• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

Boa tarde pessoal,

Estou com uma dúvida em relação a cpu coolers, antes de ter meu PC atual eu tinha um i5 6400 com um WC DeepCool Captain 240. E ele rodava tudo com a temperatura MUITO baixa.
Resolvi vender o pc e montar um novo, mas fiz besteira na hora de montar e usei um WC PCYes! Sangue Frio 120mm com um Ryzen 5 3600. Em stock ele tá rodando a 57°C e dependendo o jogo chega a 70°C-80°C.
Se for fazer algum teste (cinebench/burntest) ou até exportar algum arquivo no Premier, facilmente a temperatura passa dos 85°C.

Estava pensando em jogar esse WC fora e colocar um aircooler da deepcool gammaxx GT ou GTE ou um coolermaster 212 e colocar mais umas fans no gabinete e fazer um push and pull no cooler. Vocês acham que ficaria um pouco melhor?
Qual modelo vocês me recomendariam?

-- Edit
Aqui pra vocês verem a curva de temperatura do meu CPU, ela fica dando uns picos de 50 a 60°C em stock.
testetemp.png


Não fiz nenhum OC, está rodando a 3950 MHz

Não sei dizer se o wc pode estar com algum problema, acho que só testando com outro cooler para ter certeza.

A qualidade do chip depende da loteria do silício.
Parece que dependendo do lote tem usuários com chips aquecendo acima da média.
Veja relatos aqui e aqui.

Tem tópicos de usuários relatando temperaturas altas também.
Veja tópicos aqui e aqui.
Veja um tópico mas com o 2600 e Gammaxx aqui.
 
Última edição:
Que loucura, nas review do tomhardware o Scythe Mugen 5 e o Fuma não é muito superio, inclusive é praticamente igual ao Gammax 400, o que vejo que tem superioridade é o be quiet!

Pesquisando melhor, acho que não estou entendendo o review do tomhardware, nos outros sites os Scythe são bem superiores.
Olha o Mugen 5 na cola do Noctua NH-D15:
8409_28_scythe-fuma-rev-cpu-cooler-review.png


Olha a distância entre o Gammaxx GT e o Noctua NH-D15:
temp_oc_wprime.png
 
Não sei dizer se o wc pode estar com algum problema, acho que só testando com outro cooler para ter certeza.

A qualidade do chip depende da loteria do silício.
Parece que dependendo do lote tem usuários com chips aquecendo acima da média.
Veja relatos aqui e aqui.

Tem tópicos de usuários relatando temperaturas altas também.
Veja tópicos aqui e aqui.
Veja um tópico mas com o 2600 e Gammaxx aqui.
Mais pra frente vou ver se compro um Air Cooler bacana pra fazer um teste, mas por enquanto consegui baixar a voltagem pra 1,1V e colocar 4,2 GHz, rodar testes de estresse e o PC manter em torno de 85-90°C. Consegui baixar na média de 7°C só trocando a pasta térmica.
 
Boa noite pessoal, gostaria de uma ajuda com um problema que surgiu recentemente. Atualmente estou utilizando um Ryzen 5 1600X em uma placa mãe MSI B350 Gaming Pro Cabon, e para resfriamento um WC Maelstrom 240T. Contudo, o WC começou a apresentar uns barulhos estranhos e estou com receio dele pifar e causar um estrago maior, além de estar fora da garantia. Então, resolvi procurar recomendações de aircoolers e dei uma passada no tópico de indicações para escolher um que me atenda agora e em um futuro UP de processador (pretendo adquirir os Ryzen série 4). Pelo que notei alguns dos mais indicados são o Gammaxx GTE, Gammaxx GT, Hyper 212, Scythe Mugen 5 e Scythe Fuma 2. As faixas de preço variam bastante e no momento isso não é um impeditivo, mas sim qual dos vai cair bem e não bater em nada. Como podem ver na imagem, a MOBO possui esses dissipadores, além das memórias serem um pouco altas e também ter coolers exaustores na parte superior e traseira do gabinete. Qual dos modelos vocês acham que me atenderia melhor agora e futuramente? no momento não faço over mas posso vir a fazer.

OBS: GABINETE NZXT H500i, CPU TOWER COOLER = 165mm

FHuFhO6.jpg
 
alguém pode indicar algum air cooler com torre dupla 120mm barato? queria substituir meu hyper 212 turbo por algo mais parrudo
 
Boa noite pessoal, gostaria de uma ajuda com um problema que surgiu recentemente. Atualmente estou utilizando um Ryzen 5 1600X em uma placa mãe MSI B350 Gaming Pro Cabon, e para resfriamento um WC Maelstrom 240T. Contudo, o WC começou a apresentar uns barulhos estranhos e estou com receio dele pifar e causar um estrago maior, além de estar fora da garantia. Então, resolvi procurar recomendações de aircoolers e dei uma passada no tópico de indicações para escolher um que me atenda agora e em um futuro UP de processador (pretendo adquirir os Ryzen série 4). Pelo que notei alguns dos mais indicados são o Gammaxx GTE, Gammaxx GT, Hyper 212, Scythe Mugen 5 e Scythe Fuma 2. As faixas de preço variam bastante e no momento isso não é um impeditivo, mas sim qual dos vai cair bem e não bater em nada. Como podem ver na imagem, a MOBO possui esses dissipadores, além das memórias serem um pouco altas e também ter coolers exaustores na parte superior e traseira do gabinete. Qual dos modelos vocês acham que me atenderia melhor agora e futuramente? no momento não faço over mas posso vir a fazer.

OBS: GABINETE NZXT H500i, CPU TOWER COOLER = 165mm

FHuFhO6.jpg

Eu uso um Scythe Fuma 2 no 9900K o bichinho é parrudo e tem uma excelente compatibilidade com memorias e dissipadores do VRM. dá pra usar os slots de memorias sem problemas.
O Mugen 5 tbm deve ser bom e com boa compatibilidade. Mas como não testei não posso opinar a respeito.
 
Eu coloquei o cooler do Akasa Venom no Gammax 400 como secundário, será que tem problema devido ele ter mais CFM? Ou até piora..
 
Eu coloquei o cooler do Akasa Venom no Gammax 400 como secundário, será que tem problema devido ele ter mais CFM? Ou até piora..
Se for muito forte provavelmente com o tempo irá danificar o sistema hidráulico do de menor rotação devido a força empregada, se puder deixar os dois na mesma rotação constante, aí não teria problemas maiores.
 
O medusa não tem fixação pra AM4.

Na verdade ele tem suporte pra AM4, se ele for antigo, basta pedir o kit de fixação pra eles. Comprei o meu antes de lançar os ryzen, pois tinha um 6700k, mas quando peguei um ryzen, mandei mensagem pro suporte no BR pedindo o kit pra AM4, e no mesmo dia me pediram o endereço para calcularem o frete e eu depositar o valor antes do envio, no fim paguei menos de 15,00 pelo kit pagando apenas o frete.
 
Na verdade ele tem suporte pra AM4, se ele for antigo, basta pedir o kit de fixação pra eles. Comprei o meu antes de lançar os ryzen, pois tinha um 6700k, mas quando peguei um ryzen, mandei mensagem pro suporte no BR pedindo o kit pra AM4, e no mesmo dia me pediram o endereço para calcularem o frete e eu depositar o valor antes do envio, no fim paguei menos de 15,00 pelo kit pagando apenas o frete.

Eu tenho um Akasa Venom, vi que tem o kit de fixação, só que é mais antigo, será que eles enviam também?

Estava olhando de comprar o Mugen 5, só que acho que vai pegar nas memórias da minha mobo (B450M Steel Legend).
 
Eu tenho um Akasa Venom, vi que tem o kit de fixação, só que é mais antigo, será que eles enviam também?

Estava olhando de comprar o Mugen 5, só que acho que vai pegar nas memórias da minha mobo (B450M Steel Legend).

Não sei, mas é fácil você saber, basta mandar um e-mail para o comercial@akasa.com.br , acredito que através dele você consegue ver se possuem algum kit. Eu revi aqui o e-mail que mandei, foi em julho do ano passado, e na verdade paguei exatamente R$17,79 pelo frete pela JadLog, e do dia que mandei o primeiro e-mail até o dia que recebi o código de rastreio, se passaram apenas 5 dias, então achei bem rápido. Fora a questão do valor, paguei apenas o frete, e no ML eu encontrava o kit por valores bem maiores, coisa de 3 vezes o que paguei somando o frete.

Só sei que o suporte da Akasa no BR foi muito melhor do que eu esperava, eles estão de parabéns.

E quanto ao Medusa, apesar do tamanho, não esbarra nas memórias, e o achei bem eficiente, consegue manter o 3600 com boas temperaturas mesmo em dias quentes, aqui costuma ficar na media de 60-65 no máximo jogando. Como consegui o kit a um preço tão baixo, vou ficar com ele um bom tempo ainda, e não vejo necessidade de mudar, devo pegar um ryzen 8/16 futuramente, e o Medusa que vai segurar, porque só troco ele quando não tiver mais suporte para algum socket futuramente.
 
Não sei, mas é fácil você saber, basta mandar um e-mail para o comercial@akasa.com.br , acredito que através dele você consegue ver se possuem algum kit. Eu revi aqui o e-mail que mandei, foi em julho do ano passado, e na verdade paguei exatamente R$17,79 pelo frete pela JadLog, e do dia que mandei o primeiro e-mail até o dia que recebi o código de rastreio, se passaram apenas 5 dias, então achei bem rápido. Fora a questão do valor, paguei apenas o frete, e no ML eu encontrava o kit por valores bem maiores, coisa de 3 vezes o que paguei somando o frete.

Só sei que o suporte da Akasa no BR foi muito melhor do que eu esperava, eles estão de parabéns.

E quanto ao Medusa, apesar do tamanho, não esbarra nas memórias, e o achei bem eficiente, consegue manter o 3600 com boas temperaturas mesmo em dias quentes, aqui costuma ficar na media de 60-65 no máximo jogando. Como consegui o kit a um preço tão baixo, vou ficar com ele um bom tempo ainda, e não vejo necessidade de mudar, devo pegar um ryzen 8/16 futuramente, e o Medusa que vai segurar, porque só troco ele quando não tiver mais suporte para algum socket futuramente.

Vou mandar para ver se tem algo, eu tenho esse guardado que usei pouco: http://www.akasa.com.tw/update.php?...&type_sub=Retail cooler&model=AK-CCX-4002HPV4

E quando usava, era no i7 2600k e conseguia bons resultados, porém acabei quebrando o suporte para o Intel.
 
Não sei, mas é fácil você saber, basta mandar um e-mail para o comercial@akasa.com.br , acredito que através dele você consegue ver se possuem algum kit. Eu revi aqui o e-mail que mandei, foi em julho do ano passado, e na verdade paguei exatamente R$17,79 pelo frete pela JadLog, e do dia que mandei o primeiro e-mail até o dia que recebi o código de rastreio, se passaram apenas 5 dias, então achei bem rápido. Fora a questão do valor, paguei apenas o frete, e no ML eu encontrava o kit por valores bem maiores, coisa de 3 vezes o que paguei somando o frete.

Só sei que o suporte da Akasa no BR foi muito melhor do que eu esperava, eles estão de parabéns.

E quanto ao Medusa, apesar do tamanho, não esbarra nas memórias, e o achei bem eficiente, consegue manter o 3600 com boas temperaturas mesmo em dias quentes, aqui costuma ficar na media de 60-65 no máximo jogando. Como consegui o kit a um preço tão baixo, vou ficar com ele um bom tempo ainda, e não vejo necessidade de mudar, devo pegar um ryzen 8/16 futuramente, e o Medusa que vai segurar, porque só troco ele quando não tiver mais suporte para algum socket futuramente.
legal saber que tem suporte brasileiro da akasa, so falta ter produtos a venda novamente agora, pq quase n acha, especialmente cooler
 
Vou mandar para ver se tem algo, eu tenho esse guardado que usei pouco: http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/cpu.product.tpl&no=181&type=CPU coolers&type_sub=Retail cooler&model=AK-CCX-4002HPV4

E quando usava, era no i7 2600k e conseguia bons resultados, porém acabei quebrando o suporte para o Intel.

É um bom cooler ainda, quem sabe não tem, já é um gasto a menos.

E seria bacana vc dar um retorno aqui depois, para ver se o atendimento que recebi ainda continua mesmo após quase uma ano, porque se eles ainda continuam dando essa atenção para os brasileiros, certamente vão continuar no topo da minha lista de preferência na hora das compras. ^^

legal saber que tem suporte brasileiro da akasa, so falta ter produtos a venda novamente agora, pq quase n acha, especialmente cooler

Sim, muito legal. Espero que continuem assim, e como você falou, renovem o estoque e quem sabe trazem ainda mais produtos da marca no futuro, pois seria muito bom a gente ter mais opções.
 
Alguma dica pra tirar o backplate da asus x370 prime pro pra colocar o do gammax gte? Tá muito colado e difícil de tirar...
 
É um bom cooler ainda, quem sabe não tem, já é um gasto a menos.

E seria bacana vc dar um retorno aqui depois, para ver se o atendimento que recebi ainda continua mesmo após quase uma ano, porque se eles ainda continuam dando essa atenção para os brasileiros, certamente vão continuar no topo da minha lista de preferência na hora das compras. ^^



Sim, muito legal. Espero que continuem assim, e como você falou, renovem o estoque e quem sabe trazem ainda mais produtos da marca no futuro, pois seria muito bom a gente ter mais opções.

Enviei pela manhã e responderam em pouco tempo. Resposta:
Não temos o kit AM4 para esse modelo de cooler no momento e devido ao cenário atual, todos os pedidos de peças de reposição estão suspensos. Estamos no aguardo da normalização o mais breve possível. Agradecemos a compreensão.
Atenciosamente
Equipe Akasa.

Apesar da resposta negativa, gostei do atendimento e atenção. Não tenho muito o que reclamar já que fiz a compra do cooler à mais de 4 anos, apesar de ter usado pouco devido a eu mesmo ter quebrado o suporte para o meu Intel.
 
Se eu fosse duvidar de alguma coisa desse fan, não seria nem os 53 cfm, seria esse ruído dele, duvido muito que seja só isso

então, eu tenho esses fan aqui kkkkkkkkkkkkk ele são bem silenciosos, mas tenho minhas duvidas aos 53cfm, não parece
 
Enviei pela manhã e responderam em pouco tempo. Resposta:


Apesar da resposta negativa, gostei do atendimento e atenção. Não tenho muito o que reclamar já que fiz a compra do cooler à mais de 4 anos, apesar de ter usado pouco devido a eu mesmo ter quebrado o suporte para o meu Intel.

Pois é, o atendimento deles é rápido.

Quanto a resposta dele, é como vc falou, o cooler já é antigo, então a chance de ter o suporte em estoque é baixa, fora que como disseram, nesse cenário atual fica ainda mais difícil eles conseguirem te ajudar.

Mas assim que essa pandemia passar, envie um novo e-mail, talvez consigam o suporte pra você, não custa tentar. ^^

PS: Talvez você consiga pelo menos o suporte pra Intel, que ai você poderia usá-lo se voltar pra Intel algum dia, ou até mesmo vender, pois com o suporte fica mais fácil achar comprador.
 
Não sei dizer se o wc pode estar com algum problema, acho que só testando com outro cooler para ter certeza.

A qualidade do chip depende da loteria do silício.
Parece que dependendo do lote tem usuários com chips aquecendo acima da média.
Veja relatos aqui e aqui.

Tem tópicos de usuários relatando temperaturas altas também.
Veja tópicos aqui e aqui.
Veja um tópico mas com o 2600 e Gammaxx aqui.

tem q baixar a voltagem da cpu, provavelmente ta chegando a 1.4v ai esquenta mesmo, aqui com 1.25v e o gammaxx 400 não passa dos 70°C, fiz um push pull e caiu pra 65°C

Mais pra frente vou ver se compro um Air Cooler bacana pra fazer um teste, mas por enquanto consegui baixar a voltagem pra 1,1V e colocar 4,2 GHz, rodar testes de estresse e o PC manter em torno de 85-90°C. Consegui baixar na média de 7°C só trocando a pasta térmica.

quente demais tem coisa errada, pega um gammaxx de 120-130 reais (recomendo o 400 por tem ventoninha de 73cfm) e seja feliz, aqui com pushpull ta batendo 75°C no blender
 
Valeu a ajuda galera, depois de uma pesquisa acabei me decidindo pelo Scythe Fuma 2, ótimo custo benefício e não deve nada pros tops que custam o dobro dele. Valeu mesmo. Quando chegar posto um review e mostro a diferença entre o H80i v2


E ae, cara? Chegou seu Fuma 2?

Estou curioso pelo review que vc prometeu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo