[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Uma duvida. Chegaram algumas peças (Bomba, radiador, mangueira e fittings) e decidi montar no gabinete para testar se está tudo funcionando normal. O Sistema tá perfeito, sem vazamento, bomba funcionando, porem, não consigo apertar o fitting da mangueira até o fim, as vezes mal consegue dar rosca, porem não está vazando. É ruim assim mesmo de apertar esses fitings de mangueira flexivel ?

Ps. Mangueira Byski 10/13 com conector 10/13 Bykski (B-FT3-TK)
 
Uma duvida. Chegaram algumas peças (Bomba, radiador, mangueira e fittings) e decidi montar no gabinete para testar se está tudo funcionando normal. O Sistema tá perfeito, sem vazamento, bomba funcionando, porem, não consigo apertar o fitting da mangueira até o fim, as vezes mal consegue dar rosca, porem não está vazando. É ruim assim mesmo de apertar esses fitings de mangueira flexivel ?

Ps. Mangueira Byski 10/13 com conector 10/13 Bykski (B-FT3-TK)


Uso fittings da Barrow com a mangueira da Byski e todos apertam normal e com facilidade aqui. Apertar os fittings garante que a mangueira não saia em caso de trancos ou com o tempo.
 
Última edição:
Mais barato possível:


P-20210207-161325.jpg



Tudo Bykski, Freezemod e Barrow. O block da GPU é universal, pra refrigerar VRM e VRAM usei fans 70mm dos cooler box antigos AMD, ficou bem discreto. Curti muito o resultado.
 
Finalmente projeto WC Custom finalizado.
Demoro mais foi, tenho algumas melhorias a fazer ainda, mas ta show.

 
Última edição:
Mais barato possível:


P-20210207-161325.jpg



Tudo Bykski, Freezemod e Barrow. O block da GPU é universal, pra refrigerar VRM e VRAM usei fans 70mm dos cooler box antigos AMD, ficou bem discreto. Curti muito o resultado.

Que mangueiras são essas? Pela cor parecem ser de silicone.

Mangueiras: um dos componentes mais importantes e mais desprezados.
 
Que mangueiras são essas? Pela cor parecem ser de silicone.

Mangueiras: um dos componentes mais importantes e mais desprezados.

Achei no aliexpress, pelo menos aparentam ser de silicone sim, procurei bastante essa bagaça. Assim que eu achar o link jogo aqui. Minha câmera é horrível mas não vou trocar de telefone tão cedo, pessoalmente ficou bonito demais. Hoje posso dizer que passou aquela tensão inicial: nada vazou, já saiu todas as bolhas, não apareceu resíduo algum, nada agrediu o níquel, tá tudo 100%, agora é só curtir o resultado.
 
Mais barato possível:


P-20210207-161325.jpg



Tudo Bykski, Freezemod e Barrow. O block da GPU é universal, pra refrigerar VRM e VRAM usei fans 70mm dos cooler box antigos AMD, ficou bem discreto. Curti muito o resultado.
Ficou massa bem caseiro mesmo mas oq importa é as temperaturas, falando nisso como que ficaram em Full?
 
Ficou massa bem caseiro mesmo mas oq importa é as temperaturas, falando nisso como que ficaram em Full?

Valeu, eu particularmente não gosto de tubos, enquanto mangueira for uma opção, sempre será minha preferência, muito mais prático, custom em si já é trabalhoso, eu que não quero arrumar mais dificuldade kkkkk, do jeito que tá posso trocar mobo, CPU, e se fizer com jeitinho e a mangueira tolerar uma leve torção, até GPU sem desmontar o sistema. A última vez que montei custom foi com um FX-8120 + Crosshair V Formula lá em 2012, tava meio receoso mas no fim deu tudo certo, a GPU não passa de 50, a CPU que é selvagem com esses spikes de 1.45V do PBO aí não teve jeito, pegou uns 78. Aqui é bem quente, essa semana tá decente, mas tem dias que bate 40C dentro do quarto, é de matar. A minha mobo deu problema e eu acabei pegando essa A320 da Gigabyte pra ficar de temporária, aí é bem limitado, tem que deixar tudo em AUTO mesmo.
 
Valeu, eu particularmente não gosto de tubos, enquanto mangueira for uma opção, sempre será minha preferência, muito mais prático, custom em si já é trabalhoso, eu que não quero arrumar mais dificuldade kkkkk, do jeito que tá posso trocar mobo, CPU, e se fizer com jeitinho e a mangueira tolerar uma leve torção, até GPU sem desmontar o sistema. A última vez que montei custom foi com um FX-8120 + Crosshair V Formula lá em 2012, tava meio receoso mas no fim deu tudo certo, a GPU não passa de 50, a CPU que é selvagem com esses spikes de 1.45V do PBO aí não teve jeito, pegou uns 78. Aqui é bem quente, essa semana tá decente, mas tem dias que bate 40C dentro do quarto, é de matar. A minha mobo deu problema e eu acabei pegando essa A320 da Gigabyte pra ficar de temporária, aí é bem limitado, tem que deixar tudo em AUTO mesmo.
GPU da descente a temperatura, sobre o CPU não tem jeito a 1.45v com 40° de temperatura até que 78° ta tolerável, se tu tivesse com air cooler certamente passava de 90° nesses parâmetros.
 
Estou com uma dúvida. Apesar de ter uma sobra para quando chegar o novo gabinete, consegui encontrar em uma loja de mangueiras uma mangueira 3/8 transparente, daquelas que são mais grossas e não dobram fácil. Porém, não consigo dar rosca no fitting de jeito nenhum. Já até lixei a mangueira por dentro com uma retifica, porém mesmo comendo um pouco da parede fica horrível de tentar dar rosca. Alguém tem alguma dica ?
 
Bom dia, alguém poderia me indicar opções (ou montar as peças/dimensionar para um water cooler custom cpu+gpu)? Também queria trocar o gabinete, tenho um tt v3 black, já usei um corsair h45 mas pifou em um ano.... então quero algo que dure ou que fosse fácil trocar a bomba se pifar e que seja silencioso.

Gostaria de gastar no gabinete perto de 500-600 (pelo que vi tem umas opções, mas nada de luzinha se possível, quero tudo black)
No water cooler custom o preço não importa tanto, mas quero algo custo/beneficio voltado a qualidade e silencio. (pelo que vi vai sair próximo de 1500-2000)

Tem muita opção e to meio perdido, tentando ver pelo aliexpress (mas pode ser outro lugar desde que mande via correio normal pra fugir do tax) mas o medo é comprar errado alguma coisa, então queria uma ajuda na organização das compras, devo comprar pingado as coisas e mês que vem querendo montar.

Hoje o que tenho é 9600k + Zotac 1080 AMP, a prioridade é pra gpu (esse eu vi que tem placa específica pra ele meio carinho mas g12 + aio da na mesma em custo e é inferior) que a ventoinha original ta com problema e ta com uma gambiarra (até que funcionando bem). Porém quero reduzir o fluxo de ar e ver se reduz o problema com maresia (queimou 4 placa mae em 2 anos aqui, ta osso). Estou pensando em trocar o 9600k por 5600X ai so o block que resolvo depois ou pego um pra intel e depois se trocar, vou pra amd. E o up é pela questão de placa mae mesmo, ta em falta as z370/z390 ou tá muito caro, entao capa a 9600k com as placas inferiores, indo pra amd já alivia bastante e libera oc e tb a memoria que hoje ta em 2666 por causa da placa mae de entrada...

EDIT: pra ajudar, um gabinete que achei interessante foi o https://br.thermaltake.com/h200-tg-rgb-2.html onde da pra colocar 2x240mm radiadores. Se tiverem outras opções interessantes tb algo nesse nível e valor.
 
Última edição:
Bom dia, alguém poderia me indicar opções (ou montar as peças/dimensionar para um water cooler custom cpu+gpu)? Também queria trocar o gabinete, tenho um tt v3 black, já usei um corsair h45 mas pifou em um ano.... então quero algo que dure ou que fosse fácil trocar a bomba se pifar e que seja silencioso.

Gostaria de gastar no gabinete perto de 500-600 (pelo que vi tem umas opções, mas nada de luzinha se possível, quero tudo black)
No water cooler custom o preço não importa tanto, mas quero algo custo/beneficio voltado a qualidade e silencio. (pelo que vi vai sair próximo de 1500-2000)

Tem muita opção e to meio perdido, tentando ver pelo aliexpress (mas pode ser outro lugar desde que mande via correio normal pra fugir do tax) mas o medo é comprar errado alguma coisa, então queria uma ajuda na organização das compras, devo comprar pingado as coisas e mês que vem querendo montar.

Hoje o que tenho é 9600k + Zotac 1080 AMP, a prioridade é pra gpu (esse eu vi que tem placa específica pra ele meio carinho mas g12 + aio da na mesma em custo e é inferior) que a ventoinha original ta com problema e ta com uma gambiarra (até que funcionando bem). Porém quero reduzir o fluxo de ar e ver se reduz o problema com maresia (queimou 4 placa mae em 2 anos aqui, ta osso). Estou pensando em trocar o 9600k por 5600X ai so o block que resolvo depois ou pego um pra intel e depois se trocar, vou pra amd. E o up é pela questão de placa mae mesmo, ta em falta as z370/z390 ou tá muito caro, entao capa a 9600k com as placas inferiores, indo pra amd já alivia bastante e libera oc e tb a memoria que hoje ta em 2666 por causa da placa mae de entrada...

EDIT: pra ajudar, um gabinete que achei interessante foi o https://br.thermaltake.com/h200-tg-rgb-2.html onde da pra colocar 2x240mm radiadores. Se tiverem outras opções interessantes tb algo nesse nível e valor.

Vou deixar em spoiler por ser um texto meio grande ...
Estava com a mesma duvida que você a uns dias atrás para montar o WC custom. Em questão de Gabinete, tenho um Corsair 400C (Que não cabe nada) e tive que trocar por um DT3 Hyperspace (Já foge um pouco do seu budget para gastar no gabinete). Procure algo com 50cm ou mais de altura, alem de uma largura consideravel (Algo com 25cm ou mais) para você ter uma folga, digo isso por experiencia propria com o 400C que é minusculo e horrivel para montar as coisas. Montei um PC com um gabinete Cougar MX660 Link a uns dias atras e tinha um tamanho muito bom, e até consegue achar por um valor abaixo desse que você disse.

Com relação ao WC, Se você tem prioridade por GPU (Assim como eu), procure um Block que sirva para ele (Os block das Bykski são muito bons, e costumam ter para todos os modelos), no aliexpress com certeza você vai achar. (Faixa de 500~600 reais). Fora isso, radiador 240mm, bomba, fitting e mangueira eu gastei em torno de 800 reais, comprando tanto no Aliexpress (Bomba, fittings, mangueira) como garimpando no ML (Radiador).

Agora, com relação a redução de fluxo de ar por conta de maresia, vai ter que analisar certinho isso aí, com relação aos Blocks e radiador não tem problema por ser niquelado e/ou aluminio, porem a questão do fluxo de ar com certeza vai reduzir um pouco a eficiencia final do projeto (falando com oq estou aprendendo montando o meu hoje), porem entendo seu ponto (Já passei por um problema parecido quanto tinha 3ª geração intel).

No mais, você pode comprar acessórios, como termometro, medidor de fluxo, conectores curvados, etc e tal. Vai doq você montar o seu projeto.

Ps. Dá um boa pesquisada no ML, ultimamente tenho visto bastante gente que revende itens e até kits prontos de WC, você paga um pouco a mais porem evita o BO de esperar encomenda da china, e possivelmente ser taxado, como aconteceu comigo.
 
Dei uma pesquisada tanto aqui no fórum quanto em outros fóruns gringos porém não encontrei nada concreto e fiquei em dúvida. Estava querendo trocar o líquido do WC para outro de outra cor e tinha um Motul Inugel sobrando da revisão do carro, que é base monoetilenoglicol. Tenho usado um bio coolant da radiex. Gostaria de saber qual o BO usar líquido com base monoetilenoglicol, nos fóruns cada um fala uma coisa. Minha única preocupação real seria com as guarnição do block da GPU, que seria algo meio "impossível" de substituir
 
Vou deixar em spoiler por ser um texto meio grande ...

Acabei chutando o balde um pouco no gabinete.... pois resolvi não trocar o cpu/mb e pegar uma z390 (msi... vamos ver se dão 3 anos de garantia pois peguei por conta disso).... do gabinete peguei Lian Li O11 Dynamic (e vou deixar invertido) e fiz as compras do wc no aliexpress:

16x fit (comprei uns a mais se for adicionar algo)

4x end plug

3mt mangueira (sei que foi a mais)

1x valvula/dreno

1x reservatorio 150ml

1x bomba d5 (vi que era bem acima dos chineses, como deve ser uma qualidade bem superior resolvi pegar) devo pegar outra bomba mais simples pra ter de step tb.

2x radiador 360m - 28mm (comprei 1 na verdade e vou testar como fica, vao receber 3xnoctua 120x25 cada)

1x bloco gpu

1x bloco cpu intel 1151

1x teste pressao (nao devia mas comprei...)

Tem algo além disso que acham quase obrigatório que seja bom ter no sistema ou pra uso eventual? Pra melhorar manutenção ou arrumação? Vi umas besteirinhas led que mostram temp/velocidade etc mas não quero nada de led pois o pc fica na sala, vai ter so no cpu msm e nem sei se vou deixar ligado.
 
Tem algo além disso que acham quase obrigatório que seja bom ter no sistema ou pra uso eventual? Pra melhorar manutenção ou arrumação? Vi umas besteirinhas led que mostram temp/velocidade etc mas não quero nada de led pois o pc fica na sala, vai ter so no cpu msm e nem sei se vou deixar ligado.
Além disso q vc comprou compraria tbm um Spliter para você colocar a valvula de dreno, uns 2~4 plug macho macho, e um termometro (Não é obrigatório mais ajuda a monitorar)

 
Além disso q vc comprou compraria tbm um Spliter para você colocar a valvula de dreno, uns 2~4 plug macho macho, e um termometro (Não é obrigatório mais ajuda a monitorar)

Valeu, vou verificar esses itens, talvez o splitter não precisa pois o tanque tem 3 saídas, o sistema de monitoramento eu tinha visto e fiquei interessado, vou ver aqui, o macho-macho comprei uns 4 pra ter se precisar pra algo tb.
 
Finalmente montei o loop completo, porem estou com um "problema". Percebi que o fluxo que sai da bomba (medido pelo termometro digital bykski) está muito baixo, coisa de 1L/min. Estou usando uma bomba Freezemod 500L/h, com 3m de "empurrão" maximo. Segui um conselho de um colega e retirei um conector 90º da saida da bomba porem o fluxo continua baixo na minha opinião. As temperaturas até o momento estão estáveis. Se mudo o preset do pwm para full, ele consegue chegar a 1,4~1,6L/min. Será que a bomba não está aguentando o loop ?

Loop: Bomba > Block GPU > Radiador 240mm > Block CPU > Radiador 360mm > Reservatório
 
Finalmente montei o loop completo, porem estou com um "problema". Percebi que o fluxo que sai da bomba (medido pelo termometro digital bykski) está muito baixo, coisa de 1L/min. Estou usando uma bomba Freezemod 500L/h, com 3m de "empurrão" maximo. Segui um conselho de um colega e retirei um conector 90º da saida da bomba porem o fluxo continua baixo na minha opinião. As temperaturas até o momento estão estáveis. Se mudo o preset do pwm para full, ele consegue chegar a 1,4~1,6L/min. Será que a bomba não está aguentando o loop ?

Loop: Bomba > Block GPU > Radiador 240mm > Block CPU > Radiador 360mm > Reservatório
Esse medidor é confiável?
Você removeu todo o ar do sistema?
Experimenta deixar essa bomba em 100% sem PWM.
Esse valor de referência geralmente não considera as restrições do loop.
 
Esse medidor é confiável?
Você removeu todo o ar do sistema?
Experimenta deixar essa bomba em 100% sem PWM.
Esse valor de referência geralmente não considera as restrições do loop.
Sim, medidor Bykski B-TFC-CS-X, todos os reviews q eu vi falaram bem dele.
Testei a bomba sem PWM, vai a 1.4L/min, mesma coisa que setar o PWM a 100%.
Estou achando que realmente a bomba não tá dando conta desse loop completo. 2 radiadores, 2 blocks e mais de metro de mangueira. Vou torcer pra minha bomba Barrow 960L/h ser liberada pelos correios logo pq se não vou ter q comprar outra bomba aqui no BR mesmo ...
 
Sim, medidor Bykski B-TFC-CS-X, todos os reviews q eu vi falaram bem dele.
Testei a bomba sem PWM, vai a 1.4L/min, mesma coisa que setar o PWM a 100%.
Estou achando que realmente a bomba não tá dando conta desse loop completo. 2 radiadores, 2 blocks e mais de metro de mangueira. Vou torcer pra minha bomba Barrow 960L/h ser liberada pelos correios logo pq se não vou ter q comprar outra bomba aqui no BR mesmo ...
Com certeza vai aumentar o fluxo. Mas provavelmente vai ficar meio longe da capacidade nominal.
Eu não me preocuparia se as temperaturas estiverem boas. Pode esperar o processo de importação sem problemas.
 
Mais barato possível:


P-20210207-161325.jpg



Tudo Bykski, Freezemod e Barrow. O block da GPU é universal, pra refrigerar VRM e VRAM usei fans 70mm dos cooler box antigos AMD, ficou bem discreto. Curti muito o resultado.
Ta usando qual fluído?
Ps muito bonita a build.
 
Última edição:
Ta usando qual fluído?
Ps muito bonita a build.

Só água destilada e algicida, fiquei tentado mas ainda não inventei moda kkkkk. Vou remontar mês que vem pra dar uma ajeitada estética nesse esquema da GPU, passar uns sleeves nas mangueiras (achei uns sleeves 5/8 no ali, vou ver se dá pra prender nos fittings) e montar tudo com Conductonaut, quando fizer isso talvez eu experimente algum fluído.
 
Só água destilada e algicida, fiquei tentado mas ainda não inventei moda kkkkk. Vou remontar mês que vem pra dar uma ajeitada estética nesse esquema da GPU, passar uns sleeves nas mangueiras (achei uns sleeves 5/8 no ali, vou ver se dá pra prender nos fittings) e montar tudo com Conductonaut, quando fizer isso talvez eu experimente algum fluído.
Já usei block generico em vga, inclusive no vrm, como vc fez ? Tem foto ai ?
 
Ao ligar, a bomba funciona bem, mas passa um certo tempo que ela começa a esquentar e do nada diminui a rotação de 5000rpm pra 1000rpm, e fica fazendo um barulho bem diferente, como se tivesse batendo "motor"

Alguém tem ideia?

Está parecendo cavitação no hélice da bomba.. pegue um lápis e com a ponta de borracha dê umas pancadinhas na bomba. Ás vezes chacoalhar a bomba também ajuda a remover as bolhas de ar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo