Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

é mole!!!!!

“Só porque a pessoa é parente, então, é pior do que outro? O cara não pode ser onerado por ser parente. Se a pessoa está no cargo para o qual tem qualificação profissional, é formada e pode desempenhar bem, qual é o problema?”, completou o líder do governo

problema nenhum, se é tão qualificado assim, estude, faça a prova e passe :shrug:
pode ser parente até do capeta... desde q passe pelo concurso público (sem falcatruas) e assuma o cargo, tá tudo legal

o problema é enfiar o comissionado pra trabalhar lá só pq é costa quente.... aí vira empresa privada

Nessa linha de pensamento: Pra que vou fazer licitação?! Se o Senhor Odebrécherson é super probo, nunca roubou uma bala no mercado, não precisa dessas besteiras.

Como você falou, ninguém tá impedindo ele de trabalhar pra administração pública, só fazer concurso e passar. Não será uma barreira tão grande pra alguém tão bom assim.
 
É muita sacanagem dessas bancas, chega a ser uma crueldade principalmente com o concurseiro mais pobre, que muitas vezes vendeu algo, emprestou dinheiro pra passar por uma humilhação desta, custa suspender a prova e dizer, vamos avisar a data com pelo menos 45 dias de antecedência.
Cespe divulgar com 5 dias de antecedência, tem gente que gasta passagem, hotel, dificilmente se consegue reembolso faltando poucos dias, até porque a maioria compra tarifa básica que veda remarcação ou cobra altas taxas.

E senhor Ricardo Barros, manda seus parentes fazerem a provinha de marcar X, garanto que na honestidade quase nenhum passa. Ai só resta o maldito cargo de confiança, DGA, DAS pra acoitar esses vagabundos.
 
@PedroMS Cara, vc vai fazer a prova? Se quiser me mandar seu número por PM e se formos fazer no mesmo local eu te passo um relatório de como tá o open bar lá, vc pode ir de carro pelo menos pra ver como está a situação.
Eu faço no União Pioneira de Integração Social (UPIS) - Bloco A
Não fui fazer a prova, estava com muita gripe e tosse!

Voltando ao concurso que fiz e entrei na justiça....
Homologação estava marcada para o dia 19/02 e adivinhem só, não cumpriram o cronograma e até hoje não soltaram as razões para isso e nem soltaram um novo cronograma, se entrar no site do concurso consta o mesmo cronograma de sempre, acho que a idib irá voltar no tempo e homologar...
 
Não fui fazer a prova, estava com muita gripe e tosse!

Voltando ao concurso que fiz e entrei na justiça....
Homologação estava marcada para o dia 19/02 e adivinhem só, não cumpriram o cronograma e até hoje não soltaram as razões para isso e nem soltaram um novo cronograma, se entrar no site do concurso consta o mesmo cronograma de sempre, acho que a idib irá voltar no tempo e homologar...

Mas a homologação quem faz não é o órgão?
A banca fornece o resultado ao órgão e esse homologa.

De resto, continua a patetada. Sei que é foda relaxar, pode ser uma grana life change, mas guenta que dá boa.
 
Mas a homologação quem faz não é o órgão?
A banca fornece o resultado ao órgão e esse homologa.

De resto, continua a patetada. Sei que é foda relaxar, pode ser uma grana life change, mas guenta que dá boa.
Provavelmente, entrei em contato e me informaram que o MPF tinha achado um erro na parte do edital que trata dos PCDs ou PNEs...
Minha dúvida é, por que não dar publicidade a esse fato e explicar que será adiado por causa disso? Se esse é o motivo verdadeiro, por que não dão publicidade e atualizam o cronograma?

É muita desorganização, muita falta de respeito com os inscritos.
 
Provavelmente, entrei em contato e me informaram que o MPF tinha achado um erro na parte do edital que trata dos PCDs ou PNEs...
Minha dúvida é, por que não dar publicidade a esse fato e explicar que será adiado por causa disso? Se esse é o motivo verdadeiro, por que não dão publicidade e atualizam o cronograma?

É muita desorganização, muita falta de respeito com os inscritos.

BO fodido isso aí.

Mais bagunça, pqp.
 
Não fui fazer a prova, estava com muita gripe e tosse!

Voltando ao concurso que fiz e entrei na justiça....
Homologação estava marcada para o dia 19/02 e adivinhem só, não cumpriram o cronograma e até hoje não soltaram as razões para isso e nem soltaram um novo cronograma, se entrar no site do concurso consta o mesmo cronograma de sempre, acho que a idib irá voltar no tempo e homologar...
Mas mesmo com a pandemia e tudo mais não suspenderam o cronograma? Outra coisa que pode ter na "notinha de rodapé" é que o cronograma contém apenas datas previstas.

Em todo caso, é tenso e agora que minha esposa tá fazendo parte de uma comissão de concurso tô vendo como rola muuuita coisa nos bastidores que o concurseiro não tem ideia.
 
Mas mesmo com a pandemia e tudo mais não suspenderam o cronograma? Outra coisa que pode ter na "notinha de rodapé" é que o cronograma contém apenas datas previstas.

Em todo caso, é tenso e agora que minha esposa tá fazendo parte de uma comissão de concurso tô vendo como rola muuuita coisa nos bastidores que o concurseiro não tem ideia.
Nota de rodapé so diz que podem alterar a data da realização das provas...

Nada diz a respeito da data de homologação que segue 9 dias atrasada e sem nenhuma explicação.

Banca pequena é um inferno.
 
Em todo caso, é tenso e agora que minha esposa tá fazendo parte de uma comissão de concurso tô vendo como rola muuuita coisa nos bastidores que o concurseiro não tem ideia.
conta uns podre aí pra noisss :coolface:
 
conta uns podre aí pra noisss :coolface:
Não é nem questão de podres necessariamente, mas a gente imagina um concurso como algo sério, cronogramas, procedimentos, certo rigor e tals, mas na verdade é bem mais "amador", apesar do órgão mandar no concurso e ter sempre a palavra final tem muuuuita coisa que vem pronta da banca, praticamente definido por ela e o pessoal da comissão só confere e dá o ok. Em órgãos menores, como prefeituras, autarquias municipais e outros que não possuem uma repartição específica fixa para seleção e concursos a comissão também é composta por muita gente sem experiência/qualificação específica para isso.

Ah, pra não deixar sem "podre", o papo que rolou entre o pessoal de bancas mesmo é que a UFPR fez a cagada que fez com o concurso da PCPR porque o decreto da Covid-19 tava pra sair do forno e teve escolas que em cima da hora disseram que não poderiam realizar as provas lá, chegou no fds do concurso e tinha candidato ensalado em colégio que não ia ter prova pq os caras da escola deram pra trás praticamente um dia antes do concurso (o que tbm motivou o atraso da divulgação dos locais de prova, tava tudo certo e de última hora tiveram que remanejar um monte de candidato).
 
Esses grupos de facebook estão cheios.de.analfabetos. Estão afirmando veementemente que com a reforma adm literalmente tudo vai virar indicação política. Não concordo com.a.reforma do jeito que está,mas dizer algo assim beira a fake news. Ou são lobistas disfarçados ou jumentos que mais passam tempo no fb do que estudando.
 
Esses grupos de facebook estão cheios.de.analfabetos. Estão afirmando veementemente que com a reforma adm literalmente tudo vai virar indicação política. Não concordo com.a.reforma do jeito que está,mas dizer algo assim beira a fake news. Ou são lobistas disfarçados ou jumentos que mais passam tempo no fb do que estudando.
Literalmente tudo, não.

Uma grande parte, sim.

As carreiras típicas de Estado (policial, fiscal, etc) continuarão praticamente inalteradas. O pessoal de setor administrativo é que vai se lascar valendo.
 
Literalmente tudo, não.

Uma grande parte, sim.

As carreiras típicas de Estado (policial, fiscal, etc) continuarão praticamente inalteradas. O pessoal de setor administrativo é que vai se lascar valendo.


Impossível mexer no ninho de vespas que é carreira policial, nunca vão perder benefícios.

O que é bom pq pretendo passar pra oficial hihi
 
Esses grupos de facebook estão cheios.de.analfabetos. Estão afirmando veementemente que com a reforma adm literalmente tudo vai virar indicação política. Não concordo com.a.reforma do jeito que está,mas dizer algo assim beira a fake news. Ou são lobistas disfarçados ou jumentos que mais passam tempo no fb do que estudando.

Nos termos atuais, essa reforma administrativa proposta abre sim inúmeras brechas para que boa parte do serviço público vire um "loteamento de cargos":

1º Estabelecem que somente carreiras típicas de Estado terão estabilidade. Desse modo, os demais cargos que não forem das carreiras típicas de Estado serão contratados por meio de concurso (contrato por prazo indeterminado) ou por mero processo seletivo simplificado (contrato temporário ou por prazo indeterminado), ambos sem estabilidade, sem FGTS, nem qualquer tipo de garantia, ou seja, se o chefe não for com a sua cara e quiser colocar um "colado" dele no seu lugar, você pode ser dispensado a qualquer momento e sair com uma mão na frente e outra atrás.

Também não foi definido/esclarecido que carreiras seriam essas típicas de Estado, nem quais seriam os critérios para que uma carreira seja ou não considerada típica de Estado. Do jeito que está parece que as carreiras típicas de Estado serão as que tiverem maior lobby e fizerem maior pressão para serem enquadradas como típicas de Estado.

2º Criam o chamado "vínculo de experiência" para favorecer somente apadrinhados e quem possui pensamentos/ideais alinhados com chefes/políticos/pessoas influentes na sociedade, já que não foram estabelecidos quaisquer critérios objetivos de avaliação e deixaram isso a cargo de uma lei posterior que só Deus sabe o que vão colocar nela. Nesse "vínculo de experiência" convocam, por exemplo, 40 candidatos para o cargo, mas, ao final desse vínculo de experiência, somente os 10 "melhores avaliados" ficarão no cargo.

Mas como será essa avaliação? Com base em quais critérios? Do jeito que está atualmente, está claro que os "melhores avaliados" serão os que souberem puxar saco dos chefes ou possuir pensamentos/ideais alinhados com chefes/políticos/pessoas influentes na sociedade;

3º Essa reforma também abre brechas para contratações de mais comissionados em detrimento de servidores efetivos concursados, já que o texto atual da Constituição Federal prevê que funções de confiança/cargos em comissão devem ser exercidos, preferencialmente, por servidores efetivos/de carreira e o novo texto proposto simplesmente não conta mais com essa restrição, além de abrir brecha para que comissionados possam ocupar funções de natureza técnica (funções que atualmente são ocupadas exclusivamente para servidores efetivos), facilitando o loteamento de cargos comissionados/funções de confiança para interesses políticos;

4º Nos termos atuais, se o presidente decidir extinguir um determinado órgão, ele poderá fazê-lo por meio de um simples decreto e o servidor ocupante de cargo considerado não típico de Estado vai pra rua, já que, por ser de cargo considerado não típico de Estado, não terá estabilidade e, com a extinção do órgão, automaticamente cargos que não possuem a prerrogativa da estabilidade devem ser extintos junto. E nada garante que a extinção de determinado órgão não tenha sido feita com intenções de posteriormente recriar o órgão extinto com nome diferente apenas para colocar brothers/colados em cargos comissionados, funções de confiança e até mesmo em cargos efetivos por meio de meros processos seletivos simplificados realizados apenas "para inglês ver";

5º O texto do jeito que está atualmente também abre brechas para demissões arbitrárias de servidores, já que deixa a cargo de uma lei posterior definir outras possibilidades de perda do cargo, além das já previstas na Constituição Federal (sentença judicial transitada em julgado e procedimento de avaliação de desempenho);

6º Em resumo, o texto atual da reforma administrativa é basicamente um "cheque em branco", já que inúmeros pontos ficaram obscuros e somente serão regulamentados/esclarecidos por leis posteriores que só Deus sabe o que conterão:

- Quais serão as carreiras típicas de Estado? Quais os critérios para enquadrar ou não uma carreira como típica de Estado?
- Quais serão os critérios para progressão e promoção dentro das carreiras?
- Quem avaliará o servidor e quais serão os critérios de avaliação de desempenho, principalmente nesse "vínculo de experiência"?
- Quais serão essas outras possibilidades de perda do cargo?

Como já falei antes aqui, não sou contra uma reforma administrativa, mas sou contra ESSA REFORMA em específico, porque, claramente, o foco é apenas cortar gastos e retirar estabilidade da grande maioria das carreiras para poder dispensar/demitir servidor a hora que bem entenderem e abrir brechas para que muitos cargos públicos sejam ocupados apenas por mera indicação política, não trazendo nenhum ponto que vise a melhoria/aperfeiçoamento do serviço público.

Se o foco da reforma administrativa realmente fosse melhorar o serviço público, a reforma em questão traria pontos como:

- Métodos de seleção com CRITÉRIOS OBJETIVOS para que cargos de direção/gestão sejam providos por concurso, formação/qualificação na referida área, em vez de apenas por mera indicação política de maneira completamente subjetiva como ocorre atualmente;
- Métodos de avaliação periódica de desempenho com CRITÉRIOS OBJETIVOS, de forma transparente e impessoal, evitando perseguições pessoais e demissões injustas simplesmente porque o chefe não foi com a sua cara ou porque você não atuou de modo a favorecer o brother/colado do chefe, do político, do grande empresário etc e enxotar do serviço público quem não quer trabalhar/é nó-cego;
- Critérios e métodos de punições mais rígidos para quem não quer nada com nada, para quem trata com desdém a coisa pública, faz m****, como, por exemplo, acabar com essa palhaçada de aposentadoria compulsória como ocorre com juiz caso faça alguma besteira no exercício do cargo;
- Extinção ou redução drástica da quantidade cargos comissionados (cargos que são ocupados meramente por indicação e nada de mérito) e funções de confiança para pessoas não concursadas;
- Estabelecer, de maneira clara e objetiva, critérios para progressão e promoção dentro das carreiras.
 
Última edição:
Um bom exemplo disto
Ibama e ICM-Bio, o cidadão no cargo de presidente poderia extinguir ambos órgãos, os servidores na nova regra iriam pra rua. Meses depois criam um Instituto Brasileiro da Natureza, os cargos técnicos seriam preenchidos pelos seletivos simplificados. Olha que maravilha, digno de passar a boiada
 
apenas lembrando que podem deixar de editar leis específicas deixando todo mundo no limbo, com a PEC32/2020 aprovada, a maioria dos cargos vai se lascar, exceto os atuais agentes políticos. No IPEA também está havendo uma pressão imensa, já saiu até ofício ameaçando abrir PAD se o pesquisador desse órgão divulgar estudos sem a benção do grande pai.

essa é a eficiência e a eficácia que querem com a reforma administrativa, um órgão público como o IPEA tem agora o DEVER de baixar a cabeça para o REI SUPREMO, então, o dinheiro público pode ir para o ralo, como na compra insana por Cloroquina e as tremendonas, tudo lixo.

e a PEC Emergencial está sendo aprovada, já passou no Senado, podem esquecer muitos concursos públicos por um bom tempo. E não se enganem, há também pressão para uma reforma futura pra militares, tem um estado aí que policial militar é terceirizado e não voltaram atrás.
 
Literalmente tudo, não.

Uma grande parte, sim.

As carreiras típicas de Estado (policial, fiscal, etc) continuarão praticamente inalteradas. O pessoal de setor administrativo é que vai se lascar valendo.
Eu sou concursado, minha opinião é polêmica mas não sou dono da verdade e toda discussao é boa.
Acho dificil passar a reforma nesse nível,pois o lobby é enorme. Se acho ruim terceirizar a parte que não é de estado?
apenas lembrando que podem deixar de editar leis específicas deixando todo mundo no limbo, com a PEC32/2020 aprovada, a maioria dos cargos vai se lascar, exceto os atuais agentes políticos. No IPEA também está havendo uma pressão imensa, já saiu até ofício ameaçando abrir PAD se o pesquisador desse órgão divulgar estudos sem a benção do grande pai.

essa é a eficiência e a eficácia que querem com a reforma administrativa, um órgão público como o IPEA tem agora o DEVER de baixar a cabeça para o REI SUPREMO, então, o dinheiro público pode ir para o ralo, como na compra insana por Cloroquina e as tremendonas, tudo lixo.

e a PEC Emergencial está sendo aprovada, já passou no Senado, podem esquecer muitos concursos públicos por um bom tempo. E não se enganem, há também pressão para uma reforma futura pra militares, tem um estado aí que policial militar é terceirizado e não voltaram atrás.
Mas quando isso acontece o stf edita uma súmula até a elaboração da lei específica, estou certo?
E caso as carreiras fora do estado não sejam mais estatutárias, elas obrigatoriamente terão fgts. Se sou contra? Olha, não sei, eu sou liberal e a favor de um Estado mais reduzido,mas nada a ver com fim dos concursos e privatização de tudo. Tem cargo tipo copeira,merendeira,faxineira em prefeitura, câmaras e assembleias que não faz sentido ser por concurso. Tem municipio que só vive de repasse e não arrecada nada, não tem economia propria, é um parasita.
Na estatal que trabalho,mesmo sendo SEM e prestando consultoria externa tem varios absurdos. É por isso que acho que há um terror psicológico em torno da reforma,como se tivesse que continuar tudo do jeito que está. Acho péssimo pro país essa cultura do concurso, deveriam ser cargos como quaisquer outros e não um santo graal.
 
e a PEC Emergencial está sendo aprovada, já passou no Senado, podem esquecer muitos concursos públicos por um bom tempo. E não se enganem, há também pressão para uma reforma futura pra militares, tem um estado aí que policial militar é terceirizado e não voltaram atrás.
Fiquei pasmo naquele crime do Carrefour gaúcho, pela violência do bandidos vulgo "segurança" e pelo fato de um deles ser PM terceirizado. Até pensei que a noticia estava errada e fui pesquisar e com o perdão da palavra, que bosta que o governo do RS fez, PM temporário, delegar o poder da lei e uma arma a um inapto.
Se num concurso da PF e PRF que as exigências são altíssimas uns malucos conseguem entrar, imagina num seletivo temporário...

Eu sou concursado, minha opinião é polêmica mas não sou dono da verdade e toda discussão é boa.
Acho difícil passar a reforma nesse nível, pois o lobby é enorme. Se acho ruim terceirizar a parte que não é de estado?

Mas quando isso acontece o stf edita uma súmula até a elaboração da lei específica, estou certo?
E caso as carreiras fora do estado não sejam mais estatutárias, elas obrigatoriamente terão fgts. Se sou contra? Olha, não sei, eu sou liberal e a favor de um Estado mais reduzido, mas nada a ver com fim dos concursos e privatização de tudo. Tem cargo tipo copeira, merendeira, faxineira em prefeitura, câmaras e assembleias que não faz sentido ser por concurso. Tem município que só vive de repasse e não arrecada nada, não tem economia própria, é um parasita.
Na estatal que trabalho, mesmo sendo SEM e prestando consultoria externa tem vários absurdos. É por isso que acho que há um terror psicológico em torno da reforma, como se tivesse que continuar tudo do jeito que está. Acho péssimo pro país essa cultura do concurso, deveriam ser cargos como quaisquer outros e não um santo graal.
A cultura do concurso ainda é bem menos danosa que um processo seletivo simplificado para acomodar amantes, afilhados e parentes de políticos, juízes, promotores, conselheiros.
Como disse anteriormente, voltaremos ao período pré-88, um monte de gente parente de gente poderosa, como juiz, delegado, promotor...
E esses cargos que você citou, tirando prefeituras, no estado já foi extinto a muito tempo pelo menos em MT não a mais concurso pra eles. Em âmbito federal também já foram extintos.
 
Eu sou concursado, minha opinião é polêmica mas não sou dono da verdade e toda discussao é boa.
Acho dificil passar a reforma nesse nível,pois o lobby é enorme. Se acho ruim terceirizar a parte que não é de estado?

Mas quando isso acontece o stf edita uma súmula até a elaboração da lei específica, estou certo?
E caso as carreiras fora do estado não sejam mais estatutárias, elas obrigatoriamente terão fgts. Se sou contra? Olha, não sei, eu sou liberal e a favor de um Estado mais reduzido,mas nada a ver com fim dos concursos e privatização de tudo. Tem cargo tipo copeira,merendeira,faxineira em prefeitura, câmaras e assembleias que não faz sentido ser por concurso. Tem municipio que só vive de repasse e não arrecada nada, não tem economia propria, é um parasita.
Na estatal que trabalho,mesmo sendo SEM e prestando consultoria externa tem varios absurdos. É por isso que acho que há um terror psicológico em torno da reforma,como se tivesse que continuar tudo do jeito que está. Acho péssimo pro país essa cultura do concurso, deveriam ser cargos como quaisquer outros e não um santo graal.
você é muito inocente, tem que acompanhar os debates, há vários e você pode pesquisar também


Fiquei pasmo naquele crime do Carrefour gaúcho, pela violência do bandidos vulgo "segurança" e pelo fato de um deles ser PM terceirizado. Até pensei que a noticia estava errada e fui pesquisar e com o perdão da palavra, que bosta que o governo do RS fez, PM temporário, delegar o poder da lei e uma arma a um inapto.
Se num concurso da PF e PRF que as exigências são altíssimas uns malucos conseguem entrar, imagina num seletivo temporário...
sim, da mesma forma que pegam modelos externos para justificar, imagina adotar esse modelo aí. Nos EUA policiais não são estáveis e não fazem concurso público. E não se engane, nos EUA o uso de armas por populares nas ruas é mais comum.
 
Eu sou concursado, minha opinião é polêmica mas não sou dono da verdade e toda discussao é boa.
Acho dificil passar a reforma nesse nível,pois o lobby é enorme. Se acho ruim terceirizar a parte que não é de estado?

Mas quando isso acontece o stf edita uma súmula até a elaboração da lei específica, estou certo?
E caso as carreiras fora do estado não sejam mais estatutárias, elas obrigatoriamente terão fgts. Se sou contra? Olha, não sei, eu sou liberal e a favor de um Estado mais reduzido,mas nada a ver com fim dos concursos e privatização de tudo. Tem cargo tipo copeira,merendeira,faxineira em prefeitura, câmaras e assembleias que não faz sentido ser por concurso. Tem municipio que só vive de repasse e não arrecada nada, não tem economia propria, é um parasita.
Na estatal que trabalho,mesmo sendo SEM e prestando consultoria externa tem varios absurdos. É por isso que acho que há um terror psicológico em torno da reforma,como se tivesse que continuar tudo do jeito que está. Acho péssimo pro país essa cultura do concurso, deveriam ser cargos como quaisquer outros e não um santo graal.


Papel do STF não é legislar, é esclarecer a lei e doutrinas, legislativo tem que fazer a lei de maneira mais clara possível
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

você é muito inocente, tem que acompanhar os debates, há vários e você pode pesquisar também



sim, da mesma forma que pegam modelos externos para justificar, imagina adotar esse modelo aí. Nos EUA policiais não são estáveis e não fazem concurso público. E não se engane, nos EUA o uso de armas por populares nas ruas é mais comum.



Nos EUA as polícias tem sindicato, muitas vezes mais de 1 por cidade e extremamente poderosos, demitir um policial é difícil e os sindicatos fazem de tudo pra que isso não aconteça, só ver a putaria que são os julgamentos de policiais lá, normalmente é um tapa na mão e o cara sai livre.
 
Não. De onde tirou isso?
Existe um mandado,acho que de injunção, para quando existe uma lacuna na lei. Estudei um tanto de direito administrativo. Por exemplo,o direito a ser convocado caso passe dentro do número de vagas no edital é uma súmula vinculante do stf. Obvio que não é tão rapido e facil assim,mas se estou errado qual a função das súmulas?
 
Existe um mandado,acho que de injunção, para quando existe uma lacuna na lei. Estudei um tanto de direito administrativo. Por exemplo,o direito a ser convocado caso passe dentro do número de vagas no edital é uma súmula vinculante do stf. Obvio que não é tão rapido e facil assim,mas se estou errado qual a função das súmulas?

Pacificar divergências na interpretação dos mandamentos jurídicos, quando tem muitas demandas sobre o mesmo tema eles podem editar uma Súmula, geralmente demora isso, não é assim do dia pra noite. Aliás, tudo demora no STF.
Tô falando de algo que pode levar coisa de 10 anos, é uma demora bem demorada mesmo.
MI é pra "forçar" o legislativo a regulamentar algum dispositivo constitucional. O STF geralmente adota uma postura concretista, determinando a aplicação de alguma outra lei enquanto não for editada pelo legislativo, foi assim com a lei de greve dos servidores públicos.
 
Existe um mandado,acho que de injunção, para quando existe uma lacuna na lei. Estudei um tanto de direito administrativo. Por exemplo,o direito a ser convocado caso passe dentro do número de vagas no edital é uma súmula vinculante do stf. Obvio que não é tão rapido e facil assim,mas se estou errado qual a função das súmulas?
Mandado de injunção existe para quando há lacunas na lei, mas ele não resulta em uma súmula, ele resulta inicialmente numa declaração de omissão legislativa e a decisão em mandado de injunção tem o poder de preencher a lacuna, mas há a possibilidade dela não ter efeito geral, ou seja, pode ser que uma pessoa entre com um mandado de injunção por conta de uma falta de lei e o STF conceda a solução somente para aquela pessoa, se houver outra com o mesmo problema terá que ajuizar o próprio mandado de injunção.

Dois casos clássicos que se usa para exemplificar essa situações:

- Os MI 670, 708 e 712 (veja, são apenas as decisões desses mandados de injunção, não são súmulas) que tratam do direito de greve do servidor público. Até hoje não existe lei para regular greve de servidores, esses MI determinaram que se aplique a lei de greve do setor privado para os servidores, não há súmula ou súmula vinculante que determina isso, mas são decisões que possuem efeito erga omnes, ou seja, são decisões com efeito amplo.

- A questão da aposentadoria especial de servidores, que também até hoje não foi regulamentada, ou seja, servidor público que exerce atividade perigosa/de risco/insalubre tem o direito à aposentadoria especial mas até hoje não houve a lei regulamentando, se aplica a eles a lei da aposentadoria especial do setor privado, mas ela era aplicada individualmente. Cada servidor que queria aposentadoria especial precisava entrar com o próprio mandado de injunção e a decisão somente concedia a aposentadoria para aquele servidor.

Ocorreu que, no segundo caso, eram TANTOS mandados de injunção de servidores pedindo a sua aposentadoria que para evitar o excesso de trabalho repetitivo foi editada a Súmula Vinculante nº 33, que pacificou o tema e diz que enquanto não houver a lei específica para servidores, aplica-se a lei de aposentadoria especial do setor privado.

Essa é a função das súmulas, elas consolidam um entendimento geral que deverá ser aplicado aos casos semelhantes. Elas não se limitam a preencher lacunas da lei, elas podem definir a interpretação de uma lei existente, a aplicação dela a determinado caso, e pode até ir contra e retirar efeito de uma lei existente, como é o caso clássico da Súmula Vinculante nº 25, que diz que é ilícita a prisão civil do depositário infiel, apesar de ser expresso na Constituição Federal que essa prisão seria lícita.

Como última observação, cabe ressaltar que existe Súmula e Súmula Vinculante, são institutos diferentes, a Súmula comum apenas consolida/condensa um entendimento, a Súmula Vinculante tem caráter "obrigatório", sendo mais próximo de uma nova norma que deve ser seguida por todos (é o STF legislando mesmo, quando necessário).
 
Nos EUA as polícias tem sindicato, muitas vezes mais de 1 por cidade e extremamente poderosos, demitir um policial é difícil e os sindicatos fazem de tudo pra que isso não aconteça, só ver a putaria que são os julgamentos de policiais lá, normalmente é um tapa na mão e o cara sai livre.
a gente tem que se policiar quando mencionamos modelos de outros países, mesmo que sejam liberais. É que a reforma administrativa aqui quer subtrair, excluir e retirar, portanto, não copiam plenamente o modelo liberal de outra nação, até porque há muitas outras questões envolvidas.

de fato, quando se trata de trabalhador sem estabilidade, aqui e nos EUA temos sindicatos onde lá é muito mais forte do que aqui (isso é uma característica do liberalismo, mas não é essa que estão trazendo para nós). Nossos sindicatos são politizados e corruptos, não estão se importando tanto com as questões dos direitos dos trabalhadores e vi isso muito de perto, então, percebo que há aqueles com seus próprios interesses partidários com perpetuação no poder de um mesmo grupo por décadas, evitando mudanças de pensamento pelo voto dos filiados. No Brasil, não é uma boa ideia todo mundo depender de sindicatos, principalmente em órgãos que investiguem ou julguem, por haver a possibilidade de se vazar informações processuais envolvendo essas entidades.

recomendo que pesquisem sobre o tema e vejam as várias lives e videoconferências já realizadas. A coisa travou mesmo para valer e há grande risco de não haver mais concursos. O problema é que jogam a culpa de tudo nos servidores, ao mesmo tempo querem realizar uma reforma tributária leve e sutil, mantendo tudo como está e, no máximo, vão tentar unificar alguns impostos. A maioria das pessoas não quer pagar imposto, eu também não pagaria se fosse livre escolha, mas se a gente olhar bem, temos nos impostos a única fonte de manutenção do Estado para a prestação dos serviços públicos para o chamado "bem estar social". Podemos até questionar e dizer que o hospital público é ruim e eu concordo, por mim o modelo poderia ser dos EUA (pesquisem como é), mas e quem não puder pagar? Mesmo que um Juiz, um Procurador e um Auditor permaneçam estáveis, enquanto todo o resto não, o técnico e o analista são o suporte dessas categorias mais elevadas e costumam ter acesso a informações muito sensíveis, então, costuma-se deixar para o técnico a função de contato com pessoas físicas e representantes de pessoas jurídicas e isso significa que o técnico, se não tiver habilidade, pode sofrer enorme pressão externa de pessoas poderosas e que anseiam em interromper um processo.

a reforma tem como mote a visão puramente empresarial, desconsiderando a necessidade social da maioria da população que sequer sabe se manifestar contra ou a favor. Para piorar, é muito fácil jogar nas pessoas a vontade e a ideia de quem vai se dar bem com tudo isso, os mais ricos, pois, eles não precisam de serviços públicos pagos com impostos, eles sequer pagam impostos como a maioria de nós, mas querem sempre ter segurança.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo