Cooler na horizontal ou vertical?

para onde tem uma fan de exaustao, se tiver uma atras sabe onde jogar; se tiver em cima tbm pode colocar desta forma.
 
para onde tem uma fan de exaustao, se tiver uma atras sabe onde jogar; se tiver em cima tbm pode colocar desta forma.

Aqui tenho 2 fazendo exaustão na parte de cima e 1 na parte de traseira, uso na vertical e como nosso amigo Accel estou na duvida de como poder melhorar meu Hyper 212 Plus com dual fan.

Detalhe é que a P7P55D Pro tem o slot pci-e 16x muito proximo do socket do cpu e das memo, e como o Hyper tem 12cm de largura, fica bem proximo da VGA, como sabemos placa de video é o componente que mais esquenta no PC quando se esta jogando, essa calor sobe e acaba prejudicando o trabalho do cooler do cpu.

Existe algum teste que mostre a eficiencia do uso horizontal e vertical?
 
essa é uma duvida que sempre tive, nunca testei (preguiça) mas voces tem que ficar atentos tambem, porque os fans sleeve é melhor mantelos na vertical mesmo.. na horizontal a vida util deles sera um pouco mais curta!
 
eu uso na vertical... nao sei se é melhor, mas acho que da um visual mais bacana
 
Pois é galera..
outro dia.. eu estava lendo um review do xbit... e la eles testaram varios coolers. Disseram que todos ficaram melhores na horizontal.. dai eu fiquei meio desconfiado.
Alguem se habilita testar ai pra gente?

Esses dias eu cheguei a colocar o meu cooler na horizontal, mas burro nao testei corretamente, pq tava preocupado com o gabinete etc, acabei mesmo nao fazendo oq devia e fiquei com a mesma duvida, MAS me pareceu levemente melhor mesmo ele na horizontal, apesar de ficar feio demais hehe...
 
Última edição:
Pois é galera..
outro dia.. eu estava lendo um review do xbit... e la eles testaram varios coolers. Disseram que todos ficaram melhores na horizontal.. dai eu fiquei meio desconfiado.
Alguem se habilita testar ai pra gente?

Esses dias eu cheguei a colocar o meu cooler na horizontal, mas burro nao testei corretamente, pq tava preocupado com o gabinete etc, acabei mesmo nao fazendo oq devia e fiquei com a mesma duvida, MAS me pareceu levemente melhor mesmo ele na horizontal, apesar de ficar feio demais hehe...

pow accel, eu só nao faço porque nao tenho cooler HAUHAUAHUAH, testa ae rapaz, rapidao!
coloca 10 minutos de linX na vertical, coloca o fan na horizontal e põe mais 10 minutos...

faz essa pra gente ver :p

edit: e no teu case ainda tem aquela janelinha pra mexer com o backplate do cooler, nem todos gabinetes tem isso... mó boi pra voce. largar de ser preguiçoso rapá
 
Meu True-120 e antecessores eu sempre usei virado pra traseira do gabinete, ou seja, jogando o ar quente do dissipador, na ventoinha traseira, expulsando o ar...

No caso de um CM690, ai não sei. Acho que eu continuaria colocando virado pra traseira... :yes:
 
A questão tbm é de onde a FAN puxa o ar, acredito que puxando o Ar da parte da frente do Gabinete seja melhor do que puxar da parte debaixo
 
Sempre coloquei o cooler do processador jogando ar pro FAN traseiro que tira o ar do gabinete.
 
Deixo o meu Buffalo com o cooler virado para baixo e logo atras um exaustor 80mm..

Amigo ACCEL, desculpe pelo uso do seu tópico para uma duvida minha, mas se encaixa tambem sobre cooler de processador..

Gostaria de saber se vale a pena fazer um Dual-Fan no Buffalo .. no meu caso o cooler do meu nao eh o de fabrica, pois este quebrou uma pá, eh um MTEK 92mm de 54CFM (http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=221&subcategoria=0&id=1292), ficaria legal colocar mais 1 desse do outro lado do dissipador ?

Valeu accel e aos outros!

EDIT: Lembrando que nao dou importancia para pouco barulho..mas sim para Alto fluxo de ar.. barulho nao eh problema :p
 
Última edição:
Deixo o meu Buffalo com o cooler virado para baixo e logo atras um exaustor 80mm..

Amigo ACCEL, desculpe pelo uso do seu tópico para uma duvida minha, mas se encaixa tambem sobre cooler de processador..

Gostaria de saber se vale a pena fazer um Dual-Fan no Buffalo .. no meu caso o cooler do meu nao eh o de fabrica, pois este quebrou uma pá, eh um MTEK 92mm de 54CFM (http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=221&subcategoria=0&id=1292), ficaria legal colocar mais 1 desse do outro lado do dissipador ?

Valeu accel e aos outros!

EDIT: Lembrando que nao dou importancia para pouco barulho..mas sim para Alto fluxo de ar.. barulho nao eh problema :p

2 fans sempre é melhor que 1.. aumenta o fluxo e gera mais pressão.. porém varia de cooler pra cooler a eficiencia disso.. só testando pra saber.

Galera.. eai ninguem vai testar nao?? :(
é até capaz de eu testar, mais vai demorar uns dias.
 
Na vertical é melhor..
Na horizontal, o fan puxaria o ar quente que sai de cima da GPU e jogaria pro dissipador, esquentando mais ainda o processador, rs
 
Cara, acho que dá na mesma. Eu uso na horizontal pela forma como o suporte fica posicionado (acho que dessa forma ele torce menos a mobo).
 
Teoricamente o ar quente sobre, então todo o ar quente do gabinete acaba indo um pouco pra cima. ^^
 
jogando ar pra trás do gabinete que na maioria das vezes se tem uma fan de exaustor. se jogar pra cima vai pra dentro da fonte.
 
Eu fiz o teste aqui, na na vertical perdi em média 3º no processador em relação ao cooler na horizontal, mas na vertical a VGA ganhou em média 4º em relação ao cooler na horizontal, em um gabinete com fan na parte superior...

Preferi deixar na vertical ;)
 
Eu fiz o teste aqui, na na vertical perdi em média 3º no processador em relação ao cooler na horizontal, mas na vertical a VGA ganhou em média 4º em relação ao cooler na horizontal, em um gabinete com fan na parte superior...

Preferi deixar na vertical ;)

Qual case vc usa?
A vga ficou 4c mais quente entao em relação ao cooler na horizontal?
Fez testes em full ou soh idle?
 
HAF 922, com os fans de fabrica (3), só fiz testes em full...
 
HAF 922, com os fans de fabrica (3), só fiz testes em full...

Da pra passar a configuração completa do seu pc ae?


Bom, então realmente o cooler na horizontal é melhor. Tive pesquisando e vi que os heatpipe é que trabalham melhor na horizontal, já que não precisam subir (o liquido) igual quando estão na vertical.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo