[AJUDA] Como posso identificar o motivo do stuttering?

amuao11

Member
Registrado
Bom basicamente eu possuo a seguinte configuração :

- Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M
- Ryzen 5 2600
- Rx 570
- 2x 4gb Ram Hyperx Fury 2400
- SSD Kingston A400 480GB
- HD SEAGATE BARRACUDA 1TB
- Corsair Cx750 80 Plus


O problema que venho enfretando é basicamente o Congelamento de 1 ou mais processos durante alguns segundos

Por exemplo : Se eu estiver jogando COD com meus amigos em uma call do Discord, a tela do COD congela porém eu continuo conversando via discord com Meus amigos sem problemas. Isso ocorre em qualquer jogo desde jogos pesados ate mesmo Tibia e Ragnarok.
Algumas vezes eu dou alt+tab no jogo e todos os processos em 2 plano estão congelados, mas se eu volto o alt+tab para o jogo ele esta rodando normalmente

Até o momento o que ja tentei fazer foi trocar as memorias RAM, mas acabou não adiantando e eu não tenho ideia de como identificar o motivo desses travamentos


OBS: O Congelamento dura alguns segundos e depois o jogo volta ao normal
 
pode ser varias coisas vamos por eliminatória
os jogos estão instalados no HD?
o clock do processador diminui quando dao as travadas? (use msi afterburner pra monitorar)
as memórias estão no slot 2 e 4?
quandos gb de memória são utilizados quando dão as travadas (use msi afterburner pra monitorar)
 
Começou isso do nada? Ou foi sempre assim?

Recomendações:
- Verifique as temperaturas, se tiverem altas os componentes costumam dar problemas assim (acima de 90ºC é que pode apresentar sintomas)
- Roda programas de diagnostico, como o userbenchmark (https://www.userbenchmark.com/) pra ver se tem algum problema evidente na performance dos componentes
- Use programas de diagnosticos mais avançados como o Memtest64
- Atualize driver de vídeo e do chipset da AMD
- Fecha programas que tão rodando no segundo plano, tipo torrent ou qualquer outra coisa...
- Confere se tem mau contato desplugando tudo e plugando de volta, se o PC não for novo vale a pena limpar os contatos com alcool isopropilico ou spray limpa contato; ou borracha, cédula de dinheiro, etc (procure no youtube como fazer)
- Desisntala o antivirus, deixando só o windows defender mesmo
- Formata o PC e reinstala o windows
 
pode ser varias coisas vamos por eliminatória
os jogos estão instalados no HD?
o clock do processador diminui quando dao as travadas? (use msi afterburner pra monitorar)
as memórias estão no slot 2 e 4?
quandos gb de memória são utilizados quando dão as travadas (use msi afterburner pra monitorar)
- O Jogo em Questão esta no SSD
- Não ele mantem no clock normal
- Sim Estão
- O Uso de Ram permanece no mesmo valor de quanto o game esta rodando normal
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Começou isso do nada? Ou foi sempre assim?

Recomendações:
- Verifique as temperaturas, se tiverem altas os componentes costumam dar problemas assim (acima de 90ºC é que pode apresentar sintomas)
- Roda programas de diagnostico, como o userbenchmark (https://www.userbenchmark.com/) pra ver se tem algum problema evidente na performance dos componentes
- Use programas de diagnosticos mais avançados como o Memtest64
- Atualize driver de vídeo e do chipset da AMD
- Fecha programas que tão rodando no segundo plano, tipo torrent ou qualquer outra coisa...
- Confere se tem mau contato desplugando tudo e plugando de volta, se o PC não for novo vale a pena limpar os contatos com alcool isopropilico ou spray limpa contato; ou borracha, cédula de dinheiro, etc (procure no youtube como fazer)
- Desisntala o antivirus, deixando só o windows defender mesmo
- Formata o PC e reinstala o windows
- Sempre foi assim
- As temperaturas Estão normais
- https://www.userbenchmark.com/UserRun/22509583 (Resultado)
- Log do Memtest64 (Log no Pastebin) durante o teste ocorreram varias travadas
- Estão fechados
- Ele é novo, mas ja passei o alcool nos contatos
- Esta sem Anti Virus
- Uma duvida, com a minha config se eu formatar o PC ele não vai dar video sem os drivers ?
 
Última edição:
Eu sou o único que penso que isso é exatamente o esperado em um PC de 8GB? Aliás, eu pessoalmente passei por isso em alguns jogos quando tinha somente 8GB. É estranho jogos mais leves, no entanto, o que aponta para um outro problema.
 
meu R6 congelava direto, coloquei 16gb de ram e nunca mais tive problema, recomendo usar o MSI afterburner, e monitora tudo, assim que freezar vc olha pro cantinho da tela e vê o que tá errado, normalmente bateu 100% da sua RAM ou processador :v
 
Eu sou o único que penso que isso é exatamente o esperado em um PC de 8GB? Aliás, eu pessoalmente passei por isso em alguns jogos quando tinha somente 8GB. É estranho jogos mais leves, no entanto, o que aponta para um outro problema.

Com o PC idle e em jogos como Ragnarok eu não acho que é o esperado não
 
Com o PC idle e em jogos como Ragnarok eu não acho que é o esperado não
No CoD é o esperado. Nas outras situações, como mencionei, não deveria ser.
 
meu R6 congelava direto, coloquei 16gb de ram e nunca mais tive problema, recomendo usar o MSI afterburner, e monitora tudo, assim que freezar vc olha pro cantinho da tela e vê o que tá errado, normalmente bateu 100% da sua RAM ou processador :v
Fiz isso do afterburner no fortnite e o resultado foi esse
 
Última edição:
- Log do Memtest64 (Log no Pastebin) durante o teste ocorreram varias travadas
- Uma duvida, com a minha config se eu formatar o PC ele não vai dar video sem os drivers ?
- Parece que o problema não é na memória; mas se quiser fazer um teste mais completo usa o memtest com o pendrive bootavel (pode demorar algumas horas)
- Quando instala o windows já vem com uns drivers padrão. Não são os ideais, mas bastam pra vc configurar o PC e baixar drivers novos. Mas antes de fazer isso confere se seus drivers estão atualizados
 
O uso da gpu caiu pra 0% na travada
Ja testou outra placa de video pra ver?
Perdão o after estava mal configurado e ele dava conflito com a placa da AMD, após ativar o modo unificado mesmo com as travadas o uso da GPU não chega a 0%
 
- O Jogo em Questão esta no SSD
- Não ele mantem no clock normal
- Sim Estão
- O Uso de Ram permanece no mesmo valor de quanto o game esta rodando normal
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


- Sempre foi assim
- As temperaturas Estão normais
- https://www.userbenchmark.com/UserRun/22509583 (Resultado)
- Log do Memtest64 (Log no Pastebin) durante o teste ocorreram varias travadas
- Estão fechados
- Ele é novo, mas ja passei o alcool nos contatos
- Esta sem Anti Virus
- Uma duvida, com a minha config se eu formatar o PC ele não vai dar video sem os drivers ?

No seu resultado, o SSD e a placa de vídeo estão com performance abaixo do normal. Seus drivers de placa de vídeo estão atualizados?
 
Faz um teste simples aí, coloca os jogos no HD, desconecta esse SSD do pc e vê se o problema persiste. Essa travada gigantesca costuma ser problema de armazenamento, essa linha a400 da kingston é bem problemática (mais especificamente o controlador phison s11) e talvez o seu esteja morrendo.

EDIT----

Não havia percebido que você tinha apenas este SSD. Se o windows estiver instalado nele junto com os jogos (que é o mais provável), a chance de ser defeito no SSD é bem grande ao meu ver. De qualquer maneira, tenta fazer um teste isolando o seu pc do SSD.
 
cara pela minha experiencia em testes, esse ssds da linha a400 sempre tem uma travada em jogos, ou cópia de arquivos, eu testaria com um hd ou ssd de outra marca, sandisk ou crucial
 
Eu tinha problemas no meu A400 por um tempo que travava todo o windows quando estava fazendo escritas intensas. No entanto, depois que formatei o drive e troquei de cabos/portas o problema resolveu sozinho.

8gb é suficiente para um PC jogar a maioria dos jogos, mas isso se você fechar o Chrome e o Discord. você viu se não está estourando a memória e tendo que recorrer ao page-swap? Com o SSD A400 dando pau isso explicaria o problema pelo qual está passado.
 
Cara, estou com o mesmo problema, porém no meu PC eu fico com os jogos em slow motion... Já tentei baixar a qualidade dos gráficos pro mínimo, atualizar driver, BIOS, testar jogo no HD e SSD, e minhas configurações do PC são quase as mesmas...


- Processador AMD Ryzen 5 2600 3.4GHz, Cooler Wraith Stealth, AM4 S/ Video
- Placa de Vídeo XFX Radeon RX 580 Dual OC+ GTS XXX Edition, 8GB GDDR5, 256Bit
- Placa Mãe Asus Prime A320M-K, AMD AM4 (x1)
- Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX, 8GB 3000MHz (x2)
- HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB
- Fonte Cougar VTC500 500W 80 Plus White PFC Ativo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo