• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Compensa comprar um notebook gamer se não pretendo fazer undervolt?

  • Iniciador de Tópicos chiari
  • Data de Início

chiari

know-it-all Member
Registrado
Boa noite pessoal, gostaria da opinião principalmente daqueles que tem algum modelo de note gamer atuais (y540, G5 15 ou H300) se é possível usá-los por longo prazo sem cogitar undervolt.

A questão é que sempre tive PC montado mas estou afastado a uns bons anos e pretendo pegar um note para usar o Flight Simulator, sendo que larguei os PCs com trauma dos meus antigos Q6600 e i7 920 que me deram muita dor de cabeça de tanto fuçar com vcore, multiplicador, fsb etc (culpa minha admito). Naqueles tempos só existia o FSX e todo mundo fazia o possível para espremer 1 ou 2 fps a mais de tão lixo que era o 'simulador', papo de quadcore a 4GHz atingindo no máximo 15-20fps em um 'jogo' de 2006. Se eu me conheço, ou compro algum desses modelos e boto pra rodar sem mexer em nada (peace of mind) ou espero sair os consoles novos e vejo qual o nível de customização será possível, mas sendo realista, duvido que suportem mods que fazem um simulador adquirir outro patamar de experiência. Minha intenção é colocar pra rodar e esquecer de forma que não fique com o pé atras por eventuais crashs, 1000 atualizações de driver, quero ficar longe de Prime95 ou qualquer outra coisa do tipo.

Enfim, é viável? Quais são as implicações de não usar undervolt? Durabilidade? Degradação de performance devido ao throttling? Supondo-se que o processador atinja a Tjmax estipulada e ocorra o throttle, a CPU vai cair para o clock padrão sem turbo (2.6Ghz no caso do 9750H) ou ele faz isso de maneira inteligente atingindo o meio termo? A dúvida é porque o simulador é mais CPU bond, embora exija muito da GPU também.

Edit: Esqueci de mencionar que não cogito montar um desktop nesse momento por questão da portabilidade, moro em duas cidades, estou sempre viajando, teria de ser um mini itx com peças muito mais difíceis de encontrar e o valor chegaria próximo a um note desses. Fora a questão dos periféricos adicionais (monitor, teclado, etc).

Agradeço desde ja
 
Última edição:
O impacto é na performance, a maioria dos componentes vai gargalar pra não torrar.

UV é fácil de fazer quando possível, estabilidade só vai ser uma preocupação caso tente extrair a última gota. De todo jeito, com ou sem ele a performance máxima vai depender da eficiência de resfriamento de cada note. Como alguns gargalam antes pra manter a impressão de equipamento frio não sei afirmar sem ter testado, mas idealmente ele vai mander a frequência no mais alto possível dentro do limite térmico.

Qual entrega a melhor performance, e se ela é suficiente pra você é a questão final. No olhômetro os Lenovo são os mais elogiados em questão de temperatura, mas não sei dizer se é por resfriar bem ou por limitar mais.
 
Você não precisa nem fazer o undervolt necessáriamente, mas é bem diferente do que vc fazia no seu desktop, o under é não é com um overclock, mas a grande questão é que em todos os notes gamers do mercado, você terá que trabalhar com undervolt + underclock, este último acaba fazendo a grande diferença, uma CPU como o 9750H vc acaba trabalhando com ele entre 3 e 3.4GHZ para ficar com temperaturas legais e evitar o desgaste de componentes.
 
Muito obrigado pela opinião, talvez uma saída então seja partir para o helios 300 que é o único com undervolt de fabrica correto?
 
Não importa qual note gamer você pegar: o bichinho vai esquentar! Principalmente em jogo que exija mais da CPU.
Undervolt é quase que essencial em note gamer, se não usar só vai servir pra esquentar mais ainda de forma desnecessária. Então vai ter que gastar um tempinho pra configurar, mas depois que configurar tudo é só deixar o programa lá rodando e esquecer.

Meu note é o Helios 300 mais antigo com i7 7700HQ e GTX 1060, aqui faço o seguinte:

Com o Throttlestop, tenho um profile pra usar na fonte e pra jogar que trava o clock em 3.0 GHz, e outro profile pra usar na bateria que trava o clock em 2.8GHz. Configuro o throttlestop pra mudar de profile automaticamente ao usar o note na bateria ou na fonte.

Coloco undervolt do processador em -125mv nos dois profiles, até aceita menos mas prefiro deixar nesse mesmo que é o undervolt que praticamente qualquer notebook aceita e é estável.

Faço undervolt na GPU pelo MSI Afterburner também, e configuro um alarme caso a temperatura da CPU ultrapasse 95 graus, assim não preciso ficar monitorando toda hora ou esquentando a cabeça.

Undervolt na CPU é até simples de fazer, só na GPU que é um pouco mais chato, mas dependendo da placa pode ser menos necessário.
Comprar um note já com undervolt pode ser uma saída se não quiser configurar isso, mas ainda vai ter que dar um jeito com os clocks.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo