Curiosidade sobre velocidade de escrita em HD's

tonhaum

Hungry Member
Registrado
Eu tava no chat da Softlayer conversando com o cara que trampa la. Softlayer eh uma empresa que aluga VPS e dedicados com velocidades de 10mb ate 10 gigabits.
Eu perguntei a ele se quando eu escolho uma velocidade de 1000mb ou 2000mb, é preciso fazer raid nos HD's para que o mesmo não limite a velocidade de download. O que eu to falando é o seguinte.

1000 / 8 = 128 mb/s ; 2000 / 8 = 250 mb/s. Ou seja, quando eu estou fazendo um Download, eu estou "escrevendo" no HD, então eu acredito que não exista HD normal que consiga chegar nessa velocidade de escrita. Alguém sabe se existe? Eu to procurando aqui em varios sites, mas não acho essa referencia na taxa de escrita. Olhei aqui no site da WAZ nos HDs' normais e la só diz assim: Desempenho: Taxa de transferência externa: 300MB/s ; Taxa de transferência interna sustentada: 110MB/s .. Creio que a taxa de escrita é essa de transferencia interna sustentada ne ? Que seria 110 mb/s na teoria, mas na pratica nunca da isso. Olhei tbem o SSD da OCZ Vertex 2 e la no site da waz fala: Taxa de Escrita (sequencial): 135MB/s (máx.) / Taxa de Escrita Sustentada (sequencial): 70MB/s (máx.)

Com base nisso, podemos dizer que o cara la que trabalha na Softlayer falou besteira né ? Porque la você pode configurar a maquina que você quer alugar, Entao se uma pessoa escolhe o link de 2000mb, se ela não configurar um raid na maquina, com certeza ela não vai conseguir chegar nos 200, 250 mb/s de download que o link oferece. Eu digo isso, baixando tipo.. 10 a 20 arquivos ao mesmo tempo com conta premium num FILESERVE, MEGAUPLOAD, RAPIDSHARE da vida.

Alguem sabe um programa pra windows para medir taxa de escrita em HD normal ?
Bom galera, valeu é isso aí

t+
 
Última edição:
Win 7 ou Vista na hora q vc copia e cola algo grande mostra lá sim os MB/s.........
 
Vc vai precisar da raid para um link de 1 ou 2gb mesmo, um hd medio normalmente possui 60~80mb/s de escrita.
 
Última edição:
Com certeza a velocidade de download vai ficar limitada na escrita dos HD's, é a mesma coisa que passar um filme pra um pen drive, você fica limitado na velocidade de escrita do pen drive de 10mb/s geralmente. Se bem que eu aceitaria sem reclamar muito um download de uns 80mb/s aqui em casa...
 
Eu também acho que a velocidade da internet vai ficar limitada pela velocidade de escrita do HD, mas para segurar uma internet de 1000~2000mb tem que ser um RAID 0 mesmo pois somente 1 HD não dá conta do recado (talvez um SSD com uma net de 1000mb possa aguentar o tranco, mas um RAID 0 vai segurar com muito mais folga) .
Por enquanto essa velocidade da internet é acessível somente para servidores e dedicados como citado pelo autor do tópico e geralmente essas empresas possuem toda uma estrutura adequada; eu acredito que quando essa velocidade de conexão ficar comum nas residências com certeza existirá um HD muito mais rápido que dê conta do recado facilmente.
 
Daki a pouco vamos baixar um filme bluray em segundos,ou vamos ser presos ao tentar baixar (claro q o filme nessa qualidade vai estar totalmente ultrapassado)

Show d bola (Y)
 
Eu perguntei a ele se quando eu escolho uma velocidade de 1000mb ou 2000mb, é preciso fazer raid nos HD's para que o mesmo não limite a velocidade de download. O que eu to falando é o seguinte.

1000 / 8 = 128 mb/s ; 2000 / 8 = 250 mb/s.

Vc vai precisar da raid para um link de 1 ou 2gb mesmo, um hd medio normalmente possui 60~80mb/s de escrita.

Sim, acredito que é isso o que ele está citando: link de 1000Mbps, "ou" 1Gbps.
Só fique atento ao detalhe: não é só porque tua conexão vai chegar aos 128~256MB/s de down, que necessariamente vc vai conseguir fazer download a essa taxa. Outros fatores incluem, mas não se limitam à restrição do servidor onde estão hospedados os arquivos que vc quer.
Portanto, a uma velocidade dessas, vc tem que garantir as duas pontas: (a) que seu dispositivo de armazenamento vai acompanhar a taxa de down, e (b) que o servidor de onde vc tá baixando o arquivo vai disponibilizar dados a essa mesma taxa. Sugiro, pra isso, servidores nacionais, como ftp da USP ou UFPR, por exemplo...
E sim, pra isso, é a taxa sustentada que importa.
 
WD Velociraptor HLFS 300 vs Intel SSD X25 80GB

randomreadssd.png

random read Intel SSD (verde)

randomreadssdvswdhlfs.png

random read WD Velociraptor (amarelo)

linearreadssdvswdhlfs.png

Linear Read WD Velociraptor (amarelo)

bufferedreadssdvswdhlfs.png

Buffered Read Intel SSD (verde)

bufferedreadssdvswdhlfs.png

Buffered Read WD Velociraptor (amarelo)

averagereadssdresults.png

Average Read Access Intel SSD (verde)

averagereadssdvswdhlfs.png

Average Read Access WD Velociraptor (amarelo)
em tempos de acesso vejam como a linha do SSD no fundo nem se ve 0.06ms

hdtunebenchmarkintelssdu.png

hdtunebenchmarkwdcwd300.png



Dps faça Raid e me diga como fica :fun:
 
Cara não sei se eu intendi direito, mas se vc faz download a 150mb/s = 150 megabits por segundo; enquanto a escrita de um HD 110 MB/s = 110 MegaBytes por segundo, funfa normal ai a parada.

É claro que se vc for fazer download é necessário ainda descontar uns 15% para o protocolo TCP/IP da velocidade de down, o que geralmente as pessoas enquecem de fazer
 
ai pessoal....

adquiri 2 ssd 64gb da ocz vertex 2, soh que ainda uso winxp, eh melhor colocar logo o win7 ou o xp trabalha com ssd da mesma forma?
 
ai pessoal....

adquiri 2 ssd 64gb da ocz vertex 2, soh que ainda uso winxp, eh melhor colocar logo o win7 ou o xp trabalha com ssd da mesma forma?

Tanto faz... mas vai de win7
 
Vai de Windows 7 que tem suporte nativo a Trim. Agora no windows xp não tem o suporte nativo, dai vc tem que apelar a alguns softwares
 
minha duvida era sobre o trim mesmo, li por ai q win7 tem esse suporte o xp nao.

vou ter q comprar o win7 mesmo, obrigado ai gente.
 
Flw... ! boa sorte
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo