[CLUBE] Cooler Master MasterCase SL600M

protoman

Hungry Member
Registrado
Semana passada chegaram o meu gabinete SL600M e as demais peças (CPU, memória, fonte etc.), mas só tive condições e tempo para abrir as caixas e montar o PC neste fim de semana.

Sobre o SL600m, minhas impressões iniciais...



O gabinete é um mid-tower, mas gigante quando comparado ao meu anterior Corsair 400C (também mid-tower). Pesa quase duas vezes mais que o 400C. O bicho é imponente, bem robusto e praticamente todo de aço e alumínio (apenas a parte interna do painel frontal é de plástico), e ainda com a lateral em vidro temperado. Em relação ao visual, algo muito pessoal e subjetivo, o considero o gabinete mais bonito do mercado atualmente.

O minimalismo também é um ponto positivo (para quem gosta). Se a Apple estivesse no ramo dos gabinetes, aposto que um de seus modelos seria muito parecido com este. Não se vê nem o logotipo da Cooler Master na carcaça, apenas o contorno do mesmo. Outro ponto é a ausência da cada vez mais onipresente iluminação/RGB, tendência na atualidade. Fica a critério do comprador a posterior compra de fans RGB e demais soluções para iluminação.

O gabinete vem com "apenas" 2 fans de 200 mm na base. Há espaço para mais 3 fans de 120 mm ou 2 de 140/200 mm na parte superior. Por enquanto, optei por deixar da forma que veio.

Achei legal o fato de a fonte ficar na lateral do gabinete. Os cabos ficam todos voltados para baixo. Economiza um bom espaço e auxilia MUITO no cable management.

Baias/suportes para 4 drives de 2,5'' e outros 4 para drives de 2,5'' ou 3,5''. Instalei 2 HDs (3,5'') no painel frontal (ou seja, bem próximos à ventoinha da fonte) e 2 SSDs na parte de trás do gabinete. Achei mais fácil desta maneira, já que permite uma melhor organização dos cabos.

Gostei bastante do sensor de proximidade do painel frontal. Ao aproximar as mãos, as entradas USB acendem por uns 10 segundos. Recurso bacana, eu mesmo ainda não tinha visto isso em nenhum outro gabinete.

O gabinete possui suporte nativo para quem deseja instalar a placa de vídeo na vertical. Só não vem com o riser cable, que é necessário comprar à parte. Comprei na AliExpress, ainda estou aguardando a chegada. Volto a postar aqui assim que o produto chegar.

Por fim, não consegui enxergar muita utilidade nisto. Mais atrapalha que ajuda na organização e montagem:


Outras fotos:
 
Lindo o gabinete, comprou em qual loja? Não estou achando ele em lugar nenhum.
 
Parabéns pela aquisição, é um ótimo gabinete e muito bonito.
Só uma duvida, não seria melhor deixar o cooler da cpu jogando ar de baixo pra cima? Já que não tem saída atrás e só em cima.

Lindo o gabinete, comprou em qual loja? Não estou achando ele em lugar nenhum.
Na Kabum ainda tem disponivel.
 
Parabéns pela aquisição, é um ótimo gabinete e muito bonito.
Só uma duvida, não seria melhor deixar o cooler da cpu jogando ar de baixo pra cima? Já que não tem saída atrás e só em cima.


Na Kabum ainda tem disponivel.
Eu vi, mas achei muito caro e muito grande (apesar de ser muito bonito). Estou querendo trocar o meu gabinete atual por um menor, com vidro temperado e achei o Cooler Master Masterbox MS600, por R$ 409,00, preço bem mais amigável e achei lindo, o único problema é que não achei nenhum review dele, então não sei como é o airflow dele, nem o cable management. Mas olha que lindo:
13_57e6e56b68f3d31cba39812c1a7a670c_1528167432.jpg
13_880b615d575645a3b9ac21fecce2b1cf_1528167431.jpg
13_0a7976d1d6d033075a911f9d1f631ce6_1528167432.jpg
13_3d387bef8b4b0d78672a0a6469e424b1_1528167432.jpg
 
Eu vi, mas achei muito caro e muito grande (apesar de ser muito bonito). Estou querendo trocar o meu gabinete atual por um menor, com vidro temperado e achei o Cooler Master Masterbox MS600, por R$ 409,00, preço bem mais amigável e achei lindo, o único problema é que não achei nenhum review dele, então não sei como é o airflow dele, nem o cable management. Mas olha que lindo:
13_57e6e56b68f3d31cba39812c1a7a670c_1528167432.jpg
13_880b615d575645a3b9ac21fecce2b1cf_1528167431.jpg
13_0a7976d1d6d033075a911f9d1f631ce6_1528167432.jpg
13_3d387bef8b4b0d78672a0a6469e424b1_1528167432.jpg

Pelas imagens eu diria que o airflow dele é inexistente.
 
Pelas imagens eu diria que o airflow dele é inexistente.
Fiquei com esse medo também, apesar dele ser lindo. Minha outra opção é o NZXT H500i, que é outro que admiro.
 
Revivendo o tópico @protoman tenho o gabinete ainda ? Saberia me dizer se ele comporta tranquilamente uma placa E-ATX ?
 
Revivendo o tópico, por um acaso alguém ainda tem ele e colocou uma 4090 (do tamanho da strix)?
 
Para galera com dúvida se cabe a GPU X ou Y, o espaço interno é ajustável, bastando subir a PSU Cover.

Com isso ajustado, existe espaço de sobra para essa GPU, que geralmente tem seus 357,6 x 149,3 x 70,1 mm contra os 544 x 242 x 574mm do SL600M.

Como comparação, segue imagem do que montei com uma RTX 3060:
JeFO9eE.jpg


xy5mpvx.jpg


Observem o seguinte: Esse gabinete é full modular, logo o que pode ser feito é simplesmente virar o espelho onde é feita a fixação da Placa de vídeo para que ela fique na vertical. Com isso feito, ela já fica mais baixa. Além disso, é possível ainda trabalhar sem a PSU Cover, liberando ainda mais espaço para a GPU.

Como última informação, quem entende que esse gabinete tem um baixo fluxo de ar, não reparou nas duas fans de 200mm na parte inferior, que sopram direto na GPU. Isso mais belas fans na parte superior garentem um efeito chaminé que é totalmente eficiente, além de garantir uma operação silencioda até mesmo sobre a mesa.

E não, @Randson, ele não tem suporte para E-ATX como pode ser visto aqui.

Quem tiver dúvida é só chamar. É o gabinete de um dos meus clientes.
 
Então, vamos lá. Uma 6900 red devil não cabe nessa posição com o shroud da fonte instalado, e preciso tirar. Se vc usar um air cooler, vc consegue subir mais ainda a fonte e encaixar ela na vertical logo embaixo. Só qur as 4090 estão bem maiores.
 
Fica bem organizado ou com tudo escondido? Imagino que não. + que cabe, cabe.

Usando as imagens abaixo como referência e sabendo que dá para ajeitar a fonte um pouco mais para cima e com isso os cabos da fonte, sobra um espaço para ela atrás da peça com o logo da CM(entenda "capa", "acabamento", "Shroud" e afins.. huahuahua como preferir)

356150.0b65d5a625aa163e3eacb09487defb99.1600.jpg


t2xp7fa3zk421.jpg


Ainda, dá também para colocar a GPU no sentido mais tradicional mais para baixo usando um extensor PCI(entenda riser cable) dependendo do tamanho da placa mãe só que eu ainda iria com a opção de manter a GPU na vertical montada no meio do espaço, sobrando assim caminho para os conectores e cabos da fonte.

SIMMMM, eu sei que a 4090 é ainda maior que as da imagem. OK... OK...

Aqui estou dizendo que não cheguei fazer, contudo avaliando números e o espaço disponível olhando o gabinete presencialmente, entendo que seja possível.

As observações inevitaveis: Não... não são duas imagens do mesmo setup aqui e sim, são imagens da internet.
 
Para galera com dúvida se cabe a GPU X ou Y, o espaço interno é ajustável, bastando subir a PSU Cover.

Com isso ajustado, existe espaço de sobra para essa GPU, que geralmente tem seus 357,6 x 149,3 x 70,1 mm contra os 544 x 242 x 574mm do SL600M.

Como comparação, segue imagem do que montei com uma RTX 3060:
JeFO9eE.jpg


xy5mpvx.jpg


Observem o seguinte: Esse gabinete é full modular, logo o que pode ser feito é simplesmente virar o espelho onde é feita a fixação da Placa de vídeo para que ela fique na vertical. Com isso feito, ela já fica mais baixa. Além disso, é possível ainda trabalhar sem a PSU Cover, liberando ainda mais espaço para a GPU.

Como última informação, quem entende que esse gabinete tem um baixo fluxo de ar, não reparou nas duas fans de 200mm na parte inferior, que sopram direto na GPU. Isso mais belas fans na parte superior garentem um efeito chaminé que é totalmente eficiente, além de garantir uma operação silencioda até mesmo sobre a mesa.

E não, @Randson, ele não tem suporte para E-ATX como pode ser visto aqui.

Quem tiver dúvida é só chamar. É o gabinete de um dos meus clientes.
Valeu por responder mano tinha visto também acabei pegando no final o irmão mais velho o C700M.
 
Eu comprei um suporte, e pedi pra personalizar ele, de forma que eu deixe a placa de video lá embaixo, esperando chegar pra testar.
 
Eu comprei um suporte, e pedi pra personalizar ele, de forma que eu deixe a placa de video lá embaixo, esperando chegar pra testar.
Posta pra gente ver!
Tenho um SL600m tambem e estou planejando a forma de colocar a 4090 nele, ou qualquer placa acima dos 320mm,
em teoria, até da certo, mas ainda to receoso haha
 
mais um para o clube, o meu foi comprado ano passado (na época $ 1400)

CET86sr.jpg



FHOJmh8.jpg


i7 12700kf
rtx 4090
AIO coolermaster 360 FLUX
3 SSDs NVME
2 HDs escondidos atras da tampa frontal


 
mais um para o clube, o meu foi comprado ano passado (na época $ 1400)

CET86sr.jpg



FHOJmh8.jpg


i7 12700kf
rtx 4090
AIO coolermaster 360 FLUX
3 SSDs NVME
2 HDs escondidos atras da tampa frontal
mais um para o clube, o meu foi comprado ano passado (na época $ 1400)

CET86sr.jpg



FHOJmh8.jpg


i7 12700kf
rtx 4090
AIO coolermaster 360 FLUX
3 SSDs NVME
2 HDs escondidos atras da tampa frontal
Mano, que foda!
Eu ainda to quebrando a cabeça em como encaixar a 4090 nele!
Talvez a minha fonte que seja muito comprida... uma HX1000.
Qual a sua?
Tambem tenho um AIO 360 que estava pensando em trocar por um de 280 pra poder livrar a fonte e subir mais um pouco.
 
Mano, que foda!
Eu ainda to quebrando a cabeça em como encaixar a 4090 nele!
Talvez a minha fonte que seja muito comprida... uma HX1000.
Qual a sua?
Tambem tenho um AIO 360 que estava pensando em trocar por um de 280 pra poder livrar a fonte e subir mais um pouco.

xpg core reactor 750 Watts.

como mostra a imagem, coube, mas foi por bem pouco.
 
na verdade, a ventilação é muito boa.

Veja nesse video como fica a temperatura no meu, que é um i7 12700kf 5 ghz e rtx 4090


Carai, desenterrou um post meu de anos atras e no post eu nem tava falando do sl600m, viajou legal.
 
mais um para o clube, o meu foi comprado ano passado (na época $ 1400)

CET86sr.jpg



FHOJmh8.jpg


i7 12700kf
rtx 4090
AIO coolermaster 360 FLUX
3 SSDs NVME
2 HDs escondidos atras da tampa frontal
Qual Sleeved você usa?

Eu tenho esse gabinete, tenho a mesma 4090 e não consigo usar na vertical pq tenho problemas de driver de vídeo, mas direto no primeiro slot funciona perfeitamente

Meu Sleeved é chinês, comprei ano passado, é pcie 4.0 16x e segurava de boa minha 3080 TI

Na horizontal a fonte não cabe, então deixei ela solta enquanto tô testando nesse primeiro slot, deve fazer cerca de 5 dias que N tenho problemas

Eu teria que me desfazer do Water cooler pra manter a fonte no local original sem o cabo atrapalhar, nem um fan caberia na parte superior frontal
 
Qual Sleeved você usa?

Eu tenho esse gabinete, tenho a mesma 4090 e não consigo usar na vertical pq tenho problemas de driver de vídeo, mas direto no primeiro slot funciona perfeitamente

Meu Sleeved é chinês, comprei ano passado, é pcie 4.0 16x e segurava de boa minha 3080 TI

Na horizontal a fonte não cabe, então deixei ela solta enquanto tô testando nesse primeiro slot, deve fazer cerca de 5 dias que N tenho problemas

Eu teria que me desfazer do Water cooler pra manter a fonte no local original sem o cabo atrapalhar, nem um fan caberia na parte superior frontal
Já tentou setar a versão na bios ao invés de deixar no automático?

Quanto ao cabo, bem, certeza absoluta que é 4.0? Pq assim, eu usava um cabo 3.0, mas tinha que setar na bios, caso contrário o auto jogava o pcie pra 4.0.

Usei um 3.0 antes de achar um cabo da CM pcie 4.0 em conta, e não confiava em cabo genérico.

Onde está a treta? A 4090 satura um pcie 3.0, qualquer uma abaixo não.
 
Já tentou setar a versão na bios ao invés de deixar no automático?

Quanto ao cabo, bem, certeza absoluta que é 4.0? Pq assim, eu usava um cabo 3.0, mas tinha que setar na bios, caso contrário o auto jogava o pcie pra 4.0.

Usei um 3.0 antes de achar um cabo da CM pcie 4.0 em conta, e não confiava em cabo genérico.

Onde está a treta? A 4090 satura um pcie 3.0, qualquer uma abaixo não.
É 4.0 porque no teste do 3Dmark reconheceu a largura de banda como deveria (eu acho), com o extensor 3.0 que tive antes nessa placa mãe a imagem não subia em automático ou 4.0, com esse subiu automaticamente

Eu estou dias sem o problema mas não tô confiando que resolveu 100%, vi muitos relatos parecidos sobre a 4090, tem gente que diz ser o cabo novo da nvidia

Aqui um benchmark da largura de banda

Não acho a placa tão bonita pra ficar na vertical, é mais pela questão de caber no gabinete

Tive que retirar um cooler do radiador pra usar a gpu na vertical, e pra usar na horizontal com a fonte no lugar devido, teria que retirar o radiador e trocar por 240mm ou Air cooler
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo