[AJUDA] Computador da PICHAU novo não da video, ou liga e para de dar video

SaveYourself

Active Member

Procurei se tem algum tópico exclusivo pra essas dúvidas mas não achei, mas me desculpem se estiver em uma área errada.

Vamos lá, meu PC da Pichau acabou de chegar. Um Ryzen 3 8 gb RAM e 120 GB SSD. Liguei o PC direto na tomada (na verdade, em um T, já que as tomadas aqui não são de 3 pinos), o PC ligou (acendeu um led azul do lado, barulho do cooler etc, mas a luz vermelha do HD não acendeu) mas não deu video, nem reconheceu o teclado e mouse USB.

Depois de um tempo, o computador resolveu ligar, e agora com o led vermelho do HD também. Usei um pouco, e pronto parou de dar video de novo (led vermelha desligada do HD, mas o resto continuou funcionando - só parou de dar video e de reconhecer os USB de novo). Resetei o PC e ele ligou, porém fica na mesma coisa, do nada depois de uns minutos para de dar video.

Já mandei um ticket pra Pichau e estou esperando o contato, mas alguém tem alguma sugestão do que poderia ser? Tenho receio de ser algo "bobo" que eu mesmo poderia resolver, mas eu ter que mandar pro suporte e perder mais uns 15 dias nessa brincadeira.

Será que pode ser problema da fonte, ou da placa mãe?

PS: sempre que ele para de dar video e para de reconhecer os USB (mas continua "ligado") eu reseto e ele liga de novo normalmente, pra depois acontecer a mesma coisa, normalmente logo depois que ele liga, ou poucos minutos depois.

Consegui ligar o computador agora e usar por um tempo (estou escrevendo nele). Troquei o cabo de força e, não sei se é por isso, mas o computador está ligado já há uns 10 minutos (o máximo que consegui até agora).

A tomada que eu estava usando (que veio com o PC) era aquela de 3 pinos, porém na minha casa as tomadas são antigas, então eu tava tendo que usar um adaptador, só que bem velho, pra ligar na tomada. Dessa vez peguei um cabo de força novo que eu tinha aqui, e que dava pra ligar direto nessa minha tomada. Será que tem alguma correlação?

Tem algum lacre que, caso, rompido, viole a garantia? Se não, recomendo que verifique as conexões da fonte na placa-mãe (24+pin, 12V, PCI-E..) e os pentes de memória para ter certeza de que estão bem encaixados.

Poderia postar as especificações do PC?

Tem algum lacre que, caso, rompido, viole a garantia? Se não, recomendo que verifique as conexões da fonte na placa-mãe (24+pin, 12V, PCI-E..) e os pentes de memória para ter certeza de que estão bem encaixados.

Poderia postar as especificações do PC?

Oi, você chegou a ler a mensagem anterior da sua? Pq postei acho que na mesma hora que você respondeu, então talvez não tenha visto. O computador ainda está aguentando...será que poderia ser algo tão simples quanto isso?

De qualquer forma, não, parece que não tem nenhum lacre. Mas vou esperar o contato da Pichau pra confirmar se posso abrir. Deu pra ver por um buraco do gabinete que tem um cabo que está desconectado (não sei o nome desse tipo de cabo, é um com a ponta meio chatinha tipo USB só que de plástico).

As especificações são essas:
Processador AMD Ryzen 3 3200G Quad-Core 3.6GHz (4GHz Turbo) 6MB Cache AM4, YD3200C5FHBOX
Cooler BOX Original AMD (Processadores OEM e MPK Nao Suportam Cooler BOX)
Placa Mae ASRock A320M-HD DDR4 Socket AM4 Chipset AMD A320
Memoria Crucial Ballistix 8GB (1x8) DDR4 2666Mhz Branca, BL8G26C16U4W
SSD Kingston A400 120GB 2.5" TLC NAND Sata III, SA400S37/120G
Fonte Aerocool VX-500 500W, EN57136
Ventoinha Pichau Gaming Feather 120mm Azul, PGFEA-BLUE
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oi, você chegou a ler a mensagem anterior da sua? Pq postei acho que na mesma hora que você respondeu, então talvez não tenha visto. O computador ainda está aguentando...será que poderia ser algo tão simples quanto isso?

De qualquer forma, não, parece que não tem nenhum lacre. Mas vou esperar o contato da Pichau pra confirmar se posso abrir. Deu pra ver por um buraco do gabinete que tem um cabo que está desconectado (não sei o nome desse tipo de cabo, é um com a ponta meio chatinha tipo USB só que de plástico). É comum ter cabos assim desconectados? Eu estou usando o computador normalmente ainda, então talvez esse não seja o problema (desse cabo em específico).

Processador AMD Ryzen 3 3200G Quad-Core 3.6GHz (4GHz Turbo) 6MB Cache AM4, YD3200C5FHBOX

De qualquer forma, não, parece que não tem nenhum lacre. Mas vou esperar o contato da Pichau pra confirmar se posso abrir. Deu pra ver por um buraco do gabinete que tem um cabo que está desconectado (não sei o nome desse tipo de cabo, é um com a ponta meio chatinha tipo USB só que de plástico).

--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Pode ser haja alguma frouxidão em algum conector, pente de RAM, placa de vídeo etc. por conta do transporte ou pela montagem.

O ideal seria verificar todas as conexões. Caso essa verificação não resolva o problema, pelo menos servirá para eliminar algumas possibilidades.

Pode ser haja alguma frouxidão em algum conector, pente de RAM, placa de vídeo etc. por conta do transporte ou pela montagem.

O ideal seria verificar todas as conexões. Caso essa verificação não resolva o problema, pelo menos servirá para eliminar algumas possibilidades.

Sim, minha principal suspeita era isso. Já aconteceu outras vezes de no transporte algum cabo se soltar e ele não ligar e tal. Mas no caso, estava me referindo à essa questão do cabo de força.

O cabo que veio é de 3 pinos, só que minhas tomadas são antigas. Coloquei um adaptador (bem velho e desgastado, pq era o unico que eu tinha) pra ligar e foi quando deu todos esses problemas relatados. No caso, agora eu peguei um cabo novo que eu por acaso tinha aqui, e que dava pra ligar direto em minha tomada. Agora, meu computador está ligado já há quase 1 hora e não desligou. Será que poderia ser o problema desse adaptador mesmo? Tipo talvez não estar levando força suficiente pro PC, e aí algum componente poderia estar desligado, embora o cooler funcionando etc...enfim, só uma especulação. Vamos ver se ele vai continuar ligado.

Sim, minha principal suspeita era isso. Já aconteceu outras vezes de no transporte algum cabo se soltar e ele não ligar e tal. Mas no caso, estava me referindo à essa questão do cabo de força.

O cabo que veio é de 3 pinos, só que minhas tomadas são antigas. Coloquei um adaptador (bem velho e desgastado, pq era o unico que eu tinha) pra ligar e foi quando deu todos esses problemas relatados. No caso, agora eu peguei um cabo novo que eu por acaso tinha aqui, e que dava pra ligar direto em minha tomada. Agora, meu computador está ligado já há quase 1 hora e não desligou. Será que poderia ser o problema desse adaptador mesmo? Tipo talvez não estar levando força suficiente pro PC, e aí algum componente poderia estar desligado, embora o cooler funcionando etc...enfim, só uma especulação. Vamos ver se ele vai continuar ligado.
Pode ser isso também.

É, infelizmente o computador parou de dar vídeo de novo. Resetei o PC, ele deu tela até terminar de dar boot, depois parou de dar video de novo. Vou esperar o retorno da Pichau pra ver o que faço :(

Update: problema resolvido. A fonte veio em 230. Era só abaixar o pino pra 115 e pronto dhasdfdsfdshfjsd.

A Pichau que te empurrou essa fonte?

Sim. É aquela Aerocool 500W. Já tinha feito outros orçamentos com ela também. Ela tem um pininho atrás que dá pra alterar de 230 pra 115. Só tive que fazer isso e funcionou. Só não entendo pq isso não foi explicitado pela empresa. Até eu perceber isso, poderia até ter queimado a máquina.

A forma de baratear esses pc montados e lucrar na venda é empurrar fonte e placa mãe de baixo custo e de qualidade duvidosa. Essa fonte é bem ruim, troque ela o mais rapido possivel.

Sim. É aquela Aerocool 500W. Já tinha feito outros orçamentos com ela também. Ela tem um pininho atrás que dá pra alterar de 230 pra 115. Só tive que fazer isso e funcionou. Só não entendo pq isso não foi explicitado pela empresa. Até eu perceber isso, poderia até ter queimado a máquina.
Eu não confio nessas fontes baratas. Recomendo fortemente que você tenha em mente a aquisição de uma fonte de melhor qualidade como o colega citou acima.

As fontes de boa qualidade nao usam mais esse tipo de chave. A conversão é feita de forma automatica.

Tem anos que eu n via fonte de computador com chave seletora de tensão. Não aparenta ser nenhuma obra prima essa ai n.
talvez seja uma boa ir separando uma grana pra trocar no futuro, so por desencargo de consciência.

Users who are viewing this thread

Voltar