Core i5 4Ghz - Estável!!

Passeando pela bios desta placa mãe descobri que existe alguns ajustes pré-gravados para elevar o clock do processador, um deles é o perfil "Crazy", que eleva o clock do processador para 3,2 Ghz e mantém outros ajustes em "auto", o v-core do processador em carga é de 1,27 v é das memórias é de 1,605 v para o clock de 1600 Mhz.
Achei esse v-core um pouco alto para um aumento tão pequeno no clock, talvez encontre ajustes melhores fazendo ajustes manuais.
Off-topic: Uma duvida está rondando a minha mente, talvez algum guru testador de placas que ronda por este fórum possa responder, será que preciso de qual clock no CPU para elevar essa gráfica ao seu desempenho top :confused:

P.S. Logo vai chegar um cooler novo para poder brincar mais de over (Cooler Master Hyper 212 Plus), espero que seja bom.

Aqui também tem esse ajuste, depois que fiz a última atualização da Bios. Nela, foi disponibilizada o CPU Level UP, com 3 opções (Core i7 860, 870 e o Crazy de 3.2GHz). Pra 3.2GHz esse vcore é alto sim, visto que você consegue socar a CPU nessa frequência (que é um aumento considerável, são quase 600MHz a mais) com um vcore bem menor e isso sem contar o ajuste da tensão do IMC que ele fez, de 1.1V (padrão) pra 1.4V! :slap: :wacko:

O ajuste só prova que você consegue chegar a 3.2GHz facilmente, só que dá pra fazer isso com ajustes manuais finos. Eu mesmo consegui o mesmo feito com apenas 1.04V de vcore (usando offset negativo de 0,11875) e com o C-STATE e Turbo Boost desativados. Segundo o Asus EPU, eu estou consumindo menos energia dessa forma (cerca de 20W) do que estando com os valores em stock. É claro que esses valores podem variar, vai depender se seu i5 é capaz de suportar uma tensão bem menor e ainda se manter estável, como é o caso do i5 do autor do tópico.

Quanto à "que clock devo usar o meu i5 pra liberar o potencial da minha placa de video nova?", só mesmo fazendo o teste, mas não creio que seja algo menor a 3.4GHz...

Falouws :cool:
 
Bom, meu primeiro over feito manualmente na bios, chegou meu cooler e já instalei, não é dos melhores mas tambem não vou competir em campeonatos de over.
BCLK - 180
Multi - 20
Frequencia: 3600 Mhz
Vcore: 1,29
Vram: 1,6
Frequencia da Ram: 1443 (cas 7)

Testei no Linx, 10 loops e foi tudo bem, temperatura maxima do core 66º

Vou fazer mais testes para refinar esse overclock, tentar diminuir esse Vcore e fazer testes em jogos. T+

Agora estabilizei o over com 1,25 de vcore, testei com linx e não deu nenhum problema, temperatura máxima no Real Temp 3,4 foi de 63º.
Ficou mais frio que antes :)
O unico jogo que testei até agora foi o Age of Conan, jogo bem pesado, a máxima foi de 37 fps para 43 fps, olhando a contagem do Fraps na tela do jogo. Vamos em frente...
 
Última edição:
Você tem uma placa com melhores opções de over das placas disponíveis pela Asus e não sabe fazer overclock?? :slap:

Podia ter comprado uma placa-mãe mais simples e barata, teria economizado uma graninha nessa jogada ;)

Enfim, eu sei que o tópico trata de overclock do i5 pra 4GHz, mas consegui um feito legal também: estou rodando o meu i5 a 3.2GHz com apenas 1.04V! Estou rodando o Prime95 a quase 3h, sem nenhum tipo de instabilidade. Ainda testarei outros valores e só não o fiz porque estou baixando um filme agora hehe :yes:

O que eu acho engraçado é que, segundo o site medidor de consumo do PC, mesmo com ele em overclock de quase 600MHz a mais, ele está consumindo menos energia e esquentando menos do que se estivesse com suas configurações em stock... Ainda fico me questionando porque a Intel coloca um vcore tão alto... :wacko:

Falouws :cool:

Acho que é simples a resposta para tua pergunta amigo,é que a Intel não usa prime 95 para testar estabilidade de seus processadores,e sim o INTEL BURN TEST ( :evil: ).
Prime 95 não dá garantia de estabilidade para i5 e muito menos i7.Talvez C2D.
Baixe o Intel burn test na net(procure no google),é um programa bem pequeno,e com 10 ou 15 minutos deste teste(que é o tempo de duração dele) você saberá se seu over ou vcore está certo.Não precisa ficar 3 horas estressando com prime 95.
LEMBRETE:FIQUE DE OLHO NAS TEMPERATURAS,pois este teste chega no limite extremo da cpacidade do processador,e consequentemente,temperaturas altas..........
Depois nos avisa do resultado...............
 
Bom, meu primeiro over feito manualmente na bios, chegou meu cooler e já instalei, não é dos melhores mas tambem não vou competir em campeonatos de over.
BCLK - 180
Multi - 20
Frequencia: 3600 Mhz
Vcore: 1,29
Vram: 1,6
Frequencia da Ram: 1443 (cas 7)

Testei no Linx, 10 loops e foi tudo bem, temperatura maxima do core 66º

Vou fazer mais testes para refinar esse overclock, tentar diminuir esse Vcore e fazer testes em jogos. T+

Agora estabilizei o over com 1,25 de vcore, testei com linx e não deu nenhum problema, temperatura máxima no Real Temp 3,4 foi de 63º.
Ficou mais frio que antes :)
O unico jogo que testei até agora foi o Age of Conan, jogo bem pesado, a máxima foi de 37 fps para 43 fps, olhando a contagem do Fraps na tela do jogo. Vamos em frente...

Vc tá no caminho certo... Só passa as configurações detalhadas da BIOS...
Como estão as voltagens?
Load Line Calibration deixou ativado ou desativou?

Acho que é simples a resposta para tua pergunta amigo,é que a Intel não usa prime 95 para testar estabilidade de seus processadores,e sim o INTEL BURN TEST ( :evil: ).
Prime 95 não dá garantia de estabilidade para i5 e muito menos i7.Talvez C2D.
Baixe o Intel burn test na net(procure no google),é um programa bem pequeno,e com 10 ou 15 minutos deste teste(que é o tempo de duração dele) você saberá se seu over ou vcore está certo.Não precisa ficar 3 horas estressando com prime 95.
LEMBRETE:FIQUE DE OLHO NAS TEMPERATURAS,pois este teste chega no limite extremo da cpacidade do processador,e consequentemente,temperaturas altas..........
Depois nos avisa do resultado...............

Concordo plenamente!

Não só o Intel Burn Test, mas qualquer teste baseado no Linpack, como o LinX ou o OCCT...

Aqui eu deixo uns 20 loopings pra garantir estabilidade...
Demora uns 40 min pra passar o teste...
O processador fica no máximo a 69°c

Tem que passar o Linx com o core temp aberto pra ficar de olho nas temperaturas, pois como vc disse, esse teste é quente!!!

Abraço!
 
Gente, continuando os testes... até consegui estabilizar o sistema com o Vcore de 1,20, no everest mostra 1,19..., mas meus HD's começaram a emitir um ruído quando estão fazendo alguma leitura, o som parece o de alguem passando a unha num quadro negro(igual da escola). Fiquei bolado com isso.

As minhas configurações:

Ai Overclock Tuner .................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................... [20]
Intel SpeedStep Tech .............. [Disabled]
Intel TurboMode Tech .............. [Disabled]
Xtreme Phase Full Power Mode ... [Auto]
BCLK Frequency ...................... [180]
PCIe Frequency ....................... [100]
DRAM Frequency ..................... [AUTO] ficou em 1443 cas 8
QPI Frequency ........................ [Auto]


DRAM Timing Control: AUTO

CPU Differential Amplitude ............ [Auto]
CPU Clock Skew ......................... [Auto]
____________________________________

CPU Voltage Mode ...................... [Manual]
Offset Voltage ........................... [Disabled]
Fixed Voltage ............................. [1.20...]
IMC Voltage .............................. [1,20]
Dram Voltage ............................. [1.600]
CPU PLL Voltage ......................... [1.80]
PCH Voltage .............................. [1,05]
____________________________________

Load-Line Calibration .................. [Enabled]
CPU Spread Spectrum ................. [Enabled]
PCIE Spread Spectrum ................ [Enabled]

Os testes de stress são com o programa Linx, Run = 15, as temperaturas máximas no Real Temp são de 63º.

Acho que devo aumentar esse Vcore e ver se o ruído nos Hds vão cessar, vamos ver...
 
Última edição:
Gente, continuando os testes... até consegui estabilizar o sistema com o Vcore de 1,20, no everest mostra 1,19..., mas meus HD's começaram a emitir um ruído quando estão fazendo alguma leitura, o som parece o de alguem passando a unha num quadro negro(igual da escola). Fiquei bolado com isso.

As minhas configurações:

Ai Overclock Tuner .................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................... [20]
Intel SpeedStep Tech .............. [Disabled]
Intel TurboMode Tech .............. [Disabled]
Xtreme Phase Full Power Mode ... [Auto]
BCLK Frequency ...................... [180]
PCIe Frequency ....................... [100]
DRAM Frequency ..................... [AUTO] ficou em 1443 cas 8
QPI Frequency ........................ [Auto]


DRAM Timing Control: AUTO

CPU Differential Amplitude ............ [Auto]
CPU Clock Skew ......................... [Auto]
____________________________________

CPU Voltage Mode ...................... [Manual]
Offset Voltage ........................... [Disabled]
Fixed Voltage ............................. [1.20...]
IMC Voltage .............................. [1,20]
Dram Voltage ............................. [1.600]
CPU PLL Voltage ......................... [1.80]
PCH Voltage .............................. [1,05]
____________________________________

Load-Line Calibration .................. [Enabled]
CPU Spread Spectrum ................. [Enabled]
PCIE Spread Spectrum ................ [Enabled]

Os testes de stress são com o programa Linx, Run = 15, as temperaturas máximas no Real Temp são de 63º.

Acho que devo aumentar esse Vcore e ver se o ruído nos Hds vão cessar, vamos ver...

Claudio, meu combo é parecido com o seu...

Tenta fazer os seguintes ajustes:

1- Coloca o CPU Ratio Setting em [AUTO] e ativa o Intel SpeedStep Tech, assim vc vai baixar em mais de 10°c a temperatura do seu i5 em idle e não vai perder nadinha de desempenho...

2- Matenha o TurboMode Tech desabilitado.

3- Esse barulho nos HDS ocorre aqui quando o vcore está muito baixo. Para 20x180 eu deixaria entre 1.25v e 1.28v (depende do seu chip), aqui em casa deixo em 1.27500v.

4- Sua G.Skill é aquela 7-7-7-24? Se for, tente colocar 6-6-6-21-1t (pois vc está com a frequencia padrão 1600 reduzida para 1440)

5- Desativa o CPU e o PCIE Spread Spectrum. Deixa o Load-Line Calibration em [AUTO]

6- Nas opções do processador, ativa o C1E e o C-States...


Volta pra dizer como ficou...

Abraço!
 
Realmente não conhecia esse Intel Burn Test. Baixei e fiz o teste aqui e a CPU não passou :(

Engraçado que com o Prime95 4 threads não tinha apresentado erro algum e eu jogava de boa, sem instabilidade. Quando testava usando um vcore mais baixo para manter tal frequência, em uns 5min de teste o Prime já acusava erro fatal em alguma thread e, quando ia jogar para confirmar a resposta do Prime, o game travava ou dava algum erro.

Quanto ao amigo Claudioliveira, recomendo também você ativar o C-STATE e, talvez, o C1E (provavelmente ele não deve ser mais eficiente que o Speed Step, mas acredito que seja bom deixar ativado também) e testar a estabilidade com estes modos de economia ativados. No meu caso, por conta do baixo vcore, eu não consigo deixar ativado o C-STATE, que ajuda a reduzir cerca de 5W o consumo em idle e a reduzir a temperatura também. Não sei explicar o motivo pelo qual isso acontece, mas infelizmente ele ocorre...

Veja também se você consegue chegar ao BCLK 200MHz. Com ele fica mais fácil de setar a configuração das memórias e os valores de clock não ficam quebrados (melhor dizendo, não ficariam se o BCLK fosse exatamente 200). Acredito que não seja necessário aumentar nenhuma voltagem adicional para chegar nesta marca, mas caso fique instável, é bom pensar em subir um pouco alguma tensão, mas infelizmente não sei te dizer qual, pois também sou leigo no overclock do Core ix :(

PS: depois de dá o primeiro erro, refiz o teste no modo Standard, 5 em Times to Run e o teste agora foi aprovado... Eu não fiz nenhuma modificação de vcore ou algo relacionado e com ele as temperaturas foram exatamente as mesmas do Prime95, 69ºC e 51ºC pro P55. Vocês recomendam refazer o teste com alguma alteração, por exemplo, um valor maior pro Times to Run ou um nível de estresse diferente?

Falouws :cool:
 
Realmente não conhecia esse Intel Burn Test. Baixei e fiz o teste aqui e a CPU não passou :(

Engraçado que com o Prime95 4 threads não tinha apresentado erro algum e eu jogava de boa, sem instabilidade. Quando testava usando um vcore mais baixo para manter tal frequência, em uns 5min de teste o Prime já acusava erro fatal em alguma thread e, quando ia jogar para confirmar a resposta do Prime, o game travava ou dava algum erro.

Quanto ao amigo Claudioliveira, recomendo também você ativar o C-STATE e, talvez, o C1E (provavelmente ele não deve ser mais eficiente que o Speed Step, mas acredito que seja bom deixar ativado também) e testar a estabilidade com estes modos de economia ativados. No meu caso, por conta do baixo vcore, eu não consigo deixar ativado o C-STATE, que ajuda a reduzir cerca de 5W o consumo em idle e a reduzir a temperatura também. Não sei explicar o motivo pelo qual isso acontece, mas infelizmente ele ocorre...

Veja também se você consegue chegar ao BCLK 200MHz. Com ele fica mais fácil de setar a configuração das memórias e os valores de clock não ficam quebrados (melhor dizendo, não ficariam se o BCLK fosse exatamente 200). Acredito que não seja necessário aumentar nenhuma voltagem adicional para chegar nesta marca, mas caso fique instável, é bom pensar em subir um pouco alguma tensão, mas infelizmente não sei te dizer qual, pois também sou leigo no overclock do Core ix :(

PS: depois de dá o primeiro erro, refiz o teste no modo Standard, 5 em Times to Run e o teste agora foi aprovado... Eu não fiz nenhuma modificação de vcore ou algo relacionado e com ele as temperaturas foram exatamente as mesmas do Prime95, 69ºC e 51ºC pro P55. Vocês recomendam refazer o teste com alguma alteração, por exemplo, um valor maior pro Times to Run ou um nível de estresse diferente?

Falouws :cool:

Caro Eagle, o Intel Burn Test é bom, mas o melhor programa baseado no Linpack é o LinX!

Pra garantir a estabilidade 1000% rock solid, usa o LinX, marca a opção [ALL] pra ele usar tuda a memória do sistema e em "Times to run" deixa [20].

O teste vai levar cerca de 50 min... Nos i5/i7 esse teste é muito mais eficiente que o Prime/Orthos... 50min de LinX é melhor (para esses processadores) que 12hs de Prime...

Depois desse, se quiser ver a estabilidade total do sistema, incluindo FONTE e VGA, tudo junto ao mesmo tempo, usa o OCCT, no teste "Power Supply"...

Abraço!
 
hehehe fez bem
aqui para acima de 3.6 ate 4.2Ghz so consigo com 1.45v de vcore O.O
 
Amigos vcs estão ajudando bastante, imaginem vcs que a apenas dois dias eu só sabia apertar del na hora de iniciar o sistema olhava para a bios e saia sem fazer nada, agora estou ousando ir mais longe.
O que não está ajudando no over são os meus Hds barulhentos (não gosto do barulhinho deles quando a o Vcore está baixo) e minha ignorância em configurar essas memórias, mas adquiri muito conhecimento neste forum.
Eu deixei a preguiça de lado e vou colocar aqui todas a configurações exatamente como está na tela da Bios, se algum usuário adquirir uma placa mãe Asus vai ter uma leve noção do que acontece com essa bios aplicando um over leve.

_____________________________________________________________________

Ai Overclock Tuner .................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................... [Auto] Recomendação do colega "Vnirf"
---------------------------------------------------------------------------------------------
>CPU CONFIGURATION (Imagine que vc está entrando na tela de configuração, vc vai ver o seguinte:)

CPU Ratio Setting ....................... [Auto]
C1E Support .............................. [Enabled]
Hardware Prefetcher ................... [Disabled]
Adjacent Cache Line Prefetcher ... [Disabled]
Max CPUI Value Limit ................. [Disabled]
Intel(R) Virtualization Tech ......... [Disabled]
CPU TM Function ....................... [Enabled]
Execute-Disable Bit Capability ..... [Enabled]
Active Processor Cores ................ [All]
A20M ....................................... [Disabled]
Intel Speed Tech ....................... [Enabled]
Intel C-STATE Tech ................... [Enabled]
Intel SpeedStep Tech ................ [Disabled]
Intel TurboMode Tech ................ [Disabled]
---------------------------------------------------------------------------------------------
Xtreme Phase Full Power Mode ... [Auto]
BCLK Frequency ...................... [180]
PCIe Frequency ....................... [100]
DRAM Frequency ..................... [AUTO] ficou em 1443 cas 8
QPI Frequency ........................ [Auto] Aparece duas opções, deixei em auto mesmo


DRAM Timing Control: AUTO (tentei configurar, mas é meu calcanhar de aquiles, se não deixar as memorias relaxadas o sistema da erro ou nem reinicia, so fica bom em auto ou com as memorias bem relaxadas, so funciona bem com a opção de over no modo X.M.P., mas ai tenho que refazer todas as configurações)
CPU Clock Amplitude..................... [Auto] Não sei configurar isto
PCU Clock Amplitude..................... [Auto] Idem
CPU Clock Skew ........................... [Auto] Idem
PCU Clock Skew ........................... [Auto] Idem
____________________________________

Extreme OV ...............................[Disabled]
Full Phase Control .......................[HW Test] No manual da placa não explica nada sobre isso
Load-Line Calibration ...................[Auto] Segundo o manual em "Auto" a Bios ajusta automaticamente a voltagem, em "Disabled" segue as especificações Intel e "Enabled" aplica o CPU Vdroop diretamente.
CPU Voltage Mode ...................... [off set]
CPU Voltage .............................. [1.2065]
CPU PLL Voltage ......................... [1.80] em auto fica 1.8 e não muda(só a titulo de curiosade)
IMC Voltage .............................. [1.20] em auto fica 1.16 e funciona bem
PCH Voltage .............................. [1.05] em auto também fica nesse valor(mesmo com a CPU trabalhando em stress, isso foi testado por mim)


Dram Voltage ............................. [1.600]
Dram Data REF voltage on CHA ..... [Auto] Define intervalos de voltagem para a Ram e melhora as chances de over nas memórias, como sou leigo preferi não mexer
Dram Ctrl REF voltage on CHA ....... [Auto] Idem
Dram Data REF voltage on CHB ..... [Auto] Idem
Dram Data REF voltage on CHB ..... [Auto] Idem
____________________________________

CPU Spread Spectrum ................. [Disabled] Li no manual que esta opção desativada aumenta a chance de over com a BCLK
PCIE Spread Spectrum ................ [Disabled] O mesmo para a PCIE

_____________________________________________________________________

Mutio bem pessoal, esse post está ficando grande mas pra relatar tudo que ta acontecendo é necessário.
Vnirf, usei todas as recomendações que vc passou, o problema é so as memórias, se apertar muito a latência o sistema da erro ou nem reinicia, o unico jeito foi deixar em auto.
Notei que ao habilitar o "C-STATE Tech" realmente deixa o processador bem frio em Idle, mas em full ele aplica uma tenção maior que a definida no Vcore, e agora fiquei indeciso, se aplicar o C-State o processador fica com 20º-25º em idle e de 59º-64º em full.
Já com o Vcore fixado em 1.18 ou 1.20 ele fica mais quente em idle (28º-32º) e mais frio em full (51º-55º), testes feitos no Linx.
Existe outro problema, quando o processador está em Idle e o processador está com Vcore abaixo de 1v, os Hds começam a chiar igual filhote de rato, hehehe.
Acho que o problema dos Hds pode ser meu Raid 0, eu coloquei ele via hardware, tem duas portas sata nesta placa so pra ligar o raid por hardware, ai talvez eles estejam sofrendo maiores interferências da placa mãe, é so abaixar demais o Vcore que começa tudo de novo...
Depois vou postar um configuração bem tranquila, com o processador trabalhando em 3400 Mhz com Vcore de 1.18, que vc pode trabalhar na máxima latência disponivel de sua memória(vdim de 1.6) e fica bem frio.

No mais so tenho a agradecer meus companheiros do forum, vcs me ajudaram e incetivaram muito, passei o estágio de "completo leigo" para um "leigo avançado". Mesmo porque é um pecado ter esse hardaware e nem tentar fazer um over. Valew---:)
 
Última edição:
Caro Eagle, o Intel Burn Test é bom, mas o melhor programa baseado no Linpack é o LinX!

Pra garantir a estabilidade 1000% rock solid, usa o LinX, marca a opção [ALL] pra ele usar tuda a memória do sistema e em "Times to run" deixa [20].

O teste vai levar cerca de 50 min... Nos i5/i7 esse teste é muito mais eficiente que o Prime/Orthos... 50min de LinX é melhor (para esses processadores) que 12hs de Prime...

Depois desse, se quiser ver a estabilidade total do sistema, incluindo FONTE e VGA, tudo junto ao mesmo tempo, usa o OCCT, no teste "Power Supply"...

Abraço!

Vinirf, quanto à fonte e VGA, eu sei que ambos estão estáveis. Essa fonte já tem um pouco mais de 1 ano, mas é uma Corsair 650W. Eu usava ela no meu antigo X2 3800+ @ @2.5GHz 1.375v, que consumia mais energia do que meu i5 no atual estado, então, quanto à isso, tá de boa :yes:

Quanto ao LinX, fiz uma busca no Google e baixei para testá-lo. Ele tem uma interface mais amigável que o Intel Burn Test, mas ambos são fáceis de mexer. Executei o teste conforme a figura abaixo e o mesmo não acusou nenhum erro:

linx.png


Fiz conforme você falou, marquei opção ALL para memória e botei para que o teste fizesse 20 passadas de aproximadamente 70s, o que gerou algo perto de 30 minutos de teste. Na figura percebe-se também a temperatura máxima que foi atingida aqui, 1ºC a menos em relação à CPU stock usando o Prime95 (nem me passa pela cabeça de passar esse LinX na CPU em stock :no:). Houve também uma variação positiva de vcore de 0.008V (que faz o programa ler 1.05v, já que ele faz o arredondamento para 2 casas) em relação ao que eu setei na Bios. Acredito que o valor que setei lá é do tipo intermediário, que fica variando entre 2 valores distintos.

Em relação ao teste que fiz previamente com o Intel Burn Test, eu não fiz nenhuma alteração de vcore, tensão do PCH, PLL, etc. Posso então concluir que minha CPU está estável nesta configuração ou devo repetir o teste com um número maior de passadas ou fixar um tempo para o teste, por exemplo 1h?

Claudioliveira, recomendo você ativar 2 opções no CPU Configuration, caso contrário você irá perder performance, que são: Hardware Prefetcher e
Adjacent Cache Line Prefetcher. Não me pergunte para que elas servem, porque eu também não sei, mas é algo relacionado ao cache inteligente da CPU (pelo menos uma das opções eu garanto) e melhoria de sua performance.

Outra coisa, deixa o IMC Voltage em 1.1V. Você não está forçando as memórias além do limite, então não precisa aumentar a tensão da controladora de memória.

O Load-Line Calibration é uma opção que serve para estabilizar a tensão da CPU. Ela também, quando ativada, aumenta a tensão em certo valor (no meu caso, cada ajuste que faço na voltagem, ao invés da tensão subir 0.00625V, ela sobe 0.008V). Ele serve pra reduzir o vdrop e o vdroop do processador, ou seja, aumento e redução de tensão brusca causada pela mudança de estado da CPU, de ocioso para full load ou o contrário. Eu também sou meio leigo no assunto, mas este link te explicará melhor o que estou tentando dizer :)

Eu não sei porque esse barulho de rato novo acontece contigo. Aqui comigo, como você pode ver na screen que postei, o vcore no estado de Max Power Saving do Asus EPU fica em 0.696V, frequência da CPU em 1310MHz (145.5 * 9) e esse barulho que você descreve não acontece aqui (ambas as configurações de Spead Spectrum estão desativadas e as opções que desconheço para que servem, deixei em AUTO).

Fixando uma determinada voltagem na Bios você aumenta o consumo da CPU em idle, quando ela deveria consumir menos energia. Mesmo ativando o Speed Step, que permite ao Windows gerenciar a frequência e voltagem da CPU conforme a necessidade, ao fixar a voltagem na Bios o Windows perde o controle sobre a tensão e modifica apenas a frequência. Usando a opção CPU Vcore Offset ao invés da Manual, voce pode setar ajustes de tensão, tanto positivos quanto negativos, em relação ao vcore padrão que a CPU utiliza em um determinado clock e ainda permite que o Windows controle o vcore quando o Speed Step ou C1E estiverem ativados.

Eu não sei se existem maiores diferenças entre o Speed Step e o C1E, mas pelos testes que fiz aqui, deixando um ativado por vez, o C1E controla apenas a tensão, reduzindo e aumentando conforme o estado da CPU; já o Speed Step tem o controle tanto da tensão quanto do clock e você pode definir quais os valores mínimos e máximos nas Opções de Energia do Windows Vista/Seven. O C-STATe já age diferente: ele analisa a possibilidade de desligar partes do processador, até mesmo núcleos inteiros, em situações onde a demanda por processamento é baixa. Existem vários estados de C-STATE, C0 é o estado de uso total da CPU e cada estado subsequente (C1, C2, C3, etc.) age desligando alguma parte dos núcleos não utilizados. Não sei qual o estado máximo que o Core i5 alcança, mas pela redução da temperatura que você teve em idle, com certeza deve ser algo acima do C3 (pelo que andei lendo, o estado C4 em diante já são estados de "sono profundo").

Conseguiu setar o BCLK a 200MHz? Ainda não tentou? Caso positivo, tente. Ah, e não se esqueça de modificar o CPU Ratio para 18x, caso contrário o clock da CPU vai saltar para 4GHz hehehe :fun: Fazendo desta forma, você consegue manter o clock a 3600MHz, mas aumenta o da memória para 1600MHz. Isso não fará muita diferença nos jogos, mas tem aplicações que usam muita banda de memória e se beneficiam da maior frequência destas.

Falouws :cool:
 
Última edição:
CLÁUDIO:

Parabéns, vc ta no caminho...
Ativa aí na BIOS
Hardware Prefetcher
Adjacent Cache Line Prefetcher
Intel(R) Virtualization Tech
Intel SpeedStep Tech

Deixa o PCH em [AUTO]
Coloca tua memória pra 1T ou 1N (bios asus)

Se os HDS continuam com barulho, sobe o vcore pra 1.25 e testa.

EAGLE:
Vc está usando Windows 32bits?
Repare que o LinX so conseguiu trabalhar com cerca de 2GB da memória ram do PC...
Por isso que seu teste foi tão rápido...

Outra coisa, não sei por que razão, mas quando subimos o BCLK temos que aumentar a voltagem do IMC também... (ao menos na maioria dos casos)

Faz um teste aí, coloca 15x 200 com o IMC em 1.1v e vcore padrão... Aqui não chega nem a entrar no windows... No PC do Hal acontece a mesma coisa e em muitos outros tb...

Perfeita sua explicação sobre os modos de economia do processador: C1E, SpeedStep e C-State...
Eu não curto muito essa paradinha da voltagem offset... Prefiro colocar um valor fixo, já com alguma margem de segurança e as opções de gerenciamento e economia de energia do processador todas ativadas... E aqui a temperatura fica boa (idle 25°c / full 65°c), então não tenho com o que me preocupar...

Aqui ficou assim:

Ai Overclock Tuner .................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................... [Auto]
Intel SpeedStep Tech .............. [Enabled]
Intel TurboMode Tech .............. [Disabled]
Xtreme Phase Full Power Mode ... [Auto]
BCLK Frequency ...................... [180]
PCIe Frequency ....................... [100]
DRAM Frequency ..................... [1440]
QPI Frequency ........................ [Auto]


DRAM Timing Control: Manual
1st
CAS# Latency : 6
RAS# to CAS# Delay : 6
RAS# Precharge : 6
RAS# ActivateTime : 21
RAS# to RAS# Delay : Auto
Row Refresh Cycle Time : Auto
Write Recovery Time : Auto
Read to Precharge Time : Auto
1T (1N)


CPU Differential Amplitude ............ [Auto]
CPU Clock Skew ......................... [Auto]
____________________________________

CPU Voltage Mode ...................... [Manual]
Offset Voltage ........................... [-]
Fixed Voltage ............................. [1.27500]
IMC Voltage .............................. [1.20]
Dram Voltage ............................. [1.60]
CPU PLL Voltage ......................... [1.80]
PCH Voltage .............................. [Auto]
____________________________________

Load-Line Calibration .................. [Auto]
CPU Spread Spectrum ................. [Disabled]
PCIE Spread Spectrum ................ [Disabled]

CPU Ratio Setting ....................... [Auto]
C1E Support .............................. [Enabled]
Hardware Prefetcher ................... [Enabled]
Adjacent Cache Line Prefetcher ... [Enabled]
Max CPUI Value Limit ................. [Disabled]
Intel(R) Virtualization Tech ......... [Enabled]
CPU TM Function ....................... [Enabled]
Execute-Disable Bit Capability ..... [Enabled]
Active Processor Cores ................ [All]
A20M ....................................... [Disabled]
Intel Speed Tech ....................... [Enabled]
Intel C-STATE Tech ................... [Enabled]
Intel SpeedStep Tech ................ [Enabled]
Intel TurboMode Tech ................ [Disabled]

Abraço!
 
EAGLE:
Vc está usando Windows 32bits?
Repare que o LinX so conseguiu trabalhar com cerca de 2GB da memória ram do PC...
Por isso que seu teste foi tão rápido...

Outra coisa, não sei por que razão, mas quando subimos o BCLK temos que aumentar a voltagem do IMC também... (ao menos na maioria dos casos)

Faz um teste aí, coloca 15x 200 com o IMC em 1.1v e vcore padrão... Aqui não chega nem a entrar no windows... No PC do Hal acontece a mesma coisa e em muitos outros tb...

Perfeita sua explicação sobre os modos de economia do processador: C1E, SpeedStep e C-State...
Eu não curto muito essa paradinha da voltagem offset... Prefiro colocar um valor fixo, já com alguma margem de segurança e as opções de gerenciamento e economia de energia do processador todas ativadas... E aqui a temperatura fica boa (idle 25°c / full 65°c), então não tenho com o que me preocupar...

Abraço!

Tenho 4GB, então não rola mais usar Win 32bit. Estou usando o Win7 64bit e eu não sei porque motivo ele apenas testou cerca de 2GB, vai ver que era a memória que tinha livre no sistema. Eu sei que durante o teste, o gadget do Windows que mede o percentual de uso da memória batia nos 82%. A não ser que eu sete manualmente o valor de memória RAM a ser utlizado, acredito que a opção ALL apenas fará o teste com a memória ainda disponível. Refarei o teste escolhendo manualmente a quantidade de memória RAM e postarei os resultados aqui.

Não sabia que a voltagem do IMC influenciava no BCLK... Eu lembro que quando fiz o Asus OC Tuning via Bios, configuração Turbo, a mobo elevou o clock do i5 para 3.7GHz e, pelo que me recordo, o vcore constava 1.25V, mas não lembro de ele ter modificado o IMC. O BCLK chegou a 195MHz e o multi ficou em 19x, gerando um pouco mais de 3700MHz. Tive que desfazer o feito porque a temperatura era absurdamente alta mesmo em idle (motherfu**er cooler BOX para Celeron da Intel!! :shit: :sick: :slap:). Assim que puder, farei os testes e postarei os resultados aqui.

Suas temperaturas são muito boas mesmo (só não são piores em idle por causa do C-STATE), mas ai você fez a troca do seu cooler né, eu ainda não tive a possibilidade :no: Eu não gosto de manter uma voltagem fixa justamente pelo fator que descrevi acima (fixando a voltagem, o Windows perde o controle sobre ela e, independente se a CPU esteja em idle ou full, o valor de tensão continua sempre o mesmo, o que acarreta um maior consumo num modo de baixo uso, além do aumento da temperatura que, para o cooler tosco que uso, não é nada agradável :( ), por isso prefiro fazer os ajustes mediante Offset, já que este ajuste ainda permite que o Windows possa trabalhar com a redução da tensão em um estado de ociosidade, baixo clock e baixo consumo.

Eu não gosto de mexer no IMC ou qualquer outra voltagem "desconhecida" justamente porque eu não conheço o limite máximo permitido. A Asus até separa os valores por cores e tal, mas eu ainda fico meio assim de colocar um valor amarelo ou rosa (vermelho jamais...) e dá algum problema depois... :cry:

Falouws :cool:
 
Tenho 4GB, então não rola mais usar Win 32bit. Estou usando o Win7 64bit e eu não sei porque motivo ele apenas testou cerca de 2GB, vai ver que era a memória que tinha livre no sistema. Eu sei que durante o teste, o gadget do Windows que mede o percentual de uso da memória batia nos 82%. A não ser que eu sete manualmente o valor de memória RAM a ser utlizado, acredito que a opção ALL apenas fará o teste com a memória ainda disponível. Refarei o teste escolhendo manualmente a quantidade de memória RAM e postarei os resultados aqui.

Não sabia que a voltagem do IMC influenciava no BCLK... Eu lembro que quando fiz o Asus OC Tuning via Bios, configuração Turbo, a mobo elevou o clock do i5 para 3.7GHz e, pelo que me recordo, o vcore constava 1.25V, mas não lembro de ele ter modificado o IMC. O BCLK chegou a 195MHz e o multi ficou em 19x, gerando um pouco mais de 3700MHz. Tive que desfazer o feito porque a temperatura era absurdamente alta mesmo em idle (motherfu**er cooler BOX para Celeron da Intel!! :shit: :sick: :slap:). Assim que puder, farei os testes e postarei os resultados aqui.

Suas temperaturas são muito boas mesmo (só não são piores em idle por causa do C-STATE), mas ai você fez a troca do seu cooler né, eu ainda não tive a possibilidade :no: Eu não gosto de manter uma voltagem fixa justamente pelo fator que descrevi acima (fixando a voltagem, o Windows perde o controle sobre ela e, independente se a CPU esteja em idle ou full, o valor de tensão continua sempre o mesmo, o que acarreta um maior consumo num modo de baixo uso, além do aumento da temperatura que, para o cooler tosco que uso, não é nada agradável :( ), por isso prefiro fazer os ajustes mediante Offset, já que este ajuste ainda permite que o Windows possa trabalhar com a redução da tensão em um estado de ociosidade, baixo clock e baixo consumo.

Eu não gosto de mexer no IMC ou qualquer outra voltagem "desconhecida" justamente porque eu não conheço o limite máximo permitido. A Asus até separa os valores por cores e tal, mas eu ainda fico meio assim de colocar um valor amarelo ou rosa (vermelho jamais...) e dá algum problema depois... :cry:

Falouws :cool:

Pois é, tinha esquecido que vc tá com o BOX ainda... :ras:
Com o Box não tem conversa mesmo, qualquer 10w a menos é um monte de coisa... Tem que valorizar cada 0.01v... :lol:

Quanto ao LinX, se vc está com o x64, não sei pq ele não usou mais que 2GB... No mínimo vc estava jogando GTA IV ao mesmo tempo... :slap:
Acho que nem precisa colocar o valor da memória manualmente... Tenta fechar tudo que é programa aberto e desmarca e marca novamente a opção [ALL]...

Quanto aos valores de voltagem, o pessoal fica meio neurótico...
Obviamente, que com o cooler BOX tem que ir com calma mesmo...
Mas com um cooler razoável, o vCore 1.35v e IMC 1.25v estão dentro da margem de segurança...

Abraço!
 
Ah, e o Load Line Calibration, vc tá dexiando como?

Abraço!
 
Ótima e está com um ótimo preço!
 
Ótima! E está com ótimo preço!
 
Pessoal, o meu problema com os Hds acontece justamente quando o processador entra em Idle, e o vcore e clock ficam muito baixos.
É maravilhoso ver o processador frio e gastando pouco em idle, mas é horrivel escutar o barulho de ratinhos dentro do meus Hds. To amaldiçoado ou o que é....:confused:
Agora estou usando um Vcore fixo de 1.18 na bios para o clock de 3.4 ghz e memoria a 1600(cas 7, Vdim 1.6) o processador fica relativamente frio, pra saber fica 27-28º em Idle e 59-61º em Full, isso olhando o Real Temp.
O problema de setar o Vcore para um valor fixo é o consumo/temperatura maior em Idle, mas com esse valor de vcore não achei nada exagerado, se pensar que no modo auto o processador usa um vcore entre 0.9 v em idle e chega 1.29 v em full, isso para o clock padrão. Vejam que estou falando somente de voltagem, o multiplicador de clock em idle desce para 9x, deve ser ação do C-State somente no clock.

Não preocupem, gostei da brincadeira de over e nos intervalos dos jogos vou continuar testando os limites do meu processador. Valew pelas dicas.
 
Pessoal, o meu problema com os Hds acontece justamente quando o processador entra em Idle, e o vcore e clock ficam muito baixos.
É maravilhoso ver o processador frio e gastando pouco em idle, mas é horrivel escutar o barulho de ratinhos dentro do meus Hds. To amaldiçoado ou o que é....:confused:
Agora estou usando um Vcore fixo de 1.18 na bios para o clock de 3.4 ghz e memoria a 1600(cas 7, Vdim 1.6) o processador fica relativamente frio, pra saber fica 27-28º em Idle e 59-61º em Full, isso olhando o Real Temp.
O problema de setar o Vcore para um valor fixo é o consumo/temperatura maior em Idle, mas com esse valor de vcore não achei nada exagerado, se pensar que no modo auto o processador usa um vcore entre 0.9 v em idle e chega 1.29 v em full, isso para o clock padrão. Vejam que estou falando somente de voltagem, o multiplicador de clock em idle desce para 9x, deve ser ação do C-State somente no clock.

Não preocupem, gostei da brincadeira de over e nos intervalos dos jogos vou continuar testando os limites do meu processador. Valew pelas dicas.

Ativa o Load Line Calibration na BIOS
E Ativa o Speed Step

Assim a voltagem vai ficar paradinha... :thumbs_up
 
Pois é, tinha esquecido que vc tá com o BOX ainda... :ras:
Com o Box não tem conversa mesmo, qualquer 10w a menos é um monte de coisa... Tem que valorizar cada 0.01v... :lol:

Quanto ao LinX, se vc está com o x64, não sei pq ele não usou mais que 2GB... No mínimo vc estava jogando GTA IV ao mesmo tempo... :slap:
Acho que nem precisa colocar o valor da memória manualmente... Tenta fechar tudo que é programa aberto e desmarca e marca novamente a opção [ALL]...

Quanto aos valores de voltagem, o pessoal fica meio neurótico...
Obviamente, que com o cooler BOX tem que ir com calma mesmo...
Mas com um cooler razoável, o vCore 1.35v e IMC 1.25v estão dentro da margem de segurança...

Abraço!

Acredito que o ALL, apesar de escolher apenas a memória livre, já faz seu trabalho. Se a memória utilizável pelo sistema tivesse instável, com certeza já teria dado tela azul aqui. Ah, e eu não jogo GTA4 não :)

Se eu tiver que subir o vcore aqui, vai ser pra no máximo 1.30V e olha que eu já considero muito. Se der pra chegar nos 4GHz desta forma, beleza, caso contrário, utilizo menos, não tem problema :)

Ainda não fiz o teste do BCLK a 200MHz, mas assim que tiver tempo, irei fazer :)

Falouws :cool:
 
Acredito que o ALL, apesar de escolher apenas a memória livre, já faz seu trabalho. Se a memória utilizável pelo sistema tivesse instável, com certeza já teria dado tela azul aqui. Ah, e eu não jogo GTA4 não :)

Se eu tiver que subir o vcore aqui, vai ser pra no máximo 1.30V e olha que eu já considero muito. Se der pra chegar nos 4GHz desta forma, beleza, caso contrário, utilizo menos, não tem problema :)

Ainda não fiz o teste do BCLK a 200MHz, mas assim que tiver tempo, irei fazer :)

Falouws :cool:

Teu i5 é bom de over, acho que chega a 4.0Ghz com 1.3v, mas com o Load Line ativado...

Abraço!
 
_EagleMan_ e Vinirf, vcs estão de parabens, esse conhecimento adquirido com o over do I5 ja dava pra fazer um pequeno manual. Vcs estão de parabens porque tiveram paciência e pesquisaram o assunto, nem sei onde, porque não existe nenhuma publicação sobre esses assuntos debatidos aqui no forum. Não posso esquecer do criador do tópico, Zoidim, valew.

Infelizmente não estou conseguindo acrescentar referencias aos senhores, não sei porque, eu tento, mas, não aparece nada pra vcs, se moderador estiver lendo, por favor, ensina-me a acrescentar referencias aos colegas que são atenciosos.

Quanto ao processador, colega Vinirf, ja havia habilitado o Load Line Calibration e Speed Step para fixar a voltagem, por enquanto, só pra ter um tempinho de descanso e recomeçar mexer na bios novamente. Tó tranquilo com clock 3.4, Vcore 1.168 e 1600 ram cl 7, baixas temperaturas em Idle e Load.

Pessoal, para os atuais jogos, são poucos que tiram proveito de um over na CPU, isso com uma placa de video single se tiver um Sli ou Crossfire isso já se torna necessário, ao contrário dos programas de produtividade como Winrar 64, Office 64, muitos decodes e outros, com estes a diferença é notável. Agora, relato aos senhores que a configuração que vem na bios (todos os clocks e tensões em AUTO) é muito conservadora (pra não falar precária), porque faz o processador gastar mais e trabalhar mais lento. So enxerguei isso depois que comecei a brincar com over.

A todos que acompanham este tópico, eu digo, com um conhecimento básico sobre a bios e over, vc consegue fazer seu processador trabalhar mais rápido e com consumo menor, ou seja, libera o potencial da sua CPU que o fabricante não ousa fazer pois não tem como saber se a amostra é boa ou não para funcionar com essas configurações que nós expomos por aqui.

Sem falar que esse Core I5 é um baita processador, custo beneficio excelente. Em relação as gerações anteriores da Intel e mesmo a com a atual plataforma top 1366 ele pode ser considerado um processador bem frio e maleável, imagina quando vier as primeiras revisões como aconteceu com o
Nehalem(outras virão com certeza). Para quem não é um entusiasta neurótico e viciado em benchmarks e tem muito dinheiro pra gastar com Sli ou Crossfire (não tenho nada contra, se pudesse, seria um também), ou é um profissional em edição de videos ou trabalha com programas 3D pesadissimos (se bem que ele não faz feio nessa área), essa é a CPU feita pra vc.

Vou parar por aqui. Agradeço a paciência de todos.

Off: Poxa Eagleman, esse seu processador é premiado, é muito bom.
 
Última edição:
Bem, não sei se meu i5 é tão premiado assim tanto quanto o i5 do autor do tópico (4GHz com menos de 1.30V é uma façanha incrível se considerarmos que a maioria dos testes de overclock que vemos nos sites gringos o pessoal geralmente soca 1.4-1.45V para estabilizar a CPU nesta frequência), mas realmente espero que eu esteja enganado hehe :D

Aqui o Load-Line está ativado desde sempre. Gostei muito desta função e mesmo para quem não está fazendo overclock tão agressivo, ela ajuda a estabilizar a tensão ao invés de deixá-la variando muito.

Quanto ao Claudioliveira, estamos aqui para ajudar uns aos outros, trocando experiências e aprendendo um pouco a cada dia (os programas de estresse Intel Burn Test e LinX eu já não conhecia, passei a conhecer graças a este tópico) :cool: Esse vcore que você está usando com os 3.4GHz é praticamente o mesmo que o Core i5 utiliza quando está em sua frequência nominal (1.16V a 2.66GHz; ele só chega a subir mais que isso quando o Turbo Mode está ativado), mas para o estado ocioso, eu o considero meio alto. Variação de 0.00625 ou 0.008V (quando o Load-Line está ativado) no vcore não geram tanta diferença no consumo e temperatura, mas quando você parte para valores 0.05 ou 0.1V, a coisa já muda de figura...

Você pode ter +- uma noção de quanto a CPU está gastando em uma determinada configuração de clock e tensão no CPU Overclock Calculator. Basta inserir o valor do clock, em MHz, e a tensão, até 3 casas decimais, e clicar em Calculate para o site te dá uma noção de quanto seu processador está consumindo naquele estado. No meu caso, meu i5 consome 73W a 3200MHz com 1.04V; se eu aumentar 0.008V (1.048V), o consumo sobe apenas 1W de acordo com o site.

Pelo Asus EPU, no momento em que eu estava usando o LinX para estressar meu i5, o programa acusava consumo de 60-62W (contra os 50-52W quando utilizava o Prime95). As informações não batem e não sei quem que está certo ou errado, mas uma coisa é certa: para uma CPU quad core, overclocada e com vcore bem abaixo do padrão, consumir de 33 a 22W a menos em relação à configuração original é um feito excelente.

Já que seus HDs fazem aquele chiado quando o vcore está muito baixo, você poderia tentar reduzir o vcore estático de 1.16 pra 1.1-1.12V, por exemplo, e deixar fixo tanto em idle quanto em full. Com o site que te passei, você pode ter uma noção de quanto a CPU vai consumir em full com a configuração setada e você também pode usar o Asus EPU para medir o consumo em tempo real (ou pelo menos ter uma noção dele, já que não sei quem é que está certo).

O Core i5 é um excelente processador e o melhor quad core em termos de custo x benefício. Mesmo nas configurações padrão, ele já entrega uma performance animal (ainda mais pro meu caso que sai de um X2 3800+ com memória DDR, que já tinha a mais de 3 anos) e overclock pra ele é "modismo". Eu até confesso que só fiz overclock aqui porque consegui um consumo e aquecimento menor que a configuração padrão, graças à redução drástica do vcore, e também porque queria fazer com que minhas memórias trabalhassem a 1600MHz que, no caso do i5, esse feito só é concretizado mediante overclock do BCLK.

Overclock no i5 só é justificável, no meu ponto de vista, numa configuração em Cross ou SLI de placas medianas ou quase TOP, onde a CPU em stock provavelmente se tornará o gargalo da configuração, ou quando você trabalha, ganha por produtividade e sabe espremer um "suquinho" a mais do seu processador, de forma segura e responsável.

Do meu ponto de vista, a Intel poderia ser menos conservadora e poderia utilizar uma faixa menor de variação na tensão dos i5, mas foi como o Cláudio falou: a empresa não tem condições de testar TODOS os processadores fabricados para averigurar se cada um vai trabalhar em uma determinada configuração. Por isso ela mantém essa boa margem de segurança, até mesmo para garantir que o Turbo Boost funcione adequadamente em todas as CPUs produzidas, ainda mais naquelas que necessitam de mais tensão para trabalhar estavelmente a uma frequência superior à original; mas, eu ainda creio que ela faz isso de propósito, com o intuito de justificar a criação e promover a venda de CPUs mais econômicas (como o futuro 750S, que não lembro quanto consumirá, mas funcionará a 2.4GHz) que, ao meu ver, nada mais são que os núcleos atuais escolhidos a dedo, capazes de funcionar adequadamente com uma tensão menor. Isto é apenas uma insinuação, até posso estar enganado quanto a ela, mas acredito que a redução da tensão do núcleo já seja motivo para a criação de uma nova revisão da CPU, geralmente feita quando o fabricante revisa o projeto e o melhora em certos pontos (performance, consumo, dissipação térmica).

Ainda não fiz os devidos testes pois meu HD novo chegou e estou pretendendo testar um RAIDzinho básico aqui hehe. Assim que tiver tempo, eu faço e posto os resultados :yes:

Falouws :cool:
 
Chegou ontem meu combo da assinatura e estou apanhando aki pois nao encontro nenhum topico da maximus III com meu i5 750 coloquei 200x 20 dando 4.0 rodei 3dmark e vantage e a temp chegou a 75 nos cores segundo real temp ainda nao testei em programas especificos. Em idle as temp dps cores estao 40 45 mais ou menos...alguem pode me ajudar???
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo