Como posso testar a estabilidade da minha GPU?

Daniel Pereira Rocha

Well-Known Member
Registrado
Galera, diferente de vários usuários, muitos deles até com conhecimentos e curiosidades avançadas, eu gostaria de realizar um teste de estabilidade da minha placa de vídeo. Mas é um teste básico, somente para ver se ela está funcionando certinho como deveria, não quero testar overclock ou algo do tipo, quero apenas testar minha placa de vídeo em stock, como ela veio de fábrica, em outras palavras, quero saber se ela está totalmente livre de defeitos. Alguém poderia me indiciar algum software no qual eu poderia fazer isso? E por favor, acompanhem com um tutorial de como configurar o programa e como utilizá-lo dentro dos requisitos que eu citei.
Agradeço desde já! Até logo o/
 
Furmark: Download

Tutorial: escolha a resolução que pretende rodar o teste e clique no botão Burn-in para rodá-lo. Eu deixaria pelo menos 20 minutos, mas quanto mais tempo você deixar, maior a probabilidade da placa estar OK.

Falouws :cool:
 
OCCT, escolha a opção GPU marque a caixa de "error check" e rode por um tempo:awesome:
 
Utilizei o OCCT, e deixei rodar por 1 hora nessas configurações, não apresentou nenhum erro e a temperatura ficou estável em média de 45 há 50 °C. É um sinal de que está tudo ok? O tempo de teste foi o suficiente para saber?

7Y8pCjq.png
 
Utilizei o OCCT, e deixei rodar por 1 hora nessas configurações, não apresentou nenhum erro e a temperatura ficou estável em média de 45 há 50 °C. É um sinal de que está tudo ok? O tempo de teste foi o suficiente para saber?

http://i.imgur.com/7Y8pCjq.png

45-50°C num teste de estabilidade? Tem certeza que essas temperaturas são da GPU? Porque me admira muito uma VGA ter esse nível de temperatura em full load estressante, ainda mais em se tratando de uma VGA da série R9 200... Por via das dúvidas, baixe também o Furmark e execute-o para ver se existe alguma diferença.

Falouws :cool:
 
Utilizei o OCCT, e deixei rodar por 1 hora nessas configurações, não apresentou nenhum erro e a temperatura ficou estável em média de 45 há 50 °C. É um sinal de que está tudo ok? O tempo de teste foi o suficiente para saber?

http://i.imgur.com/7Y8pCjq.png


Se não quer fazer over nem nada, o melhor teste é usar a GPU, jogue normal e se não der nenhum problema, ta ok.
 
45-50°C num teste de estabilidade? Tem certeza que essas temperaturas são da GPU? Porque me admira muito uma VGA ter esse nível de temperatura em full load estressante, ainda mais em se tratando de uma VGA da série R9 200... Por via das dúvidas, baixe também o Furmark e execute-o para ver se existe alguma diferença.

Falouws :cool:

Sim, é a temperatura da GPU, a minha VGA e uma R9 280x da linha Tri-X da Sapphire, possui um ótimo sistema de refrigeração, mas irei realizar mais um teste e monitorar a temperatura por outro software só pra ter certeza!
 
Sim, é a temperatura da GPU, a minha VGA e uma R9 280x da linha Tri-X da Sapphire, possui um ótimo sistema de refrigeração, mas irei realizar mais um teste e monitorar a temperatura por outro software só pra ter certeza!

Mesmo com esse sistema, a temperatura está muito baixa para 3D load; ela deveria ultrapassar facilmente os 60°C, coisa que não está fazendo no momento.

Rode algum jogo pesado e use o monitoramento OSD do MSI Afterburner para acompanhar as temperaturas da placa. Depois, pra ter certeza mesmo, rode o Furmark por uns 20 minutos e veja a placa se comporta bem, sem gerar artefatos, telas azuis ou coisas do tipo.

Falouws :cool:
 
abre gpu-z

aperta ali ? na direta vai aparecer uma tela aperte start render test

deixe rodando por 4h se nao der nenhum problema vga ta belezinha
esse teste apenas faz gpu fica sendo usada 100%

MHFrUbB.png
 
abre gpu-z

aperta ali ? na direta vai aparecer uma tela aperte start render test

deixe rodando por 4h se nao der nenhum problema vga ta belezinha
esse teste apenas faz gpu fica sendo usada 100%

http://i.imgur.com/MHFrUbB.png

Lá na última linha está escrito: "this is not a stress test", ou seja, não serve como teste de estabilidade, mas para ter certeza de que a placa está trabalhando com o barramento máximo disponível pela placa-mãe (que não temos como ver durante a execução de jogos).

Falouws :cool:
 
Lá na última linha está escrito: "this is not a stress test", ou seja, não serve como teste de estabilidade, mas para ter certeza de que a placa está trabalhando com o barramento máximo disponível pela placa-mãe (que não temos como ver durante a execução de jogos).

Falouws :cool:

pois é nao é algo tao forte mas ja da algum resultado pois vga vai esquentar ja um pouco etc usar mais energia durante enquant estiver rodando
 
Estabilidade da GPU no meu ponto de vista é jogando mesmo....
 
Um bom teste de estabilidade é usando o ATItools.
Sempre rodo ele quando compro uma placa de video nova.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo