Core i5 4Ghz - Estável!!

Zoidim123

Member
Registrado
PessoALL,

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que me ajudaram a realizar este overclock, respondendo meu diversos topicos e tirando minhas duvidas.
Finalmente consegui estabilizar o overclock no padrao que eu queria, os tão sonhados 4ghz totalmente estável.
Abaixo vai as fotos da configuração do meu sistema, talvez ajude os colegas que desejam efetuar esse tipo de overclock.
Infelizmente tive problemas com minhas memorias Ripjaws e estão sendo trocadas (esse overclock foi feito com memorias Kingston 1333Mhz).
A temperatura em jogos (Age of Conan) fica entre 58ºC e 65ºC.
Estou utilizando um gabinete Cooler Master 690CM, cooler CNPS 10X Extreme da Zalman, placa mae P7P55D Deluxe, 2x 500gb HD Raid 0, ATI 4890 XFX, fonte 750W Seventeam, processador Core i5 e memorias Kingston DDR3 1333Mhz (value edition).
Fiz teste com o Prime95, Super Pi e Lynx e em todos obtive sucesso. O Prime95 deixei rodando por aprox. 10h e nenhuma falha ocorreu.
Programas de monitoramento estou com o Everest, CoreTemp e CPUz.
Por favor, opinem sobre o over... Dicas, opnioes, criticas.... Serão todas bem vindas!!!
Bios1.jpg

Bios2.jpg

Bios3.jpg

Core i5 4000Mhz(menor).jpg
 
Putz, parabéns!
Cara, você foi premiado com um baita chip.
VTT e vCore baixíssimos pra essa config.
Bom proveito!
 
parabéns!
Tenta rodar um LinX ai, e outra qual cooler?
Continue forçando ele mais!

Só pra avisar que as vezes com 4 ghz perde-se desempenho em jogos, tenta verificar isso ai.
 
Parabéns brother, o pc deve ta voando agora hein! to ansioso pra pegar meu i5 com a tão conceituada mobo EVGA FTW!
 
parabéns!
Tenta rodar um LinX ai, e outra qual cooler?
Continue forçando ele mais!

Só pra avisar que as vezes com 4 ghz perde-se desempenho em jogos, tenta verificar isso ai.

Eu rodei o LinX e deu tudo certo, porém num tirei screenshot...
Depois vou colocar novamente e edito o post.
O cooler está descrito acima, estou usando um Zalman CNPS 10X Extreme.CNPS10X_b_01.jpg
Cara, acho dificil eu aumentar mais pois estou numa sala relativamente "quente". Quando eu tiver a oportunidade de deixar a cpu em um lugar melhor refrigerado e ar condicionado ai eu tento mais.
 
Muito bem cara.. o cooler esta segurando legal a esse over, 4ghz para uso diario tera uma performance muito boa.. rola uns benchs ai... e posta os SS

Abraçao
 
Não entendi! EM algumas opções ele teve que DIMINUIR ao inves de AUMENTAR os valores ???
 
Não entendi! EM algumas opções ele teve que DIMINUIR ao inves de AUMENTAR os valores ???

Como assim??
A única coisa que está abaixo do normal é o clock da memoria RAM, que abaixei para 1200Mhz pois estou usando memorias genericas e num quis arriscar.
 
Poxa, socou um over legal nesse i5 ein? Quisera eu chegar a tanto, mas o cooler BOX não deixa :(

Agora realmente me impressionei com a frequência altíssima que você alcançou com muito pouco vcore acima do padrão, que é 1.25V senão me falhe a memória (geralmente o pessoal coloca 1.45V pra chegar nesse patamar).

Eu só achei estranho a voltagem do IMC. Não tá muito alta não (ainda mais considerando que as memórias nem em over estão)? Eu tentaria abaixar, até porque o padrão é 1.1V né...

Agora o que essa CPU deve tá comendo de energia não é brincadeira... Você desativou todos os sistemas de economia de energia, ou seja, não tem nada que impeça a CPU de reduzir seu consumo e temperaturas quando ociosa, mas tudo em prol dos 4GHz não é mesmo? (eu tentaria ativar o Speedstep pelo menos, ou alguma que desse...) ^^

Tem outras opções ali que estão desativadas e que você poderia ativar de boa e que não iria interferir no overclock, como o Execute Disable Bit Capability e a tecnologia de Virtualização.

Ainda chegarei aos sonhados 4GHz, mas só quando eu trocar o famigerado cooler BOX...

Falouws :cool:
 
parabéns nada mal para um i5
:D
 
parabéns!
Tenta rodar um LinX ai, e outra qual cooler?
Continue forçando ele mais!

Só pra avisar que as vezes com 4 ghz perde-se desempenho em jogos, tenta verificar isso ai.

Pq perde-se desempenho em jogos? tem alguma logica isso? nao entendi Hellman, tem como me explicar? =D vlw!
 
Cara aproveitando seu topico.. vc pode dar uma geral do que essas opções na BIOS fazem? acabei de pegar um combo desse.. porem com uma p7p55d PRO.. e nao entendo nada de corei5 :D Sei bem do meu LGA775 aki.. heheh

abraço
 
roda 3dmark pra ve se perde mesmo
mais ta fico fileee 4 ghz estavel com voltagens baixas =D
quando eu tive tempo faço aqui em casa tambem =D
 
Essas temperaturas estão iguais a do meu Cooler master v8
estou c/ core i7 860 4ghz 1,30 Vcore HT on....
o Occt Linpak não passa fala que esta muito quente
tenta ai pra ver....
 
Parabéns pelo Overclock, eu aqui com meu pequeno Quad Core Q6600 @ 3.2GHz acho que está bom, imagino o seu Core I5 @ 4.0GHz

Novamente parabéns!

Abraço!
 
Ótimo resultado!

Estou para mudar para um core i5 e uma Biostar T5 XE e estou sonhado em pegar um que chegue aos 4ghz com menos de 1.3v,rss

Mas para vc que já tem placas com P55 e Raid eu gostaria de saber se o Raid nessas placas é bom, pois o meu da assinatura fica em 140mb/s mas não acho grandes coisas não esse Jmicron.....alguém me fala se fica bala mesmo o Raid?
 
Será que que consigo usar a mesma configuração de bios na Asus Maximus III formula, sou noob em over:)
 
Será que que consigo usar a mesma configuração de bios na Asus Maximus III formula, sou noob em over:)
Você tem uma placa com melhores opções de over das placas disponíveis pela Asus e não sabe fazer overclock?? :slap:

Podia ter comprado uma placa-mãe mais simples e barata, teria economizado uma graninha nessa jogada ;)

Enfim, eu sei que o tópico trata de overclock do i5 pra 4GHz, mas consegui um feito legal também: estou rodando o meu i5 a 3.2GHz com apenas 1.04V! Estou rodando o Prime95 a quase 3h, sem nenhum tipo de instabilidade. Ainda testarei outros valores e só não o fiz porque estou baixando um filme agora hehe :yes:

O que eu acho engraçado é que, segundo o site medidor de consumo do PC, mesmo com ele em overclock de quase 600MHz a mais, ele está consumindo menos energia e esquentando menos do que se estivesse com suas configurações em stock... Ainda fico me questionando porque a Intel coloca um vcore tão alto... :wacko:

Falouws :cool:
 
Pq perde-se desempenho em jogos? tem alguma logica isso? nao entendi Hellman, tem como me explicar? =D vlw!

Somos dois... esse cara tem que se explicar, ou senão vão acha que ele tava noiado quando escreveu isso ai :confused:
 
Qual a maxima temperatura que chegou os cores do seu cpu nesse clock? ali na foto não está claro isso.

e qual seria maxima temperatura recomendada pra esses core i5?
 
Qual a maxima temperatura que chegou os cores do seu cpu nesse clock? ali na foto não está claro isso.

e qual seria maxima temperatura recomendada pra esses core i5?

Pelo Everest, a temperatura máxima que o i5 pode atingir é de 99ºC! :wacko:

Logicamente, ninguém quer ferver água nele... Eu não sei quanto que é o recomendável, mas quanto menos, melhor... Creio que o ideal seja manter abaixo de 70ºC.

Consegui fazer o i5 funcionar a 2720MHz (160x17) com 0.95V apenas! :eek: Tentei bootar com 0.90V, mas o Windows não carregava :no: Voltando ao teste do i5 nas condições citadas, ele passou 5 horas e meia no torture test 4 threads do Prime95 e nenhuma instabilidade. O que é melhor é que possuo performance ligeiramente superior ao i5 em stock, mas com um consumo bem mais baixo: 52W! :eek:

Este número foi conseguido pelo PSU Calculator e ele mostra que obtive uma redução de 43W no consumo do i5, em relação aos valores do mesmo em stock, nestas condições, o que é excelente visto que não perdi performance, apenas reduzi consideravelmente o consumo :)

Falouws :cool:
 
Você tem uma placa com melhores opções de over das placas disponíveis pela Asus e não sabe fazer overclock?? :slap:

Podia ter comprado uma placa-mãe mais simples e barata, teria economizado uma graninha nessa jogada ;)

Enfim, eu sei que o tópico trata de overclock do i5 pra 4GHz, mas consegui um feito legal também: estou rodando o meu i5 a 3.2GHz com apenas 1.04V! Estou rodando o Prime95 a quase 3h, sem nenhum tipo de instabilidade. Ainda testarei outros valores e só não o fiz porque estou baixando um filme agora hehe :yes:

O que eu acho engraçado é que, segundo o site medidor de consumo do PC, mesmo com ele em overclock de quase 600MHz a mais, ele está consumindo menos energia e esquentando menos do que se estivesse com suas configurações em stock... Ainda fico me questionando porque a Intel coloca um vcore tão alto... :wacko:

Falouws :cool:

Bom meu amigo, seu comentário é válido, mas tente colocar-se no meu lugar. No mês de outubro eu viajei para o paraguai com a intenção de trocar todo o meu sistema que já estava ultrapassado. Então com pouco conhecimento e bastante grana fui me aventurar, já havia cotado todos os preços no Brasil e nas lojas do paraguai. Então pensei vou comprar uma boa placa mãe para não errar, caso mais tarde eu me aventurasse pelo mundo entusiasta de hardware, e tenta-se posteriormente um overclocking no processador que escolhi. Ai imagine vc quando eu perguntei na loja sobre uma placa mãe da asus para este processador já vieram com a resposta pronta, e acredite, por apenas $266 ou equivalente a R$ 480 no Brasil. A top da Asus estava saindo pra mim por menos que uma placa básica aqui, na hora achei válida a compra, justamente por que ouvi que é muito fácil lidar com overclocking nesta placa.
A única decepção que tive depois que montei todo o sistema e procurei algum usuário experiente para colher conhecimento sobre esta placa é que eu descobri que praticamente estou sozinho com esta placa mãe, justamente por que o preço dela aqui no Brasil não é praticavel como custo benefício.
Mesmo assim lamento, fazer perguntas tolas em um forum de alto nível como este não é uma coisa sábia de se fazer, vou me virando por aqui, existe algumas opções automaticas que elevam o clock a um patamar legal. De resto é so esperar que o tempo se encarrega de trazer este conhecimento. Foi mal colegas. :confused:
 
Bom meu amigo, seu comentário é válido, mas tente colocar-se no meu lugar. No mês de outubro eu viajei para o paraguai com a intenção de trocar todo o meu sistema que já estava ultrapassado. Então com pouco conhecimento e bastante grana fui me aventurar, já havia cotado todos os preços no Brasil e nas lojas do paraguai. Então pensei vou comprar uma boa placa mãe para não errar, caso mais tarde eu me aventurasse pelo mundo entusiasta de hardware, e tenta-se posteriormente um overclocking no processador que escolhi. Ai imagine vc quando eu perguntei na loja sobre uma placa mãe da asus para este processador já vieram com a resposta pronta, e acredite, por apenas $266 ou equivalente a R$ 480 no Brasil. A top da Asus estava saindo pra mim por menos que uma placa básica aqui, na hora achei válida a compra, justamente por que ouvi que é muito fácil lidar com overclocking nesta placa.
A única decepção que tive depois que montei todo o sistema e procurei algum usuário experiente para colher conhecimento sobre esta placa é que eu descobri que praticamente estou sozinho com esta placa mãe, justamente por que o preço dela aqui no Brasil não é praticavel como custo benefício.
Mesmo assim lamento, fazer perguntas tolas em um forum de alto nível como este não é uma coisa sábia de se fazer, vou me virando por aqui, existe algumas opções automaticas que elevam o clock a um patamar legal. De resto é so esperar que o tempo se encarrega de trazer este conhecimento. Foi mal colegas. :confused:

Se eu tivesse no seu lugar, realmente teria feito o mesmo. Não comprei a Maximus III Formula justamente pelo fator preço. Peguei a Deluxe que oferece quase todas as vantagens da Maximus com o diferencial de custar um pouco menos.

Com a Maximus você pode atingir clocks maiores, já que ela deve possuir ajustes mais finos que a Deluxe, só que estes ajustes só servem pra quem realmente entende do assunto e, infelizmente, não é o meu caso...

Meu overclock é do tipo C x B: atingir a maior frequência possível usando o menor valor de vcore para reduzir o consumo em relação aos valores padrões. Foi o que fiz aqui: estou usando a mesma frequência do Phenom II X4 955, tenho uma performance bem superior e tenho um consumo bem menor que ele e que o Core i5 em stock.

O grande diferencial da Maximus em relação à Deluxe nem é o potencial de overclock em si (já que ambas provavelmente poderiam elevar a mesma CPU ao mesmo patamar de clock), mas seus extras: acessórios, softwares, tecnologias que a Maximus possui e que são apenas voltadas para a série onde ela faz parte (RoG, Republic of Games). Infelizmente é o preço que se paga por ter essas firulas a mais que a gente talvez nem chegue a usá-las...

Overclock no i5, tanto na Maximus quanto na Premium, Deluxe, EVO, PRO, etc. é a mesma coisa. Os passos a serem seguidos são os mesmos.

Fazer overclock no i5 é muito simples e fácil e na Maximus assim como na Deluxe, você pode fazer o overclock tradicional, alterando os parâmetros na própria Bios (é mais chato, mas eu prefiro assim por dar mais segurança; basicamente envolve deixar todos os parâmetros em Auto e alterar apenas o BCLK e o CPU Ratio, este último quando necessário) ou você pode usar o Asus TurboV EVO em modo Auto Tuning que, automaticamente, ajusta o clock base (BCLK) e as tensões (caso você tenha liberado para que o software pudesse mexer em tais ajustes) do núcleo e de outras partes da CPU e do PC (chipset, memórias).

Ele demora um certo tempo pra realizar a tarefa, já que ele muda o BCLK para elevar o clock da CPU e, logo em seguida, executa um teste de estresse para saber se aquela configuração está estável, mas com certeza do jeito que ele faz, o overclock será bem sucedido. Se você acha que a CPU está chegando a um nível de temperatura não muito aceitável (acima de 80º, por exemplo), você pode impedir que ele continue subindo o clock, bastando pressionar Stop assim que o PC reiniciar e o programa for reinicializado. Com esse programa, sem permitir que ele mexesse nas voltagens, eu consegui 3220MHz com estabilidade (agora eu consegui fazer o mesmo, mas alterando os parâmetros na própria Bios). Neste video você pode ter uma noção de como o Auto Tuning funciona.

Depois que atualizei minha Bios, foi disponibilizado nela um utilitário de overclock, parecido com o TurboV EVO, só que ainda mais simples de mexer: você diz a ele que tipo de overclock você pretende fazer, podendo escolhe entre 3 parâmetros (Good, Better e Turbo, senão me engano). No meu caso, eu escolhi logo o Turbo de cara e mandei o programa executar as modificações. Acredito que ele tenha feito umas 2 inicializações do PC, mas quando ele terminou, ele tinha colocado meu i5 pra trabalhar a 3.7GHz, com cooler BOX!!! :eek: :wacko:

Ainda consegui iniciar o Windows normalmente e até a fazer o teste do SuperPI, que deu 11s, mas assim que fui testar a estabilidade, o PC ficou bastante lento, sem responder. Por medidas de segurança, já que a temperatura quando a CPU estava ociosa já chegava aos 55º, eu resolvi abortar a operação... Talvez retorne a fazê-la assim que trocar de cooler, mas até lá prefiro ficar com meus 3.2GHz a 1.04V consumindo 73W ou então com meus 2720MHz a 0.95V, consumindo pouco mais de 50W (padrão da CPU em stock: 95W) :yes:

O programa da Asus também te dá a opção de ajustar manualmente alguns parâmetros, mas pra quem ainda não conhece a fundo cada um deles, o melhor mesmo é utilizar o Auto Tuning ou então o CPU Level UP, disponível apenas para as RoGs.

Falouws :cool:
 
Caro colega de forum "EagleMan", gostei muito do seu comentário, me deu mais segurança de tentar um overclocking com essa placa.
E concordo com vc, se eu tenho este equipamento, por quê não aproveitar o potencial dele, então vou aproveitar essas dicas valiosas que vc está passando e tentar um over no limite que o cooler padrão permite. Estou de olho em um novo cooler da Cooler Master para este soquete, devo adquirir em breve e com mais conhecimento vou ousar elevar mais o clock deste ótimo processador.
Agradeço pelas dicas que me deram mais segurança. Valew.
PS: Se for possível vou postar os resultados para todos apreciarem.
 
Passeando pela bios desta placa mãe descobri que existe alguns ajustes pré-gravados para elevar o clock do processador, um deles é o perfil "Crazy", que eleva o clock do processador para 3,2 Ghz e mantém outros ajustes em "auto", o v-core do processador em carga é de 1,27 v é das memórias é de 1,605 v para o clock de 1600 Mhz.
Achei esse v-core um pouco alto para um aumento tão pequeno no clock, talvez encontre ajustes melhores fazendo ajustes manuais.
Off-topic: Uma duvida está rondando a minha mente, talvez algum guru testador de placas que ronda por este fórum possa responder, será que preciso de qual clock no CPU para elevar essa gráfica ao seu desempenho top :confused:

P.S. Logo vai chegar um cooler novo para poder brincar mais de over (Cooler Master Hyper 212 Plus), espero que seja bom.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo