Controlar Fans do Gabinete

Skyline8

meça suas palavras, parsa
Registrado
Amigos, sou leigo no assunto e tenho uma dúvida.

Bom, para começar, pelo que eu sei, existem fans de 2/3/4 pinos certo? O terceiro seria para saber a velocidade e o 4 para controlar, é isso?
Percebi também, que os leds dos fans do meu gabinete não utilizam diretamente a energia da fonte, e sim a energia gerada pela rotação do próprio fan, estou certo? (Descobri isso porque fui limpa-los com o aspirador e quando eles giram pela 'sucção' do aspirador, os leds acendem.

Agora a dúvida é: Existe uma placa controladora (digamos, PCI) que eu possa ligar fans e ter controle deles através de um software? E por exemplo, no software eu criaria perfis tipo, Jogo: Todos os fans a 100%, Normal: Fans a 60%, Downloads: Fans desligados (E sem os leds, assim poderia durmir em paz).

Lembrando que não gostaria de uma controladora manual. O ideal seria uma placa mesmo e controle via software. Ou talvez, nas placas mães atuais é possível ligar 3 fans de 4 pinos, e assim controla-los por um próprio software da placa?

Obrigado a todos que ajudarem.
 
Compra uma placa mae com varias pinos de 3 e compra fans de 3, quando ficar quente ela sozinha controla eles.
 
Mas então, no meu caso não seria tanto pela temperatura, o que eu queria era poder durmir sem o barulho dos coolers, e com os leds apagados (lateral de acrílico). Teria como desligar os fans com mobo de 3 pinos?
 
procura por fancontrol ou baybus...
mercado livre, waz, spoon.
uso akasa fancontrol jr. pra 3 fans, porém nao desliga os fans, da pra colocar em low ou high.
 
Mas esses são manuais, eu queria saber se da pra controlar os fans via software. Tem como controlar com fans de 3 pinos pela placa mae? Pq aqui o fan do chipset e o do proc. são de três pinos, porém só consigo monitorar, nao controlar
 
cara se voce estiver fazendo download o processador quase naum vai ser usado, logo a placa mae vai reduzir os fans, quando for jogar ele vai ser exigido e a mae liga a toda.

Não tem misterio.
 
speedfan controla geral.
fans conectados a mobo e fan de vga.
 
cara se voce estiver fazendo download o processador quase naum vai ser usado, logo a placa mae vai reduzir os fans, quando for jogar ele vai ser exigido e a mae liga a toda.

Não tem misterio.

Não, isso não ocorre aqui, por que são fans de 3 pinos, eu fico monitorando eles pelo everest e pelo speedfan, e eu não tenho acesso para alterar a rotação, e mesmo jogando ou o pc ocioso a rotação fica mesma, até uso cool 'n quiet e ela não muda, a voltagem muda, o clock muda, mas a rodação não.

Eu acho que por que são de 3 pinos, e não de 4, por que pelo que eu saiba o quarto é que faz o papel de controle da rotação, e eu queria saber se as mobos novas vem com pelo menos 3 'slots' para colocar fans de 4 pinos. E se assim é possivel controlá-los atráves de software (ou automaticamente como o cool 'n quiet) e também se é possivel desliga-los.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo