• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

tecpix

know-it-all Member
Registrado
Tópico dedicado àqueles que estão com dificuldades em configurar seu roteador ou repetidor para funcionar da melhor forma possível.

Este tópico não é destinado á recomendações de escolha de roteadores. Para tal, use o tópico https://adrenaline.com.br/forum/thr...-repetidores-domesticos-pergunte-aqui.536593/

Dúvidas frequentes que eu costumo ver por aqui nos ultimos anos:

1. O Sinal do Wifi da operadora é ruim. Posso trocar o roteador da operadora?
R. Depende. Se a entrada do equipamento é por Fibra ou por cabo Coaxial, é melhor não tentar trocar.
Primeiro por que 99% dos roteadores vendidos no mercado possuem entrada Ethernet (cabo de rede), não fibra ou Coaxial.
E mesmo se você adicionar um Modem para converter Fibra/Coax para Ethernet, são normalmente esses equipamentos fazem a autenticação na rede da operadora, e trocando por outro modem, por exemplo, ou você teria que pedir pra autenticar um equipamento não homologado pela operadora, o que certamente seria negado.
Existe a possibilidade de trocar o modem Fibra por um ONT próprio e clonar as informações do equipamento da operadora para seu equipamento, mas dependendo da topologia de autenticação usada pela operadora, o sistema não irá autenticar e sua conexão será negada.

Além do mais, se o problema é só Wifi, não é preciso mezer no roteador. Apenas no Wifi.

Então o mais fácil é manter o equipamento da operadora para conversão de mídia (Fibra/Coax para Ethernet) e adicionar outro roteador ou Access Point próprio após o da operdora.

2. Qual a melhor forma de adicionar outro roteador à minha rede?
R. Existem basicamente 4 formas de se adicionar outro roteador à sua rede. Cada uma tem seus pontos fortes e fracos. Entao depende de cada um

A) Adicionar seu roteador logo após o equipamento da operadora, ligando um cabo da LAN da operadora para a WAN do seu equipamento.
Essa forma irá funcionar perfeitamente para 90% dos usuários. O problema é que você terá criado uma rede dentro da outra, ou o famoso DuploNAT. Caso sua conexão esteja em CGNAT, usar essa topologia não irá causar mais problemas que o próprio CGNAT já não cause, como não conseguir abrir portas para conexões externas.

B) Adicionar seu roteador logo após o equipamento da operadora, ligando um cabo da LAN da operadora para a WAN do seu equipamento, porém colocando o IP do seu roteador em DMZ no roteador da operadora.
Dessa forma, toda conexão externa seria direcionada diretamente ao IP do seu roteador, que faria o roteamento normalmente e as portas poderiam ser abertas para conexões externas.
Sua conexão ainda estaria em DuploNAT, mas por estar em DMZ, a rede da operadora ficaria transparente às conexões entrantes.
O ponto negativo é que você nao teria como acessar diretamente uma rede estando conectada na outra.
Mas se sua conexão estiver em CGNAT, não vai adiantar.

C) Adicionar seu equipamento como Access Point ao invés de roteador. Essa é a forma que uso, pois consigo um sinal de Wifi forte usando meu roteador sem a necessidade de criar duas redes, já que o roteamento ainda fica a cargo do equipamento da operadora.
Muitos roteadores hoje já possuem essa forma de trabalho, mas qualquer roteador próprio pode funcionar como AP desligando o DHCP do seu roteador e conectando o cabo de rede em sua porta LAN - não WAN.
Para evitar interferências, recomenda-se desligar o Wifi do equipamento da operadora.

D) Colocar o equipamento da operadora em Bridge e usar seu roteador para autenticar e gerenciar a rede.
Esse método seria o mais próximo do ideal, pois o equipamento da operadora se torna um Modem, sem roteamento, convertendo a conexão da operadora (Fibra/Coaxial) em Ethernet que será conectada na WAN do roteador próprio.
Nesse método é necessário que seu roteador faça a autenticação PPPoE (usuário e senha da operadora) ou IP DInamico (no caso da Net/Claro).
Um ponto negativo é que todas as portas do equipamento da operadora ficarão sem conexao com exceção da porta que ligará à WAN do equipamento próprio.
Outro ponto é que é necessário um certo conhecimento para saber se há possibilidade de trabalho em Bridge por parte do equipamento da operadora ou ajuste de VLANs caso a operadora utilize esse recurso.
 
Última edição:
Galera, aproveitando este tópico e já honrado por ser o primeiro a postar duvida hehehe

Bom, pra começar, este é meu cenário:

Alcance-Wifi.png


Estava usando um roteador Archer C7, instalado no ponto A. Com esse C7, tenho 2.4 em todos os pontos A, B, C e D, e 5.8 apenas no comodo do ponto A.
Todos os meus dispositivos (notebooks com Windows, desktop com Windows, celular Android e Chromecast) funcionam blz no 2.4 mesmo nos pontos C e D. Porém minha esposa sempre tem problema no Iphone dela, de cair a conexão nos pontos B, C e D.. ela está usando normalmente aí do nada a conexão cai.

Inicialmente achavamos que podia ser o aparelho (iphone 7 plus).. Aí ela comprou um iphone 12plus e o problema acontecia do mesmo jeito.. Tentei mudar os canais, mas não resolveu.
Bem, acabei trocando o roteador e semana passada recebi meu Xiaomi AX6 apos ler muito sobre roteadores e potências deles..
Como instalei na sexta, ainda não consegui ter total avaliação, mas já de cara, agora eu estou com problema no meu celular.. Não consigo mais usar internet nos pontos B e C...
No ponto B consigo ver o 5.8 e até conecta, mas não fica.. e o 2.4 mal conecta.. e no iphone dela também, a mesma coisa..

Achei muito estranho isso, pq pensei que esse AX6 iria ser o salvador da patria, com seus super amplificadores de sinal kkkkk

Bom, peço socorro de vocês, porque estou pensando já em passar pra frente esses dois roteadores (AX6 e C7) e pegar dois Twibi Giga e bota um no ponto A e outro no ponto B.
 
Galera, aproveitando este tópico e já honrado por ser o primeiro a postar duvida hehehe

Bom, pra começar, este é meu cenário:

Alcance-Wifi.png


Estava usando um roteador Archer C7, instalado no ponto A. Com esse C7, tenho 2.4 em todos os pontos A, B, C e D, e 5.8 apenas no comodo do ponto A.
Todos os meus dispositivos (notebooks com Windows, desktop com Windows, celular Android e Chromecast) funcionam blz no 2.4 mesmo nos pontos C e D. Porém minha esposa sempre tem problema no Iphone dela, de cair a conexão nos pontos B, C e D.. ela está usando normalmente aí do nada a conexão cai.

Inicialmente achavamos que podia ser o aparelho (iphone 7 plus).. Aí ela comprou um iphone 12plus e o problema acontecia do mesmo jeito.. Tentei mudar os canais, mas não resolveu.
Bem, acabei trocando o roteador e semana passada recebi meu Xiaomi AX6 apos ler muito sobre roteadores e potências deles..
Como instalei na sexta, ainda não consegui ter total avaliação, mas já de cara, agora eu estou com problema no meu celular.. Não consigo mais usar internet nos pontos B e C...
No ponto B consigo ver o 5.8 e até conecta, mas não fica.. e o 2.4 mal conecta.. e no iphone dela também, a mesma coisa..

Achei muito estranho isso, pq pensei que esse AX6 iria ser o salvador da patria, com seus super amplificadores de sinal kkkkk

Bom, peço socorro de vocês, porque estou pensando já em passar pra frente esses dois roteadores (AX6 e C7) e pegar dois Twibi Giga e bota um no ponto A e outro no ponto B.
Como está a configuração do wireless?
 
Como está a configuração do wireless?

2.4
Canal 8 (ninguem usando este canal na vizinhança)
Banda 40/20 MHz

5.8
Automatico (48)
160/80/40/20MHz

Wifi5 desabilitado.. (Some old devices do not support Wi-Fi6 well, and may not be able to scan the signal or the connection is not good. After turning on this switch, it will switch to Wi-Fi5 mode to solve the compatibility problem. But at the same time, Wi-Fi6 related functions, such as OFDMA, BSS Coloring, etc., will be turned off.)
Não sei se esse Wifi 5 desabilitado é o problema.. vou só esperar minha esposa terminar o trabalho dela pra eu habilitar e testar.
 
2.4
Canal 8 (ninguem usando este canal na vizinhança)
Banda 40/20 MHz

5.8
Automatico (48)
160/80/40/20MHz

Wifi5 desabilitado.. (Some old devices do not support Wi-Fi6 well, and may not be able to scan the signal or the connection is not good. After turning on this switch, it will switch to Wi-Fi5 mode to solve the compatibility problem. But at the same time, Wi-Fi6 related functions, such as OFDMA, BSS Coloring, etc., will be turned off.)
Não sei se esse Wifi 5 desabilitado é o problema.. vou só esperar minha esposa terminar o trabalho dela pra eu habilitar e testar.
Muda de Automático para outro canal disponível. Utiliza o aplicativo Wifi Analyzer para checar o melhor.
 
Galera, aproveitando este tópico e já honrado por ser o primeiro a postar duvida hehehe

Bom, pra começar, este é meu cenário:

Alcance-Wifi.png


Estava usando um roteador Archer C7, instalado no ponto A. Com esse C7, tenho 2.4 em todos os pontos A, B, C e D, e 5.8 apenas no comodo do ponto A.
Todos os meus dispositivos (notebooks com Windows, desktop com Windows, celular Android e Chromecast) funcionam blz no 2.4 mesmo nos pontos C e D. Porém minha esposa sempre tem problema no Iphone dela, de cair a conexão nos pontos B, C e D.. ela está usando normalmente aí do nada a conexão cai.

Inicialmente achavamos que podia ser o aparelho (iphone 7 plus).. Aí ela comprou um iphone 12plus e o problema acontecia do mesmo jeito.. Tentei mudar os canais, mas não resolveu.
Bem, acabei trocando o roteador e semana passada recebi meu Xiaomi AX6 apos ler muito sobre roteadores e potências deles..
Como instalei na sexta, ainda não consegui ter total avaliação, mas já de cara, agora eu estou com problema no meu celular.. Não consigo mais usar internet nos pontos B e C...
No ponto B consigo ver o 5.8 e até conecta, mas não fica.. e o 2.4 mal conecta.. e no iphone dela também, a mesma coisa..

Achei muito estranho isso, pq pensei que esse AX6 iria ser o salvador da patria, com seus super amplificadores de sinal kkkkk

Bom, peço socorro de vocês, porque estou pensando já em passar pra frente esses dois roteadores (AX6 e C7) e pegar dois Twibi Giga e bota um no ponto A e outro no ponto B.
Muito provavelmente eu acho que há algum tipo de incompatibilidade de configuração entre os celulares e os ajustes do AX6.

Digo isso pois aqui em casa também temos um iPhone 7 BR e ele funciona perfeitamente mesmo a grandes distancias com o AX6 na rede de 5Ghz.
O Meu AX6 está em modo AP, mas acredito que os ajustes de Wifi sejam os mesmos no modo router.

Faça testes nos canais, larguras e veja qual fica melhor.. Desligue aquele modo de compatibilidade

essa versão é oficial? ta boa? tentei atualizar pelo próprio router mas não achou nada. Tem o link de onde foi postada ?

O Firmware está disponível no próprio site da Miwifi.. http://www1.miwifi.com/miwifi_download.html
 
Galera, aproveitando este tópico e já honrado por ser o primeiro a postar duvida hehehe

Bom, pra começar, este é meu cenário:

Alcance-Wifi.png


Estava usando um roteador Archer C7, instalado no ponto A. Com esse C7, tenho 2.4 em todos os pontos A, B, C e D, e 5.8 apenas no comodo do ponto A.
Todos os meus dispositivos (notebooks com Windows, desktop com Windows, celular Android e Chromecast) funcionam blz no 2.4 mesmo nos pontos C e D. Porém minha esposa sempre tem problema no Iphone dela, de cair a conexão nos pontos B, C e D.. ela está usando normalmente aí do nada a conexão cai.

Inicialmente achavamos que podia ser o aparelho (iphone 7 plus).. Aí ela comprou um iphone 12plus e o problema acontecia do mesmo jeito.. Tentei mudar os canais, mas não resolveu.
Bem, acabei trocando o roteador e semana passada recebi meu Xiaomi AX6 apos ler muito sobre roteadores e potências deles..
Como instalei na sexta, ainda não consegui ter total avaliação, mas já de cara, agora eu estou com problema no meu celular.. Não consigo mais usar internet nos pontos B e C...
No ponto B consigo ver o 5.8 e até conecta, mas não fica.. e o 2.4 mal conecta.. e no iphone dela também, a mesma coisa..

Achei muito estranho isso, pq pensei que esse AX6 iria ser o salvador da patria, com seus super amplificadores de sinal kkkkk

Bom, peço socorro de vocês, porque estou pensando já em passar pra frente esses dois roteadores (AX6 e C7) e pegar dois Twibi Giga e bota um no ponto A e outro no ponto B.
Aqui to usando o Redmi AX6 em um sobrado com uns 100m² e pega 5GHZ em todos os cômodos e garagem. Inclusive nem uso mais a rede 2.4 de tão boa e forte é o sinal do 5Ghz.
Não sei, já tentou dar um reset para ver se reconfigurando tudo, melhora alguma coisa? Se comprou no Brasil pela internet, tem 7 dias de arrependimento, pede troca.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muito provavelmente eu acho que há algum tipo de incompatibilidade de configuração entre os celulares e os ajustes do AX6.

Digo isso pois aqui em casa também temos um iPhone 7 BR e ele funciona perfeitamente mesmo a grandes distancias com o AX6 na rede de 5Ghz.
O Meu AX6 está em modo AP, mas acredito que os ajustes de Wifi sejam os mesmos no modo router.

Faça testes nos canais, larguras e veja qual fica melhor.. Desligue aquele modo de compatibilidade



O Firmware está disponível no próprio site da Miwifi.. http://www1.miwifi.com/miwifi_download.html
Você atualizou nessa versão nova ai??
Aqui não aparece na interface web disponível essa atualização.
 
Aqui to usando o Redmi AX6 em um sobrado com uns 100m² e pega 5GHZ em todos os cômodos e garagem. Inclusive nem uso mais a rede 2.4 de tão boa e forte é o sinal do 5Ghz.
Não sei, já tentou dar um reset para ver se reconfigurando tudo, melhora alguma coisa? Se comprou no Brasil pela internet, tem 7 dias de arrependimento, pede troca.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei no Aliexpress.. foi resetado já.. Ativei a compatibilidade com Wifi5 e deu uma bela melhorada, mas ainda não testei o alcance..
hoje se não tiver chovendo vou testar nos locais fora de casa que antes eu usava o 2.4 de boa..
 
Aqui to usando o Redmi AX6 em um sobrado com uns 100m² e pega 5GHZ em todos os cômodos e garagem. Inclusive nem uso mais a rede 2.4 de tão boa e forte é o sinal do 5Ghz.
Não sei, já tentou dar um reset para ver se reconfigurando tudo, melhora alguma coisa? Se comprou no Brasil pela internet, tem 7 dias de arrependimento, pede troca.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você atualizou nessa versão nova ai??
Aqui não aparece na interface web disponível essa atualização.
Pra mim também não apareceu nem na penultima versão quando comprei.. mas atualizei pela interface e foi de boa..
Mas não, ainda não atualizei pra essa ultima versão..

Comprei no Aliexpress.. foi resetado já.. Ativei a compatibilidade com Wifi5 e deu uma bela melhorada, mas ainda não testei o alcance..
hoje se não tiver chovendo vou testar nos locais fora de casa que antes eu usava o 2.4 de boa..
No meu caso eu tive que restringir a largura do 2.4Ghz pois com a largura máxima o Speedtest ficava pior do que a largura menor..
 
editado
 
Última edição:
Bom dia

Estou com um problema no meu roteador: D-Link DIR 815

Todo dia ele reseta a net, sem horário certo.
Já tentei desligar e ligar antes de usar porem não adianta.
Já aconteceu de no mesmo dia resetar mais de 3 vezes.

Se alguém puder ajudar agradeço.
 
Bom dia

Estou com um problema no meu roteador: D-Link DIR 815

Todo dia ele reseta a net, sem horário certo.
Já tentei desligar e ligar antes de usar porem não adianta.
Já aconteceu de no mesmo dia resetar mais de 3 vezes.

Se alguém puder ajudar agradeço.
O que vc chama de "resetar a net"? Ele desconecta e reconecta? Ele reinicia o roteador inteiro? Qual o tempo de IP Renew?
 
O que vc chama de "resetar a net"? Ele desconecta e reconecta? Ele reinicia o roteador inteiro? Qual o tempo de IP Renew?
Isso ele reinicia.
Kra procurei Ip Renew nas config, mais não achei não.
Tem como da um norte pra ver se consigo achar.

obrigado
 
Isso ele reinicia.
Kra procurei Ip Renew nas config, mais não achei não.
Tem como da um norte pra ver se consigo achar.

obrigado
Nos D-Link deve estar com DHCP Lease Time... mas na verdade isso é para o seu roteador renovar o IP com o provedor.. não faria todo o sistema reiniciar..

Já atualizou o firmware? resetou de fábrica?
 
Nos D-Link deve estar com DHCP Lease Time... mas na verdade isso é para o seu roteador renovar o IP com o provedor.. não faria todo o sistema reiniciar..

Já atualizou o firmware? resetou de fábrica?
Ja Resetei, Não atualizei Firmware.
Oque eu achei de DHCP foi isso aqui:
yRzEI3M.png
 
Ja Resetei, Não atualizei Firmware.
Oque eu achei de DHCP foi isso aqui:
yRzEI3M.png
Isso significa que a cada 10080 minutos o seu roteador renova uma nova conexão com sua operadora..

10080 minutos = 168 horas que são 7 dias.. Toda semana ele renova o IP..
 
Isso significa que a cada 10080 minutos o seu roteador renova uma nova conexão com sua operadora..

10080 minutos = 168 horas que são 7 dias.. Toda semana ele renova o IP..
Entao o problema que nao é 7 dias que ele "reseta", e quase todo dia, e sem horário certo.
 
Em modo repetidor qual mais configuração você precisaria mexer além das de Wifi?

Parece que sair um firmware novo que libera algumas coisas no modo AP.. Veja se funciona.. eu ainda nao atualizei o meu..
Redmi router AX6 stable version log 1.1.3 (updated on March 3, 2021)

Tecpix, obrigado pela ajuda lá e cá neste tópico.

A configuração seria a dos canais, pensei em mexer nisso pra ver se não é problema de canal congestionado.
To viajando?

Obrigado pela dica do firmware, vou ver!
 
QoS devo ativar? pros e contras ?
 
QoS devo ativar? pros e contras ?
Se tiver algum dispositivo consumindo toda a banda da sua internet sem deixar nada pros outros dispositivos, sim..
Tecpix, obrigado pela ajuda lá e cá neste tópico.

A configuração seria a dos canais, pensei em mexer nisso pra ver se não é problema de canal congestionado.
To viajando?

Obrigado pela dica do firmware, vou ver!
Canais em equipamentos importados é algo complicado.. As vezes canais disponíveis na CHina não são compatíveis com equipamentos do mercado Europeu, por exemplo...
Mas logicamente é preciso gastar um tempo pra ver qual é o melhor canal para sua instalacao.. verificar congestionamento, compatibilidade dos canais entre equipamentos, etc..
 
Meu Timecapsule queimou faz uns 5 meses e desde então estou apanhando do modem da NET que tem alcance ridículo e instabilidade constante, preciso pegar um mais parrudinho...
Qual melhor opção atualmente nessa faixa de preço R$ 350~450 (china)
AX3 PRO vs AX6 vs AX1800 vs Algum outro modelo?

Não preciso de muita coisa, apenas que seja com o padrão WIFI6, e na parte de configs apenas vou amarrar alguns MAC's e configurar QoS
Eu iria de AX6. Não tenho como precisar o ajuste de QoS pois o meu AX6 está em modo AP, mas existe a função QoS conforme mostrado nesse setup:
 
Boa noite,
Estou com um Xiaomi AX1800 e não consegui encontrar a parte de criar uma rede para convidados (Guest Network). Esse router não possui suporte a está função ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo