[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Valeu brother.

As fans são as Gamdias Aeolus M2.

E essas mangueiras da Feser eu comprei há muitos anos atrás na Performance-PCs e nunca tinha usado. Acho que tem uns 7 anos isso, nem sei se a Feser ainda existe pra ser sincero...rsrs

Show de bola.. Montei o meu praticamente todo na PPCs. Loja bacana com pessoal legal. Comprei mangueiras cristal, mas me arrependi. Vou ver se encontro por aqui uma preta ou branca..

Abs!
 
Alguém já teve a curiosidade de tirar o top do seu bloco Bykski ou Barrow para ver a situação das microfins da cold plate?

Eu tirei do meu XPR-AM-V2 e percebi algumas irregularidades no niquelamento entre as microfins, sendo que eu só usei uma vez esse bloco.

Tenho outro XPH-T8-M que vou abrir para ver a qualidade da camada de níquel.

Pergunto isso porque eu vi uns EK maltratados nas microfins ao ponto de estar puro cobre, queria saber se isso é normal.
 
Vou abrir um Aquacomputer esse final de semana para limpar todo o sistema. Mas o meu é todo copper com acetal, tipo esse: google
 
Eu ia instalar um dreno na saída da bomba mas acabei desistindo, agora estou com um lindo peso de papel de quase R$50 e mais alguns fittings que seriam necessários para a instalação.

Resolvi usar uma bomba de sucção manual com uma mangueira de 6mm para drenar o loop.

Fiz isso para manter o loop o mais simples possível, esses fittings pesam pra caramba e fiquei receoso porque o top da minha bomba é de acrílico.
 
@PedroMS

Acho que mesmo que funcionasse eu não usaria. Deixaria as memórias e o VRM sem dissipação:

NZXT_Kraken_G10_02.jpg

Fonte: Google
front.jpg

Fonte: Techpowerup, 6800xt AMD.

Procure WB no ali.
 
Última edição:
Eu dei uma pesquisada mas não encontrei nenhum ainda, acho que deva sair somente ano que vem

Achei esse. Deve ser para o modelo de referência.



Mia detalhes: https://www.bykski.us/collections/r...ackplate-for-amd-radeon-rx6900xt-a-rx6900xt-x

Só que não detalha legal a compatibilidade.
 
Então.. no site do fabricante não detalha muito: https://www.bykski.us/collections/r...ackplate-for-amd-radeon-rx6900xt-a-rx6900xt-x

Mas se olhar o PCB padrão da 6900 e 6800 xt são praticamente idênticos:

Techpowerup:

6800xt:

6900xt:
 
Radiador de 360 mm, qual é o melhor e qual tem o melhor custo benefício? Estou de olho no Magicool, Barrow, Barrowch e Bykski. O Alphacool achei absurdo de caro no Aliexpress.
 
Radiador de 360 mm, qual é o melhor e qual tem o melhor custo benefício? Estou de olho no Magicool, Barrow, Barrowch e Bykski. O Alphacool achei absurdo de caro no Aliexpress.
Alphacool é marca de boutique igual EKWB, são bons sim e vários produtos são de engenharia e produção deles (pouca coisa é OEM), mas são MUITO caros.

Eu desconfio que os radiadores da Barrow e Bykski são Magicool remarcados, ou no máximo recebem em forma de OEM para efetuarem uma pintura melhor e colocarem o logotipo.

Eu tenho um Magicool de 280 e gostei, tanto que comprei um segundo para colocar no loop. Na loja deles enviam com "frete grátis".
 
Moçada, o que vocês acham desse tipo de block+bomba da Barrow?

Bloco de água da cpu do carrinho de mão combinação 17w pwm bomba para intel, amd am3 am4, x99 x299 plataforma, kit refrigerador de água integrado, LTPRK 04|Ventiladores e resfriadores| - AliExpress

Namoro há anos a ideia de montar um watercooler custom, mas tenho medo de vazamentos e etc, e pra manter mais simples e fácil de lidar, estava pensando em montar um desses com um radiador de 420mm, já tenho várias fans de 140mm, e cabe na frente do meu gabinete (acho). Pensei em por aquelas mangueiras pretas foscas e uns fittings pretos, a ideia é ficar com um visual de AIO bombado hehe

Alguém já montou algo assim? Algumas ideias?
 
Dei uma geral no sistema hoje pra receber o novo processador e acabou o algicida que tinha da Primochill (veio com a mangueira). Recomendam alguma marca ou loja pra comprar isso? Se possível, algo online seria ótimo!
 
Moçada, o que vocês acham desse tipo de block+bomba da Barrow?

Bloco de água da cpu do carrinho de mão combinação 17w pwm bomba para intel, amd am3 am4, x99 x299 plataforma, kit refrigerador de água integrado, LTPRK 04|Ventiladores e resfriadores| - AliExpress

Namoro há anos a ideia de montar um watercooler custom, mas tenho medo de vazamentos e etc, e pra manter mais simples e fácil de lidar, estava pensando em montar um desses com um radiador de 420mm, já tenho várias fans de 140mm, e cabe na frente do meu gabinete (acho). Pensei em por aquelas mangueiras pretas foscas e uns fittings pretos, a ideia é ficar com um visual de AIO bombado hehe

Alguém já montou algo assim? Algumas ideias?

Cara, não sei da confiabilidade das bombas da china. Se eu fosse montar, usaria um WB sem bomba (caso tenha espaço) pois se a bomba der problema vc troca só ela. Veja se é possivel substituir a bomba desse bloco... não encontrei só a bomba. Eu pegaria um com pwm e deixo gerenciar pela MB.

Uso um 280mm no meu sistema. Quando for comprar, não vá só pelo fabricante do gabinete dizendo que serve um 280mm. Tive que trocar um gabinete Sharkoon pois o radiador não entrava. Confirme a largura do radiador com o espaço livre que vc tiver no gabinete. No meu caso o acabamento do radiador impedia entrar no espaço do gabinete. Se soubesse tinha comprado um de 240mm. Mas já foi e estou satisfeito com o desempenho.

Dei uma geral no sistema hoje pra receber o novo processador e acabou o algicida que tinha da Primochill (veio com a mangueira). Recomendam alguma marca ou loja pra comprar isso? Se possível, algo online seria ótimo!

Tem muita gente que usa só agua destilada. Já vi colocarem algicida de aquario. Caso não pegue luz no seu PC não deve criar alga.
 
Cara, não sei da confiabilidade das bombas da china. Se eu fosse montar, usaria um WB sem bomba (caso tenha espaço) pois se a bomba der problema vc troca só ela. Veja se é possivel substituir a bomba desse bloco... não encontrei só a bomba. Eu pegaria um com pwm e deixo gerenciar pela MB.

Uso um 280mm no meu sistema. Quando for comprar, não vá só pelo fabricante do gabinete dizendo que serve um 280mm. Tive que trocar um gabinete Sharkoon pois o radiador não entrava. Confirme a largura do radiador com o espaço livre que vc tiver no gabinete. No meu caso o acabamento do radiador impedia entrar no espaço do gabinete. Se soubesse tinha comprado um de 240mm. Mas já foi e estou satisfeito com o desempenho.

Eu já vi para vender separado a bomba se não me engano, não consigo pesquisar agora, pois estou no pc da firma, mas a ideia era justamente não precisa fazer um WC Custom mais tradicional, com reservatório, bomba, bloco cpu e radiador. Queria algo mais simples mesmo, com o visual de um AIO maiorzão, estilo aquele Arctic Liquid Freezer II 420. Sobre o gabinete, tenho um radiador de 280mm na frente já, e tem bastante espaço ainda, acredito que caberia um 420mm apertado nele, se precisar eu corto o fundo dele pra fazer espaço, é um gabinete ''velho'' mesmo, faz tempo que penso em trocar, mas vou pagar mais de 1000 conto provavelmente pra adquirir um gabinete que tenha o mesmo tamanho e opções de instalação de radiador e fans, paguei 300 pila nele no Megamamute aquela vez, nunca vi outro full tower nessa faixa de preço de novo.
 
Comprei outro radiador de 280mm da Magicool, mas o vendedor disse que não tinha mais em estoque e me enviou um da Bykski com as mesmas especificações e aparência, exceto pelo logo na lateral, eu aceitei e vou comparar os dois quando chegar, vou confirmar a minha suspeita que esses radiadores são todos da Magicool mas com o logo da Bykski ou Barrow.
 
Comprei outro radiador de 280mm da Magicool, mas o vendedor disse que não tinha mais em estoque e me enviou um da Bykski com as mesmas especificações e aparência, exceto pelo logo na lateral, eu aceitei e vou comparar os dois quando chegar, vou confirmar a minha suspeita que esses radiadores são todos da Magicool mas com o logo da Bykski ou Barrow.

Confirma se é de fato tudo de cobre e latão.
 
Moçada, o que vocês acham desse tipo de block+bomba da Barrow?

Bloco de água da cpu do carrinho de mão combinação 17w pwm bomba para intel, amd am3 am4, x99 x299 plataforma, kit refrigerador de água integrado, LTPRK 04|Ventiladores e resfriadores| - AliExpress

Namoro há anos a ideia de montar um watercooler custom, mas tenho medo de vazamentos e etc, e pra manter mais simples e fácil de lidar, estava pensando em montar um desses com um radiador de 420mm, já tenho várias fans de 140mm, e cabe na frente do meu gabinete (acho). Pensei em por aquelas mangueiras pretas foscas e uns fittings pretos, a ideia é ficar com um visual de AIO bombado hehe

Alguém já montou algo assim? Algumas ideias?

Se achar boas mangueiras foscas 10/16 num bom preço posta aqui! Tb curto esse visual AIO, mt prático. Fiquei muito tentado nesse block aí.
 
Se achar boas mangueiras foscas 10/16 num bom preço posta aqui! Tb curto esse visual AIO, mt prático. Fiquei muito tentado nesse block aí.
A melhor que achei até agora foi essa aqui:
Tubo macio do computador do pc da tubulação de refrigeração da água do pvc de 2m/6.56ft 8x12mm 6x10mm para o sistema do radiador do bloco de água|Ventiladores e resfriadores| - AliExpress
Mas ela não parece ser bem fosca que nem aquelas da EK, mas parecem bem ok, então acho que iria com elas, sobre o bloco/bomba, acho que vou pegar a versão toda preta e uns fittings dourados, acho que o visual preto/dourado iria ficar bem legal.
 
Galera alguem aqui usa duas bombas D5 ligadas no msm conector pump da placa mãe ?

Eu uso exatamente essa D5 da Barrow e ela vem com um conector direto na fonte e outro PWM q vai ligado no pump da placa mãe e acredito eu q só serve pra controlar a velocidade da bomba, acontece q eu comprei outra bomba idêntica pra deixar os loops da CPU e VGA independentes e gostaria de saber se dá pra ligar as duas bombas nessa conexão pump da placa mãe usando aquele cabinho com duas pontas




Obs: eu sei q é desnecessário duas D5 mas estou montando um projeto de case e por questões estéticas eu resolvi colocar duas bombas com loops individuais, outro motivo q pesou é o fato dos valores de uma D5 ter subido muito e a escassez no mercado nacional, caso a minha unica D5 queimasse eu praticamente ficaria sem PC por pelo menos 1 mês até chegar outra da China, com dois loops se por azar do destino uma queimar eu posso unir os loops e usar apenas uma das bombas até repor a outra, outro motivo foi q conseguir pegar essa D5 por R$385 com frete incluso
Eu acho spliter mais seguro, ainda mais que não temos dados do consumo de corrente da bomba, e de quanto de corrente pode se tirar do pino da placa mãe.
 
Eu acho spliter mais seguro, ainda mais que não temos dados do consumo de corrente da bomba, e de quanto de corrente pode se tirar do pino da placa mãe.
Essa bomba é de 18W.

18W em 12V puxa 1,5A.

Se colocar nos headers W_PUMP+ das placas Asus, está no limite, suportam até 2A. Nas placas tipo Crosshair suportam até 3A.
 
Pra começar a me aventurar no mundo dos watercoolers custom, vale a pena comprar o kit da Bykski no Ali ( link ) só com block de CPU e depois (Até pq tem q sair ainda) eu compro um Block de GPU das 3060ti ou compro tudo de uma vez ? Ou compro algum outro kit ?
 
Pra começar a me aventurar no mundo dos watercoolers custom, vale a pena comprar o kit da Bykski no Ali ( link ) só com block de CPU e depois (Até pq tem q sair ainda) eu compro um Block de GPU das 3060ti ou compro tudo de uma vez ? Ou compro algum outro kit ?

O meu eu achei melhor comprar picado, saiu mais barato.
 
Precisaria de algo alem disso ?

LHQmgr0.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo