Como testar desempenho em 2 hds sata 2 com ncq em raid 0 ?

Kushito

Well-Known Member
Registrado
queria saber como faco para testar desempenho em 2 hds sata 2 com ncq em raid 0 pois usava dessa maneira em uma placa com sata 1 sem ncq e agora com sata 2 + ncq nao estou percebendo diferenca nenhuma

ja instalei o driver ide mais novo, no everest reconhece sata 2, testei com o hdtach e o resultado foi igual coma placa antiga e com a nova

nao to entendendo, pois deveria ter alguma diferenca por menor que fosse...
 
Pega um programa chamado HDD Tach.

Ele faz testes de desempenhos em hds. Posta o seu resultado aqui que agente analisa.

Falow \,,/
 
Olha só, em outro fórum li sobre uma placa mãe de baixo custo que era descrita como SATA2+ncq... ela era descrita como SATA2 só pelo fato de ter ncq.

"Placa-Mãe ECS RS485M-M: quatro portas SATA-150 com suporte à tecnologia NCQ. É importante notar que essas portas são rotuladas como SATA II porque suportam a tecnologia NCQ, mas elas não são SATA-300."

Espero que esse não seja o seu caso...
 
tenho uma m2n-e da asus e segundo informacoes do proprio site e do manual ela é sata 2, procurando mais informacoes encontrei um site falando que ela suporta ncq

tenho 2 hds samsung sata 2 hd080hj, que sao sata 2 com ncq ( informacoes do site da samsung)

o teste com minha maquina antiga sata 1 apresentava o valor de 215mb/s

o novo teste é esse:

http://img148.imageshack.us/my.php?image=hdqr4.jpg

da uma olhada, compara...

quando to jogando fear ou oblivion percebo umas travadas com loading na hd

ta estranho

nao tem outro programa para teste?
 
o link da imagem é esse:

my.php
 
Bom eu faço 100mb a mais que você, em Sata2 NCQ Raid0 Seagate.

 
Eu uso hdd tach.. Mto bom.
 
o que eu faco entao?

ja verifiquei as hds e tao sem jumper, como diz o manual

refiz os testes e nada

a unica possibilidade que vejo é que uso particionado em 2, mas nao sei se isso pode inteferir no desempenho

nao tem nenhum outro programa para teste?
 
Opa, eu li um tutorial a um tempo que diz que se vc particionar raid perde desempenho.
 
cara, tenta se lembrar de onde viu isso

to encanado pra caramba com esse assunto

valeu
 
É muito provavel de ser limite da sua MOBO, o controlador de HD dela pode ser meia boca.
 
Po, fui faze o teste aqui em casa, ja faz um tempo que estou prestando atenção no meu HD e estou achando ele lento

Olha o teste galera

 
Nao tem nada de errado no seu teste, vc so ta olhando onde nao precisa, que eh a transferencia em BURST, essa pode ser ignorada.

O que vc tem que olhar eh o Average Read, e o seu ta acima de 90MB/s, entao esta certo.

Particionar RAID nao da problema, nem agora nem nunca, ele afeta benchmark sintetico por causa da configuracao do raid no geral.

Como vc fez o RAID ? stripe de 256 - 128 - 64 - 32 - 16 ? formatou FAT32 ou NTFS ? tamano do cluster ?

Mas a regrinha geral eh o tamanho do cluster x4 no caso de ntfs, cluster 4k, stripe 16.

As pipocadas em jogos nao eh culpa do HD, eh falta de memoria ou fragmentacao, se o jogo chama o HD durante pq "precisa" de algo nao importa qntos HDs vc tenha, ele sempre vai ser mais lento que a memoria e por isso vai pipocar, eu tenho 3 HDs S2 em Raid 0, da 140MB/s de average, mas mesmo assim, qndo ele eh acessado pro jogo pipoca, isso eh inevitavel.

Desencana com o teste em Burst, resultado dele eh irrelevante.

PS: Tenho 4 particoes,

SWAP - 4GB
WINXP - 10GB
GAMES - 40GB
FILES - 180+GB

http://www.adrenaline.com.br/forum/showpost.php?p=1518337&postcount=296

Pelo SANDRA que faz teste individual em cada particao todas dao acima de 140MB/s, particionar nao da problema.

O seu nao precisa mudar, ja o do Slash era bom refazer tudo, teste esta totalmente irregular, nao pode ficar dando essas variadas tao grandes.
 
cara, tenta se lembrar de onde viu isso

to encanado pra caramba com esse assunto

valeu

Opa, achei so nao sei se posso colocar o link aqui, pois e de outro forum, se poder me avisa que coloco:thumbs_up .
Falow
 
é FelipeV, voce tem razao mesmo

fiz meu backup e formatei com uma so particao e fiz o teste

"" identico ao de 2 perticoes ""

so perdi tempo

mas valeu pela aula, agora posso desencanar de vez que as hds tao lentas...

valeu
 
Galera aproveitando o topico...
Existe algum site que mostre passo a passo como se faz raid 0???
eu tenho uma Asus A8n-e e fiz raid 0 mas não sei se estou tirando o maximo possivel... pois são tantas opções :eek:
vlw :wave:
 
to usando o winxp 32bits mesmo em ntfs, qual a configuguracao indicada para os clusters

é 4k mesmo?
 
Pra 2HDs eh basicamente isso.

Entrar na BIOS da controladora RAID.

Configurar o STRIPE de acordo com o tamanho do cluster, no caso de NTFS que o certo eh 4k, se tenta NTFS com cluster acima de 4k o windows pode nao instalar.

O que li em alguns guias eh que no caso de 2 hds o STRIPE deve ser 4x o tamanho do cluster.

Mas tbem tem a informacao que isso depende do tipo de arquivos, Stripes pequenos para arquivos pequenos e aumentado de acordo com o tamanho dos arquivos mais usados, tipo, 128 ou 256 para quem trabalha com edicao de video.

O bom eh ir testando e haja paciencia, pq benchmark nao serve muito bem pra isso, pode ficar rapido no bench, mas na hora do joguinho fica lento.

Particoes pode ter qntas quiser, 4 primarias e nao sei mais qntas extendidas, isso nao interfere em nada.

Nao tem segredo.
 
Pra 2HDs eh basicamente isso.

Entrar na BIOS da controladora RAID.

Configurar o STRIPE de acordo com o tamanho do cluster, no caso de NTFS que o certo eh 4k, se tenta NTFS com cluster acima de 4k o windows pode nao instalar.

O que li em alguns guias eh que no caso de 2 hds o STRIPE deve ser 4x o tamanho do cluster.

Mas tbem tem a informacao que isso depende do tipo de arquivos, Stripes pequenos para arquivos pequenos e aumentado de acordo com o tamanho dos arquivos mais usados, tipo, 128 ou 256 para quem trabalha com edicao de video.

O bom eh ir testando e haja paciencia, pq benchmark nao serve muito bem pra isso, pode ficar rapido no bench, mas na hora do joguinho fica lento.

Particoes pode ter qntas quiser, 4 primarias e nao sei mais qntas extendidas, isso nao interfere em nada.

Nao tem segredo.


Dessa eu num sabia. Vivendo e aprendendo no Adrena.
 
vou formatar tudo denovo

raios...

trocar de micro é *oda mesmo

ate acostumar...

valeu
 
Cacete tenho um hd sata 2 d3 320g Seagate e uma modo msi deluxe nf4 o meu teste deu 139m achei pouco tb :-(
 
Pra 2HDs eh basicamente isso.

Entrar na BIOS da controladora RAID.

Configurar o STRIPE de acordo com o tamanho do cluster, no caso de NTFS que o certo eh 4k, se tenta NTFS com cluster acima de 4k o windows pode nao instalar.

O que li em alguns guias eh que no caso de 2 hds o STRIPE deve ser 4x o tamanho do cluster.

Mas tbem tem a informacao que isso depende do tipo de arquivos, Stripes pequenos para arquivos pequenos e aumentado de acordo com o tamanho dos arquivos mais usados, tipo, 128 ou 256 para quem trabalha com edicao de video.

O bom eh ir testando e haja paciencia, pq benchmark nao serve muito bem pra isso, pode ficar rapido no bench, mas na hora do joguinho fica lento.

Particoes pode ter qntas quiser, 4 primarias e nao sei mais qntas extendidas, isso nao interfere em nada.

Nao tem segredo.

O esquema do stripe tem também que quanto menor for, mais o hd vai usar a cpu, então cpus mais lentas tendem a sofrer mais com isso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo