[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Já usei block generico em vga, inclusive no vrm, como vc fez ? Tem foto ai ?

Então, o VRM dessa placa já vem com um dissipador muquirana separado do principal, é só manter. Pra VRAM usei aqueles de sempre do Ali, e pra refrigeração ativa deles eu prendi uma fan de cooler box AMD antiga de cada lado, mas uma estava rangendo e eu acabei colocando uma 92mm numa posição feiosa. Vou estudar um jeito de fixar as fans originais da Colorful pra ficar discreto novamente. É que aqui tá em obra e eu acabei deixando o PC em outro lugar, quando for mexer nele, provavelmente daqui uns 10 dias, vou lembrar de postar fotos aqui.
 
Bom dia pessoal, estou com uma dúvida na montagem da bomba e o tanque.
Comprei estes 2 itens e queria saber se preciso de algum adaptador na bomba ou ela encaixa na parte de baixo do tanque?


Ainda não chegou o tanque pra testar, mas queria tirar essa dúvida, se precisar comprar alguma outra peça/adaptador, tem algum pra indicar?
 
Bom dia, finalmente chegaram todas as peças e montei meu WC custom com peças do Ali, como foi meu primeiro, foi interessante a sensação de ligar a primeira vez kkkkk, mas baixou legal as temperaturas do 9600k, no momento estou com ele a 4.9ghz e 1.288vcore chegando até 70C no prime, se uso o teste da intel fica entre 60-63C, isso no temp do cpu core. Estou com 2 rad de 360x28mm e 6 fans noctua a 1.300rpm (pensando em colocar em 1700 pra ver se muda algo, mas somente com o cpu tá ótimo).

Infelizmente comprei o bloco de gpu errado, se alguém se interessar estou vendendo no ML, é para Zotac AMP! 1070/1080. Não tinha me tocado que o meu modelo era o zotac 1080 mini... pior que não tem bloco pra ele (o kraken g12 já li que não da também), só pro modelo Ti... e a gpu era o mais importante aqui, pois as fans estão dando mais barulho, e agora com esses valores de gpu fica complicado pra compra de um modelo novo.
 
Bom dia, finalmente chegaram todas as peças e montei meu WC custom com peças do Ali, como foi meu primeiro, foi interessante a sensação de ligar a primeira vez kkkkk, mas baixou legal as temperaturas do 9600k, no momento estou com ele a 4.9ghz e 1.288vcore chegando até 70C no prime, se uso o teste da intel fica entre 60-63C, isso no temp do cpu core. Estou com 2 rad de 360x28mm e 6 fans noctua a 1.300rpm (pensando em colocar em 1700 pra ver se muda algo, mas somente com o cpu tá ótimo).

Infelizmente comprei o bloco de gpu errado, se alguém se interessar estou vendendo no ML, é para Zotac AMP! 1070/1080. Não tinha me tocado que o meu modelo era o zotac 1080 mini... pior que não tem bloco pra ele (o kraken g12 já li que não da também), só pro modelo Ti... e a gpu era o mais importante aqui, pois as fans estão dando mais barulho, e agora com esses valores de gpu fica complicado pra compra de um modelo novo.
Vc pode fazer como eu fiz, coloca um bloco universal na GPU, dissipadores na VRAM e VRM, e prende essas fans originais por cima, deixa travado numa rotação baixinha. Aqui funciona bem, obviamente não rende igual full block mas é muito melhor que a refrigeração original e ainda vai servir pra outras placas.
 
Vc pode fazer como eu fiz, coloca um bloco universal na GPU, dissipadores na VRAM e VRM, e prende essas fans originais por cima, deixa travado numa rotação baixinha. Aqui funciona bem, obviamente não rende igual full block mas é muito melhor que a refrigeração original e ainda vai servir pra outras placas.

Pode mandar o modelo do bloco e dissipadores?? Como ficam as temps com block universal? Da pra dar um over mantendo temp baixa? Hoje fiz um frankstein com zip tie aqui (inspirado nuns gringos) sobrou 1 noctua 120mm e coloquei no lugar das 2 fans originais (na verdade coloquei 2 de 120mm (a outra mais fraca, ficou so metade), mas parou o barulho que tinha das fans velhas e melhorou uns 2-5c a temperatura.

E tinha esquecido de ligar o termômetro/vazão então fiz hoje.... a temperatura da água chegou depois de uns 15 min no prime95 a 33c hj e ~1.1gpm - 4.2 L/m (cerca de 70-80% da rotação da bomba), baixando pra 29-30c e ~0.25 gpm (1.1 L/m - 30%), no idle, com temperatura ambiente de cerca de 25c, a bomba é pwm alphacool vpp-655.

Na rotação máxima chega a ~1.4gpm (5.4 L/m), a bomba é inaudível, escuto a água passando as vezes se deixar no máximo.

Segue imagem como ficou por enquanto, Case Lian-Li 011 Dynamic Invertido, sem luzinhas, até comprei do cpu, mas não tem argb a placa mãe, so jrgb... mas enfim, não faz falta.

VeIQkZP.jpg
 
Última edição:
Pode mandar o modelo do bloco e dissipadores?? Como ficam as temps com block universal? Da pra dar um over mantendo temp baixa? Hoje fiz um frankstein com zip tie aqui (inspirado nuns gringos) sobrou 1 noctua 120mm e coloquei no lugar das 2 fans originais (na verdade coloquei 2 de 120mm (a outra mais fraca, ficou so metade), mas parou o barulho que tinha das fans velhas e melhorou uns 2-5c a temperatura.

E tinha esquecido de ligar o termometro/vazão então fiz hoje.... a temperatura da água chegou depois de uns 15 min no prime95 a 33c hj e ~1.1gpm, baixando pra 29-30 e ~0.25 gpm, no idle, com temperatura ambiente de cerca de 25c.

Na rotação máxima chega a ~1.4gpm (5.4 L/m)

Segue imagem como ficou por enquanto, Case Lian-Li 011 Dynamic Invertido, sem luzinhas, até comprei do cpu, mas não tem argb a placa mãe, so jrgb... mas enfim, não faz falta.

VeIQkZP.jpg



Eu não tenho controle de temperatura, vazão nem nada, tá no olho. O block é esse aqui.


Ficou bem tranquilo, antes a placa batia 80c tranquilo, agora se estiver muito, muito quente, bate 60c, mas isso ainda não é bem referência, pq eu tô com uma pasta térmica paraguaia, ainda vou trocar isso. Estou sem telefone senão botava foto, mas não tem mt mistério não. Olha aí uma de antes de eu adaptar as fans originais de volta nele:


Mais barato possível:


P-20210207-161325.jpg



Tudo Bykski, Freezemod e Barrow. O block da GPU é universal, pra refrigerar VRM e VRAM usei fans 70mm dos cooler box antigos AMD, ficou bem discreto. Curti muito o resultado.
 
Finalmente montei o loop completo, porem estou com um "problema". Percebi que o fluxo que sai da bomba (medido pelo termometro digital bykski) está muito baixo, coisa de 1L/min. Estou usando uma bomba Freezemod 500L/h, com 3m de "empurrão" maximo. Segui um conselho de um colega e retirei um conector 90º da saida da bomba porem o fluxo continua baixo na minha opinião. As temperaturas até o momento estão estáveis. Se mudo o preset do pwm para full, ele consegue chegar a 1,4~1,6L/min. Será que a bomba não está aguentando o loop ?

Montei o meu sistema com bomba de 1500L/s, deixei os comentários acima de vazão. Essa de 500L/s é bem fraca pra um sistema completo acho.... teria que ter umas 2 delas pra ficar razoável... e mesmo assim próximo do máximo. Bom seria manter essa e a outra que está chegando, assim ambas trabalham abaixo da potência nominal, provavelmente aumente a vida útil.
 
Montei o meu sistema com bomba de 1500L/s, deixei os comentários acima de vazão. Essa de 500L/s é bem fraca pra um sistema completo acho.... teria que ter umas 2 delas pra ficar razoável... e mesmo assim próximo do máximo. Bom seria manter essa e a outra que está chegando, assim ambas trabalham abaixo da potência nominal, provavelmente aumente a vida útil.
Então. Essa bomba da freezemod era uma provisória. No fim acabei comprando uma bomba syscooling de 1300L/h, porém não melhorou muito (consegui picos de 2L/min). No meu caso somente resolveu quando chegou uma bomba barrow q eu tinha comprado da china e tava parada na receita. A bomba é 960L/h, porém com ela consigo ter 2L/min em iddle e 4L/min jogando. Eu finalmente cheguei no fim do meu projeto, porém acredito que vou testar mais pra frente de adicionar essa bomba syscooling depois do 1º radiador e antes de entrar no block da CPU e posto o feedback
 
Comprei outro radiador de 280mm da Magicool, mas o vendedor disse que não tinha mais em estoque e me enviou um da Bykski com as mesmas especificações e aparência, exceto pelo logo na lateral, eu aceitei e vou comparar os dois quando chegar, vou confirmar a minha suspeita que esses radiadores são todos da Magicool mas com o logo da Bykski ou Barrow.
Seu radiador chegou?

O Bykski é um magicool remarcado?
 
Seu radiador chegou?

O Bykski é um magicool remarcado?

Vou falar "leigamente": depende da versão, já tive um de cada e o Bykski V2 é melhor que o Magicool, na inspeção visual etc. O Bykski V1 se parece bastante com o Magicool, o V2 é diferente e superior, melhor acabado, mais cobre e menos latão etc.
 
Sim.

O Bykski só coloca a laser o nome deles na lateral, fora isso é idêntico.
Vou falar "leigamente": depende da versão, já tive um de cada e o Bykski V2 é melhor que o Magicool, na inspeção visual etc. O Bykski V1 se parece bastante com o Magicool, o V2 é diferente e superior, melhor acabado, mais cobre e menos latão etc.

Pessoal, boa noite!

Obrigado pelo retorno.
 
Vou falar "leigamente": depende da versão, já tive um de cada e o Bykski V2 é melhor que o Magicool, na inspeção visual etc. O Bykski V1 se parece bastante com o Magicool, o V2 é diferente e superior, melhor acabado, mais cobre e menos latão etc.
Pior que eu nem tenho link desse Bykski como referência, pois eu comprei como Magicool e o vendedor falou que estava sem estoque e me ofereceu um Bykski, eu aceitei pois me pareciam idênticos.
 
Pior que eu nem tenho link desse Bykski como referência, pois eu comprei como Magicool e o vendedor falou que estava sem estoque e me ofereceu um Bykski, eu aceitei pois me pareciam idênticos.
Eu estava em dúvida entre um radiador de 280mm da Magicool ou Bykski. Pelo que parece, o Bykski é diferente sim e usa mais cobre do que latão. O Magicool é praticamente todo de latão, inclusive nas aletas, latão tem condutividade térmica pior que alúminio pra se usar nas aletas. Resolvi pegar o Bykski.
 
Eu estava em dúvida entre um radiador de 280mm da Magicool ou Bykski. Pelo que parece, o Bykski é diferente sim e usa mais cobre do que latão. O Magicool é praticamente todo de latão, inclusive nas aletas, latão tem condutividade térmica pior que alúminio pra se usar nas aletas. Resolvi pegar o Bykski.
No site da magicool diz brass chambers e copper fins.

Será que os caras estão enganando a galera mesmo?

A maioria dos radiadores são assim, carcaça de alumínio (contenção lateral), câmaras e canais de de latão, e aletas de cobre.

Só sei que aqui o da Magicool deu um resultado muito bom, eu ainda não coloquei o segundo radiador que é o Bykski no loop por pura preguiça, meu 3700X nesse calor amazônico horroroso nunca chegou a temperatura ambiente antes do custom loop.

Eu já joguei fora a caixa do meu, se alguém ainda tiver, se não me engano na caixa tem o part number dele com algumas coisas escritas em chinês, se alguém ainda tiver tira uma foto e posta aqui que eu vou entrar em contato com a marca e ver se eles me respondem a respeito disso.

O que eu recebi da BYKSKI foi esse aqui: https://www.aliexpress.com/item/32896796542.html, ele é absolutamente idêntico ao meu Magicool, exceto pelo logotipo na lateral, até o acabamento preto fosco é igual.

O Magicool é esse: https://www.aliexpress.com/item/4000860571214.html

Eles também tem esse outro modelo aqui, esse sim é todo em cobre: https://www.aliexpress.com/item/32879502921.html
 
Última edição:
No site da magicool diz brass chambers e copper fins.

Será que os caras estão enganando a galera mesmo?

A maioria dos radiadores são assim, carcaça de alumínio (contenção lateral), câmaras e canais de de latão, e aletas de cobre.

Só sei que aqui o da Magicool deu um resultado muito bom, eu ainda não coloquei o segundo radiador que é o Bykski no loop por pura preguiça, meu 2700X nesse calor amazônico horroroso nunca chegou a temperatura ambiente antes do custom loop.

Eu já joguei fora a caixa do meu, se alguém ainda tiver, se não me engano na caixa tem o part number dele com algumas coisas escritas em chinês, se alguém ainda tiver tira uma foto e posta aqui que eu vou entrar em contato com a marca e ver se eles me respondem a respeito disso.

O que eu recebi da BYKSKI foi esse aqui: https://www.aliexpress.com/item/32896796542.html, ele é absolutamente idêntico ao meu Magicool, exceto pelo logotipo na lateral, até o acabamento preto fosco é igual.

O Magicool é esse: https://www.aliexpress.com/item/4000860571214.html

Eles também tem esse outro modelo aqui, esse sim é todo em cobre: https://www.aliexpress.com/item/32879502921.html
Entao, vi em dois lugares, um no próprio review no Aliexpress, outro num fórum, uns caras que rasparam as aletas do Magicool pra tirar a tinta e viram que na verdade era latão e não cobre puro, as aletas. Se não vai fazer as aletas de cobre puro, é melhor fazer de alumínio do que latão. Único jeito de saber é raspando e tirando a titand do Bykski também e comparado a cor do metal. Agora se o Magicool realmente for idêntico ao Bykski eu vou ficar puto porque o Magicool de 280mm tava 300 e o Bykski de 280mm estava 360 reais. Seriam 60 reais jogados fora.
 
Entao, vi em dois lugares, um no próprio review no Aliexpress, outro num fórum, uns caras que rasparam as aletas do Magicool pra tirar a tinta e viram que na verdade era latão e não cobre puro, as aletas. Se não vai fazer as aletas de cobre puro, é melhor fazer de alumínio do que latão. Único jeito de saber é raspando e tirando a titand do Bykski também e comparado a cor do metal. Agora se o Magicool realmente for idêntico ao Bykski eu vou ficar puto porque o Magicool de 280mm tava 300 e o Bykski de 280mm estava 360 reais. Seriam 60 reais jogados fora.

Pelo que observei dos radiadores, acho que o Bykski modelo B-RDXXX-TN é igual ao Magicool. Tem diferença quando é o modelo CR-RD240RC-TN-V2. Esse sim parece ser uma revisão e todo de cobre, como mostrado nas fotos.

O ruim é que procuro um RAD de 420mm e essa versão só tem para 120/240/360mm. De forma geral, vejam esse review: https://www.xtremerigs.net/2015/02/...tups-learned-stop-worry-love-fans-less-noise/

Talvez na pratica seja apenas "preciosismo" nosso querer 100% cobre.
 
Vish, então pelo jeito tomei uma rasteira dos chinas dessas vez. Que safadeza, o Bykski todo de cobre parece ser bem melhor e nem é tão mais caro.

O curioso é que no site da Bykski eles dizem que é cobre: https://www.bykski.com/page133?product_id=2994&brd=1

Pelo que observei dos radiadores, acho que o Bykski modelo B-RDXXX-TN é igual ao Magicool. Tem diferença quando é o modelo CR-RD240RC-TN-V2. Esse sim parece ser uma revisão e todo de cobre, como mostrado nas fotos.

O ruim é que procuro um RAD de 420mm e essa versão só tem para 120/240/360mm. De forma geral, vejam esse review: https://www.xtremerigs.net/2015/02/...tups-learned-stop-worry-love-fans-less-noise/

Talvez na pratica seja apenas "preciosismo" nosso querer 100% cobre.
Diferença brutal o push/pull... mas como uso fans Noctua, ai fica complicado para mim :rolleyes:
 
Última edição:
Vish, então pelo jeito tomei uma rasteira dos chinas dessas vez. Que safadeza, o Bykski todo de cobre parece ser bem melhor e nem é tão mais caro.

O curioso é que no site da Bykski eles dizem que é cobre: https://www.bykski.com/page133?product_id=2994&brd=1


Diferença brutal o push/pull... mas como uso fans Noctua, ai fica complicado para mim :rolleyes:
Tbm estou com Noctua.. versão pwm de 3000 rpm.. Fica pesado.. mas vale.. rsss

Quanto ao radiador, se nas fotos do produto vc ver amarelo é latão. Tanto que no link que me mandou, na tabela de especificação, o material está descrito como Copper + Brass. Mas durante a descrição do produto fala que é:

- Câmara de latão
- Fins (aletas) de aluminio;
- Cobre puro;

Na verdade não deveria confiar em absolutamente nada no que está escrito.. Alias.. confiar no pior cenário pois é este que deve ser a realidade.. rss

Agora.. Duro é parar 3 vezes mais num alphacool que tem no ali para o mesmo tamanho, mas com espessura maio (45mm).
 
O vendedor me respondeu e disse que o Bykski e o Magicool são iguais, e ambos tem aletas de latão.

A Magicool não respondeu o meu e-mail.

Então se forem comprar, comprem o V2 que parece ser todo em cobre.
 
Obrigado pela informação.

Estou a procura de um de 420mm. Pelo jeito ou vai ter que morrer 900 reais em um Alphacool ou pegar um de 360. 480 infelizmente fica muito apertado.
 
Então, estou com uma bomba extra parada aqui em casa, e a mente anda meio vazia (Na verdade cheia de trabalho da faculdade), anyway ....
Estou querendo montar 2 loops independentes, um pra CPU e outro pra GPU. Acontece que o meu DT3 Hyperspace não tem mais espaço pra montar outra bomba em pé.
Estava pensando em montar uma das bombas deitadas, porém queria saber qual os pontos que eu preciso me atentar para não fazer hgada com a bomba.
Só completar ela com o gabinete virado pra tirar o ar e só ?
 
Eu gostaria de fazer um fluido na cor vermelho, mais só acho para comprar aditivo na cor rosa, alguém tem uma solução?
 
Eu gostaria de fazer um fluido na cor vermelho, mais só acho para comprar aditivo na cor rosa, alguém tem uma solução?
Por ventura, não seria mais fácil a mangueira/acrílico vermelho?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo