• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Configuração Ideal de Rede Residencial - (3 Roteadores + Modem Claro)

karagi

New Member
Registrado
Olá, boa tarde!

Gostaria de saber qual seria a configuração ideal de rede residencial, já andei consultando alguns tópicos e em cada local falam uma coisa.
Por enquanto, a minha configuração está conforme abaixo, mas estou tendo muitos problemas de queda da rede WIFI

1) Modem Claro CG3000 Rev:V1.2 - Servidor DHCP Ativado - 192.168.0.1

image.png.d28618a31e06d8f1b8f2ecdbfe85aa79.png

image.png.e91031d6aa240f82b66a9e452524032b.png

2) Roteador TP-Link WR1043ND - LAN (DHCP Desativado) - 192.168.0.2

3) Roteador TP-Link Archer C25 - LAN (DHCP Desativado) - 192.168.0.3

4) Roteador TP-Link WR841ND - LAN (DHCP Desativado) - 192.168.0.4

Desde já, agradeço.
 
Olá, boa tarde!

Gostaria de saber qual seria a configuração ideal de rede residencial, já andei consultando alguns tópicos e em cada local falam uma coisa.
Por enquanto, a minha configuração está conforme abaixo, mas estou tendo muitos problemas de queda da rede WIFI

1) Modem Claro CG3000 Rev:V1.2 - Servidor DHCP Ativado - 192.168.0.1

image.png.d28618a31e06d8f1b8f2ecdbfe85aa79.png

image.png.e91031d6aa240f82b66a9e452524032b.png

2) Roteador TP-Link WR1043ND - LAN (DHCP Desativado) - 192.168.0.2

3) Roteador TP-Link Archer C25 - LAN (DHCP Desativado) - 192.168.0.3

4) Roteador TP-Link WR841ND - LAN (DHCP Desativado) - 192.168.0.4


Desde já, agradeço.
Acho que o melhor lugar pra postar essa duvida é no tópico https://forum.adrenaline.com.br/thr...as-tutoriais-e-diagnosticos-complexos.621752/

Mas o que eu faria é me livrava de todos esses roteadores e pegava um bom sistema de Access Point ou rotadores que permitem Mesh.
Criar um monte de rede com sistemas que não se conversam é dar chance de um Wifi brigar com o outro e acabar caindo..
 
Olá, boa tarde!

Gostaria de saber qual seria a configuração ideal de rede residencial, já andei consultando alguns tópicos e em cada local falam uma coisa.
Por enquanto, a minha configuração está conforme abaixo, mas estou tendo muitos problemas de queda da rede WIFI

1) Modem Claro CG3000 Rev:V1.2 - Servidor DHCP Ativado - 192.168.0.1

image.png.d28618a31e06d8f1b8f2ecdbfe85aa79.png

image.png.e91031d6aa240f82b66a9e452524032b.png

2) Roteador TP-Link WR1043ND - LAN (DHCP Desativado) - 192.168.0.2

3) Roteador TP-Link Archer C25 - LAN (DHCP Desativado) - 192.168.0.3

4) Roteador TP-Link WR841ND - LAN (DHCP Desativado) - 192.168.0.4


Desde já, agradeço.

Eu também acredito que uma rede MESH já ajeita a casa ai.

Mas tendo vários roteadores, se você deixar eles com o mesmo SSID, também é pra manter a conexão sem ficar caindo.
 
Eu também acredito que uma rede MESH já ajeita a casa ai.

Mas tendo vários roteadores, se você deixar eles com o mesmo SSID, também é pra manter a conexão sem ficar caindo.
Olá, tudo bem ?
Manter o mesmo SSID da rede WIFI seria isso ?
 
Olá, tudo bem ?
Manter o mesmo SSID da rede WIFI seria isso ?
Tudo bem e com voce?

Isso mesmo... Deixar o mesmo SSID em todos os roteadores.

Só lembre-se de deixa-los em CANAIS DIFERENTES... Mas o SSID pode ser o mesmo com a mesma senha em todos eles.
 
Não consegui ver as imagens anexadas, qual é o roteador principal? o da claro mesmo?
Se for, acho que é esse o problema, está tudo concentrado no modem/roteador da claro que não é muito forte para administrar tantas conexões

Se for esse o caso, daria pra tentar colocar o modem da claro em bridge e tornar o TP-Link WR1043ND como principal, e manter os outros como access point da mesma forma que já estão hoje
 
Tentarei fazer dessa forma, e posto os resultados
Tanto colocar em modo bridge como usar um único SSID.
Obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tudo bem e com voce?

Isso mesmo... Deixar o mesmo SSID em todos os roteadores.

Só lembre-se de deixa-los em CANAIS DIFERENTES... Mas o SSID pode ser o mesmo com a mesma senha em todos eles.
No caso seria colocar o modem da Claro em modo bridge, correto ?
Tentarei fazer assim, e informo os resultados
Muito obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não consegui ver as imagens anexadas, qual é o roteador principal? o da claro mesmo?
Se for, acho que é esse o problema, está tudo concentrado no modem/roteador da claro que não é muito forte para administrar tantas conexões

Se for esse o caso, daria pra tentar colocar o modem da claro em bridge e tornar o TP-Link WR1043ND como principal, e manter os outros como access point da mesma forma que já estão hoje
O roteador principal que deixei é o modem da Claro, modelo CG 3000. No caso, seria alterar para modo bridge, correto ? e manter com o DHCP ativado o TP-Link WR1043, e o restante com DHCP desativado, certo ?
Alguma recomendação de IP Address para os 4 roteadores ?
Exemplo: 192.168.X.XX
 
O roteador principal que deixei é o modem da Claro, modelo CG 3000. No caso, seria alterar para modo bridge, correto ?

Isso, mudar para bridge, assim ele funciona como modem apenas, e o cargo de roteador principal passa para o TP-Link WR104, aliviando a carga do CG 3000

e manter com o DHCP ativado o TP-Link WR1043, e o restante com DHCP desativado, certo ?
isso, exato


Alguma recomendação de IP Address para os 4 roteadores ? Exemplo: 192.168.X.XX
Pode deixar como está, 198.168.0.X está Ok

Edit: se bem que esse modem da claro não parece tão ruim, não deveria dar esses problemas, mesmo ele sendo o principal
 
Última edição:
Isso, mudar para bridge, assim ele funciona como modem apenas, e o cargo de roteador principal passa para o TP-Link WR104, aliviando a carga do CG 3000

e manter com o DHCP ativado o TP-Link WR1043, e o restante com DHCP desativado, certo ?
isso, exato


Alguma recomendação de IP Address para os 4 roteadores ? Exemplo: 192.168.X.XX
Pode deixar como está, 198.168.0.X está Ok

Edit: se bem que esse modem da claro não parece tão ruim, não deveria dar esses problemas, mesmo ele sendo o principal
Exatamente, é um bom modem né ?
Só para ver se entendi, ficaria dessa forma ?

1) Roteador Claro (Modo Bridge e DHCP Desativado) - IP 192.168.0.X
2) Roteador WR1043 (DHCP Ativado) - IP 192.168.0.X (SSID Igual)
3) Roteador Archer C25 (DHCP Desativado) - IP: 192.168.0.X (SSID Igual)
4) Roteador WR841ND (DHCP Desativado) - IP: 192.168.0.X (SSID Igual)

Arquitetura:

1-2 LAN > WAN
2-3 LAN > LAN
2-4 LAN > LAN

OBS: Irei distribuir a rede através do WR-1043, correto ?

Abraços.
 
Exatamente, é um bom modem né ?
Só para ver se entendi, ficaria dessa forma ?

1) Roteador Claro (Modo Bridge e DHCP Desativado) - IP 192.168.0.X
2) Roteador WR1043 (DHCP Ativado) - IP 192.168.0.X (SSID Igual)
3) Roteador Archer C25 (DHCP Desativado) - IP: 192.168.0.X (SSID Igual)
4) Roteador WR841ND (DHCP Desativado) - IP: 192.168.0.X (SSID Igual)

Arquitetura:

1-2 LAN > WAN
2-3 LAN > LAN
2-4 LAN > LAN

OBS: Irei distribuir a rede através do WR-1043, correto ?

Abraços.
Correto! Eu também faria dessa forma, mantendo todos os roteadores no mesmo range de IP, poderá acessar todos mesmo que esteja com DHCP desativado. Eu fixaria os IPs dos roteadores que ficarão em modo AP no WR1043, só pra garantir que não haverá queda ao renovar o DHCP. Se for mais fácil, pode conectar a LAN do roteador 4 na LAN do roteador 3 que funcionará da mesma forma, estando ambos com DHCP desativado. Qualquer coisa dá um retorno aqui no tópico.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo