• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Como proteger o PC da Maresia

Marcos Gimenez

New Member
Registrado
Morar na Beira Mar é lindo, mas a ação da Maresia em componentes eletrônicos é devastadora. Perdi um PC Gamer da 7a. Geração, por problemas de oxidação das placas Mãe e de vídeo, além das memórias. Deixava ligado e a cada 6 meses limpava os componentes. Comprei um novo, mas não sei como evitar a oxidação. Sílica, desumidificador, deixar ligado, que mais é possível?
 
Vou apenas acompanhar, faz tempo que procuro uma solução para o mesmo problema.
 
Procure por Spray de Silicone que vai te ajudar, ele protege com uma camada de silicone e óleo natural, anti-corrosivo, porém tem validade, tem que passar a cada 3 ou 6 meses novamente para manter o produto atuando.

É muito usado no meio náutico para proteger motores dos barcos e outras peças metálicas...

Outra coisa que pode fazer é diminuir a entrada de ar para dentro do gabinete e aumentar a exaustão.

Adicione alguns sachês de silica gel no interior do gabinete e troque-os a cada mês, pois também tem validade.
 
tinha um post de um user que morava num barco com umas dicas... no Forum de Casemods, acho. Dá uma garimpada por lá
 
- Cubra todas as portas não utilizadas (USB, Som, Video, etc). Tem umas tampinhas de plastico que encaixam nelas, algumas placas vêm com essas tampinhas
- Não deixe o sol bater no PC
- Reduza ao máximo as temperaturas
- Ar condicionado reduz a umidade e temperatura, então pode ajudar. Mas não é economicamente eficiente para esse fim.
- Pode usar pacotes de silica gel (não coma!) se o PC fica desligado muito tempo. Mas quando tem airflow não tem muita utilidade
- Alguns recomendam aplicar um tiquinho de WD40 nos lugares que vc vê formar mais ferrugem. (conectores e switches)
 
Procure por Spray de Silicone que vai te ajudar, ele protege com uma camada de silicone e óleo natural, anti-corrosivo, porém tem validade, tem que passar a cada 3 ou 6 meses novamente para manter o produto atuando.

É muito usado no meio náutico para proteger motores dos barcos e outras peças metálicas...

Outra coisa que pode fazer é diminuir a entrada de ar para dentro do gabinete e aumentar a exaustão.

Adicione alguns sachês de silica gel no interior do gabinete e troque-os a cada mês, pois também tem validade.
Anotando! Obrigado. Valendo a dica
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tinha um post de um user que morava num barco com umas dicas... no Forum de Casemods, acho. Dá uma garimpada por lá
Vou verificar. Obrigado
 
Última edição:
É complicado manter PC onde se tem efeito maresia, algumas coisas ajudam como gabinete sem coolers, aumentar o fluxo de ar dentro da gabinete faz a maresia literalmente derreter os componentes eletronicos, e não tem corrosion x que segure se o fluxo de ar for alto ele perde efeito muito rapido, e para isso vc precisa de um cooler de cpu bom para compensar o baixo fluxo de ar.

Usar pc em um quarto fechado com ar condicionado, o filtro do ar ameniza o efeito da maresia e mantem o pc em uma temperatura razoavel sem precisar de alta circulação de ar.

Só ligar PC quando for usar, pessoal hoje em dia tem mania de deixar pc ligado 24h

Escolher peças de qualidade e com menor numero de componentes, principalmente placa mãe, sabe essas placas mãe tops tipo Asus tipo uma ROG Z390, ela possui muito componentes e minusculos a chance de algum deles ser corroido pela maresia é enorme, melhor pegar uma TUF B360M por exemplo que tem menos componentes então a chance de problema é menor.

E por ultimo o que uma grande parte das pessoas fazer é trocar o PC todo ano, em 1 ano o efeito da maresia só vai ter começado então já se livra dele vendendo mais barato de preferencia para alguem que more bem longe da praia.
 
Ressuscitando o tópico, gastei uma nota montando PC e tô com a mesma dúvida, pois moro a poucos km do mar e a maresia aqui é cruel. Já perdi duas placas-mães por causa da névoa salina, era sempre os terminais dos MOSFETs do processador que oxidavam, aí o PC não dava mais vídeo. Meu quarto fica com a janela fechada o dia todo pra diminuir a entrada de névoa salina e de poeira.

Aplicar desengripante bom como CorrosionX ajuda um pouco, mas por ser muito volátil, não dura muito o efeito, além da poeira aderir mais facilmente. Vou seguir a dica do colega e aplicar silicone em spray e usar alguma substância higroscópica.Alguém sabe dizer se aqueles potes desumidificadores como da marca Seccar servem? Creio que seja mais fácil de encontrar do que a sílica em gel.
 
Ressuscitando o tópico, gastei uma nota montando PC e tô com a mesma dúvida, pois moro a poucos km do mar e a maresia aqui é cruel. Já perdi duas placas-mães por causa da névoa salina, era sempre os terminais dos MOSFETs do processador que oxidavam, aí o PC não dava mais vídeo. Meu quarto fica com a janela fechada o dia todo pra diminuir a entrada de névoa salina e de poeira.

Aplicar desengripante bom como CorrosionX ajuda um pouco, mas por ser muito volátil, não dura muito o efeito, além da poeira aderir mais facilmente. Vou seguir a dica do colega e aplicar silicone em spray e usar alguma substância higroscópica.Alguém sabe dizer se aqueles potes desumidificadores como da marca Seccar servem? Creio que seja mais fácil de encontrar do que a sílica em gel.
Acho que esses SECAR é mais para evitar Mofo, não?

Já passou na possibilidade de comprar um Desumidificador de ar elétrico para o seu quarto? Acho que vai resolver 80% dos seus problemas com maresia.
 
CorrosionX não é desengripante. É um protetor contra oxidação que deixa uma película protetora. Recomendo que a aplicação seja feita em uma área bem arejada e que deixe o equipamento secar por pelo menos um dia pois o mesmo é bastante forte.
 
ta bom vou ajudar so pq um colega pediu., pq ja sou mais do que expert neste assunto, se voce quer algo duradouro coloque ar condicionado no quarto.
se vc nao tem condicoes, voce vai ter que comprar no mercado livre esse. corrsionX AVIATION. que serve para fuselagem de aviao. ! nao use silicone nem WD nem porcaria nenhuma que junte poeira. Anti mofo ele ajuda a deixar o ar interno do gabinete com menos umidade, porem nao adianta de nada.

o que voce pode fazer tambem é jogar AR QUENTE pro gabinete se voce tiver radiador de WATERCOOLER, sim. voce tem que fazer o processo inverso do que se encontra na internet. ( eu ainda vou escrever um artigo sobre isso, mas a preguiça é maior - baiano é assim mesmo..... )

outra dica, proxima placa mae que for comprar procure por placas com mais de 10 LAYERS na PCB

agora voltando a ajuda.....
pq aviation X ? pq ele tem um membrana seladora mais grossa que o corrion Marine ( vermelho ), alem de ficar ativo pelo triplo do tempo do marine. Outro ponto positivo ele simplesmente NEUTRALIZA qualquer indicio de oxidacao, antes mesmo de gerar a maldita FERRUGEM.

80 reais a latinha. serve pra usar em tudo de letronica, e pode ligar normalmente que ele nao conduz eletricidade.

( Dica ) pegue sua fonte PSU se for de boa qualidade e aplique sem pena la dentro dos componentes; da uma esguinchada de spray la dentro mesmo. alem de proteger ele melhora qualquer ponto com perda de condutibilidade.

D_NQ_NP_749322-MLB43942252196_102020-O.webp
 
@testiculodoinferno Agradeço imensamente as dicas, vou ver se encontro o CorrosionX Aviation na cidade. Porém, tenho duas dúvidas:

1) caso não encontre o Aviation, dá pra quebrar o galho com o Marine ou o Heavy Duty?

2) Você disse que antimofo como sílica em gel não adianta nada, mas porque? Penso que com menor umidade no interior, menor é a quantidade de sais em suspensão que aceleram a corrosão. E mesmo que ajude, a aplicação do CorrosionX dispensa o uso de produtos antimofo então?
 
1) caso não encontre o Aviation, dá pra quebrar o galho com o Marine ou o Heavy Duty?

Marine voce pode passar em toda placa mae, sem problema algum , pegue um pincel comum, jogue uma camada de spray e passe nos componentes em tudo literalmente. Mas entenda,! o marine ele nao neutraliza quando ja existe pontos de oxidacao ou corrosao, o avanço da corrosao irá continuar, se ja existe pontos de corrosao ele permanecerá e vai evoluir .

aviation é o melhor, ele neutraliza a oxidacao na hora, instantaneo, nao vai avançar, e com o tempo ate oxidacao se desfaz, restaura as trilhas danificadas melhora a condutibilidade como ja falei. por isso ele é o melhor, alem de selar dura muiiiiito mais tempo que o marine;

a principal diferença entre os 2 produtos é que o Marine se mistura com agua, e o AVIATION ele repele a agua. Heavy DUTY ele é mais forte ainda que o aviation

@testiculodoinferno Agradeço....


2) Você disse que antimofo como sílica em gel não adianta nada, mas porque? Penso que com menor umidade no interior, menor é a quantidade de sais em suspensão que aceleram a corrosão. E mesmo que ajude, a aplicação do CorrosionX dispensa o uso de produtos antimofo então?

seu raciocinio esta correto porem incompleto. vou te iluminar. Leia com calma

o que acelera a corrosao é quantidade de ar ( OXIGENIO ) em temperatura ambiente que atinge determinado componente
nosso ar de beira de praia é composto por uma reação química entre: Uma base e um ácido: forma-se um sal e água. Por exemplo: 2 NaOH + H 2 SO 4 → Na 2 SO 4 + 2 H 2 O.

entao o componenete ( capacitor Ci ) ele começa a perder eletrons para o sal acumulado, e dai começa a surgir a oxidacao, mas esse processo requer tempo, vento constante.

////////~~~~~~~~////////~~~~~~~~/////////////

nao sei onde fica localizado seu gabinete, se fica em cima de uma mesa, voce tem menos motivos ainda para usar a silica, pois quanto maior a distancia do chao ( corrente de ar frio ) melhor..
se seu gabinete for como o meu, localizado no chao, voce vai ter as piores condicoes de umidade relativa do ar.

outro aspecto é quando e se você desliga o computador para dormir, se você deixa ele desligado durante 8horas da madrugada ,entao a silica em gel dentro do gabinete (pode) fazer uma diferença que você procura... mas compreenda nao é um ponto crucial... voce vai gastar 12 reais por semana comprando algo que nem sempre sera significante,

outro fator>> pq a temperatura interna do gabinete é sempre maior que a externa, e quando o ar úmido passa para dentro as partículas de umidade H²O e sal são dispersadas, e toda aquela umidade fica presa nos hélices dos ventiladores, se voce passar o dedo, verá como fica úmido e sujo por causa do carbono retido. mas o que passa para dentro nao faz grande diferença. se o que passa para dentro a silica consegue "chupar" e ela vai fazer um tipo de catalizador mas isso nao faz tanta diferença voce vai ver que a sílica consegue retirar "agua" mas essa agua seria passada pra fora do gabinete pela simples exaustão do ar quente. a sílica causa uma falsa impressão. tomara que você entenda meu ponto de vista.

já fiz todos os tipos de teste que você possa imaginar, dentro do gabinete com cpu ligado e placa de vídeo a umidade fica entorno de 35% ~45% de umidade, isso ja é suficiente para nao acumular H²O e gerar oxidação na placa mãe. Faça limpeza com limpa contato da WURTH 100% álcool, a cada 3 meses e pronto.

nos ventiladores que recebem a umidade fica em 70% ~85% , ai ficam molhados eu aplico o HEAVY DUTY em todos os ventiladores nos motores.
*obs: essas medicoes foram feitas no meu quarto - frente para o mar, meu quarto fica sempre em 90% umidade tempera 30graus C

Heavy duty você vai aplicar sempre em parte externa do gabinete em tudo que tem aluminio e ferro, Parafuso, parte metalica do CHASSSIS estrutural do gabinete.
jamais aplique HEAVY DUTY em parte interna pois ele vira uma graxa liquida muito espessa acumula poeira, HEAVY DUTY eu aconselho passar nesses lugares, e no Carro principalmente , motor de barco etc. dobradiças de portas ferro alumínio . lustres, bicicleta , motos , etcc lugares que sofre acao direta do vento com maresia, sacou ?

espero ter ajudado na duvida.
 
Que isso, ajudou demais, muito obrigado pelas dicas valiosas! No meu caso, estou usando o PC há menos de um mês, o gabinete fica em cima da mesa, e sempre cubro com uma capa após usar, ainda não deu tempo de oxidar. O quarto onde fica o PC fica com a janela fechada o tempo inteiro, pra diminuir a entrada de poeira e umidade.

E sobre a sílica gel, em resumo não tem muita serventia porque o ar úmido e quente vai ser removido pelos exaustores de qualquer maneira? No meu gabinete tem 6 ventoinhas, 3 admitindo ar e 3 removendo.
 
Que isso, ajudou demais, muito obrigado pelas dicas valiosas! No meu caso, estou usando o PC há menos de um mês, o gabinete fica em cima da mesa, e sempre cubro com uma capa após usar, ainda não deu tempo de oxidar. O quarto onde fica o PC fica com a janela fechada o tempo inteiro, pra diminuir a entrada de poeira e umidade.

E sobre a sílica gel, em resumo não tem muita serventia porque o ar úmido e quente vai ser removido pelos exaustores de qualquer maneira? No meu gabinete tem 6 ventoinhas, 3 admitindo ar e 3 removendo.

perfeito cara, esqueça silica ou tira mofo .

um dia vou escrever um artigo completo na internet sobre maresia, isso ja tem anos que falei, mas a preguiça é enorme

aplique o corrosion marine na placa e seja feliz, depois de 3 meses voce passa o limpa contato em toda placa mae, remove o resto do corrsion marine, e aplica novamente ele na PCB .nao exagere no marine pois como te falei ele acumula agua... ( ESSA VAI SER SUA ROTINA ) ele protege mas nao evita a oxidacao. muita gente pensa que ele cria camada protetora mas infelizmente nao cria, quem realmente protege é o AVIATION e o HEAVY DUTY

nao volto mais aqui, T+
 
 
Provavelmente você vai conseguir retardar o inevitável
Vai conseguir prolongar a vida do PC
Mas nunca vai ser 100%
Maresia é muito complicado
 
ta bom vou ajudar so pq um colega pediu., pq ja sou mais do que expert neste assunto, se voce quer algo duradouro coloque ar condicionado no quarto.
se vc nao tem condicoes, voce vai ter que comprar no mercado livre esse. corrsionX AVIATION. que serve para fuselagem de aviao. ! nao use silicone nem WD nem porcaria nenhuma que junte poeira. Anti mofo ele ajuda a deixar o ar interno do gabinete com menos umidade, porem nao adianta de nada.

o que voce pode fazer tambem é jogar AR QUENTE pro gabinete se voce tiver radiador de WATERCOOLER, sim. voce tem que fazer o processo inverso do que se encontra na internet. ( eu ainda vou escrever um artigo sobre isso, mas a preguiça é maior - baiano é assim mesmo..... )

outra dica, proxima placa mae que for comprar procure por placas com mais de 10 LAYERS na PCB

agora voltando a ajuda.....
pq aviation X ? pq ele tem um membrana seladora mais grossa que o corrion Marine ( vermelho ), alem de ficar ativo pelo triplo do tempo do marine. Outro ponto positivo ele simplesmente NEUTRALIZA qualquer indicio de oxidacao, antes mesmo de gerar a maldita FERRUGEM.

80 reais a latinha. serve pra usar em tudo de letronica, e pode ligar normalmente que ele nao conduz eletricidade.

( Dica ) pegue sua fonte PSU se for de boa qualidade e aplique sem pena la dentro dos componentes; da uma esguinchada de spray la dentro mesmo. alem de proteger ele melhora qualquer ponto com perda de condutibilidade.

D_NQ_NP_749322-MLB43942252196_102020-O.webp
Esse é bão, aqui em Recife encontra em loja de pesca , armas e tal, o ruim é que meleca tudo porém protege.
 
Continuando o tópico, consegui encontrar o CorrosionX Marine por um preço imbatível (45 +5 de frete), e há pouco mais de dois meses apliquei ele com um pincel fino pra passar nas partes metálicas. Sei que o colega recomendou o Aviation por formar uma película mais grossa, mas eu enviei um email pra o representante da empresa no Brasil, e ele respondeu que o Marine dava pra usar também em placas de circuito impresso. Fim do mês eu vou reaplicar o óleo, mas até agora ainda dá pra perceber camada do produto onde passei.

Encontrei também antimofo da TekBond (marca da Saint-Gobant, produtos costumam ser de ótima qualidade como Araldite) por um bom preço, acredito que vá ajudar a reduzir a umidade dentro do gabinete, por mais que o colega tenha dito o contrário, vou teimar e ver no que dá. A validade é 07/2023 e comprei 5 potes de 200g, como moro a cerca de 1km do mar, bem provável dos potes saturarem de água bem antes de vencerem.

E abaixo a resposta do representante da CorrosionX no país, cara muito gente boa, foi bastante solícito quanto às minhas dúvidas:

Boa tarde


Temos tido muito sucesso na aplicação do CorrosionX para prevenir oxidação em placas de computadores e outros equipamentos eletrônicos, tanto que temos vários clientes, entre integradores de sistema e fabricantes que já se utilizam dessa tecnologia. Para equipamentos eletro/eletrônicos o produto indicado é o CorrosionX Marine, o da lata vermelha. Não recomendamos a aplicação do HD em computadores.



Quando ao uso do CorrosionX Marine (lata vermelha) ou CorrosionX Aviation, para uso em eletrônicos não haverá diferença. O CorrosionX Aviation possui certificação militar e tem uma aditivação que permite que seja utilizado em temperaturas muito baixas, como aquelas que as aeronaves são submetidas.



A função do CorrosionX é a prevenção, evitar que os equipamentos oxidem.



Os vídeos abaixo demonstram que o CorrosionX não interfere no funcionamento de equipamentos eletrônicos:



esse foi feito por um gamer











Há uma empresa no Rio de Janeiro que utiliza o CorrosionX para prevenção em equipamentos eletrônicos (TVs). Veja o vídeo que eles fizeram:



Realizamos no passado um teste no IPT, que pode comprovar a eficácia do produto. Cópia desse relatório pode ser visualizada no link: www.corrosionx.com.br/testes/laudoipt.pdf



Há mais duas fotos com melhor resolução onde você pode ver o estado geral das placas após o teste: www.corrosionx.com.br/testes/MB-com-protecao.jpg e www.corrosionx.com.br/testes/MB-sem-protecao.jpg



Como exemplo, tenho um cliente velejador no RJ, que é escritor, e que nos fins de semana, ancora o veleiro em alguma praia e fica trabalhando com seu notebook no convés. Isso fez com que ele tivesse 2 notebooks "corroídos" e inutilizados em menos de 2 anos. Ele aplicou o CorrosionX no interior do mesmo, e passados 12 meses, o equipamento continua em perfeito estado. Provavelmente o CorrosionX irá permanecer em ação por mais um bom tempo.



Como já informado, antes da aplicação, faça uma boa limpeza do equipamento para retirar o pó.



Não há necessidade de aplicar sobre a motherboard inteira, pois elas já possuem um verniz de proteção. Aplique somente nos contatos e partes metálicas expostas, por exemplo: conectores e pentes de memórias, conector e pinos de CPU, slots, conector de fonte e outras conexões. Pode aplicar também sobre os outros CIs. Mas caso queira aplicar geral, não há problema, o produto não irá afetar nada. Siga o mesmo procedimento na parte inferior da motherboard e nas placas de expansão (vídeo, fax modem e etc).



Não aplique sobre os coolers. Eles já vem lubrificados de fábrica e não convém adicionar nenhum outro produto, embora temos relatos de clientes que o fizeram e não tiveram problemas.



Um cliente deu uma idéia muito boa, aplicar o CorrosionX com um pequeno pincel de cerdas macias. Ele coleta o produto aerosol na tampa da lata e aplica com o pincel. Dá mais trabalho, mas fica um trabalho mais bem feito. Não esqueça de aplicar nas conexões do painel traseiro, como USBs, DB9 (vídeo), DB25, rede (RJ45), áudio e etc.

Tomar cuidado com telas LCD, não aplicar sobre elas, apenas em suas placas e conexões.

Caso queira retirar o excesso, utilize um pano que não deixe fiapos e não aplique muita força para não retirar muito.



Importante: confie esse trabalho apenas à técnicos capacitados. Essa tarefa envolve desmontagem e retirada de componentes do computador e devem ser tomados cuidados específicos para que nenhum componente seja danificado. Sempre desligar o equipamento da tomada antes de desmontá-lo e aguardar até que todos os capacitores estejam descarregados. Nunca tocar os componentes eletrônicos, utilizar aterramento para evitar descargas estáticas que poderiam queimá-los. A AFRE não se responsabiliza por danos ocasionados à equipamentos.



Aplique também nos slots não utilizados, para que quando você for utilizar eles estejam sem nenhuma oxidação.



Em eletrodomésticos, utilize o CorrosionX Marine para a parte eletro/eletrônica e o CorrosionX Heavy Duty (lata verde) para a parte mecânica. O Heavy Duty é bem mais espesso e sua durabilidade bem maior, mas não é indicado para eletrônica, mas para os gabinetes e equipamentos expostos às intempéries como por exemplo maresia.



No setor de áudio e vídeo temos obtido muito sucesso e angariado vários clientes por nossa participação nas feiras HI-FI SHOW .

São muitos os clientes que mantém, e fabricam equipamentos de alta sofisticação (high end) e fabicantes de cabos que protegem seus produtos antes de saírem das linhas de montagem com o propósito de atingirem a qualidade ao longo do tempo de uso, mesmo que em zonas litorâneas.



Na sonorização marítima a eficiência de nossos produtos, principalmente o CorrosionX Marine, apresentam a plenitude da eficiência nos processos de prevenção e contenção da oxidação em contatos, placas, pentes, impedindo o surgimento da primeira fase da oxidação (branca) e a contenção da fase posterior (zinabre esverdeado)



Qualquer dúvida estou à disposição.



Atenciosamente

Edison Raymundi Junior


Eu vi que a substância higroscópica desses antimofos é o cloreto de cálcio dihidratado. Ele não reutilizável como a sílica gel azul (sílica amorfa + cloreto de cobalto II), que uma vez saturada, dá para aquecer algumas vezes pra secar a água, mas só fui saber disso depois de comprar o antimofo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite!

E qual é a melhor forma de aplicação do corrosion X nas placas do PC? @testiculodoinferno
Posso estar lhe respondendo tarde demais, mas eu recomendo você borrifar o óleo num recipiente e aplicar com um pincel artístico fino como esse da Tigre (815-8), assim dá pra passar sem melecar toda a placa.

59706786c3d50933fb1e4fd41c97048e.jpg
 
Última edição:
Continuando o tópico, consegui encontrar o CorrosionX Marine por um preço imbatível (45 +5 de frete), e há pouco mais de dois meses apliquei ele com um pincel fino pra passar nas partes metálicas. Sei que o colega recomendou o Aviation por formar uma película mais grossa, mas eu enviei um email pra o representante da empresa no Brasil, e ele respondeu que o Marine dava pra usar também em placas de circuito impresso. Fim do mês eu vou reaplicar o óleo, mas até agora ainda dá pra perceber camada do produto onde passei.

Encontrei também antimofo da TekBond (marca da Saint-Gobant, produtos costumam ser de ótima qualidade como Araldite) por um bom preço, acredito que vá ajudar a reduzir a umidade dentro do gabinete, por mais que o colega tenha dito o contrário, vou teimar e ver no que dá. A validade é 07/2023 e comprei 5 potes de 200g, como moro a cerca de 1km do mar, bem provável dos potes saturarem de água bem antes de vencerem.

E abaixo a resposta do representante da CorrosionX no país, cara muito gente boa, foi bastante solícito quanto às minhas dúvidas:


Eu vi que a substância higroscópica desses antimofos é o cloreto de cálcio dihidratado. Ele não reutilizável como a sílica gel azul (sílica amorfa + cloreto de cobalto II), que uma vez saturada, dá para aquecer algumas vezes pra secar a água, mas só fui saber disso depois de comprar o antimofo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Posso estar lhe respondendo tarde demais, mas eu recomendo você borrifar o óleo num recipiente e aplicar com um pincel artístico fino como esse da Tigre (815-8), assim dá pra passar sem melecar toda a placa.

59706786c3d50933fb1e4fd41c97048e.jpg
Olá, boa noite.

Estou estudando sobre esse modo de prevenção com o Corrosion X. Inclusive, precisei colocar o notebook da minha esposa para concerto e perguntei aos técnicos de duas lojas sobre o uso do corrosion X e ambos não recomendaram. Disseram que o produto é condutor de energia e pode dar problema na placa.

Você aplicou em quais partes ? vi vídeos de pessoas aplicando em tudo. Alguns jogando até o wd 40 na placa inteira com jato, inclusive nos slots onde pluga a memória e tal. O que vocês do fórum recomendam como aplicação ? Eu gostaria de proteger minha placa de vídeo mais tenho medo de borrifar o Corrosion X nela.

Por enquanto me mudei aqui para próximo a praia a alguns dias. Pretendo manter o computador limpo, abrir ele e limpar a cada 1 ou 2 meses. Usar limpa contato e alcool isopropilico. Vou acompanhando aqui o tópico e estudando mais para poder aplicar o Corrosion X.
 
Olá, boa noite.

Estou estudando sobre esse modo de prevenção com o Corrosion X. Inclusive, precisei colocar o notebook da minha esposa para concerto e perguntei aos técnicos de duas lojas sobre o uso do corrosion X e ambos não recomendaram. Disseram que o produto é condutor de energia e pode dar problema na placa.

Você aplicou em quais partes ? vi vídeos de pessoas aplicando em tudo. Alguns jogando até o wd 40 na placa inteira com jato, inclusive nos slots onde pluga a memória e tal. O que vocês do fórum recomendam como aplicação ? Eu gostaria de proteger minha placa de vídeo mais tenho medo de borrifar o Corrosion X nela.

Por enquanto me mudei aqui para próximo a praia a alguns dias. Pretendo manter o computador limpo, abrir ele e limpar a cada 1 ou 2 meses. Usar limpa contato e alcool isopropilico. Vou acompanhando aqui o tópico e estudando mais para poder aplicar o Corrosion X.
Não sei se é desconhecimento ou má fé dos técnicos pra não perderem serviço, mas o CorrosionX (assim como esses óleos desengripantes em geral) não conduz eletricidade. Se conduzisse minha mobo e placa de vídeo já teriam dado curto logo ao ligar pela primeira vez. No próprio vídeo acima um técnico em eletrônica aplica numa PCB, e ligaram uma TV imersa no óleo.

Sobre aplicação, eu não recomendo borrifar direto na placa e lambuzar toda, pois vai grudar muito mais poeira. Muito menos aplicar nos slots de memória e PCIe, não porque vai conduzir ou isolar eletricidade, mas por juntar poeira e ser difícil ou impossível pra remover depois. Recomendo o que disse no último post, borrifa o produto num recipiente (eu uso um copo de vidro porque é fácil pra lavar depois e dá pra apoiar o pincel), e então com um pincel pequeno você passa em todos os contatos e terminais metálicos com cuidado, depois com um papel absorvente ou mesmo cotonete (de boa qualidade), você seca o excesso.

Acho que limpar a placa e reaplicar o produto a cada 2 ou 3 meses é suficiente. E como é inevitável que vai grudar mais pó, o ideal é deixar o gabinete sempre coberto com um lençol ou cobertor quando não estiver sendo usado, e de quebra ainda barra a umidade. Aqui em casa junta poeira absurdamente rápido, eu deixo a janela do quarto sempre fechada, isso já ajuda a entrar menos poeira e maresia. Gabinete com filtros de poeira é o ideal também.

E se puder reduzir a umidade onde o gabinete fica ajuda mais ainda, como usar um produto dessecante tipo sílica gel ou antimofo no interior do gabinete, ou um aparelho desumidifcador ou idealmente, ar condicionado.
 
Última edição:
Há algum tempo venho pesquisando sobre a questão da umidade/maresia e vou dar meu pitaco aqui de acordo com tudo que li e experimentei até agora. Em primeiro lugar, devemos ter no ambiente onde fica o computador um termohigrômetro ou umidostato, que é um aparelho relativamente barato, essencial para você monitorar a umidade e ter uma real dimensão do problema. Então das duas uma: ou você controla a umidade com o ar condicionado (de olho no umidostato o tempo todo) ou com um desumidificador de ambientes (nesse caso, ele já tem umidostato e vc não precisaria comprar um). Eu estou usando o ar condicionado, mas no inverno, ele não é tão eficiente e o melhor que consigo aqui é manter a umidade da sala do PC entre 55 e 65%, mas ainda assim, considero muito úmido, por isso estou pensando em comprar um desumidificador, que além de ser mais eficiente e capaz de manter a umidade entre 40-50%, o desumidificador gasta menos energia que o ar condicionado. O problema é o custo, a partir de R$ 2 mil.
E não, esses desumidificadores pequenos e populares de R$ 500 não servem para ambientes, apenas para armários. Também imagino que sílica gel e produtos afins, mesmo dentro do gabinete não vão fazer qualquer diferença, porque de todo modo, os coolers jogam ar úmido para dentro e não tem sílica gel que resolva isso.

Os produtos sprays que os colegas indicaram parecem fazer sentido e ter mais eficiência que sílica gel, mas acho que não substituem a solução definitiva que é controlar a umidade do ar e, infelizmente, isso tem um custo. Não tem jeito, quem mora em locais úmidos precisa controlar a umidade do ar se quiser conservar seus bens, principalmente o computador.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo