Agora sim, com uma máquina potente instalei e joguei Crysis Warhead até o final e posso dizer que continua sendo o melhor FPS já feito até hoje.
Mesmo achando meio convardia esse tipo de comparação técnica, aí vai detalhes sobre.
2 jogos da mesma época.
Gráficos Textura:
CoD4: Possue gráficos muito bons e shaders bem aplicados.
Crysis: Sem comentários.
Diferença: O que mais pesaria nesse quisito são as texturas dos mapas, CoD4 possuem mapas menores que do Crysis (muito menores), ou seja, Crysis exige muito mais memória e uma programação muito mais dinâmica pra aproveitar os recursos da memória ao armazenar suas texturas.
Gráficos iluminação:
CoD4: Normal, inclusive o mapa utiliza iluminação estática.
Crysis: Sem comentário, só o fato de utilizar transições em tempo real é notavel a utilização de uma tecnologia muito mais avançada nesse quisito.
Diferença: Como foi descrito, Crysis usa tecnologia de iluminação dinâmica muito mais avançada e portanto, exige um HW muito mais preparado.
Fisica:
CoD4: Hehehe, dá até dó de comenta, Ragdoll, a chamada fisica pré-programada.
Crysis: ... só o fato de você interagir com 90% do cenário já dá pra ter uma noção que poca coisa não deve ser.
Diferença: Fisicas pré-programadas são instruções já eleboradas prontas para serem executadas, ao contrário de calculos em tempo real de um objeto que podem possuir outros objetos e assim sucessivamente.
Elementos (Atores):
PS. Atores em programação de jogos não se restringem em personagems, inimigos, mas também objetos, e elementos inanimados.
CoD4: No single-player ainda é possivel interagir com alguns objetos, mas são poucos mesmo assim. Detalhe, no multiplayer isso é retirado.
Crysis: Como comentado em Fisica, você atua com 90% dos elementos do cenário
Diferença: Por ser algo realmente pesado, todos os jogos desativam a opção de animar objetos na cena multi-jogador.
Particular e Efeitos visuais:
CoD4: Possue alguns efeitos bem legais de projetil cortando o ar, fogo, fumaça, fog (neblina), chuva, etc. CoD4 fica bem nesse quisito.
Crysis: Tudo o que o CoD4 faz mais umas milhares de coisas como, difração e refração, reflexos.
Diferença: Produzir efeitos em cima de elementos visuais pesa pra cachorro, a VGA chora pra renderiza esse tipo de coisa.
Modelos:
CoD4: Personagens bem modelados, arsenal também que por sinal possue uma falha enorme nesse quisito que eu mesmo notei ao produzir alguns modelos pro jogo. As armas e seus itens como silenciador, escopo, etc, são modelos DEPENDENTES do modelo da arma.
Crysis: Infelizmente não cheguei a fuçar essa parte do jogo, então deixo em aberto.
Som:
CoD4: Ótimo som, realmente envolvente, mas peca muito no ambientação. O que significa isso? Dá impressão que o ambiente sonoro não é tridimensional. Existem jogos antigos que superam muito nisso o CoD4.
Crysis: Possue uma gama de sons muito boa, muito realistas, as explosões, os tiros, os projeteis que passam por perto, é fantastico.
Música:
CoD4: Sem comentário, realmente as trilhas sonoras são cinematograficas dando ao jogo um ar respeitoso.
Crysis: As trilhas são boas, mas ainda prefiro as do CoD4. Aí vai do gosto.
Agora vindo o novo COD com mesma engine surrada, será que vai ser mais bonito, interativo, melhor física e etc do que Crysis de 2008? Eu acredito que não! E é uma pena que digo isso, pois quero ver é evolução!
Esse foi o intuito do tópico.