------------
Boa tarde
O modem faz mas terá de configurar no servidor pois somente o modem...não será bem feito o serviço por ele
att

Suporte Técnico Thomson
suporte@speedtouch.com.br
www.speedtouch.com.br



ConfigGuide_IPQoS.pdf

Fim---------------------------

ConfigGuide_IPQoS.pdf é o anexo q o suporte me mandou com as informações sobre a configuração do modem, essas informações são inseridas no arquivo de backup q vc faz no modem, o backup cria um arquivo user.ini, é la q vc vai alterar as configurações depois faz o upload pro modem.

O anexo não teve como enviar pro adrenaline, mas achei a mesma versão do pdf e coloquei o link aki

http://www.xs4all.nl/~ninazero/speedtouch/qos/ConfigGuide_IPQoS.pdf

Ainda não consegui configurar, são 124 paginas em ingles, explicando os comandos.. mas como disse to juntando o q acho aki, pq em paginas nacionais não tem quase nada de informação sobre o tema, só perguntas de como fazer ...
 
Ainda não consegui configurar, são 124 paginas em ingles, explicando os comandos.. mas como disse to juntando o q acho aki, pq em paginas nacionais não tem quase nada de informação sobre o tema, só perguntas de como fazer ...

My gosh! Good luck! :como:

Isso é importante pakas, ainda mais quando tem aquele irmao/mãe espertões usando o limewire e vc jogando algum jogo online.... :no:

Se alguem finalmente souber como, ou se conhecer algum modem ou router que faça isso, por favor me digam como! :confused:
 
O arquivo "ConfigGuide_IPQoS.pdf" que o suporte me mandou tem alguns comandos q não são pro ST510, :ranting3:. Mas achei o CLI guide do ST510, todos os comandos do modem em 600 paginas => http://www.thomsontelecompartner.com/getfile.php?id=3311

Deu pra aprende pouca coisa, mas achei uma coisa interessante:

realtimerate

"A percentagem da largura de banda que está disponível
autorizado a ser utilizado para servir a fila tempo real. Se estiver definido
a 100 o outro filas não será servido no caso da
congestionamentos e eles vão experiência fome."

"Representa uma percentagem de interface de largura de banda para a taxa de limitação do Real
Tempo fila.
Em caso de congestionamento, o Real Time fila só irá utilizar esta percentagem do
interface banda quando existe também o tráfego das outras filas."

o valor default do realtimerate é 80%

pra confirir so digitar no telnet: ipqos list

=>ipqos list

Name _______ State__ Discard_ Priority__ Size__ Size__Rate_Burst_ Weights
_________________________________ (Packets) ( KB ) (%) ( KB ) _Weights(%)
pvc_Internet_ enabled _ early___ wfq____ 250____ 56_ 80%_ 2 ___25% 25% 25% 25% =>


pra modificar o realtimerate (pagina 388 do CLI guide), digite o comando: ipqos config

dest= pvc_Internet (no meu caso, mostra no ipqos list)
[state] = <disabled ou enabled>
[discard] = <tail ou early>
[priority] = <wfq ou strict ou wrr>
[realtimerate] = <number{1 a 100}>
[burstsize] = <number{1 a 128}>
[weight1] = <number{1 a 97}>
[weight2] = <number{1 a 97}>
[weight3] = <number{1 a 97}>
[weight4] = <number{1 a 97}>
[maxpackets] = <number{0 a 250}>
[maxbytes] = <number{0 a 128}>

saveall

Pelo q entendi se vc coloca realtimerate 100% quando tiver congestionamento alguem vai ficar sem banda, o defeaul é 80% então em congestionamento ficam livre 20% ...

To brincanddo aki, mas é fumo de fazer teste aki, da pra troca valores mas num da pra ficar observando, não tenho acesso ao outro pc... pra testa um congestionameto... ehhe vo espera um congestionamento até eu pode ligar um pc aki do lado...

antes de brincar fiz um backup do user.ini mas pelo RESET da pra voltar ao padrão.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo