Computador congelando Win 10 + Ryzen 5 3400g + Placa Mãe Asus B450M

Matheusx02

New Member
Registrado
Galera, montei meu computador faz 6 dias, os primeiros 4 dias estava tudo tranquilo, tanto em games quanto em mexer com ele normalmente, porém, hoje ele começou a apresentar um problema, apenas de mexer no Google Chrome ele trava e a tela congela, parando de funcionar o mouse e o teclado sobrando apenas reiniciar o computador, achei que poderia ser por o processador (Ryzen 5 3400g) estar oscilando muito na temperatura, entre 30 a 60 graus somente de mexer no navegador (não sei se é normal), no site da AMD diz que a temperatura máxima é 95 graus.
Na última vez que aconteceu o Windows reiniciou o computador sozinho e me mandou uma mensagem para reparar o sistema, fiz o reparo do sistema e apaguei todos os arquivos que já tinha baixado e mesmo assim o problema persistiu.
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar em solucionar o caso, obrigado desde já.
Configurações: Ryzen 5 3400g, Placa Mãe asus B450M Gaming/BR, Fonte Corsair CX 650w bronze, 8GB Memoria ram crucial 2666, HD WB 500GB.
Informações adicionais: Estava usando o Windows disponibilizado pela propria Microsoft com a ultima atualização, e a BIOS da placa mãe já veio atualizada para os ryzen de 3º geração, sendo a BIOS do mês 06/2019.
 
Estou tendo o mesmo problema com meu ryzen 5 3600 + b450 aorus elite, ja iniciei o árduo processo de garantia da terabyte, segundo eles me parecem que já tiveram relatos desses problemas que a maioria foi solucionados com atualização de bios e drives, mas sem sucesso para min, eu tenho travamentos e telas azuis durante a instalação do Windows.
 
Pode atualizar a BIOS que deve resolver sim, essa bios do mês 6 é a primeira pros ryzen terceira geração. Recomendo usar a ultima BIOS.
 
Estou com o mesmo problema, já tentei de tudo, atualizar bios, atualizar windows, formatar, nada resolve, minha config atual é um Ryzen 3400g + Asus B450m/BR, cheguei a trocar de fonte, achando que a antiga não estava dando conta. E nem sempre trava no mesmo tempo, por exemplo, as vezes eu passo horas jogando e não trava, porém, tem dia que não consigo praticamente nem ligar o computador e abrir o navegador.
 
Última edição:
Estou tendo o mesmo problema com meu ryzen 5 3600 + b450 aorus elite, ja iniciei o árduo processo de garantia da terabyte, segundo eles me parecem que já tiveram relatos desses problemas que a maioria foi solucionados com atualização de bios e drives, mas sem sucesso para min, eu tenho travamentos e telas azuis durante a instalação do Windows.

Identico aqui, um Ryzen 3600 + B450m Pro Gaming da Asus. Estava tendo DIVERSAS telas azuis, até mesmo em formatação LIMPA do windows. Não estava conseguindo nem atualizar a bios, porém, a 2 dias os travamentos pararam e consegui atualizar pra ultima versão, porém não mexi em nada na bios, deixando tudo default. Resta permanecer monitorando, ou então contatar a terabyte, pois comprei por lá, tbm.
 
Sugestões:

instalar última bios disponível para Ryzen 3000 ABB ou ABBA (importante).
carregar configuraçao padrão otimizada setup bios.
não ligar XMP/DOCP, dependendo do módulo não tem perfil no AGESA (super importante).
instalar W10 1903 original e depois deixar atualizar (importante)
instalar o último driver de chipset do site da AMD (importante).
selecionar no plano de energia o ryzen balanced (se for Ryzen 1000/2000 pode deixar do windows).
instalar o driver da placa de vídeo (ou driver do integrado).

Não mexer em ajuste no setup bios, se tiver dúvida execute um clear cmos e carregue otimizado.
Não fazer nenhum overclock no CPU, GPU ou memória. Deixe no auto.
Não ligar XMP/DOCP, memória funcionar acima do padrão JEDEC depende do módulo, rank, IMC, voltage, slots, etc. Verifique se no padrão não veio ligado (nesse caso desligue).
Usar uma fonte de alimentação 100% funcional e sem defeito.
Desligue a aceleração pelo GPU no navegador, pode causar problemas com Nvidia/AMD.

Se (por exemplo) ligar XMP/DOCP e o módulo não tiver perfil, por vários dias vai funcionar normal e BOOM !!! acontece tela azul de forma aleatória.
Executar testes como cinebench, 3dmark, prime95, dentre outros a sua escolha. Testar módulo de memória em separado (com memtest ou similar). Monitorar a temperatura.
Caso queira testar em um jogo, escolha um título recente que tem atualizações (suporte do desenvolvedor) e não tenha N bugs.

Se mesmo assim tiver problema pode ser algum lote com defeito, contate a loja e peça o RMA.

Se passar nos testes aí sim pode (por exemplo) tentar aumentar o clock da memória (refinar).
Lembrando que antes de se aventurar a mexer no setup bios pesquise tutorial que explique cada ajuste e seu efeito.
 
Última edição:
Tambem montei um pc igual ao seu, a unica diferenca é minha hd de 1tb seagate e a fonte evga de 600w plus, estava com o mesmo problema, tava quase devolvendo td pra kabum, depois de muita dor de cabeça, consegui resolver o meu problema de congelamento de tela, simplesmente removendo o google chrome, meu pc estava congelando até para compactar um arquivo, atualizei bios, drivers, windows 10 versao 1903, td que achei fiz, a unica solucao por enquanto foi removendo o chrome, nao sei ainda se é definitivo que ele pare de congelar, mas nao aconteceu mais ja fazem 3 dias.
 
Estou tendo problemas parecidos com o Ryzen 2600 e a B450M da gigabyte. Já fiz de tudo, inclusive atualizar a Bios, mas nada resolveu.
 
Esquece o que disse sobre o chrome, hoje meu pc voltou a congelar a tela novamente mesmo sem ele, nao sei mais o que fazer , acho que vou vender tudo e voltar para a intel
 
Eu sugiro que você formate seu HDD novamente, e sete a opção do SATA para IDE, geralmente o windows só se comporta bem em AHCI quando se está usando um SSD ou um SSHD, ou no caso combinando um SSD(sistema) e um HDD(arquivos) aí roda sussa, se tudo o que foi dito antes não adiantou, teste essa alternativa.
Se está usando um Windows 64 bit, particione o HDD e instale o 32 bit só pra backup mesmo enquanto esses bugs aleatórios não se resolvem.
 
Sua bios está muito desatualizada

Driver de vídeo

Importante atualizar o dirver de audio que já vi gente tendo problema ao usar o driver nativo de audio do windows por não atualizar para o driver do fabricante

driver do chipset
 
Fala galera, beleza?

recentemente encontrei este topico aqui pois eu estava com problemas de travando com a minha placa mae da asus b450m e com o ryzen 5 3400g.

depois de muita dor de cabeça acredito que eu consegui solucionar, estou testando ainda.

Mas o que eu fiz foi formatar o computador para iso 2019 do windows

e os drivers do pc eu baixei tudo no site da asus, sendo eles a

bios 1820
o driver de audio Versão 6.0.1.8573
Lan Versão 10.35.510.2019
Chipset Versão 1.7.29.0115


não baixei o radeon do site da amd, porém ao instalar o chipset o programa diz que está sem o radeon, e eu botei para baixar a versão "19.9.2"

que você pode encontrar na penúltima atualização neste site


a principio meu computador travava toda vez que eu entrava em uma aplicação flash ou então no google chrome, depois que eu fiz este procedimento parou de travar, estou verificando ainda... mas qualquer coisa eu volto a relatar no forum.
 
Estou o mesmo problema quando abro game pesado ele trava. Comprei as peças tem 2 meses e nunca consegui usar. Já atualizei tudo mais só congela alguém teve alguma solução?
 
Coprei esse Kit placa mãe (prime B450M-GAMING/BR , AMD RYZEN 5 3400G , CORSAIR 2X8gb 3000Mhz ) com windows 10 original e o PC CONGELA COM O DISCO A 100% até navegando na internet já fiz de tudo atualização de bios do windows de drivers e nada adiantou , vou mandar e placa devolta a loja
 
Última edição:
Depois de mandar minha paca mãe com o mesmo problema de vocês pra Pichau eles me mandaram uma nova, falaram que a minha estava com problema, mas ao montar a nova veio o mesmo problema, rede parando, pc travando principalmente no Chrome, etc...
fiquei louco e realizei dezenas de testes pois não condenava mais a placa mãe, um dos testes que fiz usei o Prime95 para testar o processador e o defeito aparecia instantaneamente... comecei a dar toda a atenção a ele e comecei a fazer dezenas de configurações na BIOS, e por um milagre ao usar ele como 2 core com 4 threads o problema sumiu, ai continuei... Fui fazendo várias configurações e todas dando problema, ai que tive uma ideia, com overclock não deu certo, e se eu baixar o clock?
Foi ai que eu joguei o clock em 3.00Ghz e o problema sumiu. Ai fui subindo e quando cheguei em 3.4Ghz o problema voutou então vi que em 3.3Ghz estabilizou com todos os 4 cores e 8 threads ativos. Fiquei muito alegre, perdi o sábado passado inteiro e até hoje quarta-feira o PC está super estável. Ai fiquei me perguntando o porque disso e ao entrar no site da asus e consultar o suporte de CPU já estava lá o que eu havia descoberto, ( Ryzen 3400G 3.3Ghz L3:4M 4C). Mesmo com a perda de desempenho o PC tem se mostrado muito bom...
Tentei avisar a Pichau que eles estavam trocando placas mãe sem defeito e eles não deram atenção,
Fico de cara, a propria ASUS não divulgar isso e condena um produto que somente não está configurado. quase ninguém deve saber disso nem mesmo os funcionários dela, mas está la no site, Deviam fazer anúncios para alertar igual fizeram com a linha F da intel, mas até o momento nada...
É isso ai, é um prazer compartilhar com vocês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Configurações que uso:
Placa mãe Asus B450M Gaming BR.
Ryzen 5 3400G 3.7Ghz (3.3Ghz em uso)
8GB DDR4 Crucial 2666
Fonte EVGA 430w
SSD M.2 Corsair MP300
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
Depois de mandar minha paca mãe com o mesmo problema de vocês pra Pichau eles me mandaram uma nova, falaram que a minha estava com problema, mas ao montar a nova veio o mesmo problema, rede parando, pc travando principalmente no Chrome, etc...
fiquei louco e realizei dezenas de testes pois não condenava mais a placa mãe, um dos testes que fiz usei o Prime95 para testar o processador e o defeito aparecia instantaneamente... comecei a dar toda a atenção a ele e comecei a fazer dezenas de configurações na BIOS, e por um milagre ao usar ele como 2 core com 4 threads o problema sumiu, ai continuei... Fui fazendo várias configurações e todas dando problema, ai que tive uma ideia, com overclock não deu certo, e se eu baixar o clock?
Foi ai que eu joguei o clock em 3.00Ghz e o problema sumiu. Ai fui subindo e quando cheguei em 3.4Ghz o problema voutou então vi que em 3.3Ghz estabilizou com todos os 4 cores e 8 threads ativos. Fiquei muito alegre, perdi o sábado passado inteiro e até hoje quarta-feira o PC está super estável. Ai fiquei me perguntando o porque disso e ao entrar no site da asus e consultar o suporte de CPU já estava lá o que eu havia descoberto, ( Ryzen 3400G 3.3Ghz L3:4M 4C). Mesmo com a perda de desempenho o PC tem se mostrado muito bom...
Tentei avisar a Pichau que eles estavam trocando placas mãe sem defeito e eles não deram atenção,
Fico de cara, a propria ASUS não divulgar isso e condena um produto que somente não está configurado. quase ninguém deve saber disso nem mesmo os funcionários dela, mas está la no site, Deviam fazer anúncios para alertar igual fizeram com a linha F da intel, mas até o momento nada...
É isso ai, é um prazer compartilhar com vocês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Configurações que uso:
Placa mãe Asus B450M Gaming BR.
Ryzen 5 3400G 3.7Ghz (3.3Ghz em uso)
8GB DDR4 Crucial 2666
Fonte EVGA 430w
SSD M.2 Corsair MP300
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pois é amigo a minha esta deixando o disco 100% de uso um pouco diferente, já testei de tudo um pouco minha compra foi na terabyte (te digo lentidão para responder um ticket ) acho que vou devolver e pedir outro modelo já vi que vai dar merda trocar pelo mesmo produto
 
Última edição:
Olá pessoal acho que este problema esta resolvido uma nova atualização de bios da placa mãe ASUS B450M-GAMING/BR , atualizei aqui a algumas horas até agora não travou continuarei testando postarei o resultado( BIOS 1823)
 
Olá pessoal acho que este problema esta resolvido uma nova atualização de bios da placa mãe ASUS B450M-GAMING/BR , atualizei aqui a algumas horas até agora não travou continuarei testando postarei o resultado( BIOS 1823)

Boa tarde, Angra013

O problema foi resolvido com a atualização da BIOS para a versão 1823?
Com qual clock você está rodando a CPU, em 3.3 GHz (conforme site da ASUS) ou no clock padrão que é 3.7Ghz?

Estava pensando em comprar este processador, Ryzen 5 3400G, mas depois de ler este tópico não me parece uma boa idéia. Qual o sentido de pagar caro por um processador que deveria ser superior a versão antiga (Ryzen 5 2400G) mas que no uso terá um clock menor que a versão antiga? Ryzen 5 3400G = 3.3 GHz / Ryzen 5 2400 G = 3.6 GHz

A placa mãe que está sendo vendida no mercado e que já vem com a BIOS atualizado para o Ryzen 3000, é a deste tópico, ASUS B450M. Ou seja, paga-se um valor alto pelo processador e outro valor também alto pela placa mãe compatível (já que a versão A320M está sendo vendida com BIOS antiga), para no fim ter uma configuração inferior ao Ryzen 2000?
 
Eu estava com o mesmo problema. Atualizei a Bios e os drivera do chipset, aparentemente resolveu. Tem que ir diretamente no site da Asus e baixar a última Bios e drivers. Aquele software EZ update não mostra que há atualizoes, mas qdo vemos no site da asus, há atualizações de bios sendo liberadas todos os meses.
 
Vocês viram se a memoria RAM de vocês é certificada (QVL) no site? isso é muito importante. tem cara de incompatibilidade.
 
Eu estava com o mesmo problema. Atualizei a Bios e os drivera do chipset, aparentemente resolveu. Tem que ir diretamente no site da Asus e baixar a última Bios e drivers. Aquele software EZ update não mostra que há atualizoes, mas qdo vemos no site da asus, há atualizações de bios sendo liberadas todos os meses.

É isso mesmo. O problema não voltou a ocorrer. Importante atualizar a bios e o chipset. No caso do chipset, deve se baixar as duas últimas atualizações lá do site da asus.
 
Foi ai que eu joguei o clock em 3.00Ghz e o problema sumiu
Atualizou a BIOS? Conseguiu voltar a utilizar com o clock em 3,7ghz?

É isso mesmo. O problema não voltou a ocorrer. Importante atualizar a bios e o chipset. No caso do chipset, deve se baixar as duas últimas atualizações lá do site da asus.

Você está usando o processador com clock 3,3ghz ou 3,7ghz?
 
O básico é atualizar a bios, além dos drivers específicos da sua placa mãe (a partir do próprio site da ASUS).

Nas configurações da BIOS, se vc fez algum ajuste, resete tudo, preferencialmente dê um clear CMOS para garantir.

Então faça um teste básico para ver se os congelamentos continuam. Se estiver ok, então volte na BIOS e ative somente o XMP (DOCP) das memórias e verifique novamente se os congelamentos continuam.

Obs: Atualize também seu windows até não sobrar mais nenhuma atualização.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo