Cooler Master V8 @ Trocar Fan

Shalashaska

Examinador de ppks
Registrado
Comprei um CM V8 e notei nas especificações que o fan dele oferece um máximo de 69.69 CFM de fluxo de ar a 1800 RPM, o que é um tanto baixo pelo tamanho do dissipador e acredito que não tire o máximo de desempenho que o cooler possa ter.

Pra completar o número de fans faltantes no CM Cosmos S que vou comprar (do outro tópico), adquiri 2 fans que serviriam como exaustores na parte superior do gabinete com especificação de 120mm e um fluxo de 88.7 CFM a 2200 RPM (ADDA 1212HB-A73GL 120mm) com as mesmas dimensões do stock do V8.

Agora eis a quesão:

Vale a pena substituir esse fan do V8 por um dos dois comprados e deixar o outro como exaustor, fazendo trio com o CM retirado do V8 + o que já veio acompanhando o gabinete ou o ganho não deve ser significativo?

Ah! E de brinde o CM tem leds vermelhos, se eu colocar ele como exaustor vai dar mais um arzinho rubro pro gabinete, que já carrega um fan vermelho na frente. :p

Obrigado :yes:
 
Vou dar um up no seu tópico, amigo.
Pois estou com a mesma dúvida, estava pensando em trocar, mas não surgiu a dúvida em relação a como abrir o V8, que chave é aquela na parte de cima dele ?

E se realmente melhoraria algo no desempenho.
 
Cara, eu arriscaria trocar, se não for muiiiito complicado. Vc já ta com os coolers mesmo, só vai é perder um tempo pra trocar. Se fosse meu eu trocava pra testar.
 
cara pode trocar sem medo :yes:
só que vc não vai ganhar muito na temperatura não pois se for abaixar vai ser de 1 a 2ºc :)
valeu t++
 
Também tinha vontade de troca o cooler do V8, porém verifiquei que o V8 é um cooler que se beneficia mt pouco com o aumento da rotação, só olhar os reviews.

No meu ponto de vista só vale por fins estéticos.
 
Ainda tenho que esperar o resto do PC chegar :boring: Fim de ano é horrível pra comprar, tudo demora um século.

Mas dei uma olhada por aí e cheguei à conclusão de que não vale a pena. O fan dos primeiros CMs V8 eram de 44 CFM e, aí sim, se justificaria trocá-lo. Depois vieram os modelos com estes quase 70 de CFM que não justificam a troca. Vou só substituir o fan exaustor stock do Cosmos na traseira por um de 104 CFM pra jogar com força o calor pra fora e colocar os dois de 88 CFM em cima. O de 44 que tiro de trás vou colocar na parte inferior frontal pra jogar um pouco de ar pra dentro.

Só não espero transformar o fabinete em um centro de baixa pressão :nugget:

E aqueles parafusos do fan são para chaves hexagonais tipo essas:

image022.jpg


Só que pra tirar o fan parece que é necessário desmontar todo o cooler devido à dificuldade de acesso à parte inferior do cooler, na qual existem algumas presilhas que seguram o fan além dos parafusos. :cry:
 
Olá Pessoal!!!

Bom comprei um v8 a 2 dias, e pelo preço que paguei (R$:190,00) ele não tem um beneficio bom!
Estes reviews não estipulam a temperatura ambienten e nem a temperatura interna do gabinente, imegina, você no Rj com calor de 40 graus (externo) vc dentro de casa sem condicionador de ar a uns 33-35 graus, o que esse cooler vai oferecer a você!? Nada!
Fiz testes com um Cooler Master XI5-9IDSK-PL-GP com base de cobre, que ACREDITEM, FAZ TEMPERATURAS SEMELHANTES, PERDERNDO APENAS 2 A 4 GRAUS!
Deveria ser falado pelos "entendidos" no assunto em seus reviews a temperatura embiente onde o cooler opera, o gabinete usado (em alguns reviews é citado), como é feita a refrigeração do gabinete, qual pasta térmica usada, enfim DETALHES!!! Eu comprei vendo um review daqui do Adrenaline e mais 2 americanos, e ví que em nenhum consta a temperatura ambiente para operação do cooler.
Concluindo, se não tem condicionador de ar, e coolers potentes para circular AR FRESCO ao menos em seu gabinete, é dinheiro jogado no lixo, ou se for fã de MOD, poderá contar vantagem sobre ter um cooler bonito e pesado que mão se distancia muito de um cooler de 24 reais!

Espero ter evitado que mais trabalhadores que ganham sua grana suada não jogue fora com esse cooler que enfeita pavão!

Abraço e atodos!
 
kra, como vc quer q um AIR COOLER se dem bem com um calor infernal, sendo q ele eh refrigerado pela temperatura AMBIENTE.

o v8 a 190 reais eh um exelente c/b, queria eu ter pago esse preço qnd comprei o meu.

Meu processador esta a 31º em idle com over de 3.8 e 1.27v de vcore(o meu eh revisao C0, ruim de over) e aqui faz um calor do demonho, deve estar uns 27º dentro de casa.

@ topic: soh valeria a pena trocar o cooler se colocasse um de 150cfm(existe coolers de 150cfm nas mesmas dimensoes do original do v8) e junto um controlador de fan que aguentasse esse cooler para poder diminuir a rotaçao, pq o barulho ia ser infernal, ai existiria uma diferença de temperatura...
 
kra, como vc quer q um AIR COOLER se dem bem com um calor infernal, sendo q ele eh refrigerado pela temperatura AMBIENTE.

o v8 a 190 reais eh um exelente c/b, queria eu ter pago esse preço qnd comprei o meu.

Meu processador esta a 31º em idle com over de 3.8 e 1.27v de vcore(o meu eh revisao C0, ruim de over) e aqui faz um calor do demonho, deve estar uns 27º dentro de casa.

@ topic: soh valeria a pena trocar o cooler se colocasse um de 150cfm(existe coolers de 150cfm nas mesmas dimensoes do original do v8) e junto um controlador de fan que aguentasse esse cooler para poder diminuir a rotaçao, pq o barulho ia ser infernal, ai existiria uma diferença de temperatura...

Eu não quero, é o que os "entendidos" colocam em seus reviews, que tem diferença de 13 graus entre um box!! Tudo KO, devem estar dentro de uma salinha com temperatura de 20 graus ambiente.
Para mostrar o fato aí vai a grnade temperatura do bosta do V8
Ãlbuns da web do Picasa - Paulo - Adrenaline

Agora só estou usando o media player msn e firefox (além do everest) e esta a 55-58 graus!
 
COM CERTEZA vc instalou o cooler errado.
Aqui baixou perto de 20º do cooler box, isso sem over.
 
Hahahah, é brincadeira né? Intalar errado!? Não tem oq instalar errado nele cara, socket 775 só tem um encaixe. A direção do fluxo de ar saindo em direção a um exaustor de 120mm na perte traseira do gabinete. Ja testei com um de um amigo meu ontem que também reclamou de altas temps com esse cocooler e a não mudou muito!
No máximo, amanhã vou abri-lo e por uma pasta termica mais decente dq a que veio, uma ceramic e ver no que dá.
Você colocou aquelas borrachas que diz ser antivibração na instalação do seu cocooler?
 
Não compensa a troca. O ganho vai ser pífio e se tiver algum ganho, visto que o V8 dissipa cpu com TDP de 200 watts e nunca que sua cpu chegará a essa potência, logo, o ganho sempre será pequeno...
 
Não compensa a troca. O ganho vai ser pífio e se tiver algum ganho, visto que o V8 dissipa cpu com TDP de 200 watts e nunca que sua cpu chegará a essa potência, logo, o ganho sempre será pequeno...

Hum, dexa ver se entendi! Quer dizer que a 200 watts ele dicipa e a menos não? rs Não faz sentido algum amigo! Então quer dizer que um radiador de ferrari não esfria um motor de chevete? rs
Os testes nos reviews utilizam C2D 6600 - e C2Q 9450, consegue explicar pq lá as temps são baixas? Pq NUNCA essas cpus alcançarão 200w. Mas alcançam temps mais baixas!
 
Hum, dexa ver se entendi! Quer dizer que a 200 watts ele dicipa e a menos não? rs Não faz sentido algum amigo! Então quer dizer que um radiador de ferrari não esfria um motor de chevete? rs
Os testes nos reviews utilizam C2D 6600 - e C2Q 9450, consegue explicar pq lá as temps são baixas? Pq NUNCA essas cpus alcançarão 200w. Mas alcançam temps mais baixas!

Vc não entendeu. O Cooler é projetado para dissipar até 200 watts, logo, vc só perceberá diferença de temperatura trocando o fan se a cpu ultrapassar os 200 watts que o cooler dissipa.

Ps. Há algo errado com a instalação do seu cooler ou então tu não está tendo uma boa circulação de ar dentro do seu gabinete, troquei o meu Hyper TX2 por esse V8 e a temperatura do meu antigo E8400 C0 que estava @ 4 GHZ @ 1.4v diminuiu em full de mais de 70ºC no processador para 52ºC.

Obs: Não tenho ar condicionando e moro no Rio de Janeiro. E no período dos dados acima a temperatura do Rio estava cerca de 38ºC.

Minhas temps nesse momento:

Processador 48 °C (118 °F)
CPU 1 / Núcleo 1 45 °C (113 °F)
CPU 1 / Núcleo 2 45 °C (113 °F)
 
Última edição:
Hum, dexa ver se entendi! Quer dizer que a 200 watts ele dicipa e a menos não? rs Não faz sentido algum amigo! Então quer dizer que um radiador de ferrari não esfria um motor de chevete? rs
Os testes nos reviews utilizam C2D 6600 - e C2Q 9450, consegue explicar pq lá as temps são baixas? Pq NUNCA essas cpus alcançarão 200w. Mas alcançam temps mais baixas!

amigo acho que o problema não é o seu cooler e sim seu gabinete ou o local onde voce deixa seu computador.

não pode ser perto de janela/parede onde bata sol, o cooler por si só não vai fazer muita coisa se a circulação de ar dentro do gabinete não for boa.

não adianta colocar cooler só no processador se a tua placa de video e o chipset da placa mae ficarem torrando, vai esquentar o gabinete como um todo.


quanto mais calor a CPU liberar mais alta vai ser a diferença de um cooler de 50 reais como o buffalo e de um de 200 reais como o V8.

mas como falei antes... não adianta ter um cooler caro e bom se o resto do teu gabinete estiver quente.
 
Hahahah, é brincadeira né? Intalar errado!? Não tem oq instalar errado nele cara, socket 775 só tem um encaixe. A direção do fluxo de ar saindo em direção a um exaustor de 120mm na perte traseira do gabinete. Ja testei com um de um amigo meu ontem que também reclamou de altas temps com esse cocooler e a não mudou muito!
No máximo, amanhã vou abri-lo e por uma pasta termica mais decente dq a que veio, uma ceramic e ver no que dá.
Você colocou aquelas borrachas que diz ser antivibração na instalação do seu cocooler?

deixa a teimosia de lado e reinstala o cooler, vc instalou o cooler errado com certeza ou o pc tah com uma péssima circulação de ar, aproveita e tira o pc do sol:lol:

aquelas borrachas nao servem apenas para diminuir o ruido, elas servem para dar a pressão suficiente na base do cooler pra ter contado com o processador de forma correta.

esse negocio de dizer q o cooler eh ruim eh moda aqui no adrena, esses tempos veio um cara chingado de tudo que eh jeito o Akasa Nero, depois ele viu q instalou errado, consertou e conseguiu as temperaturas esperadas.
teimosia nao leva a lugar nenhum...
 
Comprei um CM V8 e notei nas especificações que o fan dele oferece um máximo de 69.69 CFM de fluxo de ar a 1800 RPM, o que é um tanto baixo pelo tamanho do dissipador e acredito que não tire o máximo de desempenho que o cooler possa ter.

Pra completar o número de fans faltantes no CM Cosmos S que vou comprar (do outro tópico), adquiri 2 fans que serviriam como exaustores na parte superior do gabinete com especificação de 120mm e um fluxo de 88.7 CFM a 2200 RPM (ADDA 1212HB-A73GL 120mm) com as mesmas dimensões do stock do V8.

Agora eis a quesão:

Vale a pena substituir esse fan do V8 por um dos dois comprados e deixar o outro como exaustor, fazendo trio com o CM retirado do V8 + o que já veio acompanhando o gabinete ou o ganho não deve ser significativo?

Ah! E de brinde o CM tem leds vermelhos, se eu colocar ele como exaustor vai dar mais um arzinho rubro pro gabinete, que já carrega um fan vermelho na frente. :p

Obrigado :yes:
Fan que acompanha o CM V8 é de boa qualidade, não vale a troca.

Testei a fan aqui com a fan P12 1300 da Noctua, e ambos tiveram desempenho semelhante.

Vou dar um up no seu tópico, amigo.
Pois estou com a mesma dúvida, estava pensando em trocar, mas não surgiu a dúvida em relação a como abrir o V8, que chave é aquela na parte de cima dele ?

E se realmente melhoraria algo no desempenho.
É meio complicado de tirar aquela tampa preta sim. Faça o seguinte:

Não me lembro muito bem como tirei, mas tem um esquema certo que tem que fazer para tirá-lo. Pegue a chave que acompanha o cooler, vira o cooler ao contrário e você vai ver tipo uma presilha que está pretendo a fan dentro da tampa preta, são duas presilhas, tire ela com a chave em seguida a tampa de solta sozinho. Tenta fazer isso.
 
Vc não entendeu. O Cooler é projetado para dissipar até 200 watts, logo, vc só perceberá diferença de temperatura trocando o fan se a cpu ultrapassar os 200 watts que o cooler dissipa.

Ps. Há algo errado com a instalação do seu cooler ou então tu não está tendo uma boa circulação de ar dentro do seu gabinete, troquei o meu Hyper TX2 por esse V8 e a temperatura do meu antigo E8400 C0 que estava @ 4 GHZ @ 1.4v diminuiu em full de mais de 70ºC no processador para 52ºC.

Obs: Não tenho ar condicionando e moro no Rio de Janeiro. E no período dos dados acima a temperatura do Rio estava cerca de 38ºC.

Minhas temps nesse momento:

Processador 48 °C (118 °F)
CPU 1 / Núcleo 1 45 °C (113 °F)
CPU 1 / Núcleo 2 45 °C (113 °F)

Ok, estão boas. Aqui no exato momento em que digito esta marcadno 49º em full não passa dos 59-60. De dia que é pior, fica em 50 idle e em full 61-62.
Mas é isso, vou trocar a pasta térmica, e por uma ceramic, e posto aqui.
Vlw a troca de informções e a ajuda, obrigado!
Abraço.
 
amigo acho que o problema não é o seu cooler e sim seu gabinete ou o local onde voce deixa seu computador.

não pode ser perto de janela/parede onde bata sol, o cooler por si só não vai fazer muita coisa se a circulação de ar dentro do gabinete não for boa.

não adianta colocar cooler só no processador se a tua placa de video e o chipset da placa mae ficarem torrando, vai esquentar o gabinete como um todo.


quanto mais calor a CPU liberar mais alta vai ser a diferença de um cooler de 50 reais como o buffalo e de um de 200 reais como o V8.

mas como falei antes... não adianta ter um cooler caro e bom se o resto do teu gabinete estiver quente.

Olá!

A refrigeração interna do gabinete e as condições de uso são as mais perfeias possiveis!
Meu north brigde utiliza um cooler master blue ice, jogando ar para dentro uma fan também cooler master de 120mm, fazendo a exaustão trazeira mais uma da mesma e na tampa outro jogando ar para dentro.
O gabinete é um CM690 pure black, com todos os fios amarrados e fora do alcance da ventilação.
E quanto a placa de vídeo, é uma 4890, com fan controlada manualmente a 35% e em idle fica a 43º e em full 57-60.

Concluindo, não há nada com gabinete e outros citados.

Abraço e obrigado!

deixa a teimosia de lado e reinstala o cooler, vc instalou o cooler errado com certeza ou o pc tah com uma péssima circulação de ar, aproveita e tira o pc do sol:lol:

aquelas borrachas nao servem apenas para diminuir o ruido, elas servem para dar a pressão suficiente na base do cooler pra ter contado com o processador de forma correta.

esse negocio de dizer q o cooler eh ruim eh moda aqui no adrena, esses tempos veio um cara chingado de tudo que eh jeito o Akasa Nero, depois ele viu q instalou errado, consertou e conseguiu as temperaturas esperadas.
teimosia nao leva a lugar nenhum...

Olá amigo!

Você ja montou esse cooler em algum pc? Se já, sabe que não tem como montar errado! Não existe essa maneira, só se eu colocar o cooler debaixo da placa mãe e as presilhas no lado de cima, aí sim, fora isso, não há outra maneira.

No máximo, eu poderia deixar as borrachas que no manual diz "borracha anti vibração" mas não deixei.
E não sou da "moda" o cooler não vale 190 reais, tem outro pc em casa, da minha mãe com um core i7 920 e cooler V10, mesmo gabinete que o meu, eu montei e funciona perfeitamente bem em idle 33º full 47-48.
Acredito que a pasta térmica, possa ser a causadora da má discipação, irei por uma ceramic da arctic silver que tem condutividade térmica >200.000W/m2 °C, resistência térmica: <0,007°C-in2/Watt.
Assim que eu mudar posto aqui os resultados.

Obrigado e abraço.
 
Editado por um moderador:
Olá amigo!

Você ja montou esse cooler em algum pc? Se já, sabe que não tem como montar errado! Não existe essa maneira, só se eu colocar o cooler debaixo da placa mãe e as presilhas no lado de cima, aí sim, fora isso, não há outra maneira.

No máximo, eu poderia deixar as borrachas que no manual diz "borracha anti vibração" mas não deixei.
E não sou da "moda" o cooler não vale 190 reais, tem outro pc em casa, da minha mãe com um core i7 920 e cooler V10, mesmo gabinete que o meu, eu montei e funciona perfeitamente bem em idle 33º full 47-48.
Acredito que a pasta térmica, possa ser a causadora da má discipação, irei por uma ceramic da arctic silver que tem condutividade térmica >200.000W/m2 °C, resistência térmica: <0,007°C-in2/Watt.
Assim que eu mudar posto aqui os resultados.

Obrigado e abraço.

nao champz, tudo q falei eh na base do achismo, eu nem sei q cooler eh esse, soh sei q nunca vou comprar um, jah q eh tao ruim assim...:boring:

vc pode ter colocado muita pasta termica ou pouca, pode ter retirado o cooler e colocado d novo sem aplicar pasta novamente criando bolhas na pasta, pode ter deixado o plastico de proteçao da base do cooler, apertado muito pouco os parafusos ou apertado cada parafuso ate o final sendo q deve-se apertar progressivamente o conjunto de parafusos pra pasta espalhar de maneira correta...enfim, existem diversas maneiras de se instalar o cooler errado.
eu mesmo instalei o meu errado, mas de preguiça nao desmontei ainda pq vou ter de tirar a mobo do gabinete. eu apliquei a pasta termica de maneira errada, entao acho q consigo mais algum resultado aplicando a pasta da maneira correta...

Dica:
 
Zalman.

Pessoal vi que vcs estão meio cabreiros com o V* eu pensei em compra-lo mas eu já uso os coolers Zalman e são exelentes.
Agora vou comprar a versão nova do Zalman (Cooler Zalman Cnps9900a).

Fica aqui mionha dica.

Abraços.

China.:)
 
Não tem ninguém cabreiro com o V8 há não ser xytake. o Cooler é excelente e um dos melhores cooler's do mundo.
 
Última edição:
nao champz, tudo q falei eh na base do achismo, eu nem sei q cooler eh esse, soh sei q nunca vou comprar um, jah q eh tao ruim assim...:boring:

vc pode ter colocado muita pasta termica ou pouca, pode ter retirado o cooler e colocado d novo sem aplicar pasta novamente criando bolhas na pasta, pode ter deixado o plastico de proteçao da base do cooler, apertado muito pouco os parafusos ou apertado cada parafuso ate o final sendo q deve-se apertar progressivamente o conjunto de parafusos pra pasta espalhar de maneira correta...enfim, existem diversas maneiras de se instalar o cooler errado.
eu mesmo instalei o meu errado, mas de preguiça nao desmontei ainda pq vou ter de tirar a mobo do gabinete. eu apliquei a pasta termica de maneira errada, entao acho q consigo mais algum resultado aplicando a pasta da maneira correta...

Dica:

Então, não somos novatos nisso correto?
Tudo que citou acima foi levado em consideração na hora da instalação, pois lí o manual para qualquer eventualidade, contudo, a mais ou menos 40 min atras, desmontei tudo, limpei o processador e a base no cooler, e apliquei a thermal Ceramique e advinhe???? As temps baixaram cerca de 23º em idle e 16º em full load!
Não foi montagem errada como sugerido por muitos, e sim falta de uma pasta térmica descente. :boring:

P.S.:Aí fica a experiência, para o pessoal começar a lembrar que pasta térmica de baixa qualidade influência e muito para esse tipo de problema. :yes:

Agradeço a todos os que postaram e opinaram sobre oq poderia ser.

Vlw GU$T4V0, abraço e obrigado!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo