• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Configuração Huawei HG8245H em modo Bridge

Não é você que está me confundindo não kkk, mas sim esse ONT da copel. Eu já estou há alguns dias tentando fazer o roteador da tp-link repetir o sinal da copel sem sucesso, sendo que teoricamente era pra ser um procedimento simples de configurar.
Sim, eu já tinha feito a configuração como falei antes. coloquei um ip de LAN do roteador secundário de 192.168.100.2 (o da copel é 192.168.100.1). O estranho agora foi que eu ia pingar através da interface do tp-link, mas não consegui conectar na rede secundária utilizando DHCP, somente utilizando um ip fixo, sendo que quando mandei a última mensagem, estava conseguindo me conectar através de DHCP. Enfim, utilizando o ping e o traceroute do tp-link tive essas respostas:

Pinging 192.168.100.1 with 64 bytes of data:

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=137 TTL=64 seq=1

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=219 TTL=64 seq=2

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=2 TTL=64 seq=3

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=1 TTL=64 seq=4

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=2 TTL=64 seq=5

Ping statistics for 192.168.100.1

Packets: Sent = 5, Received = 5, Lost = 0 (0% loss),

Approximate round trip times in milliseconds:

Minimum = 1, Maximum = 219, Average = 72

Tracing route to 192.168.100.1 over a maximum of 20 hops

1 2ms 9ms 4ms 192.168.100.1

Trace complete.



Pinging 8.8.8.8 with 64 bytes of data:

Request timed out.

Request timed out.

Request timed out.

Request timed out.

Request timed out.

Ping statistics for 8.8.8.8

Packets: Sent = 5, Received = 0, Lost = 5 (100% loss),


Tracing route to 8.8.8.8 over a maximum of 20 hops

1 * * * Request timed out.

2 * * * Request timed out.

3 * * * Request timed out.

4 * * * Request timed out.

5 * * * Request timed out.

6 * * * Request timed out.

7 * * * Request timed out.

8 * * * Request timed out.

9 * * * Request timed out.

10 * * * Request timed out.

Desculpe, sexta esqueci de entrar no fórum quando cheguei em casa... :haha:
Conversei com um colega de trabalho, ele disse que ajudou um conhecido com um daqueles repetidores TP-Link de tomada sabe? Só foi usar o Wizard do TP-Link, seguindo o passo a passo pra deixar como repetidor e deu certo. Então isso elimina a possibilidade do ONT da Copel de não ter suporte ao WDS, então poderia ser algo que não esteja corretamente configurado ou incompatibilidade.
Achei este tutorial da TP-Link, você já tentou fazê-lo? Vi que em nenhum momento você falou sobre ter colocado o mesmo MAC do principal, pode ser que não esteja o mesmo, isso evitaria que funcionasse.

Uma coisa é certa: Parece que o 192.168.100.1 não está sendo usada como rota padrão (Gateway) nesses seus testes. Você poderia tentar conectar no secundário com um IP fixo, com o Gateway sendo 192.168.100.1 e refazer os testes.
 
Desculpe, sexta esqueci de entrar no fórum quando cheguei em casa... :haha:
Conversei com um colega de trabalho, ele disse que ajudou um conhecido com um daqueles repetidores TP-Link de tomada sabe? Só foi usar o Wizard do TP-Link, seguindo o passo a passo pra deixar como repetidor e deu certo. Então isso elimina a possibilidade do ONT da Copel de não ter suporte ao WDS, então poderia ser algo que não esteja corretamente configurado ou incompatibilidade.
Achei este tutorial da TP-Link, você já tentou fazê-lo? Vi que em nenhum momento você falou sobre ter colocado o mesmo MAC do principal, pode ser que não esteja o mesmo, isso evitaria que funcionasse.

Uma coisa é certa: Parece que o 192.168.100.1 não está sendo usada como rota padrão (Gateway) nesses seus testes. Você poderia tentar conectar no secundário com um IP fixo, com o Gateway sendo 192.168.100.1 e refazer os testes.

É... acho que o ONT não deve ser compatível com o WDS ou algo assim, tentei conectar com ip fixo e com o gateway como 192.168.100.1, mas não mudou nada, fiz o tutorial da TP-Link (que é basicamente igual ao que eu já vinha fazendo mesmo kkk) e não adiantou. Pesquisei para saber se o Huawei HG8245H suportava o WDS, mas o máximo que achei foi esse link http://support.huawei.com/enterpris...C1000051576&partNo=10102#dc_cfg_wlan_wds_0017, que mostra uma configuração WDS, mas achei muito complicado e utiliza Roteadores da Huawei, não ONT. Enfim, Obrigado pela ajuda, talvez em compre um repetidor da TP-Link e tente novamente depois. Porque o meu problema não é de sinal em si, eu uso um iMAC e tenho um problema que a Wifi, às vezes, continua conectada mas eu perco acesso à internet e preciso desligar e ligar novamente o Wifi do PC para ter acesso novamente. Pesquisei e vi que uns dos problemas era com conflito de código de país dos roteadores ao redor, e isso faz com que o computador "se confunda" e perca a conexão com a Wifi. Portanto, queria fazer esse repetidor para colocar no meu quarto e ligar um cabo entre o meu PC e ele para não perder mais a conexão... Pelo visto vou continuar a ter esse problema kkk
 
É... acho que o ONT não deve ser compatível com o WDS ou algo assim, tentei conectar com ip fixo e com o gateway como 192.168.100.1, mas não mudou nada, fiz o tutorial da TP-Link (que é basicamente igual ao que eu já vinha fazendo mesmo kkk) e não adiantou. Pesquisei para saber se o Huawei HG8245H suportava o WDS, mas o máximo que achei foi esse link http://support.huawei.com/enterpris...C1000051576&partNo=10102#dc_cfg_wlan_wds_0017, que mostra uma configuração WDS, mas achei muito complicado e utiliza Roteadores da Huawei, não ONT. Enfim, Obrigado pela ajuda, talvez em compre um repetidor da TP-Link e tente novamente depois. Porque o meu problema não é de sinal em si, eu uso um iMAC e tenho um problema que a Wifi, às vezes, continua conectada mas eu perco acesso à internet e preciso desligar e ligar novamente o Wifi do PC para ter acesso novamente. Pesquisei e vi que uns dos problemas era com conflito de código de país dos roteadores ao redor, e isso faz com que o computador "se confunda" e perca a conexão com a Wifi. Portanto, queria fazer esse repetidor para colocar no meu quarto e ligar um cabo entre o meu PC e ele para não perder mais a conexão... Pelo visto vou continuar a ter esse problema kkk

Olha, você pode essas 3 coisas pra tentar resolver o problema:
  • Como comentou sobre compatibilidade, até onde eu sei, a diferença estão nas frequências que o equipamento consegue usar. Pelo que sei, todos os países usam os canais 1-11 2.4GHz, então se colocasse fixo em um desses talvez eliminasse o problema.
  • Se entrar com o login e senha de técnico no Huawei, é possível definir o país usado no Wireless.
    QfU7I0FMSVu9QLc1CTPTfQ.png

  • Você pode colocar um firmware personalizado no seu TP-Link, como o Openwrt ou DD-WRT e ver se com eles funciona. Esse método é mais complexo e se não fizer direito, perigoso, mas ainda assim é uma tentativa válida.
 
Olha, você pode essas 3 coisas pra tentar resolver o problema:
  • Como comentou sobre compatibilidade, até onde eu sei, a diferença estão nas frequências que o equipamento consegue usar. Pelo que sei, todos os países usam os canais 1-11 2.4GHz, então se colocasse fixo em um desses talvez eliminasse o problema.
  • Se entrar com o login e senha de técnico no Huawei, é possível definir o país usado no Wireless.
    QfU7I0FMSVu9QLc1CTPTfQ.png

  • Você pode colocar um firmware personalizado no seu TP-Link, como o Openwrt ou DD-WRT e ver se com eles funciona. Esse método é mais complexo e se não fizer direito, perigoso, mas ainda assim é uma tentativa válida.
Com o login normal do roteador também da pra deixar fixo o código do país, tanto que o meu, coloquei Brasil. Mesmo assim, de vez em quando eu olho pelo meu PC qual código está sendo transmitido e nem sempre está BR. (Me fala como inserir uma imagem aqui que aí eu consigo mostrar os prints que tirei, não to conseguindo colocar aqui, o endereço da imagem tem que ser tipo uma url?)
 
Com o login normal do roteador também da pra deixar fixo o código do país, tanto que o meu, coloquei Brasil. Mesmo assim, de vez em quando eu olho pelo meu PC qual código está sendo transmitido e nem sempre está BR. (Me fala como inserir uma imagem aqui que aí eu consigo mostrar os prints que tirei, não to conseguindo colocar aqui, o endereço da imagem tem que ser tipo uma url?)

Não sabia que dava sem o login master, só entro com ele. hahaha
Ah, é bem simples. Você precisa colocá-lo em algum site que te permita obter o link direto da imagem.
Eu faço da seguinte forma:
  1. Entro e faço o upload neste site.
  2. Após o upload, entro na imagem. Aparecerá assim:
    WmCqAPLORX_mY1eckZx9nQ.png
  3. Clico com o botão direito em cima dela e dou "Inspecionar Elemento" (Firefox) ou "Inspecionar" (Chrome).
  4. Eu copio a URL que está mais ou menos na área indicada pelo retângulo vermelho na imagem. Se você tentar acessar esse link, deve aparecer a imagem desejada.
    KqHDoZw_Sw_f0ATDsjC6hQ.png
  5. Clico na opção de imagem aqui do fórum e colo o link.
 
Não sabia que dava sem o login master, só entro com ele. hahaha
Ah, é bem simples. Você precisa colocá-lo em algum site que te permita obter o link direto da imagem.
Eu faço da seguinte forma:
  1. Entro e faço o upload neste site.
  2. Após o upload, entro na imagem. Aparecerá assim:
    WmCqAPLORX_mY1eckZx9nQ.png
  3. Clico com o botão direito em cima dela e dou "Inspecionar Elemento" (Firefox) ou "Inspecionar" (Chrome).
  4. Eu copio a URL que está mais ou menos na área indicada pelo retângulo vermelho na imagem. Se você tentar acessar esse link, deve aparecer a imagem desejada.
    KqHDoZw_Sw_f0ATDsjC6hQ.png
  5. Clico na opção de imagem aqui do fórum e colo o link.
ah sim... valeu kkk

gSbwmiR4SaycSkuu1pEEiQ.png


qdFsrVdZQeiFx2iDeBOMcA.png


Enfim, sempre tive esse problema. Já pesquisei muito tempo e vários usuários de MAC OS tem esse problema, acho que o Mac é mais sensível a isso do que o Windows, porque meu colega que mora junto tem um notebook windows e nunca teve esse problema, nem nossos celulares e tablet, etc...
 
Objetivo deste tópico:
  • Retirar as configurações de DHCP, Firewall, Wifi e Autenticação do PPPoE, utilizando-o apenas como um conversor de mídia (Fibra ótica<->Ethernet).
  • Meu roteador ser o responsável por todas as funções, inclusive, ceder os IPv6 para os dispositivos internos.

Motivos para querer isto:
  • Julgo que os roteadores das operadoras de internet não são tão estáveis/confiáveis quanto os que podem ser comprados e configurados livremente. Claro, isso é minha opinião baseada em experiências anteriores e pode estar longe da verdade, ainda mais generalizando dessa forma.

O que isto não fará:
  • Retirar o ONT da Copel: Ele ainda é necessário para fazer a comunicação pela fibra ótica. Creio ser possível trocar o ONT da Copel por outro, mas não tenho para teste.
  • Aumentar o quanto você recebe de internet: Se contratou um plano de 50 Mbps irá receber apenas isso.
  • Te tornar anônimo: A conexão com a internet ainda ocorrerá da mesma forma que antes, apenas mudaremos o controle do ONT da Copel para o seu.

Considerações prévias:
  • Estas são as configurações que consolidei após muitas tentativas e erros. Coloco-as aqui para aqueles que, como eu, acham interessante e queiram estudar como fazer.
  • Não sei as consequências que isso possa causar com a Copel, ou se existe algum tipo de instabilidade ao utilizar desta forma. Só posso afirmar que até agora está tudo funcionando muito bem sendo a forma mais estável que encontrei de completar meu objetivo.
  • Não me responsabilizo por qualquer problema que você possa ter após utilizar as informações deste tópico.

Ambiente:
  • Roteador da Copel: Huawei HG8245H - Plano: 50 Mbps
  • Roteador pessoal: TP-LINK N600 (TL-WDR3600 v1) com LEDE Reboot 17.01.4 r3560-79f57e422d

O que fazer ANTES de configurar:
  • Obter Usuário do PPPoE
    • Você pode obtê-lo em "Wan > Wan Configuration" do ONT da Copel, selecionando a Wan1, no campo "User Name. No meu caso é um email no seguinte formato: NUMERO_DO_SERVIÇO@copeltelecom.com
    • Caso queira confirmar se o seu também utiliza o número do serviço, você pode obtê-lo na Área do Cliente do site Copel, na parte de "Serviços".
    • BeOaCs1SSDGB95UyM3yR-w.png
  • Obter Senha do PPPoE
    • No meu caso a senha é o próprio número do serviço.
    • Peguei ela no menu "System Tools > ONT Authentication".
    • qHr4tEZfSNasyRV5eL79EQ.png

  • Realizar Backup das configurações atuais
    • Em " System Tools > Configuration File", clique no botão "Download Configuration File".
    • PFMaJo9YRlulb-8AUQEdSQ.png
Configurações no ONT:
  • Fixe o IP 192.168.100.2 na placa de rede.
  • Conecte ao ONT através do IP 192.168.100.1.
  • Logue no sistema com as credênciais:
    • Usuário: telecomadmin
    • Senha: telecomc0p3l
  • Desative o Wifi: Em "WLAN > WLAN Basic Configuration", desmarque a opção "Enable WLAN".
  • Desative o DHCP: Em "LAN > DHCP Server Configuration", desmarque a opção "LAN > DHCP Server Configuration".
  • Desative o PPPoE: Em "WAN > WAN Configuration", selecione a Wan1 e desmarque a opção "Enable WAN".
  • Crie a conexão Bridge: Em "WAN > WAN Configuration", clique em "New" para criar uma nova Wan e deixe as configurações como na foto.
    • -hTCILpnRvaUqR6xwwXJmA.png
OBS: É apenas isso. Caso queira utiliza-lo novamente como fornecedor de internet, basta desfazer os passos anteriores.

Configurações Roteador Pessoal:
  • Conecte no roteador pessoal. (Lembre-se de retirar ou trocar o IP fixo da placa)
  • Instale o firmware LEDE (OpenWRT).
    • É opcional. Tentei fazer funcionar com o DD-WRT e tive muitos problemas com o IPv6, mas por IPv4 funcionava normal. Na firmware original da TP-LINK testei apenas por IPv4.
  • Restaure o LEDE pras configurações de fábrica.
    • É opcional, apenas pra garantir que tudo funcionará como quando eu fiz.
  • Troque a senha padrão do LEDE, como sugere o aviso.
  • Em "Network > Interfaces", crie uma nova interface clicando em "Add new interface..."
    • Nome: PPPoE
    • Protocolo: PPPoE
    • Interface: No meu caso é a eth0.2, mas você deve escolher a que tiver WAN e WAN6 entre parênteses.
    • Clique em Submit.
  • Em "Network > Interfaces", edite a interface recém criada.
    • Aba: General Setup
      • Usuário: NUMERO_DO_SERVIÇO@copeltelecom.com
      • Senha: NUMERO_DO_SERVIÇO
    • Aba: Firewall Settings
      • Selecionar: Wan
  • Em "Network > Interfaces", delete as interfaces WAN e WAN6.
  • Se não estiver conectado, clique em "Connect" na interface PPPoE.
    • QEAgYYBJSmC065_AzHWNvQ.png

Com isso a internet já deve estar funcionando. O restante das configurações do seu roteador fica ao seu critério.
Somente dou a sugestão de pesquisar, instalar e configurar o SQM para melhorar a qualidade da internet pra VOIP e jogos. (https://wiki.openwrt.org/doc/howto/sqm)

Resultados:
ok8GU4MRSKio6BznnPV4AA.png

jLOMGCcwSLm6omU8ysn6ZA.png

9QHymMHGRZ_iGW8wdiG-Ng.png

_eZSnLQ9S9_9x_PswQMvJw.png

-KZemyVqRj_tKAiixDeiQQ.png
Estou tentando fazer a configuração, porém a imagem das configurações do modo bridge estão fora. Você poderia fazer o upload ou mandar as configurações?
 
Estou tentando fazer a configuração, porém a imagem das configurações do modo bridge estão fora. Você poderia fazer o upload ou mandar as configurações?
Estranho ter dado problema somente naquela imagem, sendo que todas estão no mesmo lugar... :mother:
Enfim, já arrumei lá. Qualquer outra dúvida estou aqui pra ajudar. :allgoods:
 
Estranho ter dado problema somente naquela imagem, sendo que todas estão no mesmo lugar... :mother:
Enfim, já arrumei lá. Qualquer outra dúvida estou aqui pra ajudar. :allgoods:

Eu fiz a configuração porém caiu a tudo aqui, ai tenho q dar um reset no modem. Você sabe o que pode ter sido? A configuração aqui está com o Modem Huawei padrão da copel, seguido de um roteador TPLink para amplificar o sinal. Porem a configuração foi feita tanto pelo cabo quanto pelo wifi.
 
O "Bridge" que este tutorial se refere é para deixar o ONT da Copel apenas como um conversor de mídia, permitindo que outro roteador assuma suas funções, inclusive fazer PPPoE e receber/distribuir os IPv6. Se você quer apenas ampliar o sinal Wifi, essa configuração não faz o que deseja.

Bastaria conectar seu TP-Link e o ONT da Copel pelas portas LAN, ambos distribuindo Wifi, podendo ser ou não o mesmo SSID (Se for o mesmo, a senha tem que ser igual). Também pode tentar por WDS, que falando de forma bem simples, é como se "seu TP-Link conectasse por Wifi no da Copel e repetisse o sinal", porém como pode ver acima, não funcionou. Claro, poderia ser alguma incompatibilidade entre os equipamentos dele, como citei, então fique à vontade pra testar. ;D
 
Alguém percebeu algum comportamento diferente ontem? Depois de mais de 3 meses em bridge rodando sem problemas, meu roteador (Google Wifi) parou de conectar o PPPOE com o modem.

No entanto tentei a conexão diretamente pelo notebook e foi sem problemas. Mas o roteador não conecta mais. Tive que voltar pro modo routing por enquanto.

Será que eles bloquearam o MAC address do equipamento? Isso é possível? Estranho acontecer na manhã de um domingo.
 
Alguém percebeu algum comportamento diferente ontem? Depois de mais de 3 meses em bridge rodando sem problemas, meu roteador (Google Wifi) parou de conectar o PPPOE com o modem.

No entanto tentei a conexão diretamente pelo notebook e foi sem problemas. Mas o roteador não conecta mais. Tive que voltar pro modo routing por enquanto.

Será que eles bloquearam o MAC address do equipamento? Isso é possível? Estranho acontecer na manhã de um domingo.
O meu não apresentou nenhum problema. Se acha mesmo que é MAC bloqueado, você pode fazer o seu roteador clonar o do seu Notebook pra testar e caso funcione, bastaria mudar pra qualquer outro pra não ficar o mesmo.
Você fez o teste pelo Windows, usando aquela discagem PPPoE do "Configurações"?
 
O meu não apresentou nenhum problema. Se acha mesmo que é MAC bloqueado, você pode fazer o seu roteador clonar o do seu Notebook pra testar e caso funcione, bastaria mudar pra qualquer outro pra não ficar o mesmo.
Você fez o teste pelo Windows, usando aquela discagem PPPoE do "Configurações"?
Pensei mesmo em fazer mas acho que esse roteador não tem muitas opções avançadas :/

Fiz pelo Mac, criando uma interface de rede PPPoE, acredito ser semelhante ao do Windows.
 
Pensei mesmo em fazer mas acho que esse roteador não tem muitas opções avançadas :/

Fiz pelo Mac, criando uma interface de rede PPPoE, acredito ser semelhante ao do Windows.
Uhum, acredito que sim.

Se fosse eu no seu caso, tentaria o seguinte:
  1. Fuçaria pra tentar achar a opção de clonar. Se não achasse, tentaria resetar pro default o do google.
  2. Se ainda assim não resolvesse, tentaria fazer o notebook clonar o Mac Address do roteador da Google. Não sei no MacOS, mas no Windows dá pra fazer isso nas propriedades do dispositivo. Assim, caso o notebook passasse a dar problema ao tentar usar o Mac Address do Google, meio que estaria comprovado o bloqueio.
  3. Faria backup das configurações do ONT da Copel e tentaria voltá-lo pro Default. Pode ser que o bloqueio seja no dispositivo e não na operadora (pouco provável).
Dependendo dos resultados e da sua vontade em manter funcionando em Bridge, talvez fosse necessário que você conseguisse outro roteador. Além dele já ter outro Mac Address, caso ocorresse o problema novamente, bastaria clonar outro Mac Address.

Enfim, dependendo do que fizer/acontecer, mande notícias! Muito bom saber que alguém além de mim conseguiu utilizar o Bridge e os problemas que isso pode ocasionar, além de como contorná-los. :haha:

PS: Como você está usando MacOS, achei necessário deixar bem claro os MACs que falei no texto. :sefu:
 
Uhum, acredito que sim.

Se fosse eu no seu caso, tentaria o seguinte:
  1. Fuçaria pra tentar achar a opção de clonar. Se não achasse, tentaria resetar pro default o do google.
  2. Se ainda assim não resolvesse, tentaria fazer o notebook clonar o Mac Address do roteador da Google. Não sei no MacOS, mas no Windows dá pra fazer isso nas propriedades do dispositivo. Assim, caso o notebook passasse a dar problema ao tentar usar o Mac Address do Google, meio que estaria comprovado o bloqueio.
  3. Faria backup das configurações do ONT da Copel e tentaria voltá-lo pro Default. Pode ser que o bloqueio seja no dispositivo e não na operadora (pouco provável).
Dependendo dos resultados e da sua vontade em manter funcionando em Bridge, talvez fosse necessário que você conseguisse outro roteador. Além dele já ter outro Mac Address, caso ocorresse o problema novamente, bastaria clonar outro Mac Address.

Enfim, dependendo do que fizer/acontecer, mande notícias! Muito bom saber que alguém além de mim conseguiu utilizar o Bridge e os problemas que isso pode ocasionar, além de como contorná-los. :haha:

PS: Como você está usando MacOS, achei necessário deixar bem claro os MACs que falei no texto. :sefu:

Ótima ideia o item 2! Vou tentar tudo novamente assim que der um tempo essa semana. Mando notícias sim, hehehe.
(hahahah complicado mesmo é falar de MAC e Mac verbalmente na mesma frase :chan:)

Muito obrigado, Allan!
 
Rapaiz... não sei o que rolou, mas resolver tentar de novo fazer o roteador se conectar PPPoE tal como era antes e... pimba, foi de primeira. Mesmo equipamento, mesma configuração.

Não sei explicar o que rolou domingo! Se deu zika de novo eu volto a postar aqui, hehe. Valeu!
 
Mais um update: técnico me ligou para agendar a visita e eu expliquei que já estava resolvido. Ele disse que "ocorreu problema com a Copel que normalizou e no caso dos cliente que tinham roteadores conectado, estavam perdendo a autenticação com o modem". Não quis ir a fundo para entender mas tudo indica que seja o mesmo problema que ocorreu comigo. Então foi só uma zika lá do lado deles mesmo.
 
Mais um update: técnico me ligou para agendar a visita e eu expliquei que já estava resolvido. Ele disse que "ocorreu problema com a Copel que normalizou e no caso dos cliente que tinham roteadores conectado, estavam perdendo a autenticação com o modem". Não quis ir a fundo para entender mas tudo indica que seja o mesmo problema que ocorreu comigo. Então foi só uma zika lá do lado deles mesmo.

Bom saber! Porém essa justificativa não combina com o fato de ter funcionado a discagem por outro dispositivo...
De qualquer forma, ótimo que tenha funcionado. Vamos seguindo em frente com a configuração dessa forma então. :vish:
 
Qual senha? A do login de técnico ou para a conexão PPPoE?
Passando pra informar que ontem tentei fazer login novamente e funcionou. Mas não sou louco nem desatento, em novembro e dezembro esporadicamente eu tentava acessar o modem, colocando a senha corretamente (com os números 0 e 3) e somente o usuário root/adminHW funcionava. Tentei resetar as configurações pela interface, pelo botão físico, ligar sem o cabo da fibra (li um relato de um usuário de outra operadora que dessa maneira funcionava, se ligasse o modem com o cabo da fibra, o modem recebia comandos da OLT que bloqueavam o acesso).
Acredito que houve alguma atualização de firmware (ou rollback, não me atentei às versões) ou no provisionamento da OLT que fez a senha que você informou funcionar novamente. Estava achando que a única solução seria comprar uma ONT Huawei somente bridge.

Fui correndo desconectar o cabo da fibra, desativei o TR-069 (pra evitar que o modem seja reconfigurado sozinho pela OLT de volta pra router) e mudei de roteador pra bridge, ficou outra coisa. Antes algumas portas altas (55000+) eram sempre bloqueadas, prejudicando certos downloads/uploads, agora está normal, apesar do CGNAT ser sofrível.
Utilizo um HG8245Q2, as telas do firmware são as mesmas. Conectei o modem em um TP-Link Archer VR900 discando PPPoE e estou com conectividade IPv6 total.

Só sugiro adicionar no seu tutorial a desativação do TR-069 pelo motivo que citei, e não é necessário desativar o DHCP pois em bridge o modem é conectado na WAN de outro roteador e fica obrigatoriamente em rede isolada, logo não é necessário colocar o IP 192.168.100.2 no adaptador de rede.
Já utilizei uma ONT Huawei somente bridge que comprei à parte na empresa que trabalhava e funcionou normalmente. Em caso de substituição da ONT só acho importante comprar da mesma marca que a operadora instalou pois algumas OLT são incompatíveis ou problemáticas, tanto que em certas regiões a própria Copel só utiliza Huawei ou só Zhone por causa da OLT regional.

No mais, excelente tutorial e agradeço a atenção.
 
Passando pra informar que ontem tentei fazer login novamente e funcionou. Mas não sou louco nem desatento, em novembro e dezembro esporadicamente eu tentava acessar o modem, colocando a senha corretamente (com os números 0 e 3) e somente o usuário root/adminHW funcionava. Tentei resetar as configurações pela interface, pelo botão físico, ligar sem o cabo da fibra (li um relato de um usuário de outra operadora que dessa maneira funcionava, se ligasse o modem com o cabo da fibra, o modem recebia comandos da OLT que bloqueavam o acesso).
Acredito que houve alguma atualização de firmware (ou rollback, não me atentei às versões) ou no provisionamento da OLT que fez a senha que você informou funcionar novamente. Estava achando que a única solução seria comprar uma ONT Huawei somente bridge.

Fui correndo desconectar o cabo da fibra, desativei o TR-069 (pra evitar que o modem seja reconfigurado sozinho pela OLT de volta pra router) e mudei de roteador pra bridge, ficou outra coisa. Antes algumas portas altas (55000+) eram sempre bloqueadas, prejudicando certos downloads/uploads, agora está normal, apesar do CGNAT ser sofrível.
Utilizo um HG8245Q2, as telas do firmware são as mesmas. Conectei o modem em um TP-Link Archer VR900 discando PPPoE e estou com conectividade IPv6 total.

Só sugiro adicionar no seu tutorial a desativação do TR-069 pelo motivo que citei, e não é necessário desativar o DHCP pois em bridge o modem é conectado na WAN de outro roteador e fica obrigatoriamente em rede isolada, logo não é necessário colocar o IP 192.168.100.2 no adaptador de rede.
Já utilizei uma ONT Huawei somente bridge que comprei à parte na empresa que trabalhava e funcionou normalmente. Em caso de substituição da ONT só acho importante comprar da mesma marca que a operadora instalou pois algumas OLT são incompatíveis ou problemáticas, tanto que em certas regiões a própria Copel só utiliza Huawei ou só Zhone por causa da OLT regional.

No mais, excelente tutorial e agradeço a atenção.
Desculpe a demora na resposta, mas fico muito feliz que tenha conseguido!

Sobre o TR-069, vi essa opção e cheguei a pesquisar, porém não sabia quais efeitos colaterais poderiam ocorrer.
Já que você conhece e desativa essa opção há algum tempo e nunca ocorreu problemas, creio que seja uma boa precaução...
hzWaa0RRTMimHPlznMDRXA.png

A minha está assim. Se for só desativar a primeira opção, já havia feito e nem lembrava. (Isso explicaria porque nunca voltou as configurações :haha:)
Me confirme e já atualizo o primeiro post.

Quanto ao ONT, já havia feito uma pesquisa sobre. O que lembro é que há problemas entre diferentes marcas de ONT por conta de como cada fabricante implementou o padrão utilizado. Por mais que seja um "padrão", há brechas pra que existam diferentes tratamentos, o que pode ocasionar problemas ou incompatibilidades.
 
Hoje, aproximadamente 15:00, a Copel resetou meu ONT e por conta da configuração, a casa ficou sem internet. Cheguei faz meia hora, fui ver o que tinha acontecido.
Constatei que voltaram as configurações padrões da Copel, tentei novamente configurar de acordo com o tutorial. Ao terminar, uma surpresa, meu roteador não conseguia terminar a discagem PPPoE.
Após verificar algumas vezes e tentar algumas mudanças, nada resolveu. Aparentemente ou eles mudaram algo na comunicação, ou mudaram a senha da conexão PPPoE.
Então comparei um backup das configurações atuais com as antigas, aparentemente é isso mesmo, o conteúdo da senha está diferente. As senhas nos arquivos de backup são criptografadas, vou tentar descobrir de alguma forma, mas é bem pouco provável que eu consiga. :bua:

Se eu tiver novidades e conseguir fazer funcionar o Bridge novamente, atualizo o tópico.
É uma pena que as configurações da forma que descrevo não estejam funcionando, porém ainda vejo como interessante e pode ser útil para alguém. Informarei o fato no primeiro post e apontarei esta mensagem como explicação.

UPDATE:
Tentei procurar de várias formas como descriptografar a senha do arquivo de backup e apesar de ter encontrado uma criptografia antiga, não funcionava mais.
Infelizmente acho que esse seja o fim. :nooo:

Se alguém tiver informações de qual seja o novo padrão, dá um UP aí. Valeu galera.
 
Última edição:
Hoje, aproximadamente 15:00, a Copel resetou meu ONT e por conta da configuração, a casa ficou sem internet. Cheguei faz meia hora, fui ver o que tinha acontecido.
Constatei que voltaram as configurações padrões da Copel, tentei novamente configurar de acordo com o tutorial. Ao terminar, uma surpresa, meu roteador não conseguia terminar a discagem PPPoE.
Após verificar algumas vezes e tentar algumas mudanças, nada resolveu. Aparentemente ou eles mudaram algo na comunicação, ou mudaram a senha da conexão PPPoE.
Então comparei um backup das configurações atuais com as antigas, aparentemente é isso mesmo, o conteúdo da senha está diferente. As senhas nos arquivos de backup são criptografadas, vou tentar descobrir de alguma forma, mas é bem pouco provável que eu consiga. :bua:

Se eu tiver novidades e conseguir fazer funcionar o Bridge novamente, atualizo o tópico.
É uma pena que as configurações da forma que descrevo não estejam funcionando, porém ainda vejo como interessante e pode ser útil para alguém. Informarei o fato no primeiro post e apontarei esta mensagem como explicação.

UPDATE:
Tentei procurar de várias formas como descriptografar a senha do arquivo de backup e apesar de ter encontrado uma criptografia antiga, não funcionava mais.
Infelizmente acho que esse seja o fim. :nooo:

Se alguém tiver informações de qual seja o novo padrão, dá um UP aí. Valeu galera.

Quanto ao TR-069, eu também desabilito o Periodic informing.
Você continua tendo acesso completo ao roteador podendo mudar o modo pra bridge, acessar firewall e etc, só a senha do PPPoE não funciona? Tente utilizar outro dispositivo pra discar, como conectar direto no PC e criar uma conexão PPPoE pelo assistente "Configurar uma nova conexão ou rede" no Windows.
Podem simplesmente ter bloqueado o MAC do seu roteador, nesse caso, clonar o endereço MAC da WAN da ONT no roteador resolveria, ou simplesmente usar a função e colocar outro MAC aleatório.
Quanto ao hash no backup estar diferente, o firmware pode ter mudado de versão e com isso a chave de hashing ser outra, mas não significa que o conteúdo é diferente.

É triste que se dêem tanto ao trabalho de limitar o usuário, como se o CGNAT já não f****** a gente o suficiente. Só fiquei contente com a operadora quando consegui colocar o modem em bridge, antes o modem dava drop demais, talvez era só a configuração do firewall, mas em bridge esses problemas foram embora, inclusive, pra trocar de IP agora leva vários dias, antes era no máximo 48h.
 
Quanto ao TR-069, eu também desabilito o Periodic informing.
Você continua tendo acesso completo ao roteador podendo mudar o modo pra bridge, acessar firewall e etc, só a senha do PPPoE não funciona? Tente utilizar outro dispositivo pra discar, como conectar direto no PC e criar uma conexão PPPoE pelo assistente "Configurar uma nova conexão ou rede" no Windows.
Podem simplesmente ter bloqueado o MAC do seu roteador, nesse caso, clonar o endereço MAC da WAN da ONT no roteador resolveria, ou simplesmente usar a função e colocar outro MAC aleatório.
Quanto ao hash no backup estar diferente, o firmware pode ter mudado de versão e com isso a chave de hashing ser outra, mas não significa que o conteúdo é diferente.

É triste que se dêem tanto ao trabalho de limitar o usuário, como se o CGNAT já não f****** a gente o suficiente. Só fiquei contente com a operadora quando consegui colocar o modem em bridge, antes o modem dava drop demais, talvez era só a configuração do firewall, mas em bridge esses problemas foram embora, inclusive, pra trocar de IP agora leva vários dias, antes era no máximo 48h.

Concordo contigo em tudo o que disse. Sim, meu acesso está normal no ONT. Estou pensando em testar isso novamente...
Após terem feito essa caca, estou com um problema de navegação. Aleatoriamente durante a navegação, algumas requisições não são concluídas e recebo um timeout. Pode ser clicar num link ou carregar um conteúdo dinâmico na página.
A navegação está rápida e instantânea, mas quando essa tela aparece me dá um nervoso... hahaha
O seu Bridge ainda está funcionando?

EDIT:
Testei aqui de várias formas. No final tive a ideia de criar uma cópia da interface no Huawei e coloquei como senha o número do serviço... Deu erro de autenticação no Huawei.

Sendo assim, concluo que realmente trocaram minha credencial PPPoE. Não tenho mais o que fazer. :mas:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo