Consumo de energia da placa de vídeo caindo.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Amber
  • Data de Início Data de Início

Amber

New Member
Galera, me ajudem porque não sei mais o que fazer e já estou beirando a loucura, vou estar aberto a discursões no tópico, e toda ajuda é bem-vinda.

Primeiramente não são todos os jogos que acontecem isso, consigo jogar outros jogos forçando a placa a trabalhar com 99% de uso e não tenho problemas.

Venho enfrentando esse problema faz um tempinho, minha placa de vídeo tem 6 meses de uso, comprei nova e desde então venho sofrendo quedas bruscas de FPS e Watts da placa de vídeo. No começo pensei que poderia ser algo relacionado ao driver, então deixei pra lá. Os problemas começaram quando eu tentei jogar God of War, o game funciona normalmente no meu pc porém durante a gameplay, o meu FPS dropa pra 5~10 e o consumo de energia consequentemente, o normal é 100 Watts porém cai pra 60.
Mesmo assim consegui zerar o game e deixei o problema pra lá, porém ele retornou, aconteceu novamente com o Resident Evil 4 Remake. Mesmo com esse problema, consegui zerar o game, toda vez que acontecia eu reiniciava e progredia no jogo.

Então resolvi baixar novamente um jogo que eu ja tinha zerado (sem problemas), o Red Dead Redemption 2 e o problema está acontecendo no game, está injogável porque os drops acontecem randomicamente, estou rodando no padrão, no preset equilibrado com FSR, e não importa se eu aumento ou abaixo, o problema persiste.

Por favor Observem no vídeo de RDR2 que o problema só acontece quando o Watts da placa de vídeo dropa

Outro game com o mesmo problema, Dead Space 2023, mas dessa vez o game nem se quer roda, o consumo da placa de vídeo fica em 50 Watts, quando o normal é 100

Coisas que eu notei durante minhas gameplays:

Trocar de driver não resolve, estou tendo esse problema desde que eu comprei ela porém não foi recorrente
Reinstalar o driver com DDU não resolve
Não é relacionado a temperatura, porque ambas de processador e GPU estão boas
Em todos os games que eu tive problema, todos foram relacionados a drop de consumo de Watts: Hogwarts Legacy, God of War, Resident Evil 4 e Red Dead Redemption 2
O Problema tende a se solucionar sozinho se eu tiver muita paciência e esperar
Alto consumo de VRAM, Dead Space tudo no baixo consumindo quase 7 Giga de ram
Abaixo vou deixar as configurações do meu computador:

B450m Steel Legend
Ryzen 5600
RX 6600 Gigabyte Eagle
Corsair CX550
2x8 3000mhz Corsair

Última edição:
Tenta remover a placa de vídeo, limpar o slot e colocar novamente. E se a fonte tiver outro cabo pci-e, tenta trocar. Realmente parece um problema de energia ou alguma configuração da bios. O ideal seria testar com outra fonte se possível.

Sobre vram, o afterburner mostra o valor alocado, e não quanto realmente tá usando. É normal alocar esses valores nesses jogos aí mesmo em configurações mais baixas.

Tenta remover a placa de vídeo, limpar o slot e colocar novamente. E se a fonte tiver outro cabo pci-e, tenta trocar. Realmente parece um problema de energia ou alguma configuração da bios. O ideal seria testar com outra fonte se possível.

Sobre vram, o afterburner mostra o valor alocado, e não quanto realmente tá usando. É normal alocar esses valores nesses jogos aí mesmo em configurações mais baixas.
Bom dia amigo.
Então, eu troquei o Slot PCI pra o outro que tem na minha fonte, só são dois, e aparentemente a placa ganhou mais performance no jogo, agora ele consegue segurar 45 fps~50, mas ainda sim não é o ideal, o consumo de Watts também deu uma melhorada porém não chega a 100.
Fiz o teste com um amigo ontem que ele possui a mesma placa de vídeo que a minha, porém o processador é diferente, é um I5 11400f e a placa dele consome 100 Watts no game e roda acima de 60 fps.
No painel Adrenaline eu liberei a potência de energia da placa de vídeo pra até 120 Watts, e joguei Red Dead no Ultra com FSR acima de 60 FPS por cerca de uma hora e aparentemente os problemas não voltaram, eu preciso testar mais pra ter um definitivo se isso ajudou, ou não.
Será que minha fonte tá indo de base? eu tenho garantia até 2025 pela Corsair, e infelizmente não tenho como testar com outra fonte.

Coisas que ainda faltam eu fazer:
Resetar minha Bios da placa-mãe
Limpar as conexões da placa de vídeo
Resetar a Bios da placa de vídeo (Não sei se vou fazer ou é preciso)

Imagem após trocar o slot pci da placa da fonte

image.png

Bom dia amigo.
Então, eu troquei o Slot PCI pra o outro que tem na minha fonte, só são dois, e aparentemente a placa ganhou mais performance no jogo, agora ele consegue segurar 45 fps~50, mas ainda sim não é o ideal, o consumo de Watts também deu uma melhorada porém não chega a 100.
Fiz o teste com um amigo ontem que ele possui a mesma placa de vídeo que a minha, porém o processador é diferente, é um I5 11400f e a placa dele consome 100 Watts no game e roda acima de 60 fps.
No painel Adrenaline eu liberei a potência de energia da placa de vídeo pra até 120 Watts, e joguei Red Dead no Ultra com FSR acima de 60 FPS por cerca de uma hora e aparentemente os problemas não voltaram, eu preciso testar mais pra ter um definitivo se isso ajudou, ou não.
Será que minha fonte tá indo de base? eu tenho garantia até 2025 pela Corsair, e infelizmente não tenho como testar com outra fonte.

Coisas que ainda faltam eu fazer:
Resetar minha Bios da placa-mãe
Limpar as conexões da placa de vídeo
Resetar a Bios da placa de vídeo (Não sei se vou fazer ou é preciso)

Imagem após trocar o slot pci da placa da fonte

image.png
Mas você chegou a remover a placa de vídeo da placa-mãe e colocar ela novamente? Já vi casos do barramento não estar funcionando direito por ela não estar perfeitamente encaixada. Outra coisa que lembrei agora é você rodar o gpu-z, e ver como que tá o barramento.

Essa placa tem barramento x8, então o certo é ela estar rodando em pci-e 3.0 x8 nessa placa-mãe, verifica se isso está certo.

Verifica se no afterburner por acaso você não diminuiu o power limit. Creio que +0 seja o valor padrão, pelo menos na skin que eu uso.

Sobre bios, resetar geralmente não resolve muito, eu lembro que vi gente falando sobre algumas configurações específicas pra fazer acho que na asrock ou outra marca, mas não lembro o que era. Tenta ligar a resizable bar e desligar o PBO. Não acho que memórias sejam o problema, mas você pode tentar abaixar um pouco os clocks das memórias pra ver se não é alguma instabilidade com esses clocks aí.

Difícil prever problema na fonte sem testar outra. Já vi casos de problemas aleatórios com Corsair CX550, mas obviamente que pode acontecer com qualquer fonte. O seu processador se mantém com clocks estáveis, parece tudo certo com ele. Pode até ser problema na placa de vídeo, Gigabyte não tem fama muito boa em modelos mais de entrada.

@zefaistos

Não removi a placa de vídeo, não recentemente, tem uns 2 meses que removi pra trocar a posição do Water cooler e fans do meu gabinete, ainda não tentei limpar os contatos.
Então, aparentemente achamos o problema? não sei mexer muito bem nessa parte de GPU-Z mas vejo que ela está rodando em x4 1.1, e mesmo clicando na interrogação e deixando um render test, não aumenta.
Vou limpar os contatos da placa de vídeo, se não resolver vou tentar voltar pra algumas versões da Bios pra ver se o x8 aparece.

1.png

Sim, parece que está com o barramento baixo. A minha RX 6600 fica em x8 3.0 mesmo sem clicar no render test, se mesmo no teste não aumentou então parece ter algo errado.

Geralmente é coisa do slot mesmo, então a prioridade seria limpar os contatos e recolocar essa placa na placa-mãe. Não sei se fonte poderia causar isso.

Eu tenho uma RX 6600 (hellhound da power color), um Ryzen 5600 e uma Asus Rog Strix B350-F, no meu caso o barramento funciona normal nos x8 sem configurar nada na bios, creio que era pra ser automático no seu caso, mas você pode tentar configurar manualmente pra ver.

Conseguiu resolver esse problema do baixo uso de energia ? estou com o mesmo problema

conseguiu resolver? minha placa não consome nem 60w nos jogos...
Estranho isso, inicio do ano peguei uma rx 6600 pra testar e estava acontecendo a mesma coisa, troquei para um nvidia e nunca mais tive isso, parece algo que acontece com muitas rx 6600, nao sei se é problema no driver dela..

Users who are viewing this thread

Voltar