[AJUDA] Controlador RGB e placa-mãe compatível ?

WilianGuimaraes

Beautiful Girls from your town for night

A alguns meses adquiri um KIT de 6 FAN da Coolman via Bangood, chegou tudo certo, não fui taxado, só alegria, porém comprei a Placa-mãe ROG CROSSHAIR VI HERO AMD X370.

E a mesma usa o AURA SYNC para sincronização dos RGB, e queria usar esse sistema para sincronizar meu FAN da Coolman, os mesmos são ligados via controladora p/ 10 FAN e 2 fitas RGB e alimentado via molex, e o RGB e controlado via controle (Como na foto logo abaixo).

Primeiro passo seria eu achar um cabo adaptador PWM para Molex, para alimentar a controladora na placa-mãe e assim também pela placa-mãe as 6 FAN, porém não sei da compatibilidade de ambas, se a placa-mãe suporta esse tipo de ligação ou não, tendo em vista que a alimentação dos FAN e dos LED dos FAN, vem tudo da controladora.

Abaixo vou deixar os links das fotos da placa-mãe, da controladora da Coolman, e do cabo adaptador.

Se alguém puder ajudar agradeço muito.

Imagens
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/cabo_molex-png
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/controladora-png
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/placa_mae-png-6608dca0-46ff-4a6c-8bfd-1d27cd5b4faa

Up

Amigo, tenho um controlador RGB da Coolermaster onde controlo 4 fans + fita led via software, e tentei de toda maneira através de programas de integração RGB vincular ao Aura Sync da minha placa mãe e não deu certo.

O que tive que fazer foi o seguinte; usar os meus fans + fita led com splitters em cascata. Conforme este esquema abaixo. Só desta maneira consegui sincronizar os fans + placa mãe + fita led com o Aura SYNC.

Neste esquema você conectaria o fan no único header RGB da sua placa mãe e realizaria a cascata. Acredito que infelizmente terá de abrir mão da controla

cabo-splitter-akasa-rgb-led-ak-cbld02-10bk-D_NQ_NP_884192-MLB29278151063_012019-F.webp

Esse KIT de Fan não são PWM. precisa usar o controlador mesmo.
dica do Notrix usando um Splinter não Sei.

correto é comprar cooler pwm, com splinter ou sem splinter vai funcionar, além da compatibilidade com fabricantes de placa, asrock, msi, asus aura sync etc..., que é informada na embalagem,

exemplos. aqui e aqui, cooler master aqui. Barrow aqui. modelos industriais tipo noctua aqui. corsair etc..

sugestão vender seu KIT no ML.

Última edição:
Esqueci de especificar que os meus fans estão ligados na fonte e somente os pinos RGB estão no Splitter. ;)

Amigo, tenho um controlador RGB da Coolermaster onde controlo 4 fans + fita led via software, e tentei de toda maneira através de programas de integração RGB vincular ao Aura Sync da minha placa mãe e não deu certo.

O que tive que fazer foi o seguinte; usar os meus fans + fita led com splitters em cascata. Conforme este esquema abaixo. Só desta maneira consegui sincronizar os fans + placa mãe + fita led com o Aura SYNC.

Neste esquema você conectaria o fan no único header RGB da sua placa mãe e realizaria a cascata. Acredito que infelizmente terá de abrir mão da controla

cabo-splitter-akasa-rgb-led-ak-cbld02-10bk-D_NQ_NP_884192-MLB29278151063_012019-F.webp

Entendi, porém como o amigo 115volts falou, minhas FAN precisariam ser PWM então ? E outra, as FAN vem ligadas em um cabo 4vias para ligação direta na controladora,somente em um plug (Que vai na controladora, e como você disse,seus fans estão ligados na fonte e somente os pinos RGB estão no Splitter, no caso das minhas fans, não teria como fazer isso, ou melhor teria, mais eu teria que cortar o plug originar e adaptar novos plugs, separando a alimentação da rotação dos fans, e dos LED RGB;

E o problema de vender e que paguei R$:210,00 e qualquer jogo de 6 Fans que eu consiga controlar vai sair muito acima disso.

Fan PWM é caro. você pode usar um controlador para PWM separado aqui. e um Controlador RGB separado para mudar as cores da FAN aqui. pluga na placa mãe o controlador de PWM e o de RGB.
você vai ter 10 entradas para fan pwm, e + 10 entradas para RGB.

então vai funcionar perfeitamente com coolers como esse da Cooler Master que postei aqui.

obs: é tudo 4 PIN

fans.jpg

conector PWM e RGB separados. cada um no seu controlador. ok

Última edição:
Entendi, mas queria mesmo usar minhas Fans :( , que pena que não da.
Os da cooler master nao possui uma controladora para fazer esse trabalho todo ? E ligar na placa mãe ? Porém valor deve ser alto.

A imagem que vc deveria mandar é qual o conector das fama. Provavelmente da pra ligar o fan no molex e o RGB no aura Sync sim, com um splitter como o Notrix disse.

Entendi, mas queria mesmo usar minhas Fans :( , que pena que não da.
Os da cooler master nao possui uma controladora para fazer esse trabalho todo ? E ligar na placa mãe ? Porém valor deve ser alto.
hummm tem o MFY-RCSN-NNUDK-R1 o controlador que encontrei deles da para usar um rgb splitter cable conectar 3 fan em uma porta.e usa o software da cooler master, no vídeo você vai entender avance para 10:54 veja aqui.. o controller commander pro da Corsair aceita 6, custa caro e não cheguei a ver compatibilidade.
a melhor solução postei acima. use esses controladores universais mais opções de conexão barato você controla o pwm e rgb diretamente da motherboard. ou software da placa.
pode comprar outras fans também desde que seja pwm, rgb, 4 pin como das Barrow postei lá em cima.
você vai gastar um bom dinheiro comprando esses fans.
usa seus fans no controle remoto mesmo.

Última edição:
Queria tirar outra duvida, que e a seguinte.
Eu vou comprar um suporte para placa de vídeo RGB, e também cabos 24pin+8x8pin RGB, e ambos tem controle RGB via placa mãe, porém minha placa mãe AMD ASUS ROG STRIX X470 F-GAMING, só possui 1 conector 5V 3Pin (Que e o correto de se ligar (eu acho) ), se eu comprar o Cabo Splitter que postaram acima, eu consigo ligar todos nesse cabo Splitter e fazer o controle de todos , pois se a placa so possui 1 entrada, não consigo utilizar mais.

Segue links do suporte e cabos RGB p/ conferir. (Vendedores garantiram que são compatíveis com os Software das placas mãe p/ controle dos RGB)

Cabo RGB
https://pt.aliexpress.com/item/Lianli-rainbow-5-v-rgb-cabo-de-extens-o-de-alimenta-o-uso-para-24pin-para/32905161176.html?spm=a2g03.search0104.3.1.6bceb894ZlLvLZ&transAbTest=ae803_4&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_5_10065_10068_10547_319_10059_10884_317_10548_10887_10696_321_322_10084_453_10083_454_10103_10618_10307_537_536_10902,searchweb201603_56,ppcSwitch_0&algo_pvid=8e77eee8-e9f4-4961-a5a5-16218973330a&algo_expid=8e77eee8-e9f4-4961-a5a5-16218973330a-0

Suporte placa de vídeo.
https://pt.aliexpress.com/item/Supo...0000&scm_id=1007.13338.112235.000000000000000

Cabo Splitter que postaram acima, eu consigo ligar todos nesse cabo Splitter e fazer o controle de todos , pois se a placa so possui 1 entrada, não consigo utilizar mais.

Consegue, é como eu disse acima. Minha placa mãe só tem um header RGB, utilizo 2 splitters em efeito cascata que me totalizam 7 entradas RGB.

Tiagobel Bacana, aonde tu compro qual loja ?

Última edição:
Tiagobel, Notrix ,115volts Amigos, eu comprei 4 Fan da CoolerMaster MasterFan Airflow 120mm e um gabinete Coolermaster MasterCase H500P que já vem com 2 ventoinhas de 200mm RGB, e quero ligar todas na minha placa mãe, e pra isso vou utilizar 2 Splitter RGB da CoolerMaster, porém estou em duvida em quais entradas ligar os Splitter, seria nos conector RGB HEADER? 12V-G-R-B ? Pois minha placa possui 2 entrada, uma próximo ao processador e outra na parte inferior da placa.

Seria essas as entradas corretas ?

Cabo Splitter
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/splitter-jpg

OBS:Vou deixar todos os FAN ligados sempre em 100%, direto em Cabo Adaptador Multi-fan, essas FAN'S da CoolerMaster são muitos barulhentas ?
Link do Cabo adptador
https://produto.mercadolivre.com.br...-6-coolers-fans-6x-4-pinos-12v-_JM?quantity=1

Users who are viewing this thread

Voltar