Como remover sombras em dslr sony a5100

luizbr

Member
Registrado
Ola a todos!
A 2 semanas comprei uma Sony a5100 com lentes 16-50(Modelo SELP1650),mas ao iniciar as filmagens reparei que sombras em torno da imagem.
Pesquisei em foruns sobre o problema ,e vi que poderia ser um efeito chamado 'vinheta'.
Faço filmagens com a configuracao 1/80 F5.6 e ISO por volta de 400 a 600 (com 3 lampadas de 60w em um quarto de 3 metros por 3 metros)
e me recomendaram configurar a camera para 1/60 F11 e um ISO maior(por volta de 2000)
Coloquei esta configuracao,mas com o ISO aumentado,a imagem fica muito saturada.
Existe alguma outra solucao para remover estas sombras?
A camera é muito boa,e o foco é rapido,mas este problema com as "sombras"(ou "vinhetas") está acabando com as minhas filmagens.


A imagem abaixo é parte de uma filmagem sobre uma parede branca
Configuracoes:1/80 F5.6 e ISO por volta de 400 a 600 (com 3 lampadas de 60w em um quarto de 3 metros por 3 metros)
 
Boa noite amigo,
Então, a vinheta são essas bordas um levemente mais escurecidas conforme aparece na imagem que você postou.
O problema está sendo na má iluminação e talvez erros na técnica de filmagem.
Gravar vídeos é bem diferente de fazer uma foto, recomendo o estudo da técnica da fotografia para que você consiga um desempenho melhor.

A velocidade que você deve usar, vai depender muito do número do FPS que você quer no vídeo, por exemplo:
Vamos lá, vou tentar explicar, você deve usar no shutter (velocidade, acima vc fala que está usando 1/80) o dobro da velocidade do framerate que será gravado.

Exemplo:
Quando for setar a qualidade de imagem e frame rate:
Imagina que vai ser gravado em 1080p com 24p
Você vai precisar colocar no shutter 1/48, se na sua câmera tiver essa velocidade, pode colocar em 1/50.
Dessa forma já vai ajudar um pouco mais, pois vai ganhar um pouco mais de luz.
Também falou que está usando f5..6, fechando um pouco o seu diafragma, quando isso ocorre vai entrar um pouco menos de luz, se você colocasse em f4, f3.5, f2.8, f2..
E o ISO da mesma forma, quanto menor o ISO melhor a qualidade da imagem e quanto maior menor a qualidade da imagem.
Conforme você você descreve que pediram pra você colocar a câmera com a seguinte configuração:

shutter: 1/60
f11
ISO 2000

Em relação ao shutter, como eu falei acima, vai depender do número de quadros por segundo que você vai querer, não tem necessidade em gravar em 30fps, recomendo que faça em 24fps, que fica melhor para os olhos.
F11 - profundidade de campo alta, ou seja, um grande espaço estará em foco, mas irá perder muita luz, e com o que vc tem, não será suficiente.
ISO 2000 - compromete tudo na imagem, granulado feio.. enfim.

Espero ter ajudado em alguma coisa.
Qualquer dúvida, estou às ordens.

abs
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo