[AJUDA] CPU e cooler instável e Pc desligando.

metaloz

know-it-all Member
Registrado
Desde ja agradeço qualquer parecer ,opinião ou hipótese que venha me ajudar. Tenho meu PC há 4 anos mais ou menos com a Cpu sendo core i5 4670 3,4 Ghz e nunca tive problemas semelhantes antes, em idle meu PC se comporta normalmente tenho acompanhado as temperaturas pelo aplicativo CPUID hardware monitor, em idle fica 35 a 37º normal pois o cooler é de fabrica(uma porcaria eu sei), mas faz dois dias que algo começou a desandar, enquanto estou jogando a CPU começa o trabalho em estresse como sempre fazia mas em alguns momentos o cooler dispara a rodar como se estivesse esquentando muito, mas de acordo com CPUID não passa dos 82º coisa que antes há 3 anos isso acontecia normalmente quando em grande estresse sem reiniciar meu PC, entao fiz uma limpeza retirando poeira e talz, retirei as memorias limpando com borracha branca e quando fui iniciar...nao dava vídeo, ligava mas não dava vídeo(sem Bipe), dei uma pesquisada e alguns relatam de pino entortado da cpu mas fui la novamente desencaixei e encaixei as memorias e ligou normalmente, e não era mal encaixe ou alteração dos slots pois eu repeti esse procedimento 3 vezes em um dia, se eu tocar nas memórias o Pc não da video mas seu fizer um pouquinho de força empurrando mesmo estando ja encaixadas corretamente o PC volta a funcionar normalmente. Mas a treta é a instabilidade da Cpu, é muito brusca as elevadas de estresse e as vezes fica oscilando, não é como a GPU que trabalha em idle e estresse com temperaturas quase pré-determinadas a Cpu oscila instavelmente e quando a ventoinha "canta alto" meu PC reinicia.

OBS: quando meu PC desligou na última vez pus meu dedo no dissipador logo após o ocorrido não sei se é importante relatar isso mas a temperatura parecia normal.



EDIT:
sT8HpXb.jpg
qixWpUV.jpg
 
Última edição:
Uma coisa que notei é o Vcore que tá alto 2.000.
Vai na Bios e baixa para 1.150, isso vai ajudar a baixar a temperatura.

Baixa o HWMonitor (monitora temperatura da CPU, GPU).

Baixa o Aida64 Extreme, vai no menu "Ferramentas", "teste de estabilidade do sistema", deixe marcado as opções "strees FPU" e "stress GPU", na barra a baixo (1) deixe marcado somente CPU, CPU Core#1, Core#2, Core#3 e Core#4 e dê "Start", deixe o teste rodando por 30min.

Depois poste o Vcore, temperatura do CPU e GPU Max.
 
Os meus i5-7400 e i7-7700K eu deixo nesse Vcore.
Algumas placas mãe jogam o Vcore do processador próximo ao limite máximo, vc vai fazer o inverso, vai jogar o Vcore próximo ao limite mínimo.
Isso não danifica o processador.
 
obrigado pela ajuda, tentei fazer o teste que me pediu mas...fiquei receoso pois olha o que deu:
sMSmYYq.jpg

em apenas poucos minutos :feelbad:
notei duas coisas apos abrir este tópico a ventoinha ta trabalhando como sempre mas soprando pouco calor mesmo em grande estresse, será que é a pasta térmica ou dissipador?
quando acesso a Bios a temperatura é mais alta do que mostrados nos monitores (algo em torno de 44-45º)mas receio que enquanto navego na Bios a Cpu trabalha também não ficando em idle, tentei mexer na Bios no Vcore mas fiquei com receio pois sou leigo nisso, chequei CPU core Voltage= Auto, quando mudo para CPU core Voltage override=manual aparece opções de mudança de 0.001 V até 1.920 V, é isso que sugeriu que eu mudasse?

OBS: minha placa-mãe é uma B85M-G-ASUS
segue outras imagens apos o teste de 8 minutos
w77BZfk.jpg
Zh3tBYt.jpg

 
fiz um teste rapido novamente Aida64 Extreme pois a temperatura ta batendo 90º em 2 minutos e meio vendo o Vcore no CPU-Z deu 1.110 V em idle 0.708 V
 
obrigado pela ajuda, tentei fazer o teste que me pediu mas...fiquei receoso pois olha o que deu:
sMSmYYq.jpg

em apenas poucos minutos :feelbad:
notei duas coisas apos abrir este tópico a ventoinha ta trabalhando como sempre mas soprando pouco calor mesmo em grande estresse, será que é a pasta térmica ou dissipador?
quando acesso a Bios a temperatura é mais alta do que mostrados nos monitores (algo em torno de 44-45º)mas receio que enquanto navego na Bios a Cpu trabalha também não ficando em idle, tentei mexer na Bios no Vcore mas fiquei com receio pois sou leigo nisso, chequei CPU core Voltage= Auto, quando mudo para CPU core Voltage override=manual aparece opções de mudança de 0.001 V até 1.920 V, é isso que sugeriu que eu mudasse?

OBS: minha placa-mãe é uma B85M-G-ASUS
segue outras imagens apos o teste de 8 minutos
w77BZfk.jpg
Zh3tBYt.jpg

 
fiz um teste rapido novamente Aida64 Extreme pois a temperatura ta batendo 90º em 2 minutos e meio vendo o Vcore no CPU-Z deu 1.110 V em idle 0.708 V

O que tudo indica é o cooler.
O problema do coolerbox Intel é que ele é controlado pelo Windows. Eu acredito que houve alguma atualização que alterou o controle das fans.
Vc tem duas opções a primeira e mais viável, é vc comprar um cooler decente, a segunda é vc modificar o coolerbox pra que ele fique sempre em 100%, fazendo uma alteração básica (veja o vídeo).


Sobre o Vcore, qdo vc deixa ele no AUTO o Windows altera o Vcore constantemente e quase sempre próximo ao limite máximo. Eu já prefiro deixar o Vcore próximo ao mínimo. Essa alteração não danifica o PC, o máximo que acontece é dar TELA AZUL, se der é só vc reinicia
 
O que tudo indica é o cooler.
O problema do coolerbox Intel é que ele é controlado pelo Windows. Eu acredito que houve alguma atualização que alterou o controle das fans.
Vc tem duas opções a primeira e mais viável, é vc comprar um cooler decente, a segunda é vc modificar o coolerbox pra que ele fique sempre em 100%, fazendo uma alteração básica (veja o vídeo).


Sobre o Vcore, qdo vc deixa ele no AUTO o Windows altera o Vcore constantemente e quase sempre próximo ao limite máximo. Eu já prefiro deixar o Vcore próximo ao mínimo. Essa alteração não danifica o PC, o máximo que acontece é dar TELA AZUL, se der é só vc reinicia

ola novamente Diego, cara ta estranho essa coisa, no CPUID hwmonitor HOJE especificamente chovendo na minha região em idle a CPU esta em 30~34º, como assim?? se fosse pasta térmica não deveria ta alto mesmo em idle?
sobre o cooler eu sei que é uma bosta, mas faz sentido o teu comentário pois esse problema iniciou apos a ultima atualização do meu sistema (Windows 7 ainda)
vou fazer isso do cooler até poder comprar um melhor, gostaria que me indicasse um cooler CXB que ja venha com pasta térmica, óbviamente não para agora ja que esse mês apertarei o cinto, mas terei que trocar isso de qualquer forma. Espero algo em torno 100 R$.
 
OBS: é normal mesmo a temperatura da picos de temperatura? por exemplo como eu disse a temp aqui ta entre 32~34º, mas o monitor sempre mostra picos de 48~50º mesmo em idle.
 
ola novamente Diego, cara ta estranho essa coisa, no CPUID hwmonitor HOJE especificamente chovendo na minha região em idle a CPU esta em 30~34º, como assim?? se fosse pasta térmica não deveria ta alto mesmo em idle?
sobre o cooler eu sei que é uma bosta, mas faz sentido o teu comentário pois esse problema iniciou apos a ultima atualização do meu sistema (Windows 7 ainda)
vou fazer isso do cooler até poder comprar um melhor, gostaria que me indicasse um cooler CXB que ja venha com pasta térmica, óbviamente não para agora ja que esse mês apertarei o cinto, mas terei que trocar isso de qualquer forma. Espero algo em torno 100 R$.
 
OBS: é normal mesmo a temperatura da picos de temperatura? por exemplo como eu disse a temp aqui ta entre 32~34º, mas o monitor sempre mostra picos de 48~50º mesmo em idle.

Tá normal essa temperaturas, o meu i5 parado fica em 38~42ºC. Vc deve ficar preocupado com temperaturas altas 80~90ºC.
Cara eu uso no meu i5-7400 o Coolermaster DP6, é um cooler barato R$ 40, vc pode ir na Bios e deixar ele em 100% de rotação.
No BF1 meu processador não passa de 75ºC, temperatura essa num gabinete MINI-ITX (Raidmax Atomic), veja no Google o tamanho do gabinete.
 
Tá normal essa temperaturas, o meu i5 parado fica em 38~42ºC. Vc deve ficar preocupado com temperaturas altas 80~90ºC.
Cara eu uso no meu i5-7400 o Coolermaster DP6, é um cooler barato R$ 40, vc pode ir na Bios e deixar ele em 100% de rotação.
No BF1 meu processador não passa de 75ºC, temperatura essa num gabinete MINI-ITX (Raidmax Atomic), veja no Google o tamanho do gabinete.
obrigado Diego pelas respostas, fiz uma coisa aqui que me permitiu ficar confuso e com uma talvez falsa ideia de resolução, antes deixe esclarecer.
Havia 2 problemas: o crítico que era a ventoinha disparar de repente e o PC reiniciar, e o misterioso que as vezes era o PC nao dar video ao reiniciar ou ligar.
o segundo suspeito que corrigi retirando dois pentes de memoria RAM de marcas diferentes ficando com apenas 12GB da Kingston, só irei ter certeza depois de dias de funcionamento do PC mas hoje ja reiniciei varias vezes e funcionou
normalmente.
O problema crítico não tenho certeza se a causa eram essas memorias, hoje me arrisquei a jogar durante 2horas meu Skyrim cheio de mods e para minha surpresa o PC não reiniciou e as temperaturas o maximo foi de 82ºC, coisa que antes ficava assim mesmo ou seja
minha CPU sempre foi esquentadinha, mesmo com tampa aberta. Notei uma coisa muito importante também, uma diferença que antes enquanto jogava de repente a ventoinha disparava freneticamente e o PC reiniciava, parecia como se de repente a ventoinha ligasse em modo maximo, mas agora ela esta mais gradativa, eu acho que pode ser muitos fatores a causa do aquecimento brusco, um deles eu removi que eram os 2 pentes de memorias de marca diferente, os demais vou ter comprar um cooler melhor e uma pasta termica boa. Ainda vou fazer testes, irei postar aqui caso o problema aconteça ou não aconteça novamente.
 
CORRIGINDO, acabei de fazer um breve teste de estresse na CPU, tenho quase certeza que o problema deve ser ou pasta termica e dissipador, ou a ventoinha que faz barulho de tanto girar mas não sinto o ventinho quente saindo dela mais, na dúvida vou ter que trocar ambos.
 
Olá, perai.
Vc tá com 12gb? Qtos pentes de Mem Ram vc tá usando agora? (Ex.: 2x4gb + 1x4gb).

Pq to perguntando. Vc não pode misturar dual channel com single channel, dá conflito no chip controlador.
Se for a configuração que dei exemplo, retire o pente de 4gb separado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo