• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Configuração de máquina virtual em rede com acesso remoto

douglas-s

Member
Registrado
Olá.

Recentemente decidi fazer um jogo, já que ser artista sempre um sonho meu, PORÉM, sou amante de Linux e tecnologias de código aberto / livres, logo, quero desenvolver o jogo para Windows e Linux (Mac OS devido a restrições de licença do sistema operacional e preços de hardware ficam de fora).

Mas para fazer um bom trabalho preciso montar um setup de rede com algumas máquinas virtuais com um sistema de acesso remoto para que eu possa acessar aos dois computadores de teste (QA) através da minha máquina principal, para assim fazer depuração de código nos diferentes sistemas além de configurações mínimas para rodar o jogo, além de que isso possibilita a transmissão de dados via rede através de compartilhamento, em vez de usar HD's externos e similares.

Este é meu sistema principal, o que vou utilizar para modelar personagens, fazer o trabalho de pintura e etc, além da depuração inicial, atualmente possuo somente a 7900 XTX mas penso em comprar outra placa mais barata para o passthrough como uma 6400 ou XT 4 GB que tem performance similar a uma RX 580 8 GB porém consome menos energia elétrica, o que em teoria me daria uma 'folga' na fonte de 1000 VA que tenho agora.

PORÉM, eu preciso de uma máquina virtual multiplataforma e de código aberto no estilo do VIRT MANAGER, que não possui versão oficial para Windows, logo teria de rodar através do UBUNTU inserido no Windows através do WSL (se não me engano), o que não sei se funcionaria, já que teoricamente (para leigos como eu), eu já estaria rodando o UBUNTU de forma 'virtualizada' e usaria outro 'virtualizador', não sei se isso causaria problemas de performance ou não, mas inicialmente prefiro usar algo instalável, o programa também precisa permitir acesso a uma máquina virtual em outro computador, como pode ser visto no esquema da segunda imagem.

PC-SETUP-PT-1.jpg


Este é o primeiro computador de testes após o processo de depuração feito no computador principal, assim posso testar FPS e etc, além de realizar um melhor trabalho de otimização, inicialmente como vou fazer um RAID 0 via hardware usando discos mecânicos para assimilar a velocidade de um SSD SATA 3 e obter mais espaço (relação custo benefício), escolhi um sistema leve como DEBIAN ou ARCH ou talvez alguma variação do UBUNTU dependento da dificuldade de gestão do sistema, pretendo colocar duas placas de vídeo, uma GTX 1060 em PASSTRHOUG para carregar a VM com toda memória da placa e outra GT 740 só para visualização da área de trabalho. (caso você se pergunte porque uma GT 740, estava sobrando e acumulando pó, não costumo jogar hardware fora), mas como dito antes eu preciso de um programa que me permita acesso aos discos da VM via rede, assim posso rodar o jogo na 1060 mesmo usando o computador com a XTX ou no mínimo ter um programa de conexão remota com o computador para poder ligar o programa de virtualização dentro deste computador e realizar os testes.

PC-SETUP-PT-2.jpg


Este tecnicamente é o computador da minha mãe, mas vai virar uma máquina de testes, porém, como pode ser visto ele é 2400 G e possui uma VEGA integrada, então vou usar esse PC como configuração mínima de hardware para rodar os jogos, meu grande problema nesse ponto em específico é conseguir abrir uma conexão remota que me dê acesso ao GRUB ou achar algum programa ou coisa similar que me permita direcionar o BOOT para o sistema instalado no disco em vez de usar uma máquina virtual como no primeiro computador, já que este não possui uma placa de vídeo para passthrough, além de a ideia principal é usar a GPU do processador como requerimento mínimo.

PC-SETUP-PT-3.jpg


Então gostaria de sugestões de programas de virtualização de código aberto e etc e que possuam um funcionamento compreensível na parte do passthrou do vídeo, mesmo que seja um tutorial em inglês, já que atualmente não posso pagar por programas como VMWARE WORKSTATION que em conversão direta do site fica por volta de R$ 1500 mas esse valor não inclui taxas operacionais do banco, ou seja, o valor é mais alto.

E como segunda parte, um ponta pé inicial para que eu consiga fazer a seleção de sistema operacional via rede.

Desde já agradeço.
 
Proxmox!
 
Tem passthrough tmb. Eu consegui passar uma integrada da Intel como teste. O que eu sei que não passa é VirtualBox.
em virtualizacao eu prefiro linux, no caso ali que o colega quer fazer, eu ja faço no trampo com proxmox.

no windows nao tenho ideia.
 
em virtualizacao eu prefiro linux, no caso ali que o colega quer fazer, eu ja faço no trampo com proxmox.

no windows nao tenho ideia.
É simples subir uma VM no Hyper-V tmb (no caso de passthrough eu fiz por script em Powershell já pronto. Tem o Server Core tmb, mas é puro terminal sem GUI.
 

Ideia dele é deliciosamente promissora, principalmente para o 2400G, até mesmo pelo que vi passar a GPU para o guest é relativamente simples, só ter paciência.

Só uma pergunta, no caso dele ainda vou precisar de duas placas de vídeo como no caso de máquinas virtuais de nível 2 como Virt Manager, Virtual Box e etc, sendo uma para o sistema e a outra de passthrough ou posso manter só a 1060 já que vou acessar remotamente (tecnicamente em texto) e usar ela direto em passthrough? Não sou formado em TI e nem muito conhecedor da área, mas um curioso maluco.

É simples subir uma VM no Hyper-V tmb (no caso de passthrough eu fiz por script em Powershell já pronto. Tem o Server Core tmb, mas é puro terminal sem GUI.

O Hyper-V foi uma ideia que considerei (ainda considero) no PC principal, mas quis montar o sistema de VM com código aberto / multiplataforma por ter Linux envolvido (e não ter muita noção do que estou fazendo), no caso do VMWARE ele cria um arquivo de disco que pode ser movido pelo navegador de arquivos (explorer, dolphin, nautilus, etc) e lido por um programa com interface, o que dá a sensação de facilidade para iniciantes. além de ler o arquivo copiado para outras máquinas com diferentes sistemas, no caso eu poderia ler o arquivo contido na máquina com Linux enquanto utilizo Windows, se bem que criar uma VM em um PC e copiar para outro é sem sentido já que cada um vai ter suas próprias configurações.
 
proxmox so precisa de 1 vga.
 
Odeio windows no geral, mas uma puta vantagem dele perante o linux é a possibilidade de usar o GPU-P do hyper-v pra participar uma única GPU entre os guests, vide:

Se não me engano, rola com guests linux também.

Pq vc precisa de nested VMs? Não entendi bem isso.
tava trocando uma ideia com um cara mais experiente em virtualizacao que eu no proxmox sobre particionar uma maquina e gpu em 2, no caso threadripper 32/64 com 3090.
So nao avancei com um teste pois nao tenho como parar a producao para fazer isso
 
tava trocando uma ideia com um cara mais experiente em virtualizacao que eu no proxmox sobre particionar uma maquina e gpu em 2, no caso threadripper 32/64 com 3090.
So nao avancei com um teste pois nao tenho como parar a producao para fazer isso
Não tem como participar as geforce ampere no linux, somente no Hyper-V.

Pra ter o vGPU da nvidia só com hack nas turing e anteriores, ou pegar uma quadro/tesla/grid mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo