O problema todo se resume em um ponto: x-ray. 1.6 e Source não tinham esse recurso e o choro era bem menor.
Agora o recurso é usado pelos moleques delirantes em fóruns de internet como prova definitiva de cheat. Existem profissionais de análise de demos de 15 anos de idade, provando, em velocidade 0.25 no vídeo do YouTube, que aquele movimento realizado pelo jogador é artificial, fundamentando a tese com todo o seu conhecimento empírico. Quando o movimento parece natural, então o cheat foi atualizado e está reproduzindo comportamentos humanos.
Inclusive vou dar aqui uma informação de primeira mão: Guardian e Olofmeister não estão lesionados. Eles fingiram as lesões para tirarem um tempo para desenvolver, cada um ao lado de seu coder privado, cheats que vão balançar a cena toda.
Eu gostaria de ter tempo para ficar assistindo às minhas demos com x-ray ligado e gravar uma compilação de quantas vezes eu lockei inimigo atrás de parede e fiz movimentos com o mouse que podem ser interpretados como cheat. Se acontece com jogador medíocre, imagine com jogador profissional que conhece cada pixel do map.