CUIDADO!! Windows 8.1 + Notebook vídeo alternável AMD + Intel

rabellogp

Hungry Member
Registrado
Galera, cuidado ao fazer update para o Windows 8.1 em notebooks com gráficos alternáveis AMD+Intel. Os drivers para Windows 8 não são compatíveis com Windows 8.1.
Tem gente tendo todo tipo de problema com isso, do não reconhecimento da placa AMD (funciona apenas com a integrada) a telas azuis, erro de acesso à memória, travamento no boot, arquivos de inicialização corrompidos, etc...

Eu passei um dia inteiro tentando resolver o problema. Tentei instalar drivers de terceiros (http://leshcatlabs.net/), mas mesmo a versão mais recente só funciona em Modo de Teste do Windows e com problemas de acesso à memória. No fim das contas tive que fazer uma instalação limpa do Windows 8 novamente.

Fica a dica, melhor aguardar os drivers do fabricante do notebook.
(meu note é um Dell Vostro 3550)

Abraços.
 
Tenho um Vaio assim, com windows 7 e AMD + Intel HD, e mesmo por enquanto sem a intenção de mudar pro 8.1 informação é sempre bom.
 
Talvez o problema seja apenas com os drivers da Dell. De qualquer forma, é melhor dar uma pesquisada antes de atualizar pq o estrago dá dor de cabeça pra arrumar...
 
Talvez o problema seja apenas com os drivers da Dell. De qualquer forma, é melhor dar uma pesquisada antes de atualizar pq o estrago dá dor de cabeça pra arrumar...
aqui no meu Ativ 6 eu instalei o Windows 8.1 e na hora de aparecer a tela de login a tela fica preta e dando umas piscadinhas, aparecendo apenas o ponteiro do mouse...
 
Galera minha esposa tem um LG N460 porem e impressão minha ou a AMD não lança atualização pros chips graficos deles mobile???? digo porque o drive que baixo no site da AMD tem só 2 ou 3mb e nunca instala saporra, já meu AVELL e só ir no site da NVIDIA pegar o driver e pimba 100% de fluidez , tenho que ficar peneirando no google driver compativel com o N460 pq isso acontece alguem sabe???????
 
Galera minha esposa tem um LG N460 porem e impressão minha ou a AMD não lança atualização pros chips graficos deles mobile???? digo porque o drive que baixo no site da AMD tem só 2 ou 3mb e nunca instala saporra, já meu AVELL e só ir no site da NVIDIA pegar o driver e pimba 100% de fluidez , tenho que ficar peneirando no google driver compativel com o N460 pq isso acontece alguem sabe???????

O problema é que a AMD não faz drivers para notebooks com placa de vídeo alternável com Intel. Os drivers para placas AMD não funcionam nesse caso. Fica a cargo do fabricante do notebook desenvolver e fornecer os drivers ( e a maioria não atualiza constantemente ). No caso de notebooks com placas nvidia, o drivers é feito pela própria NVIDIA e é integrado com os drivers comuns deles.

Mancada da AMD, mancada das fabricantes de notebook. Se depender deles, vc vai ficar com a mesma versão do Catalyst por anos...

A alternativa é arrumar drivers de terceiros como o leshcatlabs.net

Porém, nem os de terceiros suportam windows 8.1 ainda
 
Também tenho um Vostro 3550, e sofro muito com esse esquema de gráfico comutável.

Estou esperando a Dell ver se eles lançam drivers novos para o 8.1.

No Windows 7, o único que funcionou decentemente é um de Abril de 2011, que foi o primeiro que instalei logo que comprei o computador e veio no cd de drivers. Qualquer outro que eu coloque mais atualizado, seja o da própria Dell ou algum do Leshcat, passa um tempo e da aquele erro de ''Ocorreu um erro no driver AMD e ele se recuperou com êxito"

Quando saiu o Windows 8, fui atrás para testar e gostei do sistema. Instalei o driver da Dell mesmo, mas passava cerca de 20 minutos enquanto jogava Star Wars Old Republic e a tela congelava, podendo resultar em duas situações: o jogo retornava mas todas as letras estavam embaralhadas e sem foco, ou, travava tudo e Ctrl Alt Del... Os do Leshcat todos acabavam resultando no mesmo erro de recuperação ou no congelamento.

Agora com o 8.1 espero que saia um driver novo que funcione de maneira estável. Quero trocar de sistema operacional, assim como quero usar um Catalyst mais novo.

Acho que é a última vez que compro um notebook com esse sistema alternável :haha:
 
Também tenho um Vostro 3550, e sofro muito com esse esquema de gráfico comutável...

Eu tenho o mesmo problema, cara... Acabei me acostumando com esses travamentos aleatorios do vídeo seguidos da "recuperação com exito". Me arrependo muito de ter comprado um note AMD + Intel. Com certeza não voltarei a cometer o mesmo erro no futuro.

O mínimo que poderiam fazer é disponibilizar uma BIOS que permita desativar o vídeo onboard. Assim poderíamos instalar os Catalyst diretamente da AMD...
 
Última edição:
Inspiro 15R Studio aqui. O problema que está dando é que todos os programas abrem em resolução mais baixa, os ícones do Chrome e de outros programas ficam e embaçados, como se fossem de resolução diferente da nativa.

E as letras ficam desfocadas. :feelbad: :feelbad:

E além disso os drivers do mouse steelseries também não é compatível. :feelbad:
 
Última edição:
Tenho um LG N460 e atualizei hoje para o Windows 8.1, devia ter me informado sobre possíveis problemas antes :feelbad:

Instalei o S.O. e logo tive o problema da tela preta e cursor piscando. Para a minha surpresa, quando tentei dar boot pelo CD do Windows 8 para formatar, o Windows 8.1 carregou normalmente e eu instalei os drivers disponíveis no site da LG. O problema agora é que não consigo controlar o brilho, está indisponível, e não consigo usar os comandos com a tecla Fn + os botões de função na parte superior do teclado. Quando ligo e desligo o caps lock, costumava aparecer uma mensagem que não aparece mais.
Acredito que o problema do brilho esteja relacionado aos drivers de vídeo, mas já atualizei. Entretanto, a opção de gráficos comutáveis não aparece ao clicar com o botão direito na área de trabalho.

Alguém conhece alguma solução para esses problemas, ou, pelo menos, para um deles? Obrigado :awesome::awesome:
 
Tenho um LG N460 e atualizei hoje para o Windows 8.1, devia ter me informado sobre possíveis problemas antes :feelbad:

Instalei o S.O. e logo tive o problema da tela preta e cursor piscando. Para a minha surpresa, quando tentei dar boot pelo CD do Windows 8 para formatar, o Windows 8.1 carregou normalmente e eu instalei os drivers disponíveis no site da LG. O problema agora é que não consigo controlar o brilho, está indisponível, e não consigo usar os comandos com a tecla Fn + os botões de função na parte superior do teclado. Quando ligo e desligo o caps lock, costumava aparecer uma mensagem que não aparece mais.
Acredito que o problema do brilho esteja relacionado aos drivers de vídeo, mas já atualizei. Entretanto, a opção de gráficos comutáveis não aparece ao clicar com o botão direito na área de trabalho.

Alguém conhece alguma solução para esses problemas, ou, pelo menos, para um deles? Obrigado :awesome::awesome:

Possuo mesmo notebook, e única coisa que não funciona é alternar o gráfico comutável.

Entre aqui http://www.lge.com/br/suporte-produto/lg-N460-P.DG55P1 seção (Atualização de software) e baixa o LG update e instala que ele mostra todos a serem baixados e instalados, ou simplesmente baixe os programas de preferência como o control center para poder ligar e desligar usb3, controle brilho, bateria, touchpad, etc... o powermanager, osd para aparecer na tela a troca por atalho, srs3d, smartshare...

Driver da amd é só atualizar pelos betas lançados.. ou a 13.4 , e da intel a microsoft atualiza mas se quiser adiantar só pegar na intel tb. o ma-config.com é ótimo pra informar drivers disponiveis.

Boa sorte!
 
Possuo mesmo notebook, e única coisa que não funciona é alternar o gráfico comutável.

Entre aqui http://www.lge.com/br/suporte-produto/lg-N460-P.DG55P1 seção (Atualização de software) e baixa o LG update e instala que ele mostra todos a serem baixados e instalados, ou simplesmente baixe os programas de preferência como o control center para poder ligar e desligar usb3, controle brilho, bateria, touchpad, etc... o powermanager, osd para aparecer na tela a troca por atalho, srs3d, smartshare...

Driver da amd é só atualizar pelos betas lançados.. ou a 13.4 , e da intel a microsoft atualiza mas se quiser adiantar só pegar na intel tb. o ma-config.com é ótimo pra informar drivers disponiveis.

Boa sorte!

Muito obrigado pelas dicas, amigo! Vou testa-las!
 
Possuo mesmo notebook, e única coisa que não funciona é alternar o gráfico comutável.

Entre aqui http://www.lge.com/br/suporte-produto/lg-N460-P.DG55P1 seção (Atualização de software) e baixa o LG update e instala que ele mostra todos a serem baixados e instalados, ou simplesmente baixe os programas de preferência como o control center para poder ligar e desligar usb3, controle brilho, bateria, touchpad, etc... o powermanager, osd para aparecer na tela a troca por atalho, srs3d, smartshare...

Driver da amd é só atualizar pelos betas lançados.. ou a 13.4 , e da intel a microsoft atualiza mas se quiser adiantar só pegar na intel tb. o ma-config.com é ótimo pra informar drivers disponiveis.

Boa sorte!

Vc consegue usar a placa AMD mesmo sem o alternador gráfico? No meu Dell, como o alternador não funciona, eu não consigo ativar a placa AMD, fico preso na Intel. Até consigo instalar o Catalyst, mas no fim é como se nem existisse a placa off-board... Meu sonho era desativar o comutador de uma vez por todas e deixar apenas a Radeon funcionando, como se fosse a única placa de vídeo do note, instalar os Catalyst direto da AMD, etc... Mas aparentemente isso é impossibilitado por alguma limitação no próprio hardware do notebook, que precisa desse driver comutador...
 
Nem com o control center consigo ajustar o brilho :/ alguma sugestão?

Tive o mesmo problema aqui também e não achei solução. Como é bug do driver incompatível, acho que dificilmente haverá outra solução além de aguardar por um driver atualizado...
 
Tive o mesmo problema aqui também e não achei solução. Como é bug do driver incompatível, acho que dificilmente haverá outra solução além de aguardar por um driver atualizado...

É devido a problema do driver de vídeo? Da Intel ou AMD?
 
É devido a problema do driver de vídeo? Da Intel ou AMD?

Acredito que seja no da Intel. A placa da Intel funcionava, mas com o brilho travado no mínimo. Se eu tentava mudar pra placa da AMD, dava bug de acesso à memória e o notebook reiniciava...
 
Eu resolvi conforme mostra minha printscreen https://skydrive.live.com/?cid=FE09...EB3A9E58490!1665&v=3&authkey=!AM1Vg7QKN5XjKS4 LG N460

Desinstalei AMD beta que tinha 13.10v1. Baixei 1 driver da minha intel HD4000 no site "ma-config.com" conforme link http://www.touslesdrivers.com/index.php?v_page=23&v_code=39031&v_langue=en instalei e reiniciei.

Também já tinha baixado driver da amd HD 7000 series catalyst 13.9 conforme link http://www.touslesdrivers.com/index.php?v_page=23&v_code=38858&v_langue=en instalei e reiniciei.

Obtive o resultado do print.

Esse procedimento deu certo em meu notebook, mas não sei se dará em outros modelos.

Abraços !!
 
Última edição:
Dei sorte!!! :haha:

Eu tenho o DELL 3450, e ainda não apresentou problema com Windows 8.1, mas vou ficar de olho.

Sim, o meu é AMD+INTEL com drive da DELL para Windows 8.0 (aquele remendo lá).
 
Dei sorte!!! :haha:

Eu tenho o DELL 3450, e ainda não apresentou problema com Windows 8.1, mas vou ficar de olho.

Sim, o meu é AMD+INTEL com drive da DELL para Windows 8.0 (aquele remendo lá).

2 o meu também não apresentou problemas
 
Dei sorte!!! :haha:

Eu tenho o DELL 3450, e ainda não apresentou problema com Windows 8.1, mas vou ficar de olho.

Sim, o meu é AMD+INTEL com drive da DELL para Windows 8.0 (aquele remendo lá).

2 o meu também não apresentou problemas

Vocês conseguem alter entre as duas placas gráficas a qualquer momento normalmente?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo