• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

CPU esquentando demais no Linux

TR Venator

New Member
Registrado
Recentemente comecei a migrar pro Linux (POP!_OS), mas percebi que a minha CPU está esquentando muito mais do que costuma esquentar no Windows 10. Chega até quase 70ºC sem nenhuma carga pesada (só navegando na internet, por exemplo), enquanto no Windows o máximo que eu já registrei foi por volta de 58-61º enquanto rodava dois antivírus ao mesmo tempo. Alguém tem ideia do que pode ser e como resolver? Uso um Ryzen 7 3700X e o Cooler que estou usando é um AIO Gammax L240 V2. Monitoro a temperatura pelo Psensor.
 
veja s tem algo usando processamento, e por fim mude plano de energia deve ter modo economico
 
veja s tem algo usando processamento, e por fim mude plano de energia deve ter modo economico
Nada além do Sistema rodando (e o navegador, Firefox), mas a temperatura raramente fica abaixo de 50ºC. Não consigo colocar um print aqui...

Existem planos de energia no Linux? Procurei algum comando no terminal e não achei nenhum kkkkkk
 
img-f58d2305.png


 
Recentemente comecei a migrar pro Linux (POP!_OS), mas percebi que a minha CPU está esquentando muito mais do que costuma esquentar no Windows 10. Chega até quase 70ºC sem nenhuma carga pesada (só navegando na internet, por exemplo), enquanto no Windows o máximo que eu já registrei foi por volta de 58-61º enquanto rodava dois antivírus ao mesmo tempo. Alguém tem ideia do que pode ser e como resolver? Uso um Ryzen 7 3700X e o Cooler que estou usando é um AIO Gammax L240 V2. Monitoro a temperatura pelo Psensor.
Qual kernel q vc tá? Até pouco tempo as temperaturas eram reportadas erroneamente. O meu aqui em "idle" e um gammax 400 tá em 50º
 
Qual kernel q vc tá? Até pouco tempo as temperaturas eram reportadas erroneamente. O meu aqui em "idle" e um gammax 400 tá em 50º
Acho que o mais recente, porque instalei tem umas duas semanas só. Mas então, é mais ou menos essa a temperatura que fica em idle mesmo, só que eu tô acostumado com a CPU ficar entre 38º e 40º em idle, não 50/55º kkkkkkk (principalmente porque isso significa que sempre que se eu abro só o navegador ela sobre ainda mais... e o Linux supostamente era pra ser mais leve). Geralmente uma temperatura alta assim eu vejo em jogos ou quando eu tô usando o Blender ou fazendo um scan completo do PC e a CPU tá com 80% de uso.

Agora eu tô trabalhando, mais tarde eu vou ver o que o amigo ali em cima comentou certinho. E vejo a versão do Kernel também.
 
Acho que o mais recente, porque instalei tem umas duas semanas só.
Mesmo sendo o PopOs mais recente, creio que ele venha com versões de kernel bem velhas.

Mas então, é mais ou menos essa a temperatura que fica em idle mesmo, só que eu tô acostumado com a CPU ficar entre 38º e 40º em idle, não 50/55º kkkkkkk (principalmente porque isso significa que sempre que se eu abro só o navegador ela sobre ainda mais... e o Linux supostamente era pra ser mais leve). Geralmente uma temperatura alta assim eu vejo em jogos ou quando eu tô usando o Blender ou fazendo um scan completo do PC e a CPU tá com 80% de uso.
Então, nunca cheguei a ver isso no windows (até pq não uso), mas essa temperatura que mencionei é com algumas centenas de abas abertas e outras coisas, mas com uso de CPU na casa dos ~5%. Em load, a temperatura vai pra casa dos 75~76º.

Outro detalhe importante, vc tá se baseando pelo Tdie, né?
 
Mesmo sendo o PopOs mais recente, creio que ele venha com versões de kernel bem velhas.
Hmm, sabia não! Vou dar uma olhada nisso.
Então, nunca cheguei a ver isso no windows (até pq não uso), mas essa temperatura que mencionei é com algumas centenas de abas abertas e outras coisas, mas com uso de CPU na casa dos ~5%. Em load, a temperatura vai pra casa dos 75~76º.
O meu fica na casa dos 50 sem fazer absolutamente nada, mas quando eu abro o Firefox imediatamente os ventiladores da CPU começam a rodar mais rápido e a temperatura sobe ainda mais. Segundo o Psensor chegou a bater 71º no máximo.
Outro detalhe importante, vc tá se baseando pelo Tdie, né?
Isso mesmo.
 
O meu fica na casa dos 50 sem fazer absolutamente nada, mas quando eu abro o Firefox imediatamente os ventiladores da CPU começam a rodar mais rápido e a temperatura sobe ainda mais. Segundo o Psensor chegou a bater 71º no máximo.
Já acompanhou o uso de CPU quando isso acontece? Pode ser alguma extensão ou algo do firefox puxando CPU. Aqui no chrome só tenho uso de CPU quando tô em alguma página bem pesada com JS ou vendo vídeos em 4k.
 
Já acompanhou o uso de CPU quando isso acontece? Pode ser alguma extensão ou algo do firefox puxando CPU. Aqui no chrome só tenho uso de CPU quando tô em alguma página bem pesada com JS ou vendo vídeos em 4k.
Nada, às vezes o system monitor registra até 0% de uso, mas no geral fica ali com 2/3%, usando no YouTube ou mesmo no DuckDuckGo. É exatamente por isso que eu tô achando tão estranho... Espera só eu descobrir como colocar um print da tela aqui que eu posso até mostrar kkkkkk.

Eu acabei de lembrar que já que já vi algumas vezes um dos núcleos da CPU pular de 0 pra 100% duma vez só, por meio segundo, e voltar ao normal. Eu tava pensando se não podia ser algum driver que eu não instalei por ser noob ainda... Mas não achei nada na internet até o momento.
 
Eu acabei de lembrar que já que já vi algumas vezes um dos núcleos da CPU pular de 0 pra 100% duma vez só, por meio segundo, e voltar ao normal.
Pode ser isso que tá ocasionando esses pulos de temperatura. O ideal era vc ver a média de temperatura enquanto usa, picos momentâneos assim não representam muita coisa nem são motivos de preocupação.

Eu tava pensando se não podia ser algum driver que eu não instalei por ser noob ainda... Mas não achei nada na internet até o momento.
Não, tem nada disso de instalar driver não. No máximo instalar algum módulo pra monitorar temperatura da mobo (a depender da mobo), mas é irrelevante pra o caso em questão aqui.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo