• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Como tornar os dispositivos acessíveis de uma interface para a outra no roteador?

Roswell Grey

ayy lmao
Registrado
Tenho um roteador com OpenWRT e gostaria de fazer que os dispositivos conectados em interfaces diferentes possam ficar acessíveis um para os outros.

A primeira interface que eu vou chamar de br-lan está no range 192.168.1.1, e a segunda que eu vou chamar de br-sqm está no range 192.168.100.1.

Como faço para que os dispositivos fiquem acessíveis de uma interface para a outra?



br-lan é uma ponte entre as portas lan e wlan0-0 e wlan1-0 (SSIDs primários dos rádios 2.4GHz e 5GHz), enquanto o br-sqm é uma ponte entre wlan0-1 e wlan1-1 (SSIDs secundários dos rádios 2.4GHz e 5GHz).

Essa configuração se faz necessária aqui pois as SmartTVs com a função de Chromecast embutidas estão todas conectadas no br-sqm (192.168.100.1), a qual está submetida a um traffic shapping para limitar o consumo de banda, porém se eu estiver com o meu smartphone conectado ao br-lan (192.168.1.1), ele não consegue enxergar o Chromecast, eu não consigo nem pingar dispositivos de uma interface para a outra, é preciso trocar a rede para um dos SSIDs do br-sqm para que as SmartTVs imediatamente fiquem visíveis.
 

neo666

¯\(ツ)/¯
Super Moderador
O sintoma é bem típico de 'AP Isolation' ativado em um ou mais pontos de acesso.

Se não for isso, talvez seja a falta uma bridge entre cada uma das redes/pontos de acesso, que a meu ver perde o sentido em um conceito de uso como o seu.

Não vejo porque ter redes diferentes em faixas de IPs diferentes só para controlar banda (geralmente é pra ter segurança) e depois querer 'uni-las' novamente, alguma coisa está errada.
 

Carlos Raasch

New Member
Registrado
Não utilizo o OpenWRT, mas imagino que tenha o mesmo formato de firewall do Linux, chegou a configurou uma regra no firewall que permite o forward dos pacotes entre as duas interfaces?
 

HikariWS

New Member
Registrado
Vc com uma rede complexa dessa, e gente me dizendo q só empresa precisa usar múltiplas VLANs! hahahaha

No Luci /cgi-bin/luci/admin/network/firewall vc tem as zones do firewall. Suas interfaces br-lan e br-sqm estão na mesma zone lan, ou vc criou zones diferentes?

Não sei como configurar traffic shapping numa interface, mas pelo q eu entendi vc criou 2 interfaces pra colocar numa os devices q quer botar em traffic shapping, e na outra os q quer tráfego livre, é isso?

Acredito q vc possa colocar as 2 interfaces na mesma zone do firewall, e isso vai fazer todos os devices se verem mutuamente. Num sei se o traffic shapping vai funcionar no tráfego entre eles ou só deles com a wan.

Como alternativa, vc pode tentar colocar accept nos 3 tipos de tráfego: Input, Output e Forward na conexão entre as zones br-lan e br-sqm.
 

Usuários que está vendo este tópico

Topo