• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

CPI do mouse, jogos FPS e sensibilidade in-game: o que é mais preciso?

Tsuki119

"Aprendedor" de periféricos
Registrado
** Espero que esse não seja o subfórum errado. Fiquei na dúvida entre esse e o de jogos de PC, mas acho que aqui minha pergunta pode ser melhor respondida. Afinal, o wetto ronda por aqui. **

De uns tempos pra cá tenho estudado um pouco sobre o funcionamento de um mouse de forma bem geral. Entendo o básico do básico sobre CPI e como um sensor funciona. Mas tenho esbarrado em algumas questões difíceis de responder, e uma delas é sobre o CPI do mouse, jogos FPS e sensibilidade in-game.

Digamos que o nível de sensibilidade que eu queira usar para jogar um jogo FPS (ex: CS:GO), já levando em conta a resolução do meu monitor, FOV in-game, WPS, etc., seja equivalente a 800 CPI.

Dentre as seguintes opções existe uma que traga mais benefício para a precisão do cursor ou que apresente menos chances de problemas de rastreio? Ou se as diferenças são irrelevantes e vai depender mesmo é do estilo de jogo de cada um?
  1. Alto CPI + baixa sensibilidade in-game. ex: 4.000 CPI e 0.2 sens. (4000 * 0.2 = 800)
  2. Baixo CPI + alta sensibilidade in-game. ex: 400 CPI e 2.0 sens. (400 * 2.0 = 800)
  3. CPI alvo + sensibilidade in-game neutra. ex: 800 CPI e 1.0 sens. (800 * 1.0 = 800)
Pouquíssimas pessoas defenderam a opção nº 3, mas ela é a que me parece fazer mais sentido se o que estou buscando é qualidade de rastreio (evitando/reduzindo jitter, pixel skipping, etc.), já que as contagens não seriam pós-processadas pelo jogo para mudar artificialmente a sensibilidade (mult. '1.0', raw data 'on') e um valor não interpolado seria usado in-game.

Seria porque algum eventual erro de interpolação não seria muito perceptível, já que uma contagem fora do lugar alteraria a visão em valores ínfimos de um radiano no espaço 3D?

A maioria MESMO das pessoas ficava entre a opção nº 1 e nº 2, dizendo que o cursor aparentava se mover de forma mais fluida, principalmente na opção nº 1. Mas nos dois casos me parece haver algum tipo de interpolação, porque o CPI "natural" que o mouse envia ao PC é alterado artificialmente por software. É realmente melhor assim ou é preferencia pessoal/costume? Estou deixando muitas variáveis de lado?
 
As opções 2 e 3 estão corretas. A 1 que é perigosa.

Primeiro de tudo, nunca, jamais opere na CPI/DPI máxima do seu mouse, grande maioria é alcançada através de artifícios diversos (ex: interpolação) ou até mesmo forçando o sensor, não através do rastreio natural.

Mais do que CPI, você deve buscar acima de tudo um sensor de alta qualidade para o seu mouse, que não venha a ser mal feito, mal implementado, ter aceleração adicional (Laser) ou angle-snapping

Um exemplo que posso dar é o CM Storm Octane. Ele usa um sensor que opera até no máximo 2000 CPIs, o AVAGO 3050. Tecnicamente, se ele fosse um bom mouse, a empresa teria feito ele também com 2000 DPIs, mas infelizmente não é acontece. Os dados de rastreio de 2000 CPI são enviados para a controladora do mouse, que realiza a multiplicação de valores (o que além de acrescentar, multiplica também todo e qualquer tipo de distorção) para chegar a um valor similar a 3500 DPIs.

Por isso, ele opera bem numa CPI/DPI Real dele (500):

q25ZVK.jpg


E adquire mal de parkinson em 3500 DPIs, uma DPI falsa alcançada através de interpolação:

PuDtBM.jpg


É importante mencionar que no exemplo acima, o sensor continua trabalhando em 2000 CPIs, enquanto a controladora que multiplica estes valores para ter 3500 DPIs.

Mas, em bons mouses a CPI tem que ser equivalente à DPI, salvo casos de interpolação negativa, que é a divisão de valores (ex: dividir os valores 800 CPIs pela metade para ter o equivalente a 400 DPIs) e não é nociva à precisão do mouse.

Outro fato é que mesmo excelentes sensores (no caso o Pixart PMW 3310, do Steelseries Rival), tem uma qualidade de rastreio inferior nas CPI/DPIs mais altas:

jitter_snap.jpg


E por último, mas não menos importante, a CPI de um mouse é diretamente relacionada à Velocidade Máxima de Rastreio. Quanto mais você aumenta a CPI, menor ela fica, e isso é perigoso especialmente em casos onde jogadores tem que dar aquela "puxada" violenta para mirar em alguém que está atrás ou em algum lugar.

Segue abaixo um exemplo de um "travesti gamer", o Multilaser MO191, que usa interpolação junto com um sensor AVAGO 5050, que não é bom para jogos.

sFu6Ae.jpg

9nLUSX.png

0fxAZU.jpg


O valor de 0.49m/s é ridículo, você mal tenta mirar em alguém e o sensor do mouse já começa travar por estar operando acima do limite de rastreio dele.

O mesmo acontece em outros sensores, um AVAGO 9800 de 8200 DPIs também opera com uma velocidade máxima de rastreio bem baixa quando você coloca ele no seu valor máximo.

Por isso, colocar a CPI/DPI máxima do mouse com um valor de sensibilidade mínimo, é estupidez.

Tecnicamente, a opção número 3 é a mais correta e recomendada para mouses de alta qualidade, mas a número 2 que proporciona maior velocidade máxima de rastreio, sendo o ideal para mouses de baixa qualidade, mesmo que possa criar distorções.

Afinal, é melhor o rastreio ter distorção do que a mira ir pra p*** que o pariu ou travar quando você move o mouse rápido demais.
 
Última edição:
Wetto, isso é bem falado em vários locais, mas mesmo assim não consigo entender muito bem qual é a diferença de DPI e CPI, especificamente. Utilizo 400 dpi no meu alcor, com 2.2 de sensibilidade e padrão windows. Isso seria ruim, teria alguma melhor opção?
 
Obrigado pela explicação, wetto. Bem fácil de acompanhar.

Eu não fazia ideia dessa relação inversa entre CPI e velocidade máxima de rastreio. Você pode explicar um pouco mais a respeito ou recomendar algum texto sobre o assunto? Pode ser em inglês também.

Também não entendi bem a diferença entre CPI e DPI. Pelo que entendi, CPI = unidades contadas pelo sensor do mouse, sem processamento, e DPI = unidades contadas que são entregues efetivamente ao PC depois do processamento pela MCU do mouse. Assim a diferença entre os dois seria a existência de interpolação positiva/negativa. É isso? (Se puder explicar um pouco sobre isso ou recomendar algum texto também, serei muitíssimo grato)
 
Wetto, isso é bem falado em vários locais, mas mesmo assim não consigo entender muito bem qual é a diferença de DPI e CPI, especificamente. Utilizo 400 dpi no meu alcor, com 2.2 de sensibilidade e padrão windows. Isso seria ruim, teria alguma melhor opção?

O sensor de um mouse (independente se é laser ou ótico), é uma espécie de microcâmera de baixíssima resolução, mas com uma capacidade absurda de tirar fotos em sequência.

Tx8Nms.jpg


Cada contagem feita pelo sensor, é uma comparação de uma foto atual e anterior para então detectar se houve movimento no mouse. Quando se diz que um mouse faz 400 CPI, ele está fazendo 400 comparações (C, Counts) de imagens a cada (P, Per) polegada (I, Inch) que você move ele.

jaY2ig.jpg


Estas Contagens, por sua vez, são enviadas e convertidas pela controladora do mouse, que depois envia para o seu computador, o qual move o cursor 400 Dots (pontos na tela, se preferir é um tipo de "Pixel") para cada (P, Per) polegada (I, Inch) que você moveu o mouse.

Quanto maior a resolução do seu monitor, maior o número de Dots ("Pixels") que ele possui. Por isso, 400 DPIs pode ser bom em 1024x768, mas considerado inadequado para muitos em 1920x1080.

8pKgZp.png


Resumidamente, o sensor do seu mouse SEMPRE trabalha com CPI, mas esta é convertida em DPI pois é este o valor que o seu computador utiliza. Para maior precisão elas deveriam ser proporcionais (1 CPI = 1 DPI), embora na prática as coisas podem ser diferentes devido a diferentes tipos de Interpolação (Positiva ou Negativa).

A quantia de fotos que são tiradas e comparadas (CPI) e o número de Dots que o mouse se move pela tela (DPI), não tem relação com a qualidade de rastreio, que está muito mais relacionada à qualidade das imagens tiradas e a precisão do sistema que faz a comparação destas imagens.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resumidamente:

CPI é o valor no qual o sensor do seu mouse trabalha.

DPI é o valor que o seu computador reconhece.

O seu CM Storm Alcor só tem 4 CPIs nativas: 800-1600-3200-4000. Ele não trabalha nativamente em 400 DPIs, sendo esta alcançada por Interpolação Negativa.

Assim como você consegue fazer uma foto que está em 4 Megapixels diminuir para 2 Megapixels sem acrescentar nenhuma distorção, você pode fazer o mesmo em CPIs no caso de Intepolação Negativa. Ao dividir os valores de rastreio de 800 CPIs pela metade, você consegue o que seria equivalente a 400 DPIs sem nenhuma perda de precisão.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

O problema, mora no caminho inverso. Quando um sensor tem, por exemplo, 2000 CPIs (AVAGO 3050) e o mouse (CM Storm Octane) tenta alcançar um valor de DPI superior ao seu limite do sensor.

O que acaba acontecendo? O mouse acaba operando muito bem em uma DPI real:

vvla4p.jpg


Opera mais ou menos em 2000 DPIs, que é a CPI máxima do sensor e que deveria ser a DPI máxima do mouse, mas não é:

NXt2bh.jpg


E adquire Mal de Parkinson em 3500 DPIs, que é um valor falso alcançado através de Interpolação Positiva, processo similar ao Zoom Digital que há em câmeras.

DjSEtQ.jpg
 
Última edição:
Wetto, obg pela ótima explicação! Muito boa mesmo, sem dúvidas agora.
 
@wetto, aproveitando a deixa do amigo e continuando no assunto sobre mouses.

Meu kinzu v1 depois de 5 anos morreu (reconhece e desreconhece na usb e o botão esquerdo passou a ser o direito e vice versa), consegui achar um kinzu v2 pro e comprei, sabe me dizer se o 2 utiliza o mesmo sensor da primeira versão ou realmente é uma versão melhorada?

Antes de comprar até pesquisei outros mouses, mas não achei nenhum na mesma pegada e mesmo tamanho do kinzu (pequeno), me parece que está na moda fabricar mouse em tamanhos maiores e com uma pegada estranha, em relação a minha mão é claro.
 
@wetto, aproveitando a deixa do amigo e continuando no assunto sobre mouses.

Meu kinzu v1 depois de 5 anos morreu (reconhece e desreconhece na usb e o botão esquerdo passou a ser o direito e vice versa), consegui achar um kinzu v2 pro e comprei, sabe me dizer se o 2 utiliza o mesmo sensor da primeira versão ou realmente é uma versão melhorada?

Antes de comprar até pesquisei outros mouses, mas não achei nenhum na mesma pegada e mesmo tamanho do kinzu (pequeno), me parece que está na moda fabricar mouse em tamanhos maiores e com uma pegada estranha, em relação a minha mão é claro.

O Kinzu v1 é a mãe do Angle-Snapping, Jesuis Cristo...

Qoak7.jpg


Pra jogar jogos com mapas "planos" onde você tem que mirar quase sempre na mesma altura (vários mapas de CS 1.6), ele pode até ser interessante, mas longe de mim jogar Battlefield 4 ou qualquer jogo que precise mirar na diagonal com um troço desses...

Enfim, o Kinzu v2 Pro utiliza um sensor diferente, o Pixart PAN 3305DKH, que já não é mais utilizado em mouses atuais. Ele tem um rastreio decente, sem angle-snapping, mas uma velocidade máxima de rastreio meio baixa, de apenas 2m/s. Mouses atuais devem operar em pelo menos 3m/s em valores como 800 DPIs, caso contrário podem falhar ou a mira ir pra p*** que o pariu em "puxadas" rápidas que podem ser dadas em jogos de FPS, algo que infelizmente acontece com o Kinzu v2.

692afcc2_Enotus800.jpeg


Não use ele em 3200 DPIs!

Também, ele não possui uma opção para ativar o angle-snapping, então vai achar ele bem diferente do modelo anterior.

--------------------------------------------------------------------------------

Enfim, ele é um mouse bem durável, mas em questão de sensor, há uma gigantesca gama de mouses melhores, até o próprio Kinzu v3 é melhor que ele e tem o novo sucessor dele e do Kana, o Steelseries Rival 100.

ijvvis.jpg

 
Obrigado pela explicação, wetto. Bem fácil de acompanhar.

Eu não fazia ideia dessa relação inversa entre CPI e velocidade máxima de rastreio. Você pode explicar um pouco mais a respeito ou recomendar algum texto sobre o assunto? Pode ser em inglês também.

Vamos usar um exemplo figurativo, seu mousepad teria uma largura de 25.4 centímetros, ou melhor dito, 10 polegadas.

Quando você mover o seu mouse da lateral esquerda até a lateral direita em 400 CPIs, ele vai fazer cerca de 4000 contagens (ou seja, vai tirar 4000 fotos e comparar elas) até o final do mousepad, o que vai dar um certo trabalho para ele, principalmente se você fizer isto rapidamente.

Agora, vamos colocar 800 CPIs. Ao invés de apenas 4000 contagens, o sensor do mouse terá que fazer cerca de 8000 contagens até o final do mousepad. Agora, imagine se estas contagens tiverem que ser feitas em menos de 1 segundo devido a um movimento rápido?

Vamos então pular para 3200 CPIs. Agora, o sensor terá que fazer 32.000 contagens em menos de 1 segundo devido a um movimento rápido da sua mão. Se ele for um sensor topo de linha, talvez ele será capaz de captar o movimento rápido realizado, mas e se não for?

Daí, acontece isso:

wnUt0C.jpg

JTx3KC.png


O sensor acaba deixando de rastrear boa parte do mousepad e no primeiro caso, até enlouquecendo o rastreio, quando na verdade, o que deveria ter acontecido era isto:

6bLE1v.png
 
Última edição:
O Kinzu v1 é a mãe do Angle-Snapping, Jesuis Cristo...

Qoak7.jpg


Pra jogar jogos com mapas "planos" onde você tem que mirar quase sempre na mesma altura (vários mapas de CS 1.6), ele pode até ser interessante, mas longe de mim jogar Battlefield 4 ou qualquer jogo que precise mirar na diagonal com um troço desses...

Enfim, o Kinzu v2 Pro utiliza um sensor diferente, o Pixart PAN 3305DKH, que já não é mais utilizado em mouses atuais. Ele tem um rastreio decente, sem angle-snapping, mas uma velocidade máxima de rastreio meio baixa, de apenas 2m/s. Mouses atuais devem operar em pelo menos 3m/s em valores como 800 DPIs, caso contrário podem falhar ou a mira ir pra p*** que o pariu em "puxadas" rápidas que podem ser dadas em jogos de FPS, algo que infelizmente acontece com o Kinzu v2.

692afcc2_Enotus800.jpeg


Não use ele em 3200 DPIs!

Também, ele não possui uma opção para ativar o angle-snapping, então vai achar ele bem diferente do modelo anterior.

--------------------------------------------------------------------------------

Enfim, ele é um mouse bem durável, mas em questão de sensor, há uma gigantesca gama de mouses melhores, até o próprio Kinzu v3 é melhor que ele e tem o novo sucessor dele e do Kana, o Steelseries Rival 100.

ijvvis.jpg

Grato pela explicação, vou receber o mouse essa semana. Como já estou acostumado com a pegada do kinzu, e o v2 é um pouco melhor como citado por vc, creio que vou me adaptar tranquilo.

Mas depois de ler fiquei tentado a pegar o rival 100, vou dá uma pesquisada e qualquer coisa compro um e deixo o kinzu de reserva.

Edit: Infelizmente ainda não tem a venda no BR, pelo menos não achei. Teria que comprar na amazon ou ebay, +- R$200 com frete, fora as taxas que com certeza vai ter.
Caso saiba de alguma loja em terras tupiniquins que venda me avise, vou vê com um amigo que talvez viaje para a terra do tio sam se ele traz um pra mim.
 
Última edição:
Wetto, essa questão da mira ficar "doida" , ir pra pqp, acontece no meu mouse, um alcor(firrmware fps, 400dpi, 1000hz), do nada eu dou uma puxada brusca no mouse e a mira decola. Tem como se resolver isso?

Ps.: utilizo 2.2 de sensi no joguinho(CSGO) e sensibilidade padrão no windows, com aprimorar precisão de ponteiro OFF
 
Wetto, essa questão da mira ficar "doida" , ir pra pqp, acontece no meu mouse, um alcor(firrmware fps, 400dpi, 1000hz), do nada eu dou uma puxada brusca no mouse e a mira decola. Tem como se resolver isso?

Ps.: utilizo 2.2 de sensi no joguinho(CSGO) e sensibilidade padrão no windows, com aprimorar precisão de ponteiro OFF

Tens como verificar se isto também ocorre em 800 DPIs?

Diminua a sensibilidade para 1.1 e tente usar uma CPI nativa do sensor, pode ser algum problema com a interpolação negativa do sensor, embora isto não deveria acontecer...
 
Esse assunto é muito interessante. Não sabia da questão de não poder utilizar o mouse na CPI/DPI máxima.

@wetto
Tenho um Bloody V4 mas não sei qual o sensor dele. Fiz umas pesquisas agora e não consegui informações. Quero saber para poder colocar na CPI/DPI correta e utilizar desse modo.
Você sabe ou conhece algum programa que mostre todas as especificações no mouse, incluindo o sensor e tudo o mais?

A caráter de informação, uma aba que tem na caixa do mouse:
7bpNL4v.jpg
 
Última edição:
Vou mais um vez aproveitar este tópico.

@wetto, estou em um dilema.
Como havia citado, recentemente meu kinzu v1 buggou e foi pro saco, adquiri outro kinzu (pro edition) no calor do momento não me atentei que era o mesmo (v1), pensei se tratar do v2.

Logo depois que li seu texto, sobre os bugs do kinzu e tal, fiquei até meio decepcionado de ter voltado para o mesmo mouse em pleno 2016, com várias opções no mercado.

O grande porém é que tenho a mão um pouco pequena, não consigo utilizar mouses grandes (rival, DA, etc), qual seria o mouse mais adequado para mim? Você me recomendou o rival 100, porém ele não vende no BR, teria alguma indicação de mouse que venda aqui no BR com o "meu" perfil?
 
O grande porém é que tenho a mão um pouco pequena, não consigo utilizar mouses grandes (rival, DA, etc), qual seria o mouse mais adequado para mim? Você me recomendou o rival 100, porém ele não vende no BR, teria alguma indicação de mouse que venda aqui no BR com o "meu" perfil?

Krew, dá uma olhada no G100s (117 x 63 x 37mm) e no G302 (115 x 65 x 37mm). Em termos de tamanho eles são muito parecidos com o kinzu v1 (117 x 64 x 36 mm ). Também tem o G300 (115 x 72 x 37mm) mas em termos de qualidade eu creio que os outros 2 são melhores. Não conheço outros mouses com dimensões parecidas.
 
Krew, dá uma olhada no G100s (117 x 63 x 37mm) e no G302 (115 x 65 x 37mm). Em termos de tamanho eles são muito parecidos com o kinzu v1 (117 x 64 x 36 mm ). Também tem o G300 (115 x 72 x 37mm) mas em termos de qualidade eu creio que os outros 2 são melhores. Não conheço outros mouses com dimensões parecidas.

Olhei aqui e gostei do G100s, parece ter uma pegada no estilo que uso. O G302 acheio ele um pouco alto.
Vou ver se vendo ou devolvo o kinzu e pego um desse, to pensando aqui o que faço.

Aquele CM Alcor é grande né? Vi bons comentários sobre ele.
 
Vou mais um vez aproveitar este tópico.

@wetto, estou em um dilema.
Como havia citado, recentemente meu kinzu v1 buggou e foi pro saco, adquiri outro kinzu (pro edition) no calor do momento não me atentei que era o mesmo (v1), pensei se tratar do v2.

Logo depois que li seu texto, sobre os bugs do kinzu e tal, fiquei até meio decepcionado de ter voltado para o mesmo mouse em pleno 2016, com várias opções no mercado.

O grande porém é que tenho a mão um pouco pequena, não consigo utilizar mouses grandes (rival, DA, etc), qual seria o mouse mais adequado para mim? Você me recomendou o rival 100, porém ele não vende no BR, teria alguma indicação de mouse que venda aqui no BR com o "meu" perfil?
Recebi um email ontem, informando que tinha novidades da Steelseries na Gamerhouse. Olhei agora e eles tem a venda o Rival 100 Black.
 
Recebi um email ontem, informando que tinha novidades da Steelseries na Gamerhouse. Olhei agora e eles tem a venda o Rival 100 Black.

Valeu man, foda e o preço dele, R$329 num mouse que custa seus $40 obamas.
Acho que vou esperar um pouco pra fazer esse investimento.
 
Valeu man, foda e o preço dele, R$329 num mouse que custa seus $40 obamas.
Acho que vou esperar um pouco pra fazer esse investimento.
À vista sai 296,10, mas preço Brasil, com o dólar no preço que está, produto lançamento, fica caro mesmo. Aguarde um pouco que pode ser que baixe.
 
Tens como
verificar se isto também ocorre em 800 DPIs?

Diminua a sensibilidade para 1.1 e tente usar uma CPI nativa do sensor, pode ser algum problema com a interpolação negativa do sensor, embora isto não deveria acontecer...

2.2 * 400DPI = 880(eDPI, digamos assim) ; 1.1 * 800 DPI = 880eDPI, porém desse segundo modo, sinto mouse diferente de 400 dpi, algo como um "smooth", não sei se me entendes.

Wetto, você que participa de varios tópicos aqui, sabe me dizer onde posso encontrar um topico relacionado a problemas de pc/placa mae/memoria ram??
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo