[AJUDA] Core i5 11600k 94°C

Felipe_Lipton

New Member
Registrado
Boa tarde pessoal, estou enfrentando um problema de aquecimento no meu core i5 11600k, quando vou jogar algum jogo mais competitivo aonde busco o máximo de FPS, o processador esquenta bastante, chegando até 94°C com a frequência mais ou menos 4,6ghz, estou usando um water cooler sangue frio 2 120mm da pcyes. E meu gabinete e bem ventilado. É normal ou está muito quente?
Minha configuração
Core i5 11600k
Rog strix z590-a gaming wifi
Hyperex 2x8 3200mhz
Water cooler sangue frio 2 120mm
SSD 480
2hd 1tb
Gabinete Haf x Nvidia
Rtx 2060 Galaxy white
Xfx 750w Black edition
 
Última edição:
dei uma verificada, esta com aperto normal, porem deixei com menos pressão para ver se melhora
Ele tem que ficar bem firme mesmo para que possa haver boa troca de calor.

As configurações da bomba e dos fans do WC estão corretas? Não conheço este equipamento em específico mas normalmente a recomendação é bomba na rotação máxima e fans ajustando conforme a temperatura.

Outra hipótese é da placa mãe estar enviando muita tensão para o processador, teria que dar uma garimpada para confirmar isso e se necessário remover eventuais ajustes automáticos.
 
Ele tem que ficar bem firme mesmo para que possa haver boa troca de calor.

As configurações da bomba e dos fans do WC estão corretas? Não conheço este equipamento em específico mas normalmente a recomendação é bomba na rotação máxima e fans ajustando conforme a temperatura.

Outra hipótese é da placa mãe estar enviando muita tensão para o processador, teria que dar uma garimpada para confirmar isso e se necessário remover eventuais ajustes automáticos.
ele esta bem firme, a bomba esta em full e a fans conforme temperatura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A voltagem do processar em 100% de stress fica em 1,4 mais ou menos, consumo maximo de 156W e mesmo com a tampa aberta ele bate acima dos 90 graus
 
Última edição:
A voltagem do processar em 100% de stress fica em 1,4 mais ou menos, consumo maximo de 156W e mesmo com a tampa aberta ele bate acima dos 90 graus
Acho que essa tensão tá bem além da necessária, um ajuste fino na BIOS deve resolver isso e por consequência melhorar a temperatura.

Qual software você tá usando para monitorar tensões e temperaturas? O tensão deveria estar mais próxima de 1.2v.

Você tá usando as configurações automáticas na BIOS ou fez algum ajuste de overclock? Se sim, já experimentou restaurar a configuração padrão? BIOS está atualizada?
 
Acho que essa tensão tá bem além da necessária, um ajuste fino na BIOS deve resolver isso e por consequência melhorar a temperatura.

Qual software você tá usando para monitorar tensões e temperaturas? O tensão deveria estar mais próxima de 1.2v.

Você tá usando as configurações automáticas na BIOS ou fez algum ajuste de overclock? Se sim, já experimentou restaurar a configuração padrão?
Estou usando o CPUID HWMonitor, para monitorar, dentro dos jogos MSI Afterburne, overclock acho que não, apenas rodeio os programas da propria asus como o AL SUITE 3, para ele definir os parametros de rotação das fans, etc. Vou ver se alterou alguma coisa na bios e restaurar paras as configurações padrãoes. Se a fonte não estiver coseguindo alimentar todo o sistema, poderia acontecer esse problema também? Pois já tenho a fonte faz alguns anos
 
Vou ver se alterou alguma coisa na bios e restaurar paras as configurações padrãoes.
Sendo um processador 'K' ele é liberado para overclock então algum ajuste pode estar causando esse comportamento (clock acima do padrão e/ou tensão além do necessário), mas também há a hipótese do ajuste automático (padrão) causar isso, daí a necessidade de pesquisar melhor o que precisa ser feito.

Comece verificando configurações que tenham atuado no clock e/ou tensão do processador, seja no AI SUITE, seja na BIOS (ou em ambos, pois às vezes uma pode anular a outra).

Se a fonte não estiver coseguindo alimentar todo o sistema, poderia acontecer esse problema também? Pois já tenho a fonte faz alguns anos
Não, certamente o comportamento seria bem diferente (reinicializações aleatórias ou desligamentos inesperados, por exemplo).

Editei minha mensagem anterior após sua postagem mas veja também se não há alguma atualização de BIOS para sua placa mãe, às vezes uma versão mais recente pode resolver ou pelo menos minimizar esse tipo de coisa.
 
Sendo um processador 'K' ele é liberado para overclock então algum ajuste pode estar causando esse comportamento (clock acima do padrão e/ou tensão além do necessário), mas também há a hipótese do ajuste automático (padrão) causar isso, daí a necessidade de pesquisar melhor o que precisa ser feito.

Comece verificando configurações que tenham atuado no clock e/ou tensão do processador, seja no AI SUITE, seja na BIOS (ou em ambos, pois às vezes uma pode anular a outra).


Não, certamente o comportamento seria bem diferente (reinicializações aleatórias ou desligamentos inesperados, por exemplo).

Editei minha mensagem anterior após sua postagem mas veja também se não há alguma atualização de BIOS para sua placa mãe, às vezes uma versão mais recente pode resolver ou pelo menos minimizar esse tipo de coisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muito obrigado pelas dicas,.vou verificar essas coisas, e sobre a fonte, ela está acontecendo exatamente o que você comentou, Pc desliga do nada sem nem estar usando, haha, já resolveu mais um tópico meu, se tiver alguma novidade eu posto sobre o CPU. desde já obrigado
 
tirou o plastico que tem na base da bomba ?????

outra coisa acredito que um water cooler 120 mm seja pouco .
 
tirou o plastico que tem na base da bomba ?????

outra coisa acredito que um water cooler 120 mm seja pouco .
tirei sim, até olhei de volta quando troquei de pasta termica, mas vendo as expecificações do water cooler, ele tem 150w de TDP, em carga maxima o core i5 pode chegar ate 180w-200w então, a water cooler não potencia suficiente. Então vou ter que trocar para um water cooler de 240-280mm
 
tirei sim, até olhei de volta quando troquei de pasta termica, mas vendo as expecificações do water cooler, ele tem 150w de TDP, em carga maxima o core i5 pode chegar ate 180w-200w então, a water cooler não potencia suficiente. Então vou ter que trocar para um water cooler de 240-280mm
~ 200w não seria o consumo do sistema todo? Dá uma olhada com atenção nessa parte de consumo (para evitar de comprar algo que talvez vc não precise).
 
Com toda certeza esse WC nao aguenta ele, tem uma postagem de um site que fez analise, e mesmo com um "Cooler Master Masterliquid 360P Silver Edition" o i5 11600K chegou a bater 76ºC, sem ter sido realizado OC... e segundo os teste de lá tbm, o consumo chegou a 180,74W
Outra questão, cerca de 90% dos feedback que li referente a WC de 120, acaba sendo mais viavel utilizar air cooler, mesmo nao sendo um top de linha
 
Com toda certeza esse WC nao aguenta ele, tem uma postagem de um site que fez analise, e mesmo com um "Cooler Master Masterliquid 360P Silver Edition" o i5 11600K chegou a bater 76ºC, sem ter sido realizado OC... e segundo os teste de lá tbm, o consumo chegou a 180,74W
Outra questão, cerca de 90% dos feedback que li referente a WC de 120, acaba sendo mais viavel utilizar air cooler, mesmo nao sendo um top de linha
Pesquisei aqui também em alguns reviews e nada desses valores de consumo tão elevados. Por exemplo, em idle na casa dos 79w e em uso, na casa dos 260w. Nesse caso, o conjunto todo: Processador, Memória, Placa Mãe e etc. A não ser que esse i5 ai seja o novo 9590, ou tenha algum defeito no IHS, tá estranho.
 
Pesquisei aqui também em alguns reviews e nada desses valores de consumo tão elevados. Por exemplo, em idle na casa dos 79w e em uso, na casa dos 260w. Nesse caso, o conjunto todo: Processador, Memória, Placa Mãe e etc. A não ser que esse i5 ai seja o novo 9590, ou tenha algum defeito no IHS, tá estranho.
Nem eu entendi oque voce quis supor, esta alegando que o processador nao chega nem a casa dos 180 W? Se nao chegaria a isto como ele chega a quase 80ºc com um WC de 360 de marca respeitavel?
No propria site da empresa esta escritvo que seu consumo "medio" é de 125w com o boost
 
Nem eu entendi oque voce quis supor, esta alegando que o processador nao chega nem a casa dos 180 W? Se nao chegaria a isto como ele chega a quase 80ºc com um WC de 360 de marca respeitavel?
No propria site da empresa esta escritvo que seu consumo "medio" é de 125w com o boost
Não tô afirmando nada, só achei estranho baseado em uma pesquisa rápida que fiz sobre ele (não tenho essa CPU em especifico para testar, e nem teria pq ter).
Dá uma olhada aqui:
 
Eu controlei o consumo de energia do CPU pelo CPUID HWMonitor, e para mim bateu os 150w de pico de consumo, como no msi afterburner também chegou nos 150w no pico de consumo. E sim, vou trocar o water cooler por um de 240mm ou 360mm (deepcool CASTLE RGB 360) a diferença está pequena de valores . Só vendo a questão de estetica de qual vai ficar melhor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se alguém souber de foto de como fica o water cooler 360mm no gabinete HAF X Nvidia, mande ai, não achei hahaha
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo