CONFIRMADO: ATI é da AMD

  • Iniciador de Tópicos DioLa
  • Data de Início
D

DioLa

Guest
Primeira nota...


CONFIRMADO: ATI é da AMD
O que começou com um boato agora se confirma e deixa um ponto de interrogação na cabeça de quase todo o planeta, estamos falando da compra da ATI pela AMD que foi confirmada a pouco. Os boatos que começaram a algumas semanas atrás nunca pareciam ser sérios, afinal são duas das maiores empresas do mundo da informática, e uma negociação desse porte envolve não apenas muito dinheiro, mas muitos riscos, afinal no caso da ATI a empresa tinha em um de seus principais parceiros a Intel, justamente a principal concorrente da AMD, pelo menos era isso que todos nós pensávamos, justamente devido a ATI ter mais apoio da Intel do que a Nvidia.

O acordo foi fechado por $4.2 bilhões de dólares em dinheiro, 57 milhões de ações da AMD baseados no levantamento de 21 de julho de 2006, onde o total da compra é de nada menos que $5.4 bilhões de dólares.

A ATI falou que os diretores da compania aprovaram por unanimidade o acordo.

Todos agora estão na expectativa de como funcionará as coisas daqui para frente quando falamos de AMD e ATI, e isso apenas o tempo irá nos dizer agora. Clicando em "leia mais" temos o release completo sobre esse assunto.


------------------------------------------

segunda nota.

Intel ou AMD cancelará chipsets ATI?
Como não poderia deixar de ser, após a confirmação da compra da ATI pela AMD os boatos começaram a surgir por todos os lados onde temos os nomes de Intel e ATI envolvidos, isso porque até a poucos dias esperávamos novidades da ATI no que diz respeito a chipsets para processadores Intel.

Um dos primeiros boatos e em cima justamente dos chipsets da ATI para mainboards com suporte aos processadores Intel, alguns sites já dizem que a Intel estaria cancelando os pedidos dos chipsets da ATI, e outros sites já fizem que a AMD irá cancelar qualquer chipset da ATI em desenvolvimento para processadores Intel, e em um ano no máximo não teriamos mais nenhum produto da ATI para Intel.

Agora não tem muito o que se falar, apenas esperar o que vai acontecer e como o mercado irá reagir, mas a notícia da compra da ATI pela AMD é um dos fatos mais impressionantes dos últimos tempos, como falamos na nota anterior, não pelos valores incríveis, mas sim por tudo que envolve essas duas empresas no mundo da informática.


---------

E agora galera, vamos ver no que vai dar isso tudo...
 
Eu acho que agora a Intel compra a Nvidia, pq ela não vai poder ficar fora dessa grande jogada. acho que a AMD também vai tormar o chipsets da ATI meio que como os da intel para os pentiuns os melhores e ainda os de refencias para as mobos mais novas!!
 
puuttzzz ainda bem que nem troquei minha configuração de vídeo ein xDDD

vou esperar pra ver pq agora tem pra mais ngm não ;)
 
olha eu tb acho dificil a intel comprar a Nvidia Diola, mesmo pela situação de grande apoio da Nvidia para a AMD com seus maravilhosos chipsets para a AMD, mas pelo menos elas deverão se aproximar muito. Pq a Intel não vai querer ter uma rival que é forte num seguimento que ela é a grande Campeã o de chips graficos!
 
sera???? que os preços vão baixar??? eu acho q não!!!
 
Isso pode representar um verdadeiro furacão no ramo da informatica !
E agora como é que ficam os chipsets da nVidia para a AMD ?
Como é que ficam os chipsets da Intel que suportavam o crossfire ?
Será que vai haver algum tipo de boicote a distribuição de Radeons para a Intel ?
Ainda vão existir chipsets da ATI para intel ?
Como a ULI, fabricante de south bridges para os chipsets da ATI foi comprada pela nVidia, entao como vão ficar os chipsets Radeon apartir de agora ?
 
E eu tb duvido muito que a Intel compre a nVidia. Pra comecar eu acho que a Intel não tem bala na agulha, se é q vcs me entendem :p
Depois, alem das açoes da nVidia estão bem mais caras que as da ATI, ainda tem a briga de cão entre a nVidia e a Intel.
 
Mas eu acho que as duas apesar das brigas vão ter que pqlo menos se unirem para que a AMD não fique muito na frente, pq eu acho q agora a Nvidia vai cancelar os Nforce para AMD e a Intel vai Boicotar os chipstes ATI.

a unica coisa que eu tenho certesa é da bagunça que isso vai trazer nos proximos meses.
 
Sò uma perguntinha, e como fica a ASUS no meio disso tudo? Não só a ASUS mas as outras empresas fabricantes de mobos. Vamos analisar:

1. A ASUS fabrica mobos para processadores da AMD com chipset nVidia, será que a ASUS vai passar a fabricar somente mobos com chipset da ATi para os processadores da AMD ?
 
Eu acho que num primeiro momento não, mas pode acontecer como aconteceu com a VIA, no começo do P4 ela naum era utilizada por causa da briga com a Intel!!
 
opa, blz

vamu ve no que vai dar!!!! ou ati e amd cresce e faz peças fodas pra zuar as outras empressas ou elas caem e se ******...

vamu ve no que vai dar ne, e espera o que a intel vai compra, e o que a nvidia vai compra!!!!

falow
 
com essa "mega fusão" acho que so podemos esperar boas peças futuramente!
 
Mas eu acho que as duas apesar das brigas vão ter que pqlo menos se unirem para que a AMD não fique muito na frente, pq eu acho q agora a Nvidia vai cancelar os Nforce para AMD e a Intel vai Boicotar os chipstes ATI.

a unica coisa que eu tenho certesa é da bagunça que isso vai trazer nos proximos meses.

Irmão, isso eu concordo com vc!! A nVidia e a Intel estão em maus lençois não por elas serem pior q a AMD/ATI(agora para se referir a uma das duas empresas vamos ter d edizer assim né fazer oq ehuaheua) é pq elas são grandes, mais não são duas, obviamente essa união fez da AMD/ATI mais forte que a intel ou nVidia, até porque elas estão separadas mesmo que uma não compre a outra elas vão ter de se unir se não quiserem ser exmagadas por uma plataforma unificada que é bem provavel que venhaa existir entre CPUs e GPUs das duas empresas ATI e AMD!!!!
EDIT: ATENÇÃO já tem pronunciamento oficial nos sites legal o que eles dizem entrem e deem uma olhada!!!



VALEU!
 
Irmão, isso eu concordo com vc!! A nVidia e a Intel estão em maus lençois não por elas serem pior q a AMD/ATI(agora para se referir a uma das duas empresas vamos ter d edizer assim né fazer oq ehuaheua) é pq elas são grandes, mais não são duas, obviamente essa união fez da AMD/ATI mais forte que a intel ou nVidia, até porque elas estão separadas mesmo que uma não compre a outra elas vão ter de se unir se não quiserem ser exmagadas por uma plataforma unificada que é bem provavel que venhaa existir entre CPUs e GPUs das duas empresas ATI e AMD!!!!



VALEU!

isso é o q eu acho tb, mas essa plataforma unificada deve ser bem monstro mesmo pois irá reunir CPUs otimas com Chipsets otimos e GPUs otmias tb então acho que a briga só ta começãndo!
 
Isso pode representar um verdadeiro furacão no ramo da informatica !
E agora como é que ficam os chipsets da nVidia para a AMD ?
Como é que ficam os chipsets da Intel que suportavam o crossfire ?
Será que vai haver algum tipo de boicote a distribuição de Radeons para a Intel ?
Ainda vão existir chipsets da ATI para intel ?
Como a ULI, fabricante de south bridges para os chipsets da ATI foi comprada pela nVidia, entao como vão ficar os chipsets Radeon apartir de agora ?
Eu tava me fazendo essas mesmas perguntas... :confused:

Chipset da nVidia pra AMD é muito forte, não só pelos nForce4 e 5 mas hoje em dia eles fazem chipset pros opteron também... vai saber o que vai acontecer.

Suporte da Intel ao crossfire também não da pra saber o que vai acontecer, mas a intel disponibiliza apenas os slots PCI-E 16x, quem da suporte mesmo é a bios então aí fica por conta da fabricante de placa mãe.

Como boiocotar distribuição de radeon pra intel? A placa de video não depende da cpu... :confused:

Chipset da Ati pra intel deve acabar.

Desde que a nVidia comprou a ULI a Ati ja vem se adiantando pra produzir o próprio southbridge, quem sabe a AMD ajuda ela agora ja que a AMD também produz chipset pros opteron e ja produziu anteriormente pros Athlon.

Agora sobre a nVidia, ela nunca vai se juntar com a Intel, o que mais pode acontecer é ela ficar "neutra" no ramo de chipset e continuar fazendo chipset pra AMD, ela não tem outra alternativa, ou então abandona o mercado de chipset o que eu acho pouco provavel.

Mas eu acho que com a ajuda da AMD agora podemos ter um chipset da Ati melhor ainda. ;)
 
isso é o q eu acho tb, mas essa plataforma unificada deve ser bem monstro mesmo pois irá reunir CPUs otimas com Chipsets otimos e GPUs otmias tb então acho que a briga só ta começãndo!

Exato exato.... no site da anandtech eles estão dizendo que a AMD e ATI estão para fazer isso no site das duas emrpesas tb está dizendo!!! Eu sempre sonhei com isso ter uma plataforma 100% interligada com CPUs, Chipsets e GPUs interligadas trabalhando 100% é por isos que eu acho q a Intel e a nVidia vão se unir independente de compra, eles vão ter de ficar juntos pq quem gosta da AMD vai comprar ATI pra ficar unificado(com certeza vão trabalha melhor plataforams AMD-ATI) e vice-versa!!!(caraca isso é um dos principais acontecimentos do seculo!!!!!)


VALEU!
 
O Fla falou tudo.... um duro golpe na intel mais principalmente na Nvidia.
A Intel ainda produz chip 3d e até anunciou a ampliação desse mercado com novos gpu integrado.. a Nvidia fica realmente só e a medio prazo deve perder muito do mercado de chipset.
Cresce Ati , Amd , Intel.. situação delicada da Nvidia.
 
furação ?!?!

na boa cara, a AMD não iria gastar + de 5 bilhões para comprar a ATI "apenas" para fud--* com a intel

nós aqui somos meros consumidores e especuladores....

lá eles são executivos altamente qualificados e muito bem pagos para decidir comprar a ATI

ou vc acha que eles comprariam a ATI sem antes fazer algumas especulações, sem fazer pesquisas de como seria o impacto se a compra fosse efetuada, sem fazer previsões e planos para o futuro, etc...

acho que foi uma grande jogada da AMD, que so tende a se firmar mais ainda como a maior marca de informática na área de hardware no mundo!
 
O Fla falou tudo.... um duro golpe na intel mais principalmente na Nvidia.
A Intel ainda produz chip 3d e até anunciou a ampliação desse mercado com novos gpu integrado.. a Nvidia fica realmente só e a medio prazo deve perder muito do mercado de chipset.
Cresce Ati , Amd , Intel.. situação delicada da Nvidia.
A única saída que eu vejo pra nVidia é ela fechar os olhos pra essa fusão e continuar fazendo suas VGAs e seus chipsets independente da marca... pelo menos acredito que ela vai continuar assim pois duvido que AMD/ATI impeça a nVidia de produzir chipset pros A64. O problema é se a Ati lançar um baita chipset que supere os nForce e aí os consumidores vão migrar assim como um dia migraram de VIA (dominante no início dos AXP) para os nForce2. ;)
 
Chipset da nVidia pra AMD é muito forte, não só pelos nForce4 e 5 mas hoje em dia eles fazem chipset pros opteron também... vai saber o que vai acontecer.

Isso parace lero de nerd que não sabe de mercado.
Fla o mercado é muito tosco pra fazer uma atitude dessas, até pq a NV tem muita bala na agulha e poder pra tomar atitudes que possam fuder muito com AMD. Até pq a AMD não deixa de ganha quando uma placa mãe nf é comprada :whistle:

Suporte da Intel ao crossfire também não da pra saber o que vai acontecer, mas a intel disponibiliza apenas os slots PCI-E 16x, quem da suporte mesmo é a bios então aí fica por conta da fabricante de placa mãe.

Obvio que vai existir, até pq se ATI ou AMD toma uma atitude dessas. A ATI vai perder um **** mercado pois quem vai mandar agora nos proximos anos é a Intel e muito com Conroe vão querer o CF.


Chipset da Ati pra intel deve acabar.

Desde que a nVidia comprou a ULI a Ati ja vem se adiantando pra produzir o próprio southbridge, quem sabe a AMD ajuda ela agora ja que a AMD também produz chipset pros opteron e ja produziu anteriormente pros Athlon.

Acabar eu não confirmo, mais os acontecimentos atuais estão muito para esse lado que vai acabar. AMD pode até ter compro produzir os southbridge da ATI....mais concerteza não é da mesma eficiencia que a NV tem.

Agora sobre a nVidia, ela nunca vai se juntar com a Intel, o que mais pode acontecer é ela ficar "neutra" no ramo de chipset e continuar fazendo chipset pra AMD, ela não tem outra alternativa, ou então abandona o mercado de chipset o que eu acho pouco provavel.

nVidia não precisa disso hahaauhuauh pessoal simplesmente não entende isso :D
Ela tem dinheiro, atuação em muitos ramos e ainda acima de tudo...tem suas fabricas que ela mesmo comprou ;)


Mas eu acho que com a ajuda da AMD agora podemos ter um chipset da Ati melhor ainda. ;)

Tb aposto nisso ;)
 
AMD has to buy ATI to survive


Analysis And it doesn't spell doom for Nvidia


By Charlie Demerjian: segunda-feira 24 julho 2006, 09:06

THE AMD ATI MERGER is a done deal finally, or at least it will be in an hour or three. The deal is flat out necessary for the survival of AMD, and it is a strategic rather than a tactical move for the company.
Anyone who looks at this with a time horizon of only a quarter or four is doing themselves and the companies involved a major disservice. Also, this deal has nothing to do with GPUs or chipsets, it is about the technology behind them.

The deal has many aspects but sadly the only one likely to be noticed in the short term is the money laid out, and that is unquestionably the wrong way to analyse this. There are both short and long term implications, the short term ones will batter the stock tomorrow because of myopic analysts, and the long will be of great benefit to those with foresight.

The short term effects include Nvidia, Intel, the loss of business, and the potential damage to partners. These are all short term reasons, and have nothing to do with the reasons behind the buy. Of them all, Nvidia is the most problematic for AMD, closely followed by Intel for ATI. In either case, it won't have any effect in the extremely short term, say until the end of the year, and after that, new business will outweigh the losses, AMD hopes.

Let's take Intel and ATI first. Intel buys a lot of ATI chips and graphics cards, and has a license for Crossfire. This is all likely to end soon - no surprises there. The official word is that the love-in is already over. From what we gather, that's unrelated to the AMD buy. ATI chipsets were a stop gap to cover Intel's demand forecasting woes, and since that rough spot has been covered, well, ATI was on the way to being discarded anyway. No market loss there.

On the flip side, Crossfire + Conroe is set to become the gaming platform of choice for 2007. R600 is going to flip the power balance to favour ATI again, and Nvidia has been playing power games over SLI licences. Intel was preparing to kick Nvidia in the teeth, and if it decides right now to pull back the boot, it will still be a long time before it can get the fine print sorted out and products on the street.

So, expect the Crossfire + Conroe fliers to hastily have Crossfire magic markered out, and SLI written in, but the affair between Intel and Nvidia will be a stormy one at best. You can bet that Intel is going to accelerate its internal GPUs as much as possible. It doesn't want to be in bed with Nvidia a second longer than it has to be.

So, what about Intel flat out buying Nvidia? We severely doubt that, mainly because there is next to nothing that Nvidia brings to the table that Intel cannot, do internally. For the short term, it would be expensive and disruptive to a company that is just stumbling its way out of several grievous self-inflicted wounds. It would turn into an ugly mess. Long term, well, Intel will be there with internal projects, so why spend the money now to placate Wall Street?

This brings us to ATI. The loss of any additional Intel business, mainly having Crossfire being de-sanctified, will be minimal. I think that deal was struck without much, if any money, changing hands, so any loss would have minor monetary effects.

Short term, this means Intel will have to grin and bear it, or have absolutely no gaming platform with dual GPUs. For 2007, it means it sticka with the deals they have, or are stuck with the slower GPU on their platform. We're putting our money on it staying put, and taking classes on how to not visibly wince when asked about AMD Crossfire on an Intel box.

That brings us to the AMD and Nvidia relationship. Everyone thinks for some reason that this is a stab in the eye at its close partner Nvidia, and it will mean doom for both sides if they are forced to break things off. Two problems, they won't have to break things off and it could be good for Nvidia.

If AMD plays its cards right, and it has shown that it is quite savvy in corporate dealings of late, it can turn this into a win/win long term. The reason for that is this deal has nothing to do with GPUs or chipsets at all, it is about technology and engineers. Think long term.

That brings us to the long term side of things, and here all is good for AMD. In fact, if this deal does not happen, AMD will be out of business in five years, or at least out of the CPU business. In that time frame, this is good for AMD, good for Nvidia, and good for all the AMD partners. It kind of stinks for Intel though, but that is a lot of what AMD was aiming for.

Let's look at this long term, say five or so years, the design cycle of a modern CPU. As we've noted earlier, the X86 CPU is about to take a radical turn, and the designs you will see at the turn of the decade won't resemble anything you see now. What do we mean by that? Mini-cores and Larrabee.

Until Sun came out with Niagara, modern CPUs were big, fast, hot out of order execution (OoO) beasts that ran a thread as fast as possible. Programmers were stupid creatures that had to have their work done for them in hardware, and elegance was the domain of game developers of yore. Fat cores were in.

Then came Sun with a hard left turn, lots of little, stupid cores that can do more in aggregate that a single big core. It had been tried in the past, but not with a modern ISA for mainstream use. If your application fit the bill, in Sun's case, this meant no FP code more than anything else, it simply flew. If it did not fit, well, you had problems. Can we offer you one of our other more conventional products?

The first salvo in the modern mini-core wars was fired, and the world changed. Now, Sun is on the verge of releasing Niagara II, and Niagara III is sure to follow. Intel was not about to let this winning strategy go unchallenged, and now has enough mini-core projects going to fill a phone book.

Kevet and Keifer were a mini-core and a CPU made of 32 of those cores respectively aimed at server workloads. It was four times what Niagara was reaching for, but also five years later. Intel is going for the swarm of CPUs on a slab approach to high performance CPUs, and more importantly, is going to upgrade the chips on a much swifter cycle than we've been used to.

With 32 small and simple cores, you can design each core much more quickly than a normal CPU, much more quickly. Design complexity, verification and other headaches make things almost a geometrically increasing design problem. A small core cut and pasted 32 times can mean smaller teams doing more real work instead of busy work, and more teams tweaking things for niches.

We think Intel is aiming at a much more rapid design upgrade cycle, most likely yearly, and much more niche-aimed CPUs. If you can make a new core with 1/10th the effort, and put it in an already existing and verified infrastructure/interconnect, then you can revamp your line up with a rapidity that would be flat out impossible to do today.

Now, if you add in GPU functionality to the cores, not a GPU on the die, but integrated into the x86 pipeline, you have something that can, on a command, eat a GPU for lunch. A very smart game developer told me that with one quarter of the raw power, a CPU can do the same real work as a GPU due to a variety of effects, memory scatter-gather being near the top of that list. The take home message is that a GPU is the king of graphics in todays world, but with the hard left turn Sun and Intel are taking, it will be the third nipple of the chip industry in no time.

Basically, GPUs are a dead end, and Intel is going to ram that home very soon. AMD knows this, ATI knows this, and most likely Nvidia knows this. AMD has to compete, if it doesn't, Intel will leave it in the dust, and the company will die. AMD can develop the talent internally to make that GPU functionality, hunt down all the patents, licensing, and all the minutia, and still start out a year behind Intel. That is if all goes perfectly, and the projects are started tomorrow.

The other option is to buy a team of engineers that produce world-class products, are battle tested, and have a track record of producing product on the same yearly beat Intel is aiming for. There are two of these in existence, ATI and Nvidia. Nvidia is too expensive, and has a culture that would mix with AMD like sand and Vaseline. That leaves ATI, undervalued and just as good.

So build versus buy for long term strategic competitiveness, the choice is obvious, you have to buy. This will put AMD about 12-18 months behind the first of the mini-cores from Intel, about the range AMD is behind for everything else. Intel bites the bullet and proves the market, then AMD steps in. Here, AMD is going to let Intel do the heavy lifting, and then waltz in at the right time.

Long term, buying ATI is the only thing AMD can do to survive. It will bring some short term pain, and Wall Street will simply not have a clue once again, but there is no doubt that it is a necessary thing.

The more interesting time is mid-term, in the year to three year range. ATI has two sets of deep engineering knowledge that AMD can suck in and benefit from, memory controllers and PCIe. AMD is integrating both into the CPU, so ATI engineering can help greatly there. On the flip side, AMD has world-class manufacturing facilities that ATI can make GPUs and chipsets on without paying an arm and a leg to use. This is a win/win.

That brings us back to Nvidia, and why I think it is not a death-blow for Jen Hsen's company. If AMD is smart, it can placate Nvidia by ceding markets to it, and keeping the platform open. We think it will. AMD has never been one to shut out partners as a blatant money grab like Intel. It sees things long term, and if you look at what it is doing with the Torrenza platform, you can see it has no intention to close the market.

Nvidia can have a big piece of the new pie in the future, things are not bleak at all. Short term heart attacks aside, the technology it brings to the table is still in great demand. Remember, this deal is not about AMD making GPUs or chipsets, it is about it making a completely different set of cores. GPUs and chipsets will still be in great demand, it is just that ATI won't be making them.

The net effect is good for ATI, good for AMD, and good for everyone else, including all the current AMD partners. For all the analysts, deep breaths, think of your happy place. This is not bad, not bad at all, in fact it is very good. Breathe. If it doesn't happen, well, sell your AMD stock, it is done for. µ


http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33219
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo