Cores 32bits em jogos 3D

luchten

Usuário Registrado
Olá. Quero saber se existe uma diferença real/notável pelo olho, entre jogos 3D com 32bits e 16bits. Obrigado.
 
Nas cenas com nevoeiro,coronas(aquele efeito de dispersão de luz em torno de uma lampada) e efeitos de explosão a diferença é
grande,mas no resto a diferença é pequena......
 
depende muito da sensibilidade da vista da pessoa, pouca gente sabe mas varia muito de uma pessoa pra outra a qntidade de cores q a pessoa eh capaz de enxergar, ou seja, qnto mais cores a pessoa for capaz de distinguir, mais ela nota essa diferença... pra certas pessoas faz toda a diferença usar 32bits ou 16 bits, outras nem conseguem notar.
 
pelo que eu sei o olho humano só enxerga até 17bits :(
não sei se é verdade, mais escutei isso nào sei aonde
 
Originally posted by Diablo
pelo que eu sei o olho humano só enxerga até 17bits :(
não sei se é verdade, mais escutei isso nào sei aonde
não sabia que o ser humano enxergava em binário :D
Eu boto as cores em 16 bits. quando vejo que tem coisas mal feitas aumento pra 32 bits pra ver se fica melhor, se continuar igual volto a usar 16 bits
 
Originally posted by Diablo
pelo que eu sei o olho humano só enxerga até 17bits :(
não sei se é verdade, mais escutei isso nào sei aonde

:D onde vc ouviu isso?:D Se naum me engano o olho humano tem a capacidade de enxergar 65 milhoes de cores (variando de uma pessoa pra outra como eu disse), alguma coisa assim... isso eh equivalente a 32 bits, inclusive foi por isso q se questionou a renderizaçao em mais q 32bits nessas novas placas de video, pois supostamente naum faria diferença para o olho humano...
 
ae..
agora q to usando monitor grande da pra ver nitidamente a diferença de 16 pra 32bpp.....
não é so efeitos de fumaça e similares....
mas as texturas tbm ficam "granuladas" em 16bpp.....
 
O Olho humano pode enxergar INFINITOS padrões de cores... temos uma rede contínua neste aspecto. O nosso cérebro só pode entender diferenças até um certo ponto que fica enter 64 bits color e 128 bit color entretanto.


Quanto a resolução não podemos quando jovens diferenciar padrões em uma resolução de até 11milx11mil
 
Ate onde eu sei parece que a quantidade de cores que podem ser enxergadas depende da quantidade de luz,mas não sei os valores exatos de luz para ver "x" numero de cores
 
Originally posted by OldMan
O Olho humano pode enxergar INFINITOS padrões de cores... temos uma rede contínua neste aspecto. O nosso cérebro só pode entender diferenças até um certo ponto que fica enter 64 bits color e 128 bit color entretanto.


Quanto a resolução não podemos quando jovens diferenciar padrões em uma resolução de até 11milx11mil

prefiro acreditar no documentario q eu vi no Discovery falando sobre isso... ou seja, 32 bits no maximo! :p
 
Prefiro acreditar na aula que eu tive com um neurologista especializado em visao humana e com 20 artigos publicados em congressos ao redor do mundo.
 
Cara..depois dessa vc merecia ser BANIDO..puta que piada horr'ivel...!!!!
 
Originally posted by DekerBSB
ae..
agora q to usando monitor grande da pra ver nitidamente a diferença de 16 pra 32bpp.....
não é so efeitos de fumaça e similares....
mas as texturas tbm ficam "granuladas" em 16bpp.....
Esse é o famoso Dithering, vou colocar um exemplo disso.
Esse exemplo é uma imagem de 8-bit em preto e branco comparada com uma em 256 cores. Mas de 32-bit pra 16-bit também acontece isso.
[]´s

Flávio
 

Attachments

  • dither.jpg
    dither.jpg
    13.8 KB · Visitas: 183
va em um programa de desenho e faca uma reta em degrade . salve o arquivo em 16bits e outro em 32bits , abra os 2 e coloque um do lado do outro ,o 16bits tem divisões das cores
 
pelo que eu saiba o olhoo humano pode destinguir até 178-200 tons diferentees da cor cinza...
???eu heun
 
ta bom Oldman entaum me diz porq q o modo 32 bits eh chamado true color... eh porq eh o numero de cores real, ou seja, o numero de cores q o olho humano pode destinguir... vai la na propriedades de video da sua placa de video(depende da placa,) vai ta escrito True Color 32 bits... deve ser por mera coincidencia q eh chamado assim ne... Mas naum vou discutir com vc... devo ta errado ne afinal vc eh o oniciente ne...:rolleyes: (estou sendo sarcastico mmmmhahahahah)
 
alias tem um teste q ate veio a calhar no momento no site da PCWorld q avalia um Scanner da Epson q Captura imagens na profundidade de 36bits, e se questiona qual a utilidade disso ja q o olho humano naum consegue distinguir tantas cores... "O 1200S captura imagens com profundidade de 36 bits, reconhecendo mais de 68 bilhões de cores. Trata-se de um número impressionante, mas que deve ser interpretado com certa reserva, já que o olho humano não consegue identificar tantas cores." http://pcworld.terra.com.br/pcw/testes/scanners/0018.html Da uma olhada no site pra vc ver q naum foi eu kem disse isso:rolleyes:
talvez o site tb esteja errado ne... faze oq...:D
 
Macker.........Essa do "True Color" foi sofrida,isso é nome de marketing,assim como 16bit é o "High Color" e nenhum desses nomes quer dizer coisas nenhuma.........
 
Novamente só vou falar uma coisa.... vc acredita mais na TV ou em alguém que ganha a vida com isso? Se vc tivese idéia da quantidade de besteiras que se fala na TV e revistas sobre computação vcia chorar de tajnto rir.


mídia séria... só revista da IEEE
 
Bem

Primeiramente acho que o que o Macker falou é verdade... o olho humano é capaz de distingüir no máximo 32 bits (ou 65 mi).

Falar que a mídia diz bobagens é válido, porém, quando eles falam bobagens normalmente é por que algum profissional que "ganha a vida" fazendo isso falou a suposta asneira!

O que isso quer dizer? Bem... não é por que uma pessoa faz congressos, que ela é a dona da verdade. Você prefere acreditar no que essa pessoa diz por que você não teve a capacidade de questionar se aquilo é a verdade ou se é teoria, pois DUVIDO que alguém tenha passado um tempão contando quantas cores era possível enxergar... então isso tudo é TEORIA!

e TODA TEORIA é QUESTIONÁVEL e pode ter falhas!

[]'s


P.S >> A placa de vídeo do meu olho está sem drivers... então só enxergo 16 cores em 640x480.

fui!
 
Mas voltando ao tópico, alguém sabe como o padrão de 64-128 bits vai ser usado em doom3?
 
Alguém que faz pesquisa científica . é uma fonte de conhecimento muito mais plausível que uma revista. Pergunta para um médico (especializado em olhos) e vc vai ouvir o mesmo que eu escrevi. O olho humano é um soistema continuo... não discreto.



32 bits é um limite imposto por qruitetura do computador. Dizer que o olho humano só pode ver isso é a desculpa das epmresas pra não implementar algo melhor. Se vc tiver um bit se quer acima de 32.. seu processador vai precisar de 4 vezes mais ciclos para processar.....

32 bits significa que vc só pode ver 256 níveis de azul... como temos +ou -40 milhões de bastonetes especializados em ver azul.......e nossos olhos tem uma resolução de 150 mega pixel. Podemos fazer o seguinte cálculo.

Escalando a resolução de nossos olhos na resolução de uma tela em 1024x768 temos 150 megapixel/0,7mega pixel. O que dá que temos 214 bastonetes para cada pixel do monitor. Se os bastonetes só tivessem capacidaee de ligado e desligado...veríamos 214 níveis de azul. Se eles tivessem ligado, médio e desligado ..teríamos mais de 400 nívesis... com 4 estados de sensibilidade... mais de 1000 níveis. Como eles são sistemas analógicos....tem muito mais níveis. Com 10 níveis teríamos milhões de níveis de azul, milhões de níveis de verde e milhões de níveis de vermelho.

Satisfeito?


Satisfeito?
 
skywalker, 32 bits não são 65 mil cores, isso são 16 bits.
Entre 16 -> 32 bits existem diferenças sim, levemente notáveis. Acredito que Acima de 32 Bits deva haver também diferenças, menos notáveis. As fotos de demonstração da Parhleia que rodavam com profundidade acima de 32 bits estavam muito mais coloridas que qualquer outra que eu ja vi, mesmo meu desktop estando a apenas 32 bits. Eu não sei qual é o limite de cores do olho, mas se eu fosse chutar um valor, eu chutaria muito, muito alto por que é só você olhar pra um objeto que está na sua frente agora, e ver a quantidade de tonalidades que ele possui...
 
E aliás... se não pudéssemos ver mais de 32 bit color..porquê será que os monitores e placas de vídeo da Silicon Graphics são 48 bit color a vários anos? As wildCat da 3dLabs também...

E alguém já viu o termo true color fora do windows? Alguém acredita que um termo inventado pela M$ seja realidade?



Em quem vc acredita... no site do Terra..ou na Silicon Graphics.. que inventou os gráficos para PC?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo