• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Cross HD4890 - Phenom II vs Core i5

Direu

PSN ID: LeonhartBr
Registrado
RadeonHD2900XT_CF3.jpg


Salve pessoal!

Primeiramente, não sei ao certo a qual parte do fórum seria mais adequado criar este tópico, se os Modera considerarem melhor, podem movê-lo para a area de placas de vídeo.

Bom a umas 2 semanas atrás perdi outra mobo AMD, então resolvi pegar um kit LGA 1156 para ver como ele se comportava frente ao kit AM3 que eu tinha anteriormente.
A config que eu tinha até alguns dias atrás se tratava de uma Crosshair III + Phenom II 965, junto com o Cross de HD4890.

Bem os resultados de testes do Cross com kit AMD que disponibilizarei aqui na verdade não são do kit AM3 que eu tinha até alguns dias atrás, mas sim do kit AM2+ que eu possuía quando fiz o Cross no início deste ano de 2010.
Com o kit AM2+ o clock do CPU era um pouco menor frente ao kit AM3 (3.6Ghz contra 3.8Ghz respectivamente), apesar de que em testes que fiz quando adquiri o kit AM3, não notei praticamente nenhuma melhora no desempenho em jogos com o Cross, sendo que a taxa de frames havia melhorado geralmente entre 1 a 2 FPS em alguns jogos apenas.

Outro ponto importante, nos testes com kit AM2+ eu utilizei o CCC 10.2, contra o CCC 10.9 dos testes atuais com LGA 1156.
Apesar da grande distância entre as versões de driver, por testes que fiz quando adquiri o PII 965 BE em par com memos DDR2 1066Mhz (na época era o CCC 10.4 ou próximo) não notei aumento de performance por este quesito.

Resolvi não postar screens dos testes pois dá mais trabalho (e gasta mais tempo), além de tornar mais cansativa a visualização e muitas vezes as imagens nao carregarem corretamente (imageshack não é mais o mesmo de antes).
Se por acaso fizerem questão de alguns testes com o CCC 10.2 ou das screens dos testes posso providenciar conforme eu possuir tempo, mas na minha opinião, não vejo necessidade.


Plataforma LGA 1156

Bom um breve comentário sobre ela.

Até agora gostei do que vi, no geral, melhor em quase todos os sentidos.
O driver da controladora AHCI da Intel é muito melhor, este modo nos chipsets AMD é meio "bugado", lento para carregar o Sistema Operacional e de confusa instalação em determinados momentos. No site da AMD existe um installer automático do AHCI para Win 7 que nem sequer funciona corretamente (ao menos não funcionou para mim).
O cache dos processadores Core ix da Intel são muito mais rápidos, principalmente o L2 e L3, além da controladora de memória ser muito melhor também, gerando quase o dobro das taxas que eu conseguia com o Phenom II.

A montagem do CPU é simples e descomplicada, devo confessar que o sistema de fixação do CPU é muito bom, só continuo não gostando do sistema de encaixe do cooler Box, muito frágil.

O CPU em sí roda bem frio, com o Zalman 9700 Led, em Stock a 1.15v, rodando o Prime95 as temps ficavam entre 40ºC a 46ºC.
Com overclock para 3.8Ghz (que não é o resultado final) a 1.20v, rodando o mesmo teste do Prime95 as temps ficaram entre 50ºC a 56ºC, deixando assim ainda uma bela e larga margem para aumento de clock e voltagem sem limitação de temperaturas.


Crossfire HD4890

No kit AM2+/AM3, sempre utilizei o Cross combinado com mobos 790FX/SB750, sendo assim, rodando a Dual PCI-E 2.0 @ 16x.
Já no kit LGA 1156 o Cross roda a Dual PCI-E 2.0 @ 8x, e pelo que pude notar até agora, não tive nenhuma perda de desempenho com este Cross...muito pelo contrário.


Configurações utilizadas nos testes

AMD
M3A79-T Deluxe 790FX/SB750
Phenom II 940 BE @ 3.6Ghz Core/2.2Ghz IMC/2.0Ghz HT Link
2x 2GB DDR2 1066Mhz 5-5-5-15-2t
Western Digital Velociraptor SATA II 10k RPM 150GB (OS)
Samsung Spinpoint F1 103UJ SATA II 7.5k RPM 1TB (jogos)
Crossfire HD4890 @ Stock - PCI-E 2.0 @ 16x
Creative X-Fi Titanium
Catalyst 10.2
Windows 7 Ultimate x64

Intel

P7P55D Deluxe P55
Core i5 760 @ 3.8Ghz Core/2.9Ghz Uncore/DMI 3.2Ghz
2x 2GB DDR3 1450Mhz - 8-9-9-24-1t
Western Digital Velociraptor SATA II 10k RPM 150GB (OS)
Samsung Spinpoint F1 103UJ SATA II 7.5k RPM 1TB (jogos)
Crossfire HD4890 @ Stock - PCI-E 2.0 @ 8x
Creative X-Fi Titanium
Catalyst 10.9
Windows 7 Ultimate x64

Resultados

3DMark Vantage - Performance Preset

AMD
CPU: 12.446
GPU: 17.724
Score: P16025

Intel
CPU: 17.008
GPU: 18.939
Score: P18.416

------------------------------------------
Crysis 1.21
1680x1050 - Very High - DX10 - NoAA

AMD
Min: 29
Avg: 47

Intel
Min: 40
Avg: 55

------------------------------------------
Crysis Warhead
1680x1050 - Enthusiast - DX10 - NoAA

AMD
Min: 28
Avg: 51

Intel
Min: 39
Avg: 52

------------------------------------------
Call of Juarez Patch DX10
1680x1050 - High - ShadowMap 2048x2048 - Shadows Quality Normal - MSAA4x

AMD
Min: 25
Avg: 82

Intel
Min: 27
Avg: 82

------------------------------------------
Far Cry 2
1680x1050 - Ultra High - DX10 - AA4x

AMD
Min: 69
Avg: 88

Intel
Min: 67
Avg: 91

------------------------------------------
Lost Planet Extreme Condition v1.4
1680x1050 - All High/DX10 - AA4x - AF16x

AMD
Snow: 79
Cave: 110

Intel
Snow: 79
Cave: 109

------------------------------------------
Street Fighter IV
1680x1050 - All High/Highest - AA8x - AF16x - Extra Touch OFF


AMD
Avg: 175

Intel
Avg: 182
 
Última edição:
Diferença MUITO pouca ou impressão? Pelo custo de cada plataforma, AMD se saiu mto bem, e eu pensando que nisso AMD levaria uma surra?
 
Diferença MUITO pouca ou impressão? Pelo custo de cada plataforma, AMD se saiu mto bem, e eu pensando que nisso AMD levaria uma surra?

É só no Crysis que realmente existiu uma diferença bem expressiva, no restante ficou na mesma.
Acho que isso varia da engine do jogo depender muito ou não do CPU.
 
Seria legal se tivesse feito com os dois CPUs no mesmo clock, mas deu pra ver que a diferença é praticamente inexistente. Parabéns pela iniciativa. :yes:
 
Com driver diferente fica embaçado querer fazer comparação, posta suas impressões mesmo com a troca pq review em cima disso não vai ter muita base
 
Com driver diferente fica embaçado querer fazer comparação, posta suas impressões mesmo com a troca pq review em cima disso não vai ter muita base

Como citei, já havia feito testes com outro driver além do CCC 10.2 no Phenom II, inclusive fiz com o CCC 10.9 só que com somente 2GB DDR3, e os resultados no Crysis e Warhead foram os mesmos que obtidos anteriormente com o CCC 10.2, não cheguei a testar outros jogos.

Além disso, todos os jogos que testei já foram lançados a muito tempo, qualquer melhoria que estes poderiam ter via driver já foram implementadas em versões muito anteriores ao CCC 10.2, além do fato da ATI ter praticamente "esquecido" as HD4xxx com o lançamento das HD5xxx no final do ano passado.
 
Última edição:
Eu esperava uma margem mais expressiva os resultados do i5, mas como bem disse o Direu depende muito da engine.
 
Apesar de eu também estar um pouco decepcionado com os resultados, temos que raciocinar o seguinte: Se um core i5 750 @ 3.8ghz não representou muitos ganhos em relação ao Phenon II @ 3.6 significa que o PII nesse clock tava tocando decentemente esse cross, não que o i5 750 não possa mais.

Para afirmar isso são necessários mais testes, tipo overclockando as vgas no cross pra uns 925/1000, coisa que qq 4890 aguenta só para ver se o há ganhos diretos e proporcionais à medida em que as gpus vão subindo, se houver, então já saberemos que era o rendimento esperado do cross já o apresentado desde o PII.

O teste do overclock das vgas é contumaz elucidativo, pois além de testar se há potencial da cpu, ainda se pode aferir a que ponto pci-e @8x é gargalo para as gpus, já que se afirma haver perdas de até 10% em cada gpu no caso de multigpu 8x+8x.

De toda sorte, o fps mínimo no Crysis foi um ganho absurdo e decisivo para o gameplay. Creio que esses ganhos se manifestarão à medida que jogos cpu_bound forem testados, tipo GTA4, Dirt, Grid, Dirt2, Formula 1 2010 (**** cpu_bound), Civilization V, entre outros.
 
Última edição:
pq comparar i5 com Phenom II 940 BE si para jogos a maioria sai a mesma coisa ??? simplesmente pq jogos dependo muito mais da VGA do que a CPU!
deveria comparar usando CINEBENCH 11 para teste a CPU alves de jogos
 
Última edição:
pq comparar i5 com Phenom II 940 BE si para jogos a maioria sai a mesma coisa ??? simplesmente pq jogos dependo muito mais da VGA do que a CPU!
deveria comparar usando CINEBENCH 11 para teste a CPU alves de jogos

a maior parte dos usuários desse forum está interessado em jogos, e um Crossfire de HD4890 só serve para jogos, e ele fez um comparativo nesse cenário, nenhum problema ai, em muitos jogos, tendo CPU de certo nível, a performance vai ser definida pela VGA mesmo...

mas bons ganhos no Crysis
 
EX : vou comprar i7 950 não para jogos e sim para coisas que usam CPU ex : converte videos,editar imagens e ETC...
 
Ótimo review, poderia testar as VGAs em clocks iguais. A diferença foi quase nula, apenas no Crysis houve uma diferença significativa nos fps mínimos. Faz alguns testes com outros Benchmarks se possivel
 
Vlw pessoal, obrigado a todos pelos comentários.

Em jogos no geral realmente não houve ganho, já nos 2 Crysis a diferença realmente ficou bem grande.

Sobre testar as VGA's em overclock, aqui fica impossível pois a 2ª HD4890 é um modelo de fabricação da XFX, sem o VRM digital presente na versão de referência da ATI. Com isso, fazer overclock nesta placa é bem difícil, ela não aguenta nem 900Mhz, trava logo ao tentar rodar um jogo/bench.
Testar outros jogos no Phenom II não é mais possível pois não possuo mais a plataforma (até porque a mobo queimou).
Caso queiram posso testar outros jogos com o Cross + Core i5, só citar o jogo e caso eu tiver realizo o teste assim que possível.

Sobre testes em demais aplicativos que não sejam jogos, principalmente na área de renderização é sabido que os processadores Intel são melhores, se não me engano até mesmo os Core 2 Quad são levemente superiores ao Phenom II, e a linha Core ix possui um rendimento ainda melhor.
 
Cara como vi que a diferença não é grande e quase nada (não existe gargalo). Apenas engine que faz uso da CPU por ser mais forte é que deu diferença!

Você me animou a fazer o Cross aqui, e eu pensando em mudar pra i5 760 tb por causa de cross e aproveitar pra testar esse socket LGA 1156 (meu ultimo intel foi o E2140 :lol:).

Abçs!
 
Nos Crysis :lol: os fps mínimos deram uma diferença até considerável.

Tem como testar no Mafia II ou no GTA IV? Esses games são bastante influenciados pela CPU, correto?
 
mt bom os testes,só fiquei mais na febre...kkkk
 
To saindo da minha assinatura e migrando pro I7950, espero que valha a pena.
*bons testes.
 
depois ficam me falando pra não fazer sli com amd

olha aí q diferença pífia.
até parece q eu vou gastar R$600 trocando combo pra ganhar 5% de diferença ou 10fps no crysis

acho q se vc testar com um world in conflict e GTA4 a diferença vai ser bem maior.
 
- Amigo belo teste de sua parte mano, parabéns.

- vc usou over nas placas de vídeo ???, por que aqui estava usando um crossfire até ontem (vendi a xfx), de 2x 4890, 1º slot estava a sapphirre 2gb vapor-x e no 2º slot a XFX 1gb (sem ser a capada), e fiz o teste no 3dmark vantage e deu 15080 pontos de GPU, estava tudo em stock, é normal esse results ???, se sim somente caso tenha feito over né.
olha o print , a configuração é a da ass.
http://lh3.ggpht.com/_vcQb0CJOUl8/TOV65VBwLCI/AAAAAAAABEg/tUgWjBm366k/s800/vantege.png

grato.
 
- Amigo belo teste de sua parte mano, parabéns.

- vc usou over nas placas de vídeo ???, por que aqui estava usando um crossfire até ontem (vendi a xfx), de 2x 4890, 1º slot estava a sapphirre 2gb vapor-x e no 2º slot a XFX 1gb (sem ser a capada), e fiz o teste no 3dmark vantage e deu 15080 pontos de GPU, estava tudo em stock, é normal esse results ???, se sim somente caso tenha feito over né.
olha o print , a configuração é a da ass.
http://lh3.ggpht.com/_vcQb0CJOUl8/TOV65VBwLCI/AAAAAAAABEg/tUgWjBm366k/s800/vantege.png

grato.

tem uma boa queda de performance quando se usa VGAs diferentes, ja constatei isso a mto tempo quando fiz um CF de 3870, recomendo a vc trocar uma das VGAs e fazer um OC no CPU, vc ta usando qual Drivers? Windows formatado e HD desfragmentado?
 
Penssava que não dava para fazer Cross nos soquets da intel...
E como eu esperava o i5 ganhou.
 
e eu num vejo a hora de da uma desapertada nas contas e pega otra 4890 vapor-x e manda um cross aki
 
tem uma boa queda de performance quando se usa VGAs diferentes, ja constatei isso a mto tempo quando fiz um CF de 3870, recomendo a vc trocar uma das VGAs e fazer um OC no CPU, vc ta usando qual Drivers? Windows formatado e HD desfragmentado?

- Então é isso mesmo, estava a usar o catalist 2 antes desse ultimo 10.2 (n lembro agora), tinha acabado de formatar win7 64bits versão gamer, o HD não havia desfragmentado, estou a usar RAID 0 em 2 samsumgs de 1 gb cada, não achei necessário, enfim, uma delas ja vendi a XFX, daqui a um mês + ou - vou tentar vender a sapphirre e quero pegar 2x 6870:wub:, tomara que eu consiga.

tenho que trabalhar muito.
vlw mano abrass.:wave:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo