Como simular um surto de tensão?

Tenho aqui alguns DPS ligados nos eletrônicos mais caros, porém não estou totalmente seguro da eficácia deles. Moro extremamente perto de um transformador de alta tensão, acidentes na rede elétrica não são raros e estamos em uma época do ano com bastante tempestades nessa região, então eu gostaria de testar um desses DPS no prática.

Pergunta, como simulo, da forma mais segura possível, um surto de tensão?

Pensei em pegar um DPS mais velho, ligar em algo que não uso mais, como um radio relógio, e ver na prática se esse DPS segura "raios" ou acidentes na rede elétrica de boa, sem passar o dano para o eletrônico que deveria proteger.

Normalmente é feito em laboratórios mas podem serem testados com geradores de tensão de baixíssima corrente como megômetro por exemplo. Alguns tipos tem manivela de acionamento gerando tensões diferentes conforme a velocidade do giro na manivela outros tipos como os digitais, tem escalas de tensão selecionáveis. Para evitar um curto no equipamento se recomenta colocar uma resistência em série, tem gente que coloca uma lâmpada incandescente em série mostrando de forma visual de quando ela acender é porque o sensor atuou.
Não recomento leigos trabalharem com isso pelas tensões envolvidas.:mao::mas:
O Phoenix Contact fornecia uma maleta testadora de alguns tipos de supressores da sua linha complementando o tema.
Boa sorte!:joia:
 
Se fores testar DPS efetivamente, deixando-o entrar na sua curva de disparo, é igual testar palito de fósforo, cada teste um palito a menos mas ficas sabendo que ele funcionava..

Na prática e em ambiente mais caseiro e tendo a mão um variac até se pode obter uma tensão elevada e variável que se aplica a um Varistor em série com um resistor de alto valor(470 k por exemplo) e um miliamperímetro, tendo também um voltímetro em paralelo com esse varistor..
Inicialmente, com tensão bem baixa, a corrente circulante no resistor, miliamperímetro e varistor será zero. A medida que a tensão sobe (ajustada no variac) e se o DPS estiver bom, haverá de iniciar a circulação de uma corrente .. Quando ela chegar por volta de um miliampere pare o ajuste e leia a tensão sobre o varistor. Essa é aproximadamente a tensão de disparo e a prova de que ele está bom.. Cesse o teste..

Não é um teste extremamente científico mas pode dar uma boa ideia do estado do varistor.

Mas lembre-se de uma coisa. Varistores já sem vida costumam estar rachados, explodidos, inchados como esses dai:

30865d1398815970-treadmill-keeps-blowing-varistor-help-cam00190.jpg

650x425xold-surge-protector-damaged-mov.jpg.pagespeed.gp+jp+jw+pj+js+rj+rp+rw+ri+cp+md.ic.NBP5j2ukaD.jpg

564b255bd8c44f27b21125840ab56371Screen%20Shot%202015-11-17%20at%2010.01.31.png

Varistor-pe%C3%A7a-min.jpg


Claro, que nesses casos (que são a enorme maioria) você vai saber detectar aqueles com defeito..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo