Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Variam nada. É Cebraspe/FGV/FCC na veia.

A base da área fiscal, que vai servir para a maioria das SEFAZ e ISS é a mesma:

Português, Raciocínio Lógico e Matemático, Contabilidade, Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

TI também já é praticamente uma matéria do ciclo básico na área fiscal. Problema é que os editais variam muito de prova para prova. E numa matéria imensa como essa, isso deve ser levado em conta.

Você vai começar "apenas" com essas matérias. Apenas entre aspas, porque só isso já é bastante coisa kkkk.

Aí, variando de prova para prova, tem algumas matérias que se repetem com certa frequência: Auditoria, Contabilidade Pública, AFO, Direito Civil, Direito Penal, Direito Empresarial, Economia, Estatística, Administração Geral, Administração Pública, Inglês...

Então, para iniciar, o ciclo básico. Depois, a medida que vai terminando as matérias do ciclo básico, vai adicionando outras das específicas e mantém as do básico em modo de revisão.

Agora, quando sair algum edital que te interesse, esquece tudo e foca só no que cai dele e passa a fazer só questões da banca pra ir se familiarizando.

Por fim, sobre a Receita Federal. Como dizem por aí, ela é um fisco sui generis. O estudo pra RFB tem algumas matérias em comum com os outros fiscos, mas tem MUITA COISA que praticamente só serve para ela (legislação tributária federal, comércio internacional, legislação aduaneira...). Acontece que o último edital tirou bastante o peso dessas matérias específicas da RFB e muita gente dos fiscos estaduais passou. Até mesmo uns "aventureiros", que nem da área fiscal eram. Então, se o próximo edital vier parecido com o último, da pra conciliar. Se vier mais na pegada ESAF, aí é um projeto à parte.
Vlw, eu tenho uma base excelente em Língua Portuguesa e Matemática em geral. Eu estou estudando para o concurso de TI da Caixa Econômica, mais para não ficar parado mesmo. Estou pegando bastante TI (óbvio) e Estatística. Depois dessa prova (26 de maio) vou focar nas carreiras fiscais.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo