Conceito de Virtualização

Rodrimack

Banido
Banido
Fiz um tópico ha pouco tempo sobre VMWARE. Só para finalizar meu pensamento. Tanto o VMWARE como Citrix pode ser emulado através de servidores de internet, desktop e servidores locais? No caso de desktop, por exemplo eu tenho um pc com várias particões com diferentes S.O. Apartir do Citrix ou Vmware eu posso ter acesso a vários S.O da minha maquina principal? Como se fosse algo remoto ou VPN?
 
Opa...
A 1a pergunta: Sim. A 2a pergunta eu nao entendi muito bem o que você quer, se você está falando em criar uma máquina virtual com vários SO, a resposta é sim, consegue tranquilo. Mexo com VMWare a um bom tempo, se precisar de alguma dica, falaew :D

abç
 
1 - O que você quer dizer com "emulado através de servidores de internet, ..."
2 - Cada partição com um SO, assim : 1 - w98, 2 - Linux, 3 - XP, 4 - Vista e 5 - Seven ? Então a resposta é não.
Pelo que sei se você vai gerenciar n SO diferentes você deve criar uma maquina virtual para cada SO, com seus respectivos programas.
Aqui em casa uso o VMWARE para rodar XP, Vista 32 e Seven x64 dentro de uma única partição do HD, sendo que o sistema instalado no meu micro é o Vista x64.
 
E como vc consegue manter varios sistemas operacionais em uma única partição? Sobre o acesso internet queria saber se é possivel acesso diferente S.O atraves do VMWARE utlizando a internet.

So pra ver se eu entendi. Eu tenho meu notebook com XP e o VMWARE. Eu posso acessar virtualmente o linux, ou qualquer outro S.O tanto no host ou desktop local como numa VPN, Internet sei la, algo do tipo?
 
Última edição:
Vamos ver se consigo explicar: cada SO que eu uso está numa máquina virtual sob o controle do VMWARE.
Fazendo uma analogia com uma caixa de chocolates o VMWARE é a caixa e cada chocolate é uma máquina virtual com um OS, assim não preciso particionar o HD para instalar o OS mas criar uma máquina para cada um.
O espaço ocupado por cada máquina virtual é administrada pelo VMWARE, assim como´a memória que pode ser dedicada a cada um.
Aqui eu tenho 4 GB e uso 512 mb para cada uma, sendo que eu só posso rodar até 2 ao mesmo tempo, mais o host que é o Vista x64.
Quanto a internet se você configurar a máquina virtual para acesso via NAT, ou BRIDGE, o OS virtual acessa normal como se estivesse conectado diretamente ao provedor, o mesmo vale para a rede, que é o modo como o OS virtual acessa o hd do host.
 
Vamos ver se consigo explicar: cada SO que eu uso está numa máquina virtual sob o controle do VMWARE.
Fazendo uma analogia com uma caixa de chocolates o VMWARE é a caixa e cada chocolate é uma máquina virtual com um OS, assim não preciso particionar o HD para instalar o OS mas criar uma máquina para cada um.
O espaço ocupado por cada máquina virtual é administrada pelo VMWARE, assim como´a memória que pode ser dedicada a cada um.
Aqui eu tenho 4 GB e uso 512 mb para cada uma, sendo que eu só posso rodar até 2 ao mesmo tempo, mais o host que é o Vista x64.
Quanto a internet se você configurar a máquina virtual para acesso via NAT, ou BRIDGE, o OS virtual acessa normal como se estivesse conectado diretamente ao provedor, o mesmo vale para a rede, que é o modo como o OS virtual acessa o hd do host.

Pelo que entendi então o VMWARE é que cria " a falsa partição". Queria saber se o processo é simples, acho que vou fazer isso no meu pc. Vou instalar o VMWARE e deixar um Windows e outro linux.
 
Humm.
Você já rodou algum emulador? Tipo SNES ou Pcsx2?
Eles simulam os consoles dentro do windows, bem o vmware e outros fazem a mesma coisa com os SO.
Para usar o SO é obrigatório rodar o VMWARE antes, visto que as máquinas virtuais com os SO estão encapsulados nele.
Cada máquina virtual é, em realidade, um arquivo que só pode ser aberto pelo VMWARE e não uma partição. Em virtualização a partição em uma máquina virtual refere-se tão somente a simulação de criação, pois fisicamente não existe partição.
Todos os programas de virtualização tem um WIZARD (passo a passo) para criar uma máquina específica para o SO que você vai instalar.
 
Humm.
Você já rodou algum emulador? Tipo SNES ou Pcsx2?
Eles simulam os consoles dentro do windows, bem o vmware e outros fazem a mesma coisa com os SO.
Para usar o SO é obrigatório rodar o VMWARE antes, visto que as máquinas virtuais com os SO estão encapsulados nele.
Cada máquina virtual é, em realidade, um arquivo que só pode ser aberto pelo VMWARE e não uma partição. Em virtualização a partição em uma máquina virtual refere-se tão somente a simulação de criação, pois fisicamente não existe partição.
Todos os programas de virtualização tem um WIZARD (passo a passo) para criar uma máquina específica para o SO que você vai instalar.

Então no caso do S.O instalado apartir do VMWARE ele vai manter as mesmas caracteristicas de como se estivesse instalando num HD? Falo no requisito espaço, memoria processamento etc? No caso do espaço se o S.O precisar de 10gb de instalação no VMWARE vai pedir a mesma coisa?
 
Então no caso do S.O instalado apartir do VMWARE ele vai manter as mesmas caracteristicas de como se estivesse instalando num HD? Falo no requisito espaço, memoria processamento etc? No caso do espaço se o S.O precisar de 10gb de instalação no VMWARE vai pedir a mesma coisa?

http://www.easyvmx.com/easyvmx.shtml

Entra nesse site que tu vai ver como é o processo de criação de uma maquina virtual.

Tu define varias caracteristicas desse PC virtual, quando tu der boot nessa maquina virtual, ela vai se comportar da forma que tu configurou. Com isso só vai ser preciso instalar o SO.

O SO não sabe que ta rodando dentro de uma maquina virtual, portanto os requisitos que ele vai exigir vão se manter.
 
pessoal ai sabem tudo de virtualização!!!

Virtualizar um sistema vc cria tipo uma CAMADA

instala o sistema em apenas um arquivo tipo ele cria um
hd virtual.

entao vc nao consegue instalar varios sistemas em varias partições e usar isso no vmware.
 
Como o colega JEDI informou, após a criação da máquina virtual para o SO que você quer usar, você pode editar a configuração e determinar o que máquina vai ter: drive, hd adicional, etc.; também vai poder determinar a quantidade de memória que a máquina virtual vai usar a partir da memória real ( no meu caso determinei que cada máquina use 512 mb de 4 Gb real, para a máquina real não ficar muito lenta pois ela tem de rodar o Vista, o vmware e a máquina virtual dentro do vmware).
marquinhoos: isto é correto.
Uma vantagem da máquina virtual rodar no vmware é que se, com eu, você tem 2 monitores pode usar 2 SO´s de uma vez: o host no monitor 1 e o virtual no monitor 2 em modo de tela cheia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo